Cisco liberta o protocolo de encaminhamento EIGRP

31 Comentários

O encaminhamento é uma função de extrema importância no processo de comunicação entre máquinas de redes distintas. Os routers (ou encaminhadores) são equipamentos activos de uma rede de dados que permitem a comunicação entre dispositivos de redes diferentes (e também de redes com diferentes tecnologias) e totalmente autónomas. Os routeres funcionam na camada 3 do modelo OSI (ver aqui) e têm a capacidade, com base nos protocolos de encaminhamento, (encaminhamento dinâmico ou rotas estáticas -encaminhamento estático) ou por conhecerem as redes directamente ligadas) de fazer chegar os pacotes de dados de uma rede de origem a uma determinada rede de destino.

O EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) é provavelmente o melhor protocolo de encaminhamento mas, era até há relativamente pouco tempo um protocolo proprietário da Cisco, ou seja, apenas estava disponível nos equipamentos da Cisco. Durante o evento “Cisco Live!” a Cisco anunciou oficialmente que irá disponibilizar o protocolo EIGRP para que outros fabricantes o possam adoptar.

eigrp_00

O mundo das comunicações de dados está rodeado de muitas tecnologias e protocolos que dão suporte a toda a infraestrutura e que simplificam todo o processo de comunicação. Para um utilizador, por exemplo, a tarefa de enviar um e-mail é algo muito simples no entanto, a nível de infraestrutura, mais concretamente a nível dos routers/encaminhadores, é fundamental que que estes consigam encaminhar a informação de uma origem para o destino definido.

O encaminhamento (muita das vezes referido com routing) é assim uma das funções essenciais na comunicação entre sistemas,  determinando o caminho que um pacote de dados deve seguir para chegar de uma rede a outra.

Durante o evento “Cisco Live!” que se realizou em Londres, Donnie Savage um dos responsáveis pelo desenvolvimento do protocolo EIGRP referiu que este protocolo será padronizado pelo IETF (Internet Engineering Task Force) podendo assim ser adoptado por qualquer fabricante.


O EIGRP é um protocolo híbrido (porque combina características dos protocolos de encaminhamento que encaixam na categorias Distance Vector e Link State) e é  provavelmente o melhor protocolo de encaminhamento  já alguma vez criado, uma vez oferece características únicas como é o caso:

  • Rápida convergência (uma vez que usa o algoritmo DUAL)
  • Suporte para VLSM
  • Updates incrementais
  • Escabilidade
  • Simples de configurar
  • Sumarização de rotas automática
  • Autenticação
  • ..-.entre outros.

Esta é sem duvida uma grande noticia para o segmento do Networking e uma grande atitude por parte da Gigante Cisco.Resta agora saber se os restantes fabricantes vão adoptar tal protocolo ou continuar a aposta no RIP e OSPF.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
    Filipe Nunes Rodrigues

    Interessante, tenho batalhado tanto neste protocolo ultimamente….

  2. Avatar de Marzkor
    Marzkor

    Devem ter um melhor

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    Esta semana vou fazer exame CCNA….medoooooo

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não tremas… Estuda bastante e tudo vai correr bem.

      A mim também meteram medo e… 94% no saco ;).

      Boa sorte.

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Qual é o minimo para passar?
        Como funcionam as perguntas em que é necessário escrever um comando?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          75% 🙂
          AS perguntas são de escolha multipla

          1. Avatar de seemog
            seemog

            E 50% na parte prática. Certo?!

          2. Avatar de FM
            FM

            Não está correto.

            São 825 de passing score (em 1000).

            Abraço

    2. Avatar de MikeC
      MikeC

      Posso perguntar onde vais fazer?

      Tenho andado a ver isso, mas para já os preços não agradam!

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Galileu. Mas há muitos outros sítios onde podes fazer.

  4. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    “O EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) é provavelmente o melhor protocolo de encaminhamento…”

    É a gozar certo? Melhor em que? Facilidade de configuração sem sabermos o que ele faz por trás?

    LOL

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia @chicosoft, poderia dizer N características mas a convergência é para mim um factor chave numa rede.

    2. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      O EIGRP está devidamente documentado. Existem documentos que já vem do tempo do IGRP que mostram como funciona.
      O facto de ser proprietário da Cisco não impede que se saiba o seu “core function”.
      De facto é sem dúvida o melhor protocolo de routeamento, ainda que seja um distance vector na sua abordagem mais simplista. Consegue trazer a facilidade de configuração de um RIP, mas com todos os beneficios de um link state como é o caso do OSPF/IS-IS.
      É extremamente rápido a convergir porque simplesmente não precisa de conhecer toda a topologia da rede e recalcular tudo.
      É também o unico que tem rotas de backup em (standby) e faz load sharing em links com capacidade diferentes.

      O mundo seria de facto melhor se o EIGRP fosse adoptado como um standard ao invés do OSPF.
      Vamos ver o que isto vai trazer para o mundo do networking, se bem que existem outros fabricantes que defendem o OSPF com unhas e dentes como o caso da Juniper. Mas é normal porque não tem melhor.

      Com os meus melhores cumprimentos.

