Como remover uma rede Wireless no Windows 8.1?

36 Comentários

Será que a Microsoft se esqueceu desta funcionalidade?

Tendo em conta o titulo deste artigo muitos utilizadores questionar-se-ão …”hum…mas isto no windows é algo simples, basta seleccionar a rede e apagar ou então indicar para esquecer”. Sim, era verdade até a chegado do Windows 8.1.

De facto, o Windows 8.1 inovou em muitas funcionalidades mas há outras que foram simplesmente esquecidas. Remover uma rede Wireless no Windows 8.1 foi uma delas.

wireless_01

Quem já tentou eliminar uma rede wireless no Windows 8.1 certamente deu conta que tal não é possível no modo gráfico…alias, até é, caso a tentativa de ligação a essa rede falhe aparece a opção para “esquecer essa rede”.

Esta era um funcionalidade que dava algum jeito até porque nos permitia ter algum controlo sobre as redes wireless que estão registadas no nosso sistema.

cmd_01

No entanto, apesar de não existir uma interface gráfica para tal, é possível remover uma rede Wireless no Windows 8.1 através da “velhinha” linha de comandos. Para isso, basta que abram a linha de comandos (Win + X > Command Prompt (Admin))

cmd_00  …e em seguida obtemos a lista de redes pré-configuradas usado o comando:

netsh wlan show profiles

cmd_02

Para remover uma das redes, basta que use o seguinte comando:

netsh wlan delete profile name="nome_perfil"

Exemplo

netsh wlan delete profile name="ies2013"

cmd_03

E está feito! O processo não é muito “amigável” mas funciona na perfeição. Esquecimento ou não, a verdade é que considerando o Windows um dos sistemas operativos mais completos e estando esta funcionalidade já presente em versões anteriores, não se percebe porque “desapareceu” no Windows 8.1

Caso conheçam outro método, partilhe connosco.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ikari-Pt
    Ikari-Pt

    E mudar o nome ou mudar o tipo (privada /publica) é igualmente estúpido…
    adicionem ai ao tutorial.

    Mudar o tipo era so carregar em cima dele (no 7 e 8) que era logo um link, agora, ui, ate subi as paredes quando me apercebi.

  2. Avatar de jonny
    jonny

    Desculpem-me, mas não consigo perceber o windows 8. Devo ser muito burro, de facto. Note-se que gosto bastante do Windows Phone 8, mas o Windows PC… socorro. Para além de manifestamente feioso (são opiniões, apenas opiniões), a usuabilidade do sistema está terrível.

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Desculpa lá, mas o facto de ser feio é relativo e o windows 8 é um sistema que podes personalizar a teu gosto e só usas as aplicações a correr em metro se quiseres (que é 5 estrelas diga-se de passagem), é o sistema mais rápido que o windows já teve, deixando o windows 7 bem atrás… todas estas coisas que o pplware publica são coisas que o utilizador comum nunca irá necessitar, e que quem quizer modificar não tira de pesquisar no maravilhoso mundo que é a internet.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Windowns 8 foi pensado para os utilizadores básicos, para lhes facilitar a vida e poderem aproveitar os seus touchs da melhor forma.

        Um utilizador básico, sem grandes necessidades, precisa disto para quê? Ele quer é ter sempre Internet, não interessa de onde 🙂

        1. Avatar de Marquinhos
          Marquinhos

          Touch no PC ????? Pelo amor da virgem maria !!

          A Microsoft esta dando tiros nos próprios pés.

          1. Avatar de Breno Maya
            Breno Maya

            Cara tenho um notebook hibrido e pra mim o touch e essencial, show de bola com o Windows 8.1, só erra nesse quesito de algumas funcionalidades simples, “esquecidas”, as quais os usuários comuns nunca irão utilizar…

        2. Avatar de xbuzzy
          xbuzzy

          claro que nao precisa, formato um pc de um colega ligo o pc ao meu router mas dps quero remover a rede, tenho de usar comandos.

          realmente ninguém usa isto

        3. Avatar de Cláudio
          Cláudio

          É… para que o utilizador comum vai querer usar uma rede que foi trocada a senha wpa por exemplo? Nunca mais ele vai conectar nesta rede e nem vai se dar conta…kkkk. Estou sendo sarcástico para quem é um entendedor iniciante.

  3. Avatar de Curioso
    Curioso

    é isso e criar redes ad hoc, era tão facil no win7, o que aconteceu?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Igualmente à unha…

      netsh wlan

  4. Avatar de Luna Sibe

    Existe outra funcionalidade que desapareceu, também desapareceu a funcionalidade de controlar o tráfego que gastamos através da rede =\

    1. Avatar de Teste
      Teste

      Como é que se controlava o tráfego que gastamos em Win7?

      Obrigado

  5. Avatar de Boy
    Boy

    Há uma outra forma através do editor do registo, vulgo “regedit”: “basta” encontrar a localização das chaves dos perfis de rede guardados no PC e apagar a que não se quer. Como estou longe do PC, não posso explicar mais detalhadamente. De qualquer forma a MS transformou o processo numa coisa verdadeiramente absurda.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, aí ainda complica ainda mais 🙂

  6. Avatar de Nosferatu Arucard
    Nosferatu Arucard

    Em Linux metodo e´ similar, embora o comando seja iwconfig.

