Dica: Como transformar o Windows 10 num HotSpot wireless

41 Comentários

O Windows 10 é provavelmente o sistema operativo mais completo da actualidade, contribuindo para isso as milhares de funcionalidades que disponibiliza. Com a grande Actualização de Aniversário, a Microsoft ofereceu aos utilizadores novas funcionalidades e uma das que tem sido pouco faladas é a possibilidade de transformar o PC num HotSpot wireless.

Veja como é fácil.

Windows-10


Tal como acontece com os dispositivos móveis, o Windows 10 passou a integrar uma funcionalidade que permite facilmente transformar o PC num HotSpot/Router wireless. Se este processo, em outras versões do Windows, era complexo e de difícil gestão, com o Windows 10 tudo mudou.

Como transformar o Windows 10 num HotSpot wireless?

Para que tudo funcione, o utilizador deverá ter a Actualização de Aniversário instalada no Windows 10. Depois basta ir a Definições.

hotspot_00

Seleccionar a opção Rede e Internet

hotspot_01

 

E depois, no menu lateral esquerdo, escolher a opção Hotspot móvel

hotspot_02

 

Dentro das opções disponíveis para criar o HotSpot móvel, devem activar a partilha de ligação à Internet com outros dispositivos, indicar qual a ligação à Internet actual no PC, definir um nome para a rede wireless do hotspot e também definir a palavra-passe de rede.

hotspot_03

E está feito do lado do Windows. Para testarmos basta usar um outro equipamento efectuar a ligação à rede. No nosso caso experimentámos um iPhone.

hotspot_05

Do lado do Windows é possível saber o nome do dispositivo que se ligou ao nosso hotspot, endereço IP atribuído e também o endereço físico (MAC).

hotspot_04

Com esta nova funcionalidade , criar um hotspot no Windows 10 é uma tarefa bastante simples e rápida. Pelo que testámos, tudo funciona bastante bem e, tal como referido, temos sempre a informação de quem está ligado ao nosso hotspot.

Já conhecia esta nova funcionalidade?

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Valter Schulz
    Valter Schulz

    Não sabia dessa!, ficou mais prático!, antes era necessário digitar vários comandos no prompt, ou usar algum aplicativo que fazia o mesmo via interface gráfica.

  2. Avatar de Rudua
    Rudua

    O processo é o mesmo para a versão Mobile

  3. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Desculpem a ignorância. Só serve para partilhar a rede ethernet, já que não há computadores ou tablets windows com 3G/4G, certo?

    1. Avatar de Valter Schulz
      Valter Schulz

      Aqui consegui compartilhar minha conexão Wi-Fi a qual está conectado meu PC, você escolhe na lista de seleção qual adaptador quer compartilhar a conexão de internet ativa.

    2. Avatar de ricardo
      ricardo

      Há sim, mas geralmente em portáteis empresariais.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ligas uma pen 3G/4G e partilhas a ligação…

    4. Avatar de Jack
      Jack

      Há equipamentos apenas têm cartão de ter cartão de dados

  4. Avatar de DoContra
    DoContra

    Pena não funcionar com a ligação Kanguru. Até mesmo o “Virtual WiFi Router” já não funciona devidamente no Windows 10.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Instala o os toto

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Já testei e quando liguei ao hotspot com o meu s7 conectou correctamente mas apenas consigo fazer algumas funcionalidas (messeger, facebook) relativamente a navegar quer com o chrome quer com o brower de raiz não consegue aceder a nenhuma página. Alguém me é capaz de ajudar? Obrigado

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Ou verifico que acabo por ter picos, estou quase sempre sem internet e por vezes lá acorda e aí é rapido. Tenho adsl muito estável 15 mb/s no pc. Não percebo.

  6. Avatar de Nseinic
    Nseinic

    O macOS Já tem esta funcionalidade à tanto tempo, talvez mais simples ainda. Mas enfim, é excelente que o win10 evolua, está a ficar um excelente OS. A meu ver ainda tem idiossincrasias desnecessárias típicas do windows que não fazem sentido para o utilizador comum, em oposição ao macOS. A mais gritante é a remoção de programas: no mac é só arrastar para o lixo… E pronto. No windows… Bom, não é assim. 🙂

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Já agora, é possível criar uma rede guest para quem tem o Hub da NOS, adicionando outro router à rede, para poder partilhar a internet sem ter acesso aos dispositivos da rede?

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      No mac não basta arrastar para o lixo para remover a aplicação.
      http://guides.macrumors.com/Uninstalling_Applications_in_Mac_OS_X

  7. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Por acaso, fiquei a saber disso ontem; encontrei mesmo por acaso.

    Bem, o telemóvel já dava, agora também o portátil, daqui a uns tempos são as tv’s 🙂

  8. Avatar de Nuno Clara
    Nuno Clara

    Funcionalidade interessante sem necessidade de recorrer a outras aplicações.
    No entanto no meu caso não consigo partilhar a ligação à internet via ethernet.
    Será o AVAST que me está a barrar o acesso? No centro de rede e partilha aparece “sem acesso à rede”.
    Será que me podem ajudar?

