Como fazer para que o Windows 10 o deixe de espiar?

74 Comentários

O Windows 10 é sem dúvida o sistema operativo do momento para Desktop apesar de alguns fabricantes dizerem para não o instalar. Este sistema está instalado em mais de 120 milhões de máquinas mas a Microsoft quer alcançar as mil milhões de instalações em  apenas três anos.

Mas o Windows 10 deixa muito a desejar na área da privacidade pois recolhe e envia alguma informação para a Microsoft. Saiba o que podemos fazer.

windows10_00


Apesar do próprio Windows 10 trazer funcionalidades para activar/desactivar alguns parâmetros na área da privacidade, parece que o desactivar não funciona e os dados são na mesma enviados para a empresa de Redmond. Mas há agora um software que pode ajudar…

win10_key_02

Chama-se Spybot Anti-Beacon e na prática esta ferramenta bloqueia o Windows 10 de enviar dados para a Microsoft. Com apenas um clique esta ferramenta bloqueia “comunicações suspeitas” do sistema, sem que o utilizador necessite de avaliar o que o sistema faz “às escondidas”.

antibeacon10-full

O Spybot Anti-Beacon é uma ferramenta gratuita que está disponível para Windows 7,8/8.1 e agora Windows 10.Se para si a privacidade é de facto algo prioritário, então é melhor executar já esta ferramenta.

Partilhar:
Tags:

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Modem
    Modem

    Quais as garantias que esta app não abra outras portas no PC, e que não seja também ela um problema de privacidade?

    1. Avatar de Aquele Gajo
      Aquele Gajo

      Implementa o teu programa que faz isto e deixas de ter esse problema 🙂

      1. Avatar de JV
        JV

        Nada como uma resposta parva a uma pergunta inteligente. Parabéns!

        1. Avatar de ruiuda
          ruiuda

          Parva porquê? Não deixa de ser uma alternativa! Se não confias neste programa fazes o teu próprio trabalho de casa.

          Ou então se queres privavidade a 100% desligas o computador da internet, deixas de utilizar telemóvel, etc.

      2. Avatar de Modem
        Modem

        Se não tens nada de útil a dizer abstém-te… Toda a gente fica a ganhar.

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Mas é mentira? É uma das hipóteses do baralho para garantirmos que temos algo de confiança a trabalhar no PC.

        2. Avatar de Jorge
          Jorge

          Realmente a resposta nao é nada util para um inutil.

    2. Avatar de nope
      nope

      Tipo … confiança ? Ou também achas que os anti-vírus deixam entrar certos vírus.

      É simples, tens confiança, usas. Não tens, não usas.

    3. Avatar de Henrique
      Henrique

      Poder sempre bloquear tudo manualmente..

  2. Avatar de int3
    int3

    Pessoal, Windows Pro em domínio não aparece para fazer upgrade.
    Soluções LEGAIS?

    1. Avatar de JV
      JV

      Saca o ISO. Desde que tenhas uma licença válida consegues fazer upgrade.

      1. Avatar de int3
        int3

        Licença de? Se tiver o Win7 pro mas estou com 8.1 pro quero ir para o 10 posso simplesmente fazer upgrade pelo ISO com a licença do 7?

        1. Avatar de KingDi
          KingDi

          Só o (a partir) TH2, o update que irá sair, é que aceita chaves do Windows 7, 8 e 8.1, para ativação. Pelo TH1 (build 10240), só via upgrade, sendo com ISO ou não.

        2. Avatar de César
          César

          Sim apos o TH2

    2. Avatar de T
      T

      Usar admin local e usar o media tool creator da Microsoft

    3. Avatar de EC
      EC

      Existem alguns truques para deixar o upgrade quando a maquina está registada num domínio.
      A mais fácil e a mais eficaz é tirar a maquina temporariamente do domínio e fazer as actualizações pendentes e depois irá aparecer o icon para actualizar para o Windows 10. Depois da atualização voltar a registar o pc ao domínio.
      Se não for possível tirar a máquina do domínio, tens que verificar se o KB3035583 do Windows Update está instalado: ( linha de comando e escrever wmic qfe | find “3035583” ). Depois editar o config de
      “C:\Windows\System32\GWX” e mudar a opção false para true. Reiniciar o PC, ir ao Windows Update, forçar as atualizações e se tudo correr bem, irá aparecer o icon para fazer a atualização.

