Cisco L2/L3 IOU Rack – Um laboratório Cisco no computador

31 Comentários

Como administrador de redes são completamente viciado em aplicações direccionadas para as redes de dados e também plataformas de emulação/simulação de equipamentos de rede como é o caso do GNS3, packet Tracer, entre outros.

Ontem, enquanto fazia umas pesquisas encontrei aquilo a que podemos chamar de um ”tesouro”…Cisco L2/L3 IOU Rack, um autêntico laboratório Cisco com routers e switchs.

cisco_00

Cisco L2/L3 IOU Rack é uma máquina virtual que permite criar cenários de rede, disponibilizando quatro routers e seis switchs layer 3. Com o Cisco L2/L3 IOU Rack os utilizadores poderão por à prova os seus conhecimentos em redes, configurando routers e switchs sem a necessidade ter os equipamentos reais. Esta é sem dúvida uma excelente ferramenta para quem anda a fazer certificação Cisco.

Como funciona o Cisco L2/L3 IOU Rack?

Para colocar em funcionamento o Cisco L2/L3 IOU Rack devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Fazer download do VMWare (ver aqui)

Passo 2 – Fazer o download do Cisco L2/L3 IOU Rack (ver links no fim de artigo).

Passo 3 – Já no Vmware, vamos a Edit e Virtual Network Editor

cisco_01

Passo 4 – E introduzimos a seguinte informação:

  • VMnet0: Bridged to an automatically chosen adapter – Bridged
  • VMnet1: Subnet 10.10.10.0/24 – DHCP Enabled – Host Only
  • VMnet2: Subnet 192.168.20.0/24 – DHCP Enabled – Host Only
  • VMnet8: Subnet 192.168.80.0/24 – DHCP Enabled – NAT

cisco_02

Depois da configuração anterior, devem fazer um restart à máquina (real). Depois de arrancar, devem verificar se têm as 3 placas virtuais disponíveis nas Network Connections.

cisco_03

Passo 5 – Feito isto, fazerem download do L2/L3 IOU, descompactam todas as partes do L2/L3 IOU e no final correm o ficheiro Debian Console.vmx no VMware.

cisco_04 cisco_05

Para acederem ao sistema devem usar as seguintes credencias:

Username: root

Password: flyxj.cn

cisco_06 ´

A partir deste momento, é tudo uma questão de comandos. Podem por exemplo usar o comando SHOW para ver todo o cenário

cisco_07

Para inicializar os equipamentos deve os usar os seguintes comandos:

  • ROUTE – para inicializar todos os routers
  • SWITCH – para inicializar todos os swicths
  • BR – para inicializar todas as bridges

cisco_08 cisco_09

Antes de fazerem telnet a qualquer dispositivo, verifiquem se as comunicações estão a funcionar. Para isso devem pingar, a partir do vosso sistema operativo nativo, os seguintes endereços:

  • 192.168.20.160
  • 192.168.80.160
  • 10.10.10.160

cisco_10

Se tudo estiver a funcionar correctamente, podem usar o Putty ou SecureCRT ou ou qualquer cliente para fazer telnet. Para aceder aos dispositivos devem usar a seguinte informação:

  • Endereço: 192.168.80.19
  • Porto: 2001 até 2010 (para cada um dos dispositivos – 4 routers e 6 swicths)

Exemplo de acesso a um router

cisco_11

Exemplo de acesso a um switch

cisco_12

Vejam no seguinte vídeo o sistema a funcionar:

Divirtam-se. Eu fiquei completamente rendido ao Cisco L2/L3 IOU Rack e desde já, em nome do pplware, dou os parabéns ao autor (ver aqui).

Sistemas Operativos: Windows
Download: Part1Part2Part3Part4 – Part5 – Part6 – Part7
Homepage: Gopherden

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Gosto muito do gns3 mas n é em windows xD

    1. Avatar de famont
      famont

      Porque será que tenho a mesma opinião que tu?
      O Pessoal que faz frequências com gns3 no windows raramente consegue entrega-las!

  2. Avatar de Vitor Oliveira

    Muito bom!

    Nunca tinha ouvido falar em tal coisa!

    Obrigado pela publicação!

  3. Avatar de José Pires
    José Pires

    Brutal.
    Uma questão, tb funciona no VirtualBox??

    1. Avatar de backonline
      backonline

      ainda nao consegui totalmente, mas com o virtualbox o cpu fica perto dos 100%

  4. Avatar de Gilberto Nunes
    Gilberto Nunes

    Alguem poderia upar os arquivos no Megaupload?

  5. Avatar de cris.
    cris.

    Eu estou abismado !
    Entretanto vou começar a malhar o CCNP – SWITCH, caso dẽ a ter acesso a todos os comandos switch será lindo.

    1. Avatar de Vitor Oliveira

      Segunda de manhã estou a fazer esse na Rumos 😉 CCNP Route agendado já par 15 de Outubro. Vai ser duro

      1. Avatar de cris.
        cris.

        Vitor, ou vc já tem umas boas base de Routing Cisco e é só rever matéria (ainda assim é bastante extensa) ou senão vai ser bastante apertado em duas semanas estudar para o CCNP – Route (isto sem usar braindumps, claro :P).