    1. Avatar de felipe
      felipe

      tmb quero saber

    2. Avatar de Luciano
      Luciano

      esse avast alem de bloquear conexões também danifica seu pc ou notebook !

  9. Avatar de telmo sousa
    telmo sousa

    Criar um Hotspot num android utilizando wireless como fonte de internet, é possível?

    1. Avatar de Valter Schulz
      Valter Schulz

      Também queria saber.

    2. Avatar de Nuno Serra de Almeida
      Nuno Serra de Almeida

      No w10 é possivel, dependendo da placa de rede. No Android penk que não.

  10. Avatar de Redin

    Já me tinha apercebido desta possibiidade mas nao estou conseguir. Dá um erro e diz que tenho de ter ativado o wireless. Estranhamente tenho, mas não estou a conseguir.

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Para quAl versão do Windows 10 está disponível esta opção?

  12. Avatar de Luis Nascimento
    Luis Nascimento

    Boas
    Tenho a edição WIN 10 Pro – Versão 1607 e não me aparece a opção HOTSPOT MÓVEL. Alguém me poderá dizer o porquê?
    Obrigado

    1. Avatar de Joaquim Oliveira
      Joaquim Oliveira

      Boas, o mesmo acontece comigo.
      Tenho ligação por cabo e queria partilhar mas não aparece a opção Hotspot Móvel.
      Reparei que no gerenciador de dispositivos, nas placas de rede, não me aparece o wi-fi, nem nas opções de rede, no system tray, me aparece as redes wi-fi disponíveis, o que me levou a crer que os controladores do wi-fi deviam ter ido à vida com a actualização de aniversário do windows 10, já que anteriormente estavam a funcionar. Instalei os controladores, mas continua a não detectar as redes wi-fi.
      Alguém tem uma solução?

      Obrigado

  13. Avatar de RonaldoBLima
    RonaldoBLima

    E seu quiser bloquear esse recurso, para que nenhum usuario expertinho da minha rede, compartilhe a conexao sem eu saber. Vale lembrar que em um ambiente corporativo, em que o uso da internet via wifi é restrito, como fica isso?

  14. Avatar de Marco Costa
    Marco Costa

    Experimentei em dois portáteis, os smartphones ligam-se ao wifi do portátil mas não conseguem ter acesso à Internet embora esteja seleccionada no Hotspot a ligação da “Área Local”.
    Alguma coisa relacionado com o IP do router ou de saida da Internet.
    Nos DNS tenha em manual os do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) será por isso?

    1. Avatar de Joaquim Oliveira
      Joaquim Oliveira

      em tempos usei um desses softwares de partilha, no 8.1, e tive que dar permissões no anti-vírus.
      não sei se será isso.

  15. Avatar de Jose Bastos
    Jose Bastos

    No meu criei a senha nome da rede e tudo, mas ele não liga. sempre vem essa mensagem: Não é possível compartilhar esta conexão com a internet porque a conexão com a rede celular falhou. Quando na verde esta ativa a internet via celular no notebook

  16. Avatar de Alex
    Alex

    Obrigado. Funciona perfeitamente.

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Liguei a rede wireless e consigo perfeitamente trabalhar com o pc e partilhar ao mesmo tempo o hotspot e a familia navega numa boa. Exelente serviço. E tudo em wireless.

  18. Avatar de jadires costa da silva
    jadires costa da silva

    Funciona 100%. Mas eu preciso que ao religar o note o RotSpot entre ATIVO automaticamente Pois nao quero estar ativando sempre que ligo o note. Alguem sabe como?

  19. Avatar de Wilton Reis
    Wilton Reis

    No meu windows não aparece esta função Hotspot móvel. Tem alguma forma de habilitá-la?

  20. Avatar de Lucas
    Lucas

    O meu não funciona depois da última atualização!

  21. Avatar de fernnando
    fernnando

    o meu nunca mais liga

  22. Avatar de André
    André

    Estou com dificuldade em manter o hotspot ativado pelo tempo que eu quiser. Depois de um tempo, ele desativa sozinho.

  23. Avatar de Rodrigo Cruz
    Rodrigo Cruz

    Fiz o processo certinho… mas meu celular conecta mas não navega… e as vezes o hotspot desliga sozinho tbm… o que eu faço? me ajudem por favor…

  24. Avatar de Manuel Rodrigues
    Manuel Rodrigues

    É uma função que uso bastante. No entanto, se não estiver a ser usada durante algum tempo, desliga-se sozinha. Há como ultrapassar esta configuração de se desligar sem a nossa intervenção? Obrigado

  25. Avatar de Augusto Gonçalves
    Augusto Gonçalves

    Alguém sabe como activar essa funcionalidade quando o Pc liga?