Dica: Como tornar o Windows 10 ainda mais rápido com esta simples alteração

42 Comentários

Sempre que possível os utilizadores do Windows 10 devem otimizar este sistema. A Microsoft assume parte desta tarefa, mas muitas máquinas precisam de afinações específicas, quer pelo hardware presente, quer pelas necessidades dos utilizadores.

Para os ajudar a Microsoft deu ao seu sistema algumas opções que podem ser usadas nestas situações. Assim, e com pequenas alterações ao Windows 10, é simples tornar este ainda mais rápido e com um melhor desempenho.

Windows 10 rápido Microsoft alteração utilizadores

Tornar o Windows 10 ainda mais rápido

Na sua forma base, e com a configuração que a Microsoft aplica, o Windows 10 tem já um desempenho muito apelativo. Depende sempre do hardware presente, mas dá ao utilizador o que este precisa para realizar a sua função ou para poder navegar na Internet.

A Microsoft dá uma liberdade grande aos utilizadores e por isso estes podem afinar de forma fina parâmetros que alteram o Windows 10. Estes não são acessíveis diretamente, mas estão em áreas chave para serem usados apenas quando são realmente necessários.

Windows 10 rápido Microsoft alteração utilizadores

Opções que os utilizadores podem mudar

Para melhorarem ainda mais o Windows e torná-lo mais rápido, os utilizadores podem usar esta simples alteração. Comecem por abrir a app dedicada às Definições e depois procurem a opção Facilidade de Acesso.

Nesta área que agora ficou disponível, escolham o separador Ecrã. É aqui dentro que vão desligar algumas opções que não precisam e que vão melhorar o sistema. No final, na área Simplificar e personalizar o Windows, têm o que procuram.

Windows 10 rápido Microsoft alteração utilizadores

Alteração com base no que a Microsoft oferece

Cada uma destas opções vai aliviar o Windows 10 e impedir que alguns recursos sejam consumidos. Pode assim desligar as animações, as transparências ou esconder as barras de deslocamento. No limite, podem desabilitar a imagem que está no fundo do Desktop.

Combinem estas opções e desabilitem as que não necessitam. De imediato vão notar uma diferença no Windows e assim ter um sistema mais responsivo e com melhor desempenho. A somar com as melhorias da Microsoft, este fica ainda melhor.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    É 95% uma ilusão. As animações são assíncronas. Pouco ou nada gasta de CPU (usam principalmente GPU).

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1

      Eu entendo o motivo do artigo, e é plausivel. Porém isto pode se refletir em máquinas mais antigas, mesmo que seja coisa minima, sempre ajuda.

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Uma animação que dura 1/2 segundo, dura 1/2 segundo num PC rápido mas também 1/2 segundo num PC lento.

        A diferença é que no rápido a animação é suave, e no lento a animação dá grandes saltos.
        Mas no fim duram ambos 1/2 segundo.

        Daí a ilusão.

      2. Avatar de Fak
        Fak

        A minha máquina nao é antiga, tenho um celeron fraquinho, uma Intel UHD de 128mb, 8gb de RAM…
        nem no meu PC isso faz alguma coisa.

  2. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Ou então usam iOS, como fazem as pessoas inteligentes e ricas…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sou pobre e burro, por isso uso Linux.
      Não tenho €€ para estourar em hardware/software.
      Não tenho inteligência para instalar sistemas operativos complicados, por isso uso o mais simples que conheço 😉

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não precisavas de ser bruto com esse Mastermind.

      2. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Gostei da resposta…

      3. Avatar de Valter Pinho
        Valter Pinho

        Quem usa Linux é inteligente…pois precisa saber comandos de terminal e sei lá mais o quê para quando aparecem mensagens de erro esquisitas a dizer que precisa da libary não sei das quantas ou da dependência do capeta….isso para o comum dos mortais é chinês!

        1. Avatar de António Guerreiro
          António Guerreiro

          Exactamente..
          Verdade pura e dura!