      1. Avatar de EC
        EC

        * faltou-me passar o tag da opção: false mudar para true

        1. Avatar de EC
          EC

          EnableDomainJoined

    4. Avatar de Paulo Pinto
      Paulo Pinto

      int3, usas este programa da Microsoft e é sempre a aviar cartucho, é o que tenho usado para efectuar upgrade na empresa onde trabalho, també com Widows Pro.

      http://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10

  3. Avatar de Johnny
    Johnny

    Linux -> Whoenix,TAILS ou outra distribuição qualquer.. é sempre melhor para a Privacidade que Windows

  4. Avatar de Necroman
    Necroman

    Vocês leram a análise que um site muito conceituado fez dos dados que são enviados? Concluiu-se que não são dados pessoais, mas sim telemétricos e em nada prejudica a privacidade dos utilizadores, muito pelo contrário, a contribuição de todos faz com que o sistema fica cada dia melhor!

    1. Avatar de Entidade desreguladora
      Entidade desreguladora

      BS…Diz-me que site…

      Até porque os dados são encriptados só a MS sabe o que anda a recolher

    2. Avatar de Assacrica
      Assacrica

      Tá na altura de leres a EULA do windows 10

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    Siga, mais um programa não oficial.

  6. Avatar de tekMan
    tekMan

    Mais um artigo da campanha anti-Windows 10, desta vez baseado nesta afirmação muito credível:
    “Apesar do próprio Windows 10 trazer funcionalidades para activar/desactivar alguns parâmetros na área da privacidade, parece que o desactivar não funciona e os dados são na mesma enviados para a empresa de Redmond.”
    Parece?

    1. Avatar de Entidade desreguladora
      Entidade desreguladora

      Vários testes com programas tipo wireshark mostram que os dados continuam a ser enviados.

      1. Avatar de tekMan
        tekMan

        1. Qual é a fonte independente dessa afirmação?
        2. Que dados são enviados contra a vontade do utilizador?

        1. Avatar de Entidade desreguladora
          Entidade desreguladora

          1-http://arstechnica.com/information-technology/2015/08/even-when-told-not-to-windows-10-just-cant-stop-talking-to-microsoft/

          2-Não sei a microsoft encripta tudo. No entanto o comportamento que tem tido revela que algo se passa…

          1. Avatar de tekMan
            tekMan

            Mas eu espero que as informações trocadas entre o meu computador e os servidores de empresas como Microsoft, Google, DropBox, etc, sejam encriptadas. Por razões óbvias…

      2. Avatar de anubis
        anubis

        Isso é mais uma das campanhas de deinformação da Apple! A ver se conseguem fazer mais pessoal migrar para o lado deles.

    2. Avatar de qwerty
      qwerty

      Parece, será?, talvez, diz que disse faz parte do léxico dos “jornalistas” dos dias de hoje, nada de novo.

        1. Avatar de tekMan
          tekMan

          Li o artigo e das duas uma: ou a língua inglesa mudou muito ou a única coisa que é confirmada pelo Belfiori é a recolha de dados de telemetria, mais precisamente “when and how Windows 10 crashes”.
          Isto nas versões pessoais do OS, já que nas versões empresariais até isso pode ser desligado. Em relação a tudo o resto, reconhecimento de voz e texto (Cortana), feedback de utilização, partilhar localização e ID de publicidade com apps, pode ser desativado.
          E continuamos à espera da prova de que “o desactivar não funciona”.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Tens aí a resposta.

          2. Avatar de tekMan
            tekMan

            Mais um artigo sobre recolha de dados de telemetria, ou seja, utilização de funções integradas no OS como windows update, onedrive, apps MSN e pesquisa, e nenhuma evidência de comunicação de dados pessoais/espionagem.

  7. Avatar de Joao
    Joao

    O Windows Privacy Tweaker ( https://www.phrozensoft.com/2015/09/windows-privacy-tweaker-4 ) também é interessante e funciona a partir do windows 7 para cima.

    Isto com dois ou três programas deve bloquear todas as comunicações desnecessárias com a Microsoft… cada um tens os seus truques e todos juntos pode ser que resolvam o assunto.

  8. Avatar de Nixtren
    Nixtren

    Também há este programa aqui open-source:
    https://github.com/Nummer/Destroy-Windows-10-Spying

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eu uso esse mas fui busca-lo aqui: http://dws.wzor.net/
      tem sempre a build mais nova e não só trata do windows como do office 2016, e na utilização indica tudo o que faz e cria um pequeno log que indica o que fez, para Win7/8/8.1/10

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        Carlos a melhor coisa que podes fazer é não usar esse já que contem virus positivo https://www.herdprotect.com/bamcof.exe-a8b7f4b136b647e1a84c536f95fe776e8781df2e.aspx 😉 deves ter esse executavel ativo no teu pc por isso é melhor dares uma olhada 😉

  9. Avatar de Censo
    Censo

    Mas que dados vão para a MS? Expliquem lá isso.

