Dica: Como personalizar o Centro de Acção no Windows 10

22 Comentários

Quando comparado com o Windows 8, esta nova versão do Windows 10 é muito mais elegante e muito mais funcional. No Windows 10 encontramos funcionalidades para quase tudo e além disso quase tudo pode ser personalizado.

O “novo” Centro de Acção do Windows 10 apresenta as notificações do sistema e também um conjunto de atalhos para as mais vastas funcionalidades. Hoje, vamos aprender a personalizar o Centro de Acção no Windows 10.

win10_001


O Centro de acção apresenta um conjunto de botões que nos permite aceder rapidamente a várias funcionalidades do sistema.  Mas além dos apresentados é possível incorporar outros.

Reparem também que, carregando no item Expandir o Centro de Acção passa a apresentar ainda mais botões.

win10_002

Como Personalizar o Centro de Acção?

Personalizar ao nosso gosto o Centro de Acção é algo relativamente simples. Para tal, começamos por carregar em “Todas as Definições

win10_003

E depois nas Definições escolhemos a opção “Sistema

win10_005

Em seguida, no menu lateral, escolham Notificações e acções

win10_007

Carregando em Acções Rápidas é possível escolher qual o tipo de acção a incluir no Centro de Acção

win10_008

Dentro de Notificações e acções existem ainda outras opções disponíveis como activar/desactivar:

  • Dicas sobre o Windows
  • Apresentação de notificações
  • Apresentar notificações no ecrã de bloqueio
  • etc

win10_009

Carregando em Activar ou desactivar ícones do sistema é também possível definir quais os ícones apresentados na barra de sistema (ex. Relógio, Volume, etc).

win10_010

Como viram, para apenas uma única funcionalidade existem várias opções de personalização. O utilizador pode simplesmente definir quais as acções que pretende ou então desligar o Centro de Acção.

Considera o Centro de Acção uma “zona” útil no sistema?

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Sinceramente? Passava bem sem ele…

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Muito bem pplware… usar o Edge.

  3. Avatar de Miguel l.
    Miguel l.

    boa dica.Nao sabia como o fazer

  4. Avatar de DavidOff
    DavidOff

    Boa dica, vou fazer umas mudanças à minha barra!

    Já agora aproveito: desde o Win 8.1 que de vez em quando tenho um erro em que a barra iniciar (ante o mosaico de apps), não aparece nem clicando na tecla da janela nem com o rato em iniciar.

    Tenho sempre de reiniciar o computador corrigir.

    Sabem se é um erro comum com resolução conhecida?

  5. Avatar de anjodefogo
    anjodefogo

    Boa Tarde!
    Podem dizer-me como tornar a barra de ferramentas transparente, assim com o efeito Aero do w7?
    Obrigado

  6. Avatar de censo
    censo

    Pplware…na primeira imagem parece haver software malicioso …!

    1. Avatar de Vítor M.

      Potencialmente, mas como temos as máquinas seguras, está tudo controlado. Tanta coisa que testamos, é natural que alguns (que não chegamos a apresentar) tenham “bixeza” dentro deles 😉

      1. Avatar de censo
        censo

        Fico mais descansado !

        1. Avatar de Pedro Pinto

          eh eh eh, foi mesmo de propósito para verem que o Windows até é eficaz. Não tenho qualquer AV na máquina (virtual). Mas ainda tenho de descobrir que bicho é aquele, pois a VM é nova a estrear 😀

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Boas Pedro.

            Conheces alguma ferramenta que permita o envio de notificações via AD?

  7. Avatar de Fox
    Fox

    Modo de Avião num PC…

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      1º Isso incomoda muito???
      2º Qual é a parte que não percebes que este SO não foi (nem é) desenvolvido só para PC???

      1. Avatar de Fox
        Fox

        if (system == pc)
        {
        airPlaneMode.hide()
        }

        1. Avatar de Rui Pires
          Rui Pires

          pq ?!?
          não posso querer usar o portátil no avião ???

        2. Avatar de KingDi
          KingDi

          LOL!!!? Deves pensar que és muito sábio… mas não desenvolves nada, por assim dizer 😉

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      E então? Eu já tive um laptop com modem 3G interno… E serve para desactivar/activar wireless ou bluetooth. Não é preciso pensar muito para encontrar motivos para ter a opção.

      E já agora, o meu desktop como não tem nem wireless nem bluetooth (nem tenho placa de 3G no desktop) simplesmente não tenho o modo “Airplane”… modo tablet está desactivado e como não tenho GPS o location também se encontra desactivado.

      Mais alguma queixa que se possa retirar a dúvida, ou por agora basta?

      1. Avatar de censo
        censo

        Não ligues. É mais um troll que anda a juntar uns trocos para comprar um pc com Windows 10.

      2. Avatar de KingDi
        KingDi

        Ele deve de preferir ter (apesar de ter) apenas uma opção para cada um (Wi-Fi, Bluetooth, etc.)… deve de gostar muito de ter trabalho em desligar um a um, em vez de ter uma opção (ao qual dão o nome de “Modo de avião”) que desligue todos os dispositivos/ligações sem fios

    3. Avatar de André
      André

      Simplesmente podes querer desativar todas as conexões do pc! (Bluetooth, Wi-Fi, …)

  8. Avatar de Gonçalo Pimenta
    Gonçalo Pimenta

    Boa dica.
    Porreiro era facilitarem a ligação de VPN diretamente através do Centro de Acção, abrir uma série de ecrãs para ligar uma VPN em termos de produtividade nao dá com nada 🙁 eu pessoalmente acho que como estava no Win7 estava bem melhor 🙂
    Tenho esperança que reformulem essa parte..
    Cumprimentos.

  9. Avatar de Joaquim Ribeiro
    Joaquim Ribeiro

    O que é o programa que se vê na imagem logo a seguir á loja de aplicações do windows parece que dá para personalizar o windows passem o nome do programa por favor queria instalar no meu pC

  10. Avatar de PAULO JAIME
    PAULO JAIME

    Nos últimos anos usei Linux Ubuntu , embora já tenha experimentado centenas de distribuições ( versões ) Linux.
    Personalização efectivamente é com Linux e o Windows só agora está a dar os seus passos . Quero no entanto informar que no momento uso exclusivamente windows 10 e estou bastante satisfeito com a sua funcionalidade e estabilidade . Em termos de segurança , óbvio que melhorou mas não se compara com Linux ….. o que me aborrece de facto no Windows é ter que usar anti-virus e programas de limpeza e optimização , no linux não precisa nada disso…. é sistema Unix que igualmente deu origem ao OSX da Apple . Mas no momento gosto muito do Windows 10 e vou manter nos meus pcs , mesmo que instale em dual-boot com Ubuntu em uma das máquinas …. Quanto a anti-virus , não precisam gastar dinheiro , têm uma aplicação excelente de qualidade profissional , norte americana , que uso à anos com windows e nunca tive qualquer problema .
    https://www.comodo.com/