        2. Avatar de Fak
          Fak

          @Valter
          Nada disso.
          Comecei no Ububto Gnome Remix 12.04 e atualmente uso Fedora.
          nestes anos todos, nunca tive de fazer nada em terminal.

          A loja de apps instala automaticamente as dependências.
          no fedora já tive um erro com uma lib. Bastou-me ir as definições clicar em atualizar sistema e voila, lib reparada.

          Isso do terminal, já desde que uso o Ububto 12.04 que é mito, já não é preciso terminal para nada.

      4. Avatar de Online_fjo@hotmail.com
        Online_fjo@hotmail.com

        Cuidado que ele vai te acusar ao pai

      5. Avatar de Roy Sudo
        Roy Sudo

        Miguel e quem fala assim pelo menos não è pobre de espirito

      6. Avatar de Filipe Rafael
        Filipe Rafael

        O Windows não é complicado! e quem usa Linux precisa de saber de “códigos” prefiro ter windows que não preciso de saber esses tipos de códigos. E também o Linux não roda tudo que o windows roda..

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Desde quando é que os utilizadores iOS são pessoas inteligentes? Podem ser ricas como uma pessoa que trabalha nas obras.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Ou andam no gamanço para ter um Apple para andarem no Facebook a galar as pernas da vizinha (ou do vizinho dependendo das preferências sexuais de cada claro)…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Eu gostava de gamar um iphone a algum amigo meu. Só porque sim.
          Mas os que têm, são tão ricos que até guarda costas com iphone têm.
          Fico com medo 🙂

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Ui… 😀

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            LOL!!

    3. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      “como fazem as pessoas inteligentes e ricas” de cérebro és muito burro e pobre!!!!

    4. Avatar de Luís
      Luís

      iOS num PC, desde quando?
      fazem tudo para falar da Apple, até misturar PCs com telemóveis…

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Um computador pessoal da Apple não será um P(ersonal) C(omputer)?

        Aí tens a designação de PC.

        Não tem de ser forçosamente um PC com sistema operativo Windows (embora saiba que os requisitos para IOS sejam diferentes do sistemas para Windows)…

        1. Avatar de André Luz
          André Luz

          O questão do Luís penso ter sido no sentido em que “iOs” é apenas para dispositivos móveis. Portanto a questão dele é legitima.

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Ok chefe… 🙂

          2. Avatar de Luís
            Luís

            Nem mais…

    5. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Quando tiveres um a Windows a correr no teu telemóvel, o teu comentário faz sentido. Até lá, mantém-te no que sabes.
      Windows é Desktop. iOS é mobile.

  3. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    Até o que que nasceram em berço de ouro e que nunca contribuíram em nada para a sociedade onde vivem, devem ter uma coisa presente, existem apenas duas maneira de enriquecer, ou através de negócios ilícitos ou através de exploração laborar.

  4. Avatar de LuisBorges
    LuisBorges

    Muito bom!!! 😀

  5. Avatar de Fátima Cardoso
    Fátima Cardoso

    O ecosistema Apple é rico em funcionalidades, segurança, estética e fiabilidade. Não é para pessoas ricas, é para qualquer pessoa que valorize estas características e que se disponha a pagar o valor pedido… Se o valor é justo ou não, a cada um cabe decidir. Não sei por que atacam estes produtos. Claro que eu tenho Windows no PC e Android no meu telemóvel. Se estou satisfeito? Claro que sim. Dá perfeitamente para as minhas necessidades. Consigo ver que existe um mundo além do que utilizo… 🙂

    Não entrem nestas guerras… porque no fim que fica com os € ou é a Apple, a Microsoft ou a Google.. Nós simplesmente ficamos mais pobres… TODOS sem EXCEPÇAO!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Comigo a Apple e a Microsoft não têm sorte. A Google tem sorte porque não existe alternativa, mas não gasto dinheiro na Google play store.

