Core – Um novo emulador de redes informáticas

38 Comentários

A área das redes informáticas é sem dúvida uma das área mais fascinantes no mundo da informática. Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) necessita de saber configurar logicamente essa rede bem como os respectivos activos de rede.

Já que nem todos têm disponibilidade financeira para ter routers, switchs, access points para criar cenários de redes, nada melhor que usar um emulador para o efeito. Depois de apresentarmos o popular GNS3 hoje vamos conhecer o (novo) Common Open Research Emulator – CORE.

core_00

Common Open Research Emulator (Core), é uma ferramenta que permite emular redes informáticas em uma ou várias máquinas. Com esta ferramenta, além de ser possível criar os mais diversos cenários e configurar os mais diversos equipamentos de rede, é ainda possível ligar a mesma a cenários reais.

Principais características

  • Permite correr “código real” nos equipamentos
  • Possibilidade de interligar a redes reais
  • eficiente e escalável
  • Simples de usar

core_01

A ferramenta consiste num GUI para desenhar as topologias de rede e configurar os equipamentos activos (ex. routers, switchs, Access Points). Esta ferramenta é bastante recente e foi desenvolvida por um grupo de investigadores da divisão Boeing Research and Technology. Utiliza o FreeBSD com sistema base e encaminhamento baseado nos processos do Zebra/Quagga para criação de routers virtuais.

core_02

Aceda aqui a algumas Demonstrações da ferramenta

Pelo que experimentei (usando a máquina virtual já criada em VMware) posso referir que esta ferramenta é bastante interessante e completa.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Linux ou Windows (via máquina virtual)
Download: packages directory |source directory | vmware-image directory
Documentação: PDF |HTML
Homepage: CORE

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kansas
    Kansas

    Tenho usado o CORE na faculdade, ele peca de alguns bugs mas é bastante simples de utilizar e ao contrário do GNS3 consigo construir redes mais complexas, receber fluxos de multimédia e realizar chamadas VoIP através de uma rede no CORE sem problemas. Recomendo esta ferramenta!

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Qual é a diferença para o GNS3?

      Podes desenvolver mais um pouco?

      1. Avatar de Kansas
        Kansas

        O GNS3 é um simulador, ou seja, cada router que tens na topologia ocupa-te individualmente uma parcela de recursos da tua máquina. O CORE é um emulador, apenas replica-te a stack TCP/IP para cada router. O desempenho é muito melhor e consegues com uma máquina de poucos recursos criar uma rede complexa. Eu cheguei a encontrar alguns bugs a testar BGP e IPv6 mas nada de transcendente. O quagga também peca por ser limitado a nível de protocolos e configurações e se quiseres utilizador QoS tens de usar os mecanismos disponíveis da máquina host.

        1. Avatar de carlos
          carlos

          hum ok percebi.
          Eu cheguei a instalar, achei simples demais, mas não consegui fazer PLAY, deu me este erro: “Failed to open API channel to 127.0.0.1:4038”

          1. Avatar de Kansas
            Kansas

            Eu nunca tive esse problema. Simplesmente saquei a máquina virtual, abri o software, arrastei para a tela os equipamentos e fiz play..
            Pelo erro que te está a dar parece que não está a alocar na tua máquina a instância do projecto que criaste. Porque para cada projecto que tens activo o CORE cria-te, num path que já não me recordo, uma pasta com as configs dos routers. Essa pasta depois desaparece quando fazes stop ao projecto.

        2. Avatar de Cris.
          Cris.

          Kansas (se não estou em big erro), o GNS3 é a interface gráfica que possibilita a interacção com o emulador dynamips. E este ultimo é o que emula as imagens.

    2. Avatar de anonimo antonio
      anonimo antonio

      Kansas

      E em termos de memória? é como o GNS3? aquilo usa a mesma memoria que existe na imagem dos IOSs? e o processador também nunca fica em idle assim que ligares os equipamentos?

      1. Avatar de anonimo antonio
        anonimo antonio

        ok.. estava a escrever e ainda nao tinha aparecido a tua ultima resposta..
        entao básicamente quem experimenta novas releases de IOS para testar funcionalidades tem mesmo de usar o GNS3.. se isto so emula a stack TCP/IP..
        mas pronto.. parece ser uma ferramenta bastante boa e muito mais leve que o GNS3..