  7. Avatar de PapiMigas

    Hum… já alguém se deve ter lembrado de criar uma “janela” para isto senão… a malta do 8 anda muito distraída! 🙂

  8. Avatar de Mota
    Mota

    Hum… Existe uma opção (Enterprise pelo menos) onde basta clicar no lado do rato em cima da rede em questão tem lá a opção “Esquecer rede” (sim sem linha de comandos ou complicações).

    O meu WIN 8.1 tem pelo menos.

    Cumpz

    1. Avatar de Ricardo Graça
      Ricardo Graça

      O meu também tem essa opção. Eu tenho o Win8.1 Pro. Se estão a dizer que o 8.1 é para utilizadores vulgares quando estão a usar as versões para utilizadores vulgares é claro que vão haver funcionalidades que são limitadas pois não têm qualquer interesse. Agora andarem a comparar Win7 Pro/Ultimate com Win8/8.1 Home Edition ou semelhante é estarem a cometer erros de amador e mais vale ficarem pelo Home Edition mesmo…

  9. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Há coisas que acontencem porque há muita gente a mandar por aqueles lados.

    – cá temos a lenga toda para as versões que perderam funcionalidades na gestão de redes:
    http://windows.microsoft.com/en-us/windows-8/manage-wireless-network-profiles

    – para quem tem versões que perderam funcionalidades podem usar:
    http://www.thewindowsclub.com/wifi-profile-manager-windows-8

    WiFi Profile Manager 8 lets you:
    View the Preferred Network Profiles
    Change list order
    Export to XML
    Import from XML
    Remove Profiles

  10. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Sabem que podem sempre clicar no botão direito sobre a rede na lista de redes e apagar? O único senão é que terá de ver a rede. Talvez a Microsoft achou que já não era muito necessário.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      No meu 8.1 Pro não funciona. Clicar com o botão direito ou faz o mesmo que com o esquerdo ou não faz nada, não me recordo a 100%.

  11. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    muito útil me ajudou muito com o meu problema!

  12. Avatar de Murilo
    Murilo

    Gostaria de saber como faço para excluir dos os perfis de usuário de uma vez só?
    Obrigado!

  13. Avatar de Santos
    Santos

    Boas Murilo:
    Eu cá comigo faço assim:
    Abro o gestor de dispositivos vou a Placas de rede, Dois cliques em seguida seleciono desinstalar controlador de rede sem fio está feito, depois de desinstalar reinicio o sistema e as redes sem fio e configurações desapareceram todas sem deixar rasto.
    Até que é mais prático e rápido que andar com a linha de comando, principalmente quem não souber de códigos acaba por não fazer o que pretende.
    Espero ter ajudado.

  14. Avatar de Alex
    Alex

    Tentei realizar o procedimento acima para excluir redes no Windows 8.1 e no prompt de comando nao aparece as opções tal como mostra acima.

  15. Avatar de kikomastter
    kikomastter

    obrigado ajudou muito !!

  16. Avatar de Roberto
    Roberto

    Eu cá comigo sou mais radical e prático para remover redes sem fio.
    Método infalível, então aqui vai:
    No painel de controle/Hardware e som/Gestor de dispositivos/Placas de Rede, seleciono o controlador da rede sem fio e elimino, e com ele vai á vida tudo quanto é redes sem fio.
    Reinicio o sistema e está tudo OK, todas as redes sem fio desapareceram e está pronto para criar novos perfis de rede sem fio.

  17. Avatar de ASSIM
    ASSIM

    configurações do comptador/mudar configurações do computador/Rede/Gerenciar redes conhecidas/

    1. Avatar de ASSIM
      ASSIM

      configurações do computador/mudar configurações do computador/Rede/Gerenciar redes conhecidas/

    2. Avatar de ASIM
      ASIM

      configurações do comptador/mudar configurações do computador/Rede/Gerenciar redes conhecidas/

  18. Avatar de Railson Silva
    Railson Silva

    ótimo se formos depender do tutorial da Microsoft estaríamos ferrados!!

  19. Avatar de João Vieira
    João Vieira

    Que estupidez!!

  20. Avatar de António Barros
    António Barros

    Não é necessário ir à linha de comandos, não está é tão visível como no Windows 7, basta ir a Definições, Alterar definições do PC, Rede, seleccionar a rede pretendida, e clicar em esquecer.
    sempre que há novos SO temos de nos adaptar aos mesmos.

  21. Avatar de Nuno Rosa
    Nuno Rosa

    É que é tao básico fazer isto sem ser dessa forma.
    Bastou escrever wifi no “Procurar”, depois “Alterar definiçoes Wi-Fi”, depois clicar em “gerir redes conhecidas”. Depois aí tem-se todas as redes guardadas no pc e pode-se apagar as que se quiser.

  22. Avatar de Hugo Marafona
    Hugo Marafona

    Agora para esquecer, basta botão direito do rato em cima da rede e aparece lá a opção 😀

  23. Avatar de romanapereira
    romanapereira

    é possível excluir uma rede adhoc no windows 8, ela foi criada no prompt por favor alguém pode me ajudar ??