    1. Avatar de jp
      jp

      Tudo com medo das informações que o Win10 usa e que dão para controlar na sua maioria nas definições.
      Então e do Android e do iOS? Desses já não há medo? Não me devo enganar muito se disser que foi a Apple a inventar estas coisas de saber tudo a respeito dos seus utilizadores. “Ah! Isso é Apple, é mais limpinho. Já não me importo que me espiem…”

    2. Avatar de anubis
      anubis

      Dados de navegação.. se andas ou não a ver lolitas na net, et cetera.

      1. Avatar de Inpu
        Inpu

        Hahaha, “se andas ou não a ver lolitas na net” parti-me a rir xD

  10. Avatar de fr
    fr

    o pessoal que fez upgrade para o windows 10 se f*** em grande. que burros lol

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Jovem a MS já anda a fazer tracking a muito tempo, estas ferramentas já existiam para versões de win 7,8 e 8.1 por algum motivo.

  11. Avatar de simões
    simões

    eu ainda não percebi qual o stress de umas informações serem passadas… está tudo maluco ou serei só eu?

    1. Avatar de Quintas
      Quintas

      Eu também não… Nao teno nada a esonder… Por norma acessar ao banco acesso em navegação anónima e com teclado virtual e duvido que ms ande atras de informações pessoais… Esta anda à procura de maneiras de mlhorarmos o SO, vendo onde clickamos mais e o que acedemos mais por ex.. Mas falam da MS, nao vos vejo a falar da google que também recolhe e muito informações…ainda a uns tempos reparei que eles tem meu histórico desde 2005!!

    2. Avatar de Argent
      Argent

      Não estás tu nem estou eu. Este pessoal e que deve andar a fazer coisas ilegais nos PCs e agora está tudo com medo.

      PS: Bom dia Sr. Agente

  12. Avatar de JMCS
    JMCS

    Já agora para que não tenham falsas informações:
    Não ando na informática há 2 dias!
    Desde os tempos de estudante já sou utilizador de sistemas informáticos desde o início de 1983!
    Já passei por muitos sistemas, o W10 não é o primeiro mau sistema que encontro pelo caminho!

    1. Avatar de DrMinister
      DrMinister

      Porque que o consideras mau?
      Não acho que seja um mau SO, mas de facto ainda está longe de ser o melhor.
      Principalmente, para quem usa pc’s AMD’s, como eu, é que se nota mais problemas.

      De resto, gosto do SO, apesar de todos falaram de que a Microsoft andar a espiar e etc… como fosse a primeira empresa a faze-lo e o primeiro SO a fazer…
      realmente devem de ter muita coisa a esconder, e quem tem, se é “esperto” para uma coisa, também será esperto a saber esconder!

      1. Avatar de Guarda Silvino
        Guarda Silvino

        >Podem acabar com a liberdade de expressão, porque eu não tenho nada para dizer.

        1. Avatar de Guarda Silvino
          Guarda Silvino

          @DrMinister

    2. Avatar de José
      José

      Mas mau porquê?

  13. Avatar de rui
    rui

    Volto a deixar mais uma vez a seguinte frase: “quem não deve, não teme”. Acho que é suficiente para todo e qualquer artigo deste género. Querem o que entendem por privacidade? Fechem-se em casa (numa casa sem janelas, sem electrodomésticos, electricidade, … completamente vazia) e não saiam. Anda tudo tão paranóico com isto porquê? Aquilo que entendem por privacidade nunca existiu. Como está dito ali acima, está tudo maluco?

  14. Avatar de Lima
    Lima

    Estes programas, para além de criarem instabilidade no OS, são completamente desnecessários.
    Ou acreditam mesmo no Pai Natal?
    Mas atenção… Se acham que é só a Microsoft que recolhe dados de telemetria, é melhor acordarem para a realidade….. “Outros” enviam os dados directamente para terceiros..

  15. Avatar de José
    José

    Mas será que a Microsoft anda mesmo espiando os utilizadores através do Windows 10? e com que fim? Pessoalmente custa-me a crer que isso esteja acontecendo? até porque penso que, o que ganharia a Microsoft com isso? Ou não será mesmo alguém ou alguma organização que esteja querendo desacreditar a Microsoft. É que sem duvida alguma, este Sistema Operativo da Microsoft, Windows 10 está ficando cada vez melhor. Pessoalmente acho tudo isto muito estranho.