        1. Avatar de Kansas
          Kansas

          Sim é uma boa ferramenta e é leve para criares redes complexas com fluxos real time mas se me deres a escolher entre GNS3 e CORE escolho GNS3..
          Pedro não tenho a certeza, mas nunca se postou nada aqui sobre NS2 acho que seria interessante porque é uma ferramenta mais que eleita no mundo da investigação nesta área..

  2. Avatar de Obeyworld
    Obeyworld

    Acho que mesmo assim o melhor emulador é mesmo o CPT (Cisco Packet Tracer). Nada melhor que funcionar com o melhor equipamento e com todas as normas… Deixei este comment porque ninguém o tinha referido…

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Nao é o melhor, pode ser mais completo mas não é melhor que o GNS3.

    2. Avatar de Cris.
      Cris.

      Mundos diferente ! Quem começa no networking CPT optimo/excelente. Quem é maduro/experiente bem o GN3/dynamips é a ferramenta de eleição. Em topicos avançados o CPT já não abrange, BGP ?!:P. Existe uma grande diferença em poder configurar um router como se tratasse na realidade (quase, né?).

      1. Avatar de Okcomputer
        Okcomputer

        O CPT 5.3 já possui funcionalidades de BGP..Mas de resto tens completamente razão..

        1. Avatar de Cris.
          Cris.

          Já faz uns anitos que não uso ;P em detrimento do GN3 ! So lamento que não haja emulação de switch.

      2. Avatar de Obeyworld
        Obeyworld

        mas tu configura-lo como se fosse verdade no cpt, tens todos os protocolos e normas… e tu no cpt podes configurar directamente, nao te esqeças que tens sempre uma flash card certo? 😉 muitos se esqeceram disso… e nao sao mundos diferentes, achas que o bgp nao está incluido no packet tracer?! antes de fazeres esse tipo de comentário verifica a ferramenta e ve as actualizações é sempre mais facil nao visualizar nada e vir mandar bitaites de uma ferramenta que nunca mais tocámos ou que nunca mexemos, simulador ou emulador dá tudo para o mesmo porque se sabes configurar o terminal ou outro equip. a linguagem é a mesma na vida real e tens sempre um notepad para o copiares e importares para a flash 😉 acho que te esqueceste de uma quantidade enorme de pormenores… inté

        1. Avatar de Cris.
          Cris.

          Caro Obeyworld, considero este espaço para troca de ideias e informação, se erro, aprecio que me corrigem e não tenho obrigação de verificar a veracidade das ideias que afirmo (acho que não está no regulamento de utilização). Eu utilizei mto o PCT e adorei/aconselho, embora quando se dá conceitos avançados Redistribuição | IPv6 | IPsec, enfim coisas que você deve tar habituado pelo seu discurso (e não sei se o PCT faz isto), o GNS3 completa a função treino lindamente. Enfim após o seu chique-espertismo ainda disse uma barbaridade “simulador ou emulador dá tudo para o mesmo” comece a estudar para um CCIE ou um CCNP com o PCT e dps falamos.

          1. Avatar de Okcomputer
            Okcomputer

            Concordo contigo..eu estava mesmo para mandar uma resposta a altura a este chique-esperto mas já mandaste por mim :p

    3. Avatar de CCIE Wanna be
      CCIE Wanna be

      Cisco Packet Tracer não é um emulador mas sim um simulador (não permite correr os IOS reais) e é bastante limitado comparando com GNS3 ou qualquer outro emulador.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Bem, limitado acho que não é bem o termo :). Podemos dizer que é diferente e mais user-friendly. Sem duvida que o Packet Tracer é uma ferramenta fantástica, com características que o GNS3 e o Core não possuem.
        No entanto, não é tão real como os outros dois.

      2. Avatar de Obeyworld
        Obeyworld

        função import! sabes ou desconheces? se nao fizeres um adjust ao que tens a tua volta entao tornas-te limitado se nao souberes fazer pequenos ajustes…

  3. Avatar de Ruben
    Ruben

    Boa ferramenta… pelo menos melhor que o IMUNES…

    Já o GNS3 é um simulador pesado pois além de precisar do s.o. de cada router/switch da cisco, por consequência, este sobrecarrega qualquer computador/portatil dito normal.. Basta um simples router a correr que basta para colocar todos os processadores a funcionar a 100% ou perto disso… daí ser muito conhecido mas pouco utilizado…

    Já para que use cisco o melhor mesmo é usar packettracer, apesar dos pequenos bugs e de repente o programa crashar.

