Dica – Como instalar o IIS 8 no Windows 8

9 Comentários

Por Nuno Silva para o Pplware

Uma funcionalidade presente no Windows e que os developers Web usam com frequência, sobretudo se usarem a plataforma ASP.Net, é o Internet Information Services também conhecido somente por Servidor IIS.

O Windows 8 vem com uma nova versão do IIS, a versão 8. Contudo, tratando-se de um recurso opcional do Windows, não vem ativo de forma nativa. Neste guia vou mostrar quais os passos necessários para a sua activação.

w8_05

Para começar, vamos aceder ao Turn Windows features on or off da seguinte forma:

Usando a combinação de teclas Win+R, vamos executar a caixa de diálogo Run e escrever “optionalfeatures” (as palavras juntas mas sem aspas) seguido de Enter.

w8_00

Uma vez aberta a janela Windows Features, vamos activar o Internet Information Services clicando na caixa de seleção.

w8_01

Se expandirmos a opção, podemos encontrar subcomponentes que podemos ativar da mesma forma, caso sejam necessários.

w8_02

Em seguida clicamos em OK e vamos aguardar que o Windows configure agora as opções selecionadas.

w8_03

Após a conclusão das configurações, é altura de verificar se tudo ficou activo como pretendido.

Abrimos o Internet Explorer e na barra de endereços escrevemos: http://localhost.

w8_04

Se as configurações necessárias foram concluídas com sucessos, é-nos apresentada a página do IIS 8 tal como mostra a figura inicial do artigo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hugo
    hugo

    Credo meu rico apache …

    1. Avatar de Dimu
      Dimu

      Apache é bom para linguagens de brincar. 😀

  2. Avatar de hugo
    hugo

    Ya por esse motivo é que 90% dos sites no mundo se usa o apache com o php e o mysql, porque todos são sites de brincar …

    1. Avatar de Dimu
      Dimu

      e por isso é que ha os problemas que há 🙂

  3. Avatar de hugo
    hugo

    Enfim apenas a tua humilde opinião, respeito …
    Relativamente ao tópico, a comunidade geral quem axam que tem razão ?

  4. Avatar de Crisóvão Morgado
    Crisóvão Morgado

    Outra forma é usar o Web Platform Installer … além disso tem pacotes como WordPress, Joomla….. etc etc

  5. Avatar de Jeronimo

    Alguem sabe qual a versão gratuita do SQL SERVER para o win 8? No XP usava o SQL Personal Edition.

  6. Avatar de Marina
    Marina

    Essa discussão não procede. Para desenvolvedora, como eu, o IIS me basta. Muito simples de instalar, o uso com PHP e MySql e nunca tive problemas. Já num ambiente de produção optaria pelo Apache.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    pois mas pensa lá, funciona melhor o wamp ou xamp do que o iis se vai usar C# com Asp.net (?) quando foi tudo preparado pela Microsoft para correrem em paralelo… php ta morrendo e sabes bem disso…