      1. Avatar de MikeC
        MikeC

        Realmente o artigo em si, já é totalmente parcial… estás repostas “é porque si…. *bla*bla*bla* palavras bonitas que não dizem nada bla…” são mesmo escusadas!

        O assunto é algo complexo e como tal ao falar sobre isto deviam realmente explicar tecnicamente do que estão a falar!

        Tal como o “chicosoft” no que toca a redes, eu partilho da opinião que se não se sabe o que realmente está por trás não podemos considerar “o melhor”… quando muito podem dizer que faz o que estavam a espera e é simples de configurar(?digo eu?)… agora afirmar que é o melhor sem saber realmente tudo o que faz… e a segurança da rede? será posta em causa? … pois questões que não se sabem….?

        Contudo o importante a tirar da noticia, para mim, não é a publicidade descarada à Cisco, mas sim o facto de que agora sim poderemos saber se é ou não “o melhor”, ou pelo menos saber “do que é feito” e isso sim é um passo muito interessante de ver pela parte da Cisco!

          1. Avatar de MikeC
            MikeC

            Pois, mas ao que parece infelizmente não é bem “open”

            http://packetpushers.net/why-is-cisco-bothering-with-open-eigrp/

            Pena….

        1. Avatar de Ricardo Silva
          Ricardo Silva

          As palavras bonitas são as que vem nos manuais. É que até para usar palavras bonitas é preciso que estas façam sentido.
          Se não as entendes isso é outro problema.

          1. Avatar de MikeC
            MikeC

            O teu comentário diz tudo… é preciso que elas façam sentido.

            E também é preciso entender, concordo planamente, repara eu falei num português bastante simples e ainda assim não percebeste o que realmente foi dito e levaste como um ataque pessoal!

            Já percebi que para ti Cisco é religião, mas repara que eu não disse que é bom mau ou pior! Disse apenas que dizer em palavras bonitas que faz isto e aquilo, não significa que o faz…

            Eu próprio não digo que é melhor ou pior! Sei que não tens realmente noção das vantagens se não for tudo Cisco… e isso para mim é já por si só a grande desvantagem!
            Para mim não faz sentido ir por algo que é demasiado proprietário, quem confia realmente no que faz não precisa disso!

            Mas convido-te a fazer-me uma demonstração (miguelmclara at gmail dot com) quem sabe comece a gastar balúrdios em tudo Cisco em vez de optar por Juniper ou quem sabe hardware mais barato e sistemas open source…

  5. Avatar de Redin

    …vou estar atento…

    1. Avatar de ( ͡° ͜ ʖ ͡°)
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

      …i can see you…
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

  6. Avatar de Helder
    Helder

    Hmm,, cheira-me a manobra da cisco. É porque já desenvolveram um mais poderoso. Contudo, é um grande passo para as redes de comunicação pois esse protocolo é simplesmente brutal!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      mas brutal porquê?

      O Ospf do meu ponto de vista também é brutal…

      cmps

    1. Avatar de MikeC
      MikeC

      “Advanced features of EIGRP (namely stub areas) will not be released to the IETF.
      Informational RFC allows Cisco to retain control of the EIGRP protocol.
      EIGRP is still technically proprietary.”

      loOl… That is not Open!

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        Quando tirares o CCNP e oxalá consigas, vais perceber além do que são as stub zones e o que são stub routers, ao invés de topologias hub/spoke.
        Eu também gostava que até isso fosse incorporado pelo IETF.

  7. Avatar de carlos
    carlos

    Finalmente as empresas podem deixar do OSPF e usar algo melhor!!!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      porque é que o OSPF é mau??

      cmps

  8. Avatar de PauloMV
    PauloMV

    O EIGRP até pode ser um protocolo bom mas se está agarrado ao fabricante prefiro não usar.
    Acho que em toda a minha carreira em networking, devo ter usado EIGRP uma vez além de ter estudado para as certificações. Tento evitar os protocolos proprietários já que trabalho com Multivendor.
    Isto de eles permitirem o código do EIGRP para RFC mas mantendo as features avançadas não vale de nada, fica proprietário na mesma.
    Ou disponibilizam tudo ou não disponibilizam e pronto.

    Para protocolos de encaminhamento coxos já existe o RIP…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Completamente de Acordo!!

      cmps

  9. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Ele é brutal, ele é o melhor, ele é tudo e mais alguma coisa. Quantas vezes ao longo da vossa vida o vão implementar?! Provavelmente nunca! Não foi a Cisco que inventou as redes. O que a Cisco fez foi espalhar academias e certificações para quem de lá sai pensar que não existe vida para além de Cisco. E enquanto isso obriga os candidatos a decorar conteúdos completamente desajustados à realidade da maior parte dos países e a conhecer protocolos que nunca ninguém vai usar na vida. Ainda falam da Apple.

  10. Avatar de Anderson Guimarães
    Anderson Guimarães

    Na prática (prática mesmo = Provedor e Redes Grandes) só usamos eBGP e OSPF. Cada um fazendo seu papel e em alguns casos… iBGP…

    Um abraço,
    Anderson Guimarães