    1. Avatar de Cris.
      Cris.

      “daí ser muito conhecido mas pouco utilizado…” bem existe pessoas a fazer blogs sobre os seus estudos para a certificação CCIE somente com labs em GNS3. GNS3/dynamips é a ferramenta mais usada do mundo pro. Até à quem faça videos de ensino com isso.

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Talvez se contem pelos dedos as que realmente utilizam.. 🙂

    2. Avatar de CCIE Wanna be
      CCIE Wanna be

      Usando a função “Idle PC” no GNS3 fica resolvido o problema do CPU a 100% 😉

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Ou não 🙂

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    Obg pela dica P.P.; vou experimentar!

  5. Avatar de dajosova
    dajosova

    Conhecem algum curso intensivo online de TIC/redes ??

    1. Avatar de Nuno P
      Nuno P

      Gratuito não… Se alguém souber diga p.f. que também estou interessado!
      🙂

      Se pagar pelo curso para ti não for uma problema, então podes sempre fazer os cursos da Cisco (CCNA ou CCNP).
      Neste momento estou a fazer o CCNA e apenas vou às instalações da escola fazer os exames.

      Cumps

      1. Avatar de Nuno P
        Nuno P

        Já me ía esquecendo… no final do curso tens direito a uma certificação atribuída pela Cisco que abre algumas portas no mercado de trabalho.

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          A questão é que a porta já se abriu e eu já entrei mas face às circunstâncias preciso de evoluir rapidamente, porque pese embora, tenha algumas competências técnicas, o meu perfil é mais de gestão/RH.

          Daí a minha questão porque há muitos leitores aqui que podem ter dicas para aprendizagem de Gestão em TIC.

  6. Avatar de Obeyworld
    Obeyworld

    meus filhos cursos online não sei indicar, mas posso-vos dizer que a escola do estado ATEC, academia de formação (AutoEuropa), possibilita-vos a serem técnicos especialistas nivel 5 (ISCED IV) e oferece-vos a possibilidade de tirarem gratuitamente CCNA I II III, e ainda mexem com equipamento cisco… É uma escola certificada pela cisco, excelentes condiçoes e assuntos que são dados é o que é pedido hoje em dia soluções linux e muito mais… inté

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      ATEC uma das melhores academias do País… e não sei porque dizes que é a escola do estado só por ser a academia de formação da AutoEuropa!!

  7. Avatar de Adi
    Adi

    O Packet Tracer é bastante limitado. A interação com os roteadores é diferente do equipamentos originais, sobretudo em termos de comandos.
    Além disso o Packet Tracer só está disponível para alunos Cisco Academy.

    Abraços

    1. Avatar de Obeyworld
      Obeyworld

      ora ai esta um comment a induzir em erro, apesar de pertencer á cisco academy, qualquer um o pode fazer e ate registar na cisco academy…

  8. Avatar de KatyC
    KatyC

    Estou começando a usar vcore o problema é que eu instalei os EMANE plugings de simulações sem fio, depois disso, eu recebo um erro ao iniciar qualquer simulação:

    Connecting to “cored.py” (127.0.0.1:4038)…Failed to open API channel to 127.0.0.1:4038. This usually indicates that the CORE services have not been started.
    Start them manually with ‘/etc/init.d/core start’.
    (Error: couldn’t open socket: connection refused)

    Eu estaria muito grata si alguem pode-me ajudar.
    Atenciosamente.

  9. Avatar de Luiz Werner
    Luiz Werner

    Galera, não consigo encontrar onde baixar o arquivo de instalação. Só tem para Linux? não tem para Windows?

  10. Avatar de André
    André

    Tem algum problema em utilizar o Core no PC normal ou é recomendável utilizar na maquina virtual ?

  11. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Numa topologia com tres routers em triangulo como posso eu fazer o encaminhamento dos pacotes? carrego no router, vou a “Services” e depois do lado esquerdo na parte do “Quagga” entro no “zebra” e configuro “ip route ???? com as saidas dos routers??”.. HELP ME pessoal.. preciso da vossa ajuda… 🙂 🙂 🙂