  16. Avatar de José
    José

    Mas o Windows 10 é mau, porquê?

    1. Avatar de Guarda Silvino
      Guarda Silvino

      A tua frase com vírgula indica que estás a afirmar que o Windows 10 é mau. Donde sabes perfeitamente responder ao teu “porquê”.

  17. Avatar de r
    r

    respondendo à pergunta do artigo… se querem mesmo privacidade, deixem de ir à net ( redes sociais, e-mail, online banking,….) deixam de usar os telemóveis, caixas multibanco, via Verde, cartões de sócio e de desconto….. E sejam felizes

  18. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    É impossivel parar a telemetria, a microsoft vai continuar a receber informação…… se querem tirar dúvidas ponham-se a mexer no Wireshark (ou similares) e vejam as conexões efectuadas para a microsoft.

    Estes programas, é tudo mais do mesmo, desactivam algumas chaves de registro, tudo o que é feito com este tipo de programas pode ser feito manualmente portanto cuidado, porque muitos destes programas são manhosos, vocês (quem não gosta da recolha de info por parte da MS) metem a vossa confiança neste tipo de software sem terem o mínimo conhecimento do que eles fazem por trás, até podem ser fidedignos, mas aposto que há quem se vaia aproveitar da situação e tirar partido para seu proveito próprio, no entanto volto a referir, é impossível parar a telemetria a 100%.

    Ponham a paranónia de lado, a MS não quer saber do que vocês fazem na net.

    1. Avatar de Ahmenesia
      Ahmenesia

      Eles só querem minar data!

      1. Avatar de Ahmenesia
        Ahmenesia

        E para quem acha que está tudo bem que faça um speedtest…

  19. Avatar de Luis Da Costa
    Luis Da Costa

    Eu só gostaria de relembrar que a partir do momento em que o acesso ao código fonte não é possível a qualquer um, é completamente impossível de termos 100% de certezas que o Sistema Operativo não estará a partilhar informações nossas, privadas ou não, isto a não ser que não tenham uma ligação à internet para a máquina que está a correr esse mesmo sistema operativo.

    E isto é o mesmo em todos os casos:
    – No Windows (qualquer versão)
    – No Mac Os (qualquer versão)
    – Num sistema operativo Gnu/Linux (quando usamos drivers/firmware/aplicações proprietárias).
    – Principalement nos mobiles

    Até nos programas dos quais temos acesso ao código fonte e são livres de partilha e de modificação (aka Software Livre) temos de nos preocupar e verificar (ou esperar que alguém verifique). A única diferença sendo que neste caso podemos mais facilmente ver se existe algum “backdoor” e removê-lo caso necessário.

    Isto é o b.a-ba da segurança.

  20. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Existem pessoas mesmo masoquistas e que gostam de ser cobaias.

    Tudo pela ânsia irracional de quererem a mais recente novidade, o “último grito”.

    Ao fazerem o upgrade ou ao instalarem o Windows 10, tornaram as suas máquinas hospedeiras do maior, mais complexo e sofisticado malware da História das Tecnologias da Informação. Tornaram-se escravos e cobaias de um SO que é um gigantesco “Big Brother”.

    NÃO HÁ ALMOÇOS GRÁTIS… preparem-se para pagar o “preço”…

    Boa sorte…

  21. Avatar de David
    David

    Gratuita e com o código fonte fechado? Se assim for realmente garante uma grande segurança… o melhor é mudar de sistema operativo.

  22. Avatar de aeonflux
    aeonflux

    Não é só o proprio windows que está a vigiar, o proprio EDGE vigia, assim como o chrome que também está a vigiar, meras pesquisas no google j são gravadas no historico do proprio, querem-nos vigiar de todas as formas, não existe navegador que nao seja vigiado

  23. Avatar de Necroman
    Necroman

    Acho especialmente (des)interessante ver artigos dedicados a programas que nem sequer são testados. É interessante vir a saber depois que os programas criam mais problemas que resolvem

  24. Avatar de A.
    A.

    Por acaso há browser que não enviam dados e até são baseados no chrome da google como há outra coisa qu o ppl também esquçe…
    http://www.startapage
    Ah mas isso não é google ou Apple ou MS$ e portanto não não pode ser têm agendas ocultas! Deêm-me paciência… (Só a MS$ ou a Cupertino ou Google é que são crediveis, já agora…) Os Melhores Anti Vírus no mercado actualemnte nem são EUA ou Britâncicos…

  25. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Como faz pro fundo ficar preto com verde como na foto?