Confirma-se! Microsoft coloca marca de água no Windows 11 com hardware não suportado

22 Comentários

Os exigentes requisitos do Windows 11 têm sido uma verdadeira dor de cabeça para muitos utilizadores. Máquinas consideradas recentes acabaram por ficar fora desta atualização.

Existem formas de contornar as imposições e limitações, algumas com o aval da Microsoft, mas sempre sujeitas a potenciais problemas mais tarde. Agora, a Microsoft quer marcar esses PCs e vai apresentar uma marca de água no desktop.

Windows 11 marca água Microsoft requisitos

Microsoft quer marcar PCs sem requisitos

A ideia não é nova e esteve já em testes na Microsoft, no passado mês de fevereiro. A gigante do software quer marcar os computadores onde o Windows 11 corre sem os requisitos necessários para o sistema, não estando totalmente capacitados.

Com os testes realizados, é agora a hora desta novidade pouco interessante ser alargada a outras versões. Falamos da Build 22000.588 (canais Beta e Release Preview), que trouxe muitas novidades importantes para o novo sistema da Microsoft.

Windows 11 marca água Microsoft requisitos

Uma nova marca de água chega ao Windows 11

O que muitos não esperavam e nem queriam era mesmo esta nova marca de água que o Windows 11 vai passar a exibir.

A mensagem é clara e limita-se apenas a indicar que os requisitos do Windows 11 não foram satisfeitos. Recomenda os utilizadores a acederem às Definições do Windows 11 para terem mais informações sobre este assunto.

Windows 11 marca água Microsoft requisitos

Mais informações espalhadas no sistema

Nesta área está outra novidade. O Windows 11 irá mostrar ao utilizador mais informações sobre os requisitos que não foram satisfeitos.

Junto ao nome do PC e dentro das Definições o utilizador terá mais uma notificação para a questão dos requisitos da sua máquina.

Depois de mensagens de falta de licenciamento, esta zona recebe agora a mensagem em caso de problemas com as especificações. Por agora a Microsoft limita-se a ter esta notificação, mas quem sabe se num futuro próximo não passará mesmo a limitar o acesso a atualizações e a outras novidades no Windows 11.

 

Ninguém vai ficar contente! Volta a publicidade ao Explorador de ficheiros do Windows?

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de night
    night

    Se fosse so a marca de agua até nem era problema que da ara retirar, o problema é não ter acesso a updates.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso é que é importante. Em teoria poderia usar-se o WSUS Offline, mas já é uma trabalheira… Quem tem equipamentos sem suporte oficial para o 11, tem atualizações do 10 até 2025. Por isso até lá não se preocupem.

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Então e depois disso? Que se faz aos PC’s com processador i7 de sexta geração que é o meu caso que tenho 3…? Quer dizer…posso deixar estar e simplesmente instalar um antivirus eficaz o suficiente para não ter riscos de segurança e continuar a usar o Windows 10 como se nada tivesse passado. Ainda hoje a minha velhota usa um Core Duo com o Windows 7 instalado e nunca teve problemas…dá pra ir ao Face das Bocas à vontade…enviar e receber e-mails…ver vídeos de gatinhos…receitas de cú zinha….acredito que o Windows 10 será a mesma coisa…o davinci resolve irá funcionar em 2025 com Windows 10 à mesma…penso eu de que…

      2. Avatar de night
        night

        Eu testei e nem 1 update receberes, na versao que metes e aquela que ficas

        1. Avatar de LarilasOS
          LarilasOS

          Olha…é da maneira que não preciso de reiniciar constantemente o pc por conta de atualizações…nada mau, Heim…

  2. Avatar de JS
    JS

    O maior problema é a falta de agua!
    Vem agora a Microsoft desperdiçar um bem que faz falta ao planeta

    1. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      A falta d’água e o aumento do preço da cerveja…!

  3. Avatar de Filipe Guimarães
    Filipe Guimarães

    win+r -> regedit -> HKEY_CURRENT_USER -> Control Panel -> UnsupportedHardwareNotificationCache -> Mudar valor da chave SV1 (e SV2 caso tenha) para 0

    1. Avatar de Hugo
    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Simples…obrigado!

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Por agora. Quem sabe depois a MS não ignora essa chave no futuro.

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Oh, e passado uma ou duas semanas aparece outro “workarround”…portanto, isto é o jogo do gato e do rato sem nunca ter fim!

    4. Avatar de Mário
      Mário

      Obrigado!
      Mas não tenho o UnsupportedHardwareNotificationCache. Verifiquei novamente. Não tenho!

  4. Avatar de Americo Pereira
    Americo Pereira

    Por esta e outras é que não uso Windows há já muito tempo.

    1. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      Deverias usar…já viste que o utilizador Filipe Guimarães deu logo a solução para “contornar” a coisa? easy peasy…se fosse MacOS também dava…mas era o carga dos trabalhos…o Linux a mesma coisa…quem percebe de Bash é fácil fácil…agora no Windows, está tudo lá no Registry…

  5. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Sou um utilizador banal. Office, internet, edição básica de audio e pouco mais.
    Tão banal que usei o mesmo portátil durante 10 anos com Windows 7 e só no verão de 2021 atualizei para o Windows 10. Nunca tive problemas. Nada mesmo. Zero!
    Comprei um portátil novo em fevereiro, já com Windows 11 de fábrica. Legítimo, sem invenções. Pois bem: já perdi a conta às vezes em que tive de ativas manualmente o ctfmon, o correio do Windows não me mostra os mail enviados, os caracteres especiais portugueses (acentos, til…) fazem com que me apreçam coisas estranhas, enfim.
    Tenho tudo atualizado, por isso não é daí, pelo que a minha ideia-base cada vez sai mais reforçada: a mudança só compensa ao fim de algum tempo, pois isto assim é muito incómodo.
    Ainda eu não me atrapalho e consigo chegar “lá”, mas um utilizador elementar não está para isto! E a informática deveria ser indolor para quem apenas necessita das funções básicas.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Acho que os “problemas” que menciona não se devem ao sistema operacional…mais parece que um problema de configurações que o próprio utilizador tem de efetuar! Eu utilizo o Windows 11 num pc sem as especificações mínimas “exigidas” pela Microsoft e tudo funciona a 100%. Por exemplo será que tem o teclado bem configurado para utilização em Português?
      Tudo isso pode ser configurado e/ou alterado nas configurações…

    2. Avatar de lopes
      lopes

      É caso para se dizer que o problema não é o Windows 11, mas sim algo sentando entre a cadeira e o monitor.

  6. Avatar de Luíz
    Luíz

    Marca de água no Windows 11?! Instalem LInux, sempre atualizado e sem pirataria.

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Queria instalar o linux, para ficar.
    Aliás, já o instalei uma vez. Mas tive problemas, depois de o instalar.
    Quando todas as distros linux, tiverem as partições NTFS, instalarei.
    Segundo sei, o linux adoptou recentemente o formato NTFS. Agora só me resta esperar.
    Quero no futuro instalar o linux na partição C: e manter a outra partição que tenho!

    1. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      Mas porquê?
      Eu comprei MacBook por exemplo, comprei aquela coisa do Paragon NTFS mas muito sinceramente nem uso…qualquer disco externo que coloco no mac uso o afs…ou se for ssd uso exfat e não sinto falta do NTFS

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Porque todos os programas que utilizo no c:, utilizo a partir de uma outra partição. Ex: quero instalar o libre office. Tenho o instalador na outra partição que tenho, e insta-lo-o no C:, a partir dela.
        Quero ver e utilizar no linux as minhas partições, como no windows. A mesma coisa!