Correr aplicações no Windows sem as instalar? Sim, é possível

36 Comentários

Porque o software deve ser usado… e não instalado

Uma das tarefas mais “chatas”  no mundo da tecnologia é sem dúvida instalar aplicações, especialmente quando acabamos de formatar o PC. O cenário ideal era que as aplicações que usamos estivessem no nosso “perfil da cloud” e que, em pouco cliques, todo o sistema ficasse imediatamente operacional.

Mas sabia que é possível podermos correr aplicações no Windows sem as instalar? Vamos conhecer o projecto Cameyo.

Create-Portable-Windows-Apps-with-Cameyo-1


Em 2011 apresentamos aqui o projecto Cameyo  que consiste numa plataforma completamente gratuita que disponibiliza aos utilizadores um conjunto vasto de aplicações (com base em técnicas de virtualização). Com o Cameyo o utilizador pode ter a funcionar, em poucos segundos, por exemplo, o Dropbox, o VLC, o Spotify, o Chrome, entre muitas outras aplicações.

cameyo_00

 

Como usar?

A utilização desta plataforma é muito simples. Para isso basta aceder aqui, escolher a aplicação e carregar em Start.

torrent_02

…e em poucos minutos (de acordo com o tamanho da aplicação) a mesma estará em execução via browser.

cameyo_01

De salientar ainda que o utilizador pode e deve criar a sua conta no serviço, para que os seus dados (ex. credenciais de acesso ao Dropbox) sejam mantidos.

O utilizador pode também criar´/virtualizar as suas própria aplicações. Para isso basta aceder a Add App no menu lateral e depois indicar o o caminho do instalador.

cameyo_02

Para quem não gosta de instalar aplicações no sistema, aqui fica uma solução muito interessante. Apesar de não estarem disponíveis todas as aplicações que pretendemos, esta plataforma oferece já um bom leque de ferramentas. Experimentem… é gratuito.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Alves
    André Alves

    Põe o computador mais lento?

  2. Avatar de Mrsz
    Mrsz

    Cria mais problemas que resolve..

  3. Avatar de Deolinda das Dores
    Deolinda das Dores

    Muito Bom! Parabéns! 😀

  4. Avatar de IPunchKittys
    IPunchKittys

    Mudou a minha vida por completo 😀

  5. Avatar de knom
    knom

    prefiro usar apps protable, ou converte-las 😀
    utilizo mais isto com jogos, direct play aka portable u.u

  6. Avatar de censo
    censo

    Não vejo a utilidade. A única coisa que se ganha é a lentidão. Já alguém usou o office on line…o comportamento é semelhante. Se limparam a máquina, instalem as aplicações e pronto !

  7. Avatar de SSilva
    SSilva

    Melhor e muito mais eficaz: https://ninite.com/
    😉 é só escolher os programas que ele faz download e instala todos sozinho

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Algo que instala em Windows sem a supervisão de um humano nunca pode ser boa ideia..
      Quando dás por ela tens o disco cheio de crapware instalado automaticamente..

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O ninite nao faz isso, todos os programas que escolhes instalar nunca trazem qualquer tipo de adware ou porcarias atras. Uso sempre que formato o pc e recomendo

      2. Avatar de Alvaro Costa
      3. Avatar de André
        André

        uso o ninite a muitos anos e nunca tive problemas de crapware instalado, é um sistema bastente fiavel

      4. Avatar de lourenço
        lourenço

        muito melhor, ninite nem tanto pós tens de instalar todos, porem aqui nem todos precisas instalar.

  8. Avatar de Jose
    Jose

    Nao encontro o Dropbox nas apps…

  9. Avatar de Ruben Lourenço
    Ruben Lourenço

    Boa dica.

  10. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Neste campo, sem qualquer dúvida, OSX é rei..

    1. Avatar de int3
      int3

      yap. não se instala. basta arrastar o “executável” (pacote .app) para /Applications e done. Se quiser remover movo para o lixo e já esta .
      O unico “problema” são mesmos os pacotes .pkg

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      O Linux também…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Só se for ao contrário!

        Uma aplicação instala ficheiros por todo o lado no linux, e tens de instalar a partir de um gestor de pacotes, ou andar a pôr ficheiros em diversos sítios, dependendo da distro…

        1. Avatar de Abécula15
          Abécula15

          Mesmo, o gajo deve tar a gozar com certeza. E quando queres desinstalar no linux? Com 1001 dependências que cada app tem desinstalas desinstalas… o k*

          1. Avatar de matusalem
            matusalem

            já existem distros k eliminam essa chatice! hoje em dia instalar e desinstalar software no linux é canja! e no osx também há dependências e vestígios ocultos das apps k lá metem! então drivers nem se fala… ainda há pouco tempo para desinstalar uma printer de rede num mac tive de andar a apagar ficheiros à lá pata pra conseguir instalar a nova versão do controlador!

  11. Avatar de IPunchKittys
    IPunchKittys

    É possivel fazer o mesmo com o windows ?

    1. Avatar de Deolinda das Dores
      Deolinda das Dores

      Não. Penso que é só para Xubuntu!

    2. Avatar de Tavares
      Tavares

      Este artigo refere-se precisamente ao Windows…

      1. Avatar de IPunchKittys
        IPunchKittys

        Sim, mas posso criar um windows portátil ?

  12. Avatar de Pedro Neves
    Pedro Neves

    Gosto deste. Utilizo há algum tempo
    http://portableapps.com/

  13. Avatar de JJ
    JJ

    A única vantagem que vejo neste serviço, é poder utilizar algum programa a partir de uma maquina onde não temos permissões de administrador e não conseguimos instalar esse programa.

  14. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Uso as do site http://portableapps.com há bastantes anos, e nunca tive problemas… Este tipo de coisas não é assim tão novo no Windows, mas sem dúvida que quando passei a conhecer o OS X e Linux que vi que o Windows anda um bocadinho atrasado no que toca à maneira de como os programas são “instalados” 🙂

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não acredito em nada disto! É mais um mito que outra coisa!! Onde se viu ter uma aplicação sem a instalar primeiro! LOL Tipo Duhhhhhhh

  16. Avatar de Tiago O. Procópio
    Tiago O. Procópio

    Parece interessante. No entanto, os apps portable tem sido a melhor maneira de poupar instalações.

  17. Avatar de Sérgio Lackmann
    Sérgio Lackmann

    Achei que a dica era instalar linux :p

  18. Avatar de Diogo Marques
    Diogo Marques

    Pode até ser bom, mas quem ainda não tem uma Internet suficientemente rápida dá problemas de certeza…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Para que precisas de net pá?? tipo duhhhhh

    2. Avatar de IPunchKittys
      IPunchKittys

      É só para internetes rápidas ?

  19. Avatar de Carlos
  20. Avatar de lourenço
    lourenço

    os meus parabéns

  21. Avatar de mona lisa
    mona lisa

    isto exite e ultre rapidas!
    https://0data.fr/