    2. Avatar de JS
      JS

      Boa tarde e excelente comentário
      Sim senhora
      Disse todo e infelizmente é a pura razão

  6. Avatar de B2⁰⁰⁰⁰
    B2⁰⁰⁰⁰

    Sou um leitor de longa data do Pplware e, pela primeira vez, vou contribuir com as alterações que fiz ao sistema padrão do W10 para o tornar mais rápido no reinício e na sua utilização. Uso apenas contas locais, a conta Microsoft só está ativa no Edge e Onedrive e este último só é executado quando é preciso. Nas definições de Privacidade desativei Voz, Tinta Digital, Comentários, Histórico de atividade, Localização, Câmara, Microfone, Ativação por voz, Notificações, Informações da conta, Contactos e Calendário. Ou seja tudo o que a Microsoft deixa desligar. Também desativei a definição da XBox Game Bar. Na secção Procurar só deixei Pesquisa Moderada. Se usarem o Google para pesquisar também podem desactivar nesta secção a opção Histórico. E para encerrar o PC uso sempre a hibernação. Demora mais tempo a encerrar mas no arranque compensa e muito. Fiquem bem

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado pela contribuição.

  7. Avatar de informado
    informado

    ahahahahahahahaha Ainda bem que não uso Windows há mais de 20 aninhos. ahahahahaahahhahahaha 🙂 Que tralha. Viva o Linux Fedora 🙂 Tenho um Packard Bell lindo portátil que funciona tão bem com o linux fedora. Se estivesse com a porcaria do Windows XP com que veio estaria parado e arruinado.

    1. Avatar de Antero Ferreira
      Antero Ferreira

      Ahahah tenho um PC já com uns aninhos com Windows 10 que funciona muito bem, se calhar com o Linux não funcionava…

      1. Avatar de TSSRK
        TSSRK

        Eu não quero parecer do contra, mas o Windows 10 é uma porcaria, atualizações forçadas, “painel de definições” incompleto, a cada grande atualização complicam ainda mais os passos para alterar uma simples definição, por ex. na 2004 se querem aceder ao painel de dispositivos de audio têm de passar por 2 janelas de definições para la chegar. Não dá para escolher outros esquemas de energia diretamente a partir do icon da barra de tarefas, tentam impingir o login com a conta microsoft, fazem recolha de dados de utilização sem darem a opção para completamente recusar a recolha, etc etc… O unico que tem escapado até agora é o LTSC, de resto o Windows 10 é lixo.

        1. Avatar de Fak
          Fak

          Para não falar que as tais ‘grandes atualizações’ parecem as mini atualizações que haviam no Windows 7…

          1h a sacar, 1h a instalar, vamos a ver esta tudo igual…

  8. Avatar de Fak
    Fak

    Celeron 2.4ghz, 6gb ram 1666mhz, intel UHD 128mb, 1tb 5800rpm.

    Removi as apps built-in que não usava, mudei o paging file, fiz umas deep changes no registo, alterei a maneira como o meu computador interaje com a net, mudei completamente a indexação para procurar apenas em pastas específicas, criei um batch para desativar completamente o Windows defender, limpeza desfragmentação e optimização do disco.

    – 5segundos estou no ambiente de trabalho
    – as pesquisas são instantâneas
    – (net ADSL 30mb) tenho 24ms de latência no league of legends (Unico que jogo) e 80-100fps em qualidade média)
    – sites abrem super rápido (máximo 2 segundos tenho o fb totalmente carregado)
    – consigo ver um vídeo a 2K no YouTube sem interrupções
    Etc.

    Isto sim são melhorias de desempenho, agora animacoes e essas tretas não fazem nada.

  9. Avatar de Jakuti
    Jakuti

    Adoro a moderação de comentários “off topic” do Pplware.

  10. Avatar de Pedro Duarte de Carvalho
    Pedro Duarte de Carvalho

    Eu cá achei neste tópico soluções bastante úteis. Penso que este tipo de questões tem andado um pouco arredado, mas que são de grande importância para quem tem de utilizar Windows.
    Muito obrigado.