Cisco Meraki: A solução wireless baseada na Cloud (Parte II)

5 Comentários

A solução Cisco Meraki destaca-se da concorrência, uma vez que toda a gestão dos equipamentos é realizada através de uma plataforma que assenta cloud, não existindo assim a necessidade de adquirir controladoras . Na passada semana apresentamos aqui alguns equipamentos que fazem parte do portfolio Cisco Meraki.

Hoje vamos conhecer melhor algumas funcionalidades disponibilizadas pela plataforma de gestão.

startup-kit1


Para quem pretender desde já testar a plataforma, fique a saber que a Cisco Meraki disponibiliza aqui um DEMO.

Primeiros passos

Ao contrário das soluções wifi “convencionais”, que assentam em controladoras locais, esta solução da Meraki apenas necessita que o administrador registe, de uma forma simples, os seus equipamentos na plataforma de gestão para que comece a fazer gestão dos mesmo.

Como referimos no artigo anterior, o Pplware tem em sua posse alguns AP’s modelo MR18 e MR26 e o registo e configuração básica dos mesmos foi realizada em segundos.

Para começar o utilizador deverá criar uma conta no próprio site da Meraki e depois entrar com as credenciais definidas.

meraki_001

Depois de registar os equipamentos por número de série (ou por número de compra), o administrador deverá começar por criar uma rede (escolhendo a opção Create a Network) e depois indicar os parâmetros solicitados.

meraki_002

Depois de criar a rede e indicar quais os equipamentos associados à mesma, vamos configurar algumas funcionalidades. Considerando que estamos a proceder à configuração de uma rede wireless vamos começar por definir o SSID (nome da rede) – de referir que esta solução tem suporte para 16 SSIDs diferentes – e o tipo de segurança.

Para isso basta ir a Wireless > Configure > SSIDs e depois indicar o nome da rede, tipo de encriptação, método de atribuição dos parâmetros de rede aos clientes, etc.

Meraki_003

Apesar de ser uma solução baseada na Cloud, esta permite a realização de todas as configurações básicas e avançadas necessárias para garantir a melhor segurança de uma rede (num próximo tutorial iremos mostrar como podemos associar um servidor RADIUS da própria Instituição/empresa a esta solução).

Meraki_004

Ao nível do endereçamento e tráfego, esta solução é também fantástica. Para se ter uma ideia, o administrador nem sequer necessita de ter um serviço DHCP na rede (no entanto, é também possível fazer uso da infra-estrutura/serviços já implementados na empresa. A solução tem ainda suporte para modo bridge, Layer 3 roaming, etc.

Como não poderia deixar de ser, há também suporte para VLAN Tagging, parâmetro fundamental para quem tem a rede segmentada ao nível de Vlans.

Meraki_005

Por fim, a selecção das bandas em uso (2,4 Ghz e 5Ghz, ou apenas 5 Ghz).

meraki_006

Após realizadas as configurações anteriores, basta activar o SSID e temos a rede wireless pronta a funcionar. Para ver os clientes associados à rede, basta aceder a Network-wide > Monitor e depois Clients.

Nessa interface podemos ver de imediato os clientes associados à nossa rede assim como a  largura de banda usada, tipo de sistema operativo em uso, endereço atribuído, politica atribuída, etc,

meraki_007

Num próximo artigo iremos explorar mais detalhadamente as funcionalidades de monitorização, entre outras configurações. Estejam atentos.

Se gostaria de receber mais informações sobre esta solução Wireless clique aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Golf
    Joao Golf

    Os equipamentos da Peplink por exemplo também são geridos pela cloud dispensado a controladora

  2. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Boa tarde Caros,

    Esta solução não é idêntica ao utilizado pelos equipamentos UNIFI da Ubiquiti?

    Cumprimentos,

    1. Avatar de Joao Ferreira
      Joao Ferreira

      Exatamente o que eu ia dizer…

    2. Avatar de Pedro Miguel Lourenco
      Pedro Miguel Lourenco

      No caso dos equipamentos da Ubiquiti e quem tiver uma NAS da Synology (a solução que tenho implementada), é possível ter o controlador a funcionar na prórpia NAS, que dá um jeitão.

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Mas isso é para ser vendido por retalho, ou diretamente???