Dica: Como usar o modo de compatibilidade no Windows 8

22 Comentários

…para executar aplicações mais antigas.

Certamente já lhe aconteceu querer experimentar uma aplicação e receber uma informação do sistema operativo referindo que esta não tem suporte para o seu sistema operativo. A pensar na interoperabilidade entre sistemas, a Microsoft incluiu no seu sistema operativo, desde a versão 7, o modo de compatibilidade que permite resolver problemas ao nível das aplicações e drivers que continuam apenas a ter suporte para sistemas operativos mais antigos.

Hoje vamos conhecer como funciona o modo de compatibilidade no Windows 8.

w8

Com a disponibilização do Windows 8, a Microsoft evoluiu também a funcionalidade que garante a compatibilidade de aplicações e drivers, mais antigos, nos sistemas actuais.  Hoje, quando o Windows 8 detecta que uma aplicação para Windows não foi desenvolvida para a versão actual, o próprio sistema encarrega-se de sugerir de imediato que o utilizador faça uso do modo de compatibilidade.

Mas como usar o modo de compatibilidade?

Usar o modo de compatibilidade tanto no Windows 8 como no windows 7 é algo bastante simples. Para isso, basta que o utilizador escolha o executável da aplicação que está com problemas e, carregando com o botão do lado direito, deverá escolher Properties (Propriedades)

compatibility_00

Em seguida, o utilizador deverá aceder ao separador Compatibility (Compatibilidade) e definir qual o sistema operativo indicado para correr a aplicação em causa.

compatibility_01

Reparem que o utilizador dispõe de um conjunto de configurações que permitem, por exemplo, definir qual a resolução a executar a aplicação, reduzir o esquema de cores (8-bit ou 16 bit), modo privilegiado, etc.

E está feito! Mas atenção, o modo de compatibilidade não se fica por aqui e pode ser usado de um modo inteligente, pelo sistema operativo, sem a necessidade que o utilizador defina qual o sistema operativo e definições.

Para isso, em vez de o utilizador escolher a opção Properties, pode escolher a opção Troubleshoot compatibility

compatibility_02

Neste modo, o próprio sistema operativo avalia eventuais problemas de compatibilidade e recomenda  as suas próprias definições para que a aplicação funcione sem qualquer problema.

compatibility_04

Como podemos ver pela imagem seguinte, o próprio sistema operativo sugeriu que a aplicação corre no modo de compatibilidade para Windows XP com Service Pack 3.

compatibility_05

As definições podem ser posteriormente guardadas pelo próprio sistema operativo, não necessitando assim que o utilizador volte a validar a compatibilidade da aplicação com o sistema.

Tem aplicações antigas que não têm suporte para Windows 8? Então aqui está a solução. Esperamos que este artigo vos seja útil e que voltem a ter disponíveis aquelas aplicações que apenas estavam disponíveis para windows XP ou outros.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Paixão

    Realmente já conhecia essa possibilidade. O que tenho a dizer é que em muitas circunstancia resulta mas não é assim tão linear, nem sempre resolve o problema.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Sim, na sua grande maioria resolve.

  2. Avatar de JJ
    JJ

    Sinceramente… nunca tive de fazer grande utilização deste modo. E alguns programas que realmente tive de mexer nesse modo para funcionarem, ficou na mesma.

  3. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Já usei esse modo para redimensionar jogos no ecrâ com deve ser.
    O maior problema são jogos do tempo do Windows 98, que por serem aplicações de 16 ou 32 bits caput……

    1. Avatar de Ricardo Peralta
      Ricardo Peralta

      É normal que isso aconteça, mas para isso usas o programa dosbox.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    O modo de compatibilidade não resolve todos os problemas, quando não for possível através desta forma há outra que resolve de certeza, que é a instalação de uma máquina virtual.

    Se instalarem o XP, já conseguem chegar até programas feitos ainda antes de 2000!!!

    1. Avatar de Carolina
      Carolina

      e como eu instalo isso?

  5. Avatar de Filipe Ventura
    Filipe Ventura

    Eu uso um adaptador de USB » Porta Série e ainda não consegui instalar o driver de nenhuma maneira. E Também já fiz como dizem aqui e continua a dar erro. Para certas aplicações não dá.

    1. Avatar de Zane
      Zane

      Nem a usar driver genius ou semelhantes?

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Como faço no gta 4 tenho o windows 8 e não consigo instalar o gta 4

  7. Avatar de Vidal
    Vidal

    Ao autor do pplware Obrigado pelas dicas.
    Só um pequeno pormenor; estamos em Portugal porque nos mostra em Inglês e não em Português, nem toda a gente que tem computador sabe dominar o Inglês e assim ficam meios/as perdidos/as com dicas em Inglês.

  8. Avatar de nuno
    nuno

    no meu caso nem sei como explicar, mas estou a comecar a perder a paciencia, porque o programa que tento abrir, so me pede para desactivar o modo de compatibilidade…..
    ele abre sem problemas nas antes de o jogo abrir aparece essa mensagem, depois desaparece o jogo abre normalmente, mas nao chega a estar 2 min online, fecha completamnete, sem aviso.
    ja tentei mil e uma opcao a msg e asempre a mesma …. so queria desligar o modo de compatibilidase como fazia no w7…..

  9. Avatar de diogo
    diogo

    O meu mesmo com essas dicas todas não consigo jogar online CALL OF DUTY 2 como e possível ? alguém me pode ajudar ?

  10. Avatar de Carolina
    Carolina

    E para programas que requerem windows xp service pack 1? como posso fazer para torna-lo compativel?

  11. Avatar de Paula Domingos
    Paula Domingos

    Adquiri os jogos Max Payne 1 e 2, acontece que tenho o Win 8 instalado no Pc e quando tento instalar o jogo 1, nem sequer corre, dá logo erro. Quanto ao 2 instalo sem problemas mas não dá para jogar, o que fazer?

  12. Avatar de Bráulio
    Bráulio

    Boa noite. Já faz tempo que tento resolver um problema grave. Tentei instalar programas da Primavera (Contabilidade e Pessoal) versões 4. Instalar consegui. O problema é quando tento correr os aplicativos e me aparecem erros do tipo “Type mismatch” ou “Run-time error 13 Type mismatch”. Já experimentei várias instalações do SQL Server e nada. Não consigo que os aplicativos funcionem correctamente…. Se alguém pudesse dar uma dica seria ouro!!! Obrigado pela atenção dispensada.

  13. Avatar de Kosy
    Kosy

    Upgrade para o windows 10 e fica resolvido!

    1. Avatar de Bráulio Silva
      Bráulio Silva

      Boa noite Kosy. Referia-se à questão que coloquei?

  14. Avatar de zefanias manjate
    zefanias manjate

    nao consigo baixar pra o meu windows 8