        Bem só resta me desejar-lhe boa sorte 😀 pro exame de 2ª

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu vou ver se faço o CCNA (exame) que ando a adiar à tempos!

    Obg

  7. Avatar de João Pedrosa
    João Pedrosa

    Será melhor Cisco L2/L3 IOU Rack ou o Packet Tracer?

  8. Avatar de Bruno Moreira
    Bruno Moreira

    Boas, estou com dificuldade em aceder com o putty será que alguém me pode ajudar, consegui instalar tudo direito, consigo pingar os endereços mas depois quando ligo da-me timeout da connection.

    ABC

    1. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      Olá Bruno,

      O endereço para te ligares com o putty é 192.168.80.160 e na porta respectiva. O endereço do post está errado.

      Pedro corrije isso sff.

      1. Avatar de Bruno Emanuel Moreira
        Bruno Emanuel Moreira

        Vou tentar ver, é que não estava mesmo a conseguir consigo pingar 192.168.20.160; 192.168.80.160; 10.10.10.160, mas não consigo entrar.

        abraço e obrigado

  9. Avatar de André Déo

    Pedro,

    Excelente ferramenta, como sempre você se superando, mas tenho uma pergunta/desafio:

    Pergunta:
    Algum dos software citados (GNS3, packet Tracer, Cisco L2/L3, etc) suporta que eu habilite o SNMP neles e de outra máquina execute comandos como snmpget, snmpwalk, snmpset, etc como se fosse um equipamento físico na rede?

    Desafio:
    Caso a resposta seja não, você que é o mestre de encontrar softwares e gosta de desafio, te proponho esse:
    Achar uma maneira de ter um software, VM, etc com um ip da rede e nele executar comandos de SNMP.

    Isso para usar nas aulas da faculdade seria perfeito, pois não precisaria depender de equipamentos da instituição, levar equipamentos, etc.

    Abraços do Brasil!

  10. Avatar de Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeiro

    Ainda estou de boca aberta….

  11. Avatar de Pedro Caetano
    Pedro Caetano

    Boa tarde,

    Desde quando é que o pplware incita utilizadores a fazerem download de ficheiros que NÃO são de forma alguma livres de copyright ?

    P

    1. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      Incitar a fazer download ilegal de ficheiros no site oficial do produto ?

      Pensando um bocado, só mesmo um bocadinho, no mínimo verias que não é mais que um incitamento a SACAR o trial.

      O resto, quer seja comprar ou ROUBAR, caso a solução agrade já é com cada um …

      Detesto a facilidade com que certa gente aponta o dedo … na plena actividade da sua unitilidade.

  12. Avatar de Pedro Caetano
    Pedro Caetano

    @Pedro Almeida:
    Obviamente não me refiro ao VMware, mas sim ao l2/3IOU.

  13. Avatar de nioxys
    nioxys

    Existe ainda para quem não conhece o Cisco Packet Tracer, um simulador de redes.

    http://www.cisco.com/web/learning/netacad/course_catalog/PacketTracer.html

  14. Avatar de victor rebli
    victor rebli

    @Pedro Caetano:
    Como assim? o L2/L3 IOU possui limitações legais iguais ao GNS, utilizando imagens IOS?

    O L2/L3 IOU é proprietário, igual ao boson netsim?

    1. Avatar de FM
      FM

      Boas,

      O IOU (ou IOS on Unix) é para uso interno da Cisco e de alguns parceiros. Essa versão que esta no artigo pertence ao flyxj.cn e se forme ao blog dele vão verificar que so por criar a imagem que ai está ele foi processado pela Cisco, banido de todas as certificações para sempre e ainda ficou sem as que já tinha.

      Podem ter o artigo mas devem tirar os links o mais depressa possivel.

  15. Avatar de Gilboy
    Gilboy

    maneirooo!!!!!!

  16. Avatar de fernando
    fernando

    Exelente, vai dar jeito já que estou em gestao de redes cisco..

  17. Avatar de AC
    AC

    “disponibilizando quatro routers e seis switchs layer 3”

    sao 6xrouters e 4xswitches 🙂

    Para os que seguem INE LABs – asesal’s IOU v4.3

  18. Avatar de Prabin
    Prabin

    How do download the IOU. Can you give us the link?

  19. Avatar de Chris
    Chris

    Where can I download the OVA? I only have the IOU images, but not an OVA with everything there?

    Thanks again!

  20. Avatar de Nilton
    Nilton

    Estou tentando baixar os arquivos:
    Download: Part1 – Part2 – Part3 – Part4 – Part5 – Part6 – Part7

    Mas não abre nada no link.
    Podem corrigir estes links, por favor.

  21. Avatar de Cesar M
    Cesar M

    Algum de você poderia compatilhar o link para baixar o Cisco L2/L3 IOU Rack v5, muito obrigado pela ajuda