China prepara-se para abandonar o Windows e criar o seu próprio sistema operativo

65 Comentários

A guerra comercial entre a China e os EUA está ao rubro. Para além das acusações e parte a parte, existe o bloqueio que foi aplicado à Huawei e que impede a empresa de preparar o seu futuro.

No meio de toda esta confusão, surgiu uma informação importante. A China prepara-se para abandonar o Windows e criar o seu sistema operativo próprio.

China Windows Microsoft EUA sistema operativo

Do que se sabe, a decisão do governo chinês de abandonar o Windows ainda não é formal, mas já existe. Surgiu da necessidade do país de aumentar a segurança nos computadores do governo e em especial do exército.

O Windows já não é um sistema operativo confiável

A informação surgiu inicialmente revista Kanwa Asian Defence, uma revista canadiana especializada em temas militares. É avançado que graças aos recentes casos de quebra de segurança do Windows, este deixou de ser confiável.

Microsoft anuncia versão do Windows 10 para Governo Chinês

A China quer-se proteger dos EUA e de ser espiada

O governo chinês entendeu que os EUA têm ferramentas para explorar falhas do sistema da Microsoft. Dessa forma conseguirá aceder remotamente a qualquer máquina e assim roubar dados de forma simples. Para evitar esta situação, decerto, a China terá decidido criar o seu sistema.

Mas mais do que usar uma versão alterada de outro sistema operativo, a China quer ir mais longe. Pretende desenvolver de raiz uma nova proposta, que controlará e que poderá gerir de forma independente. Este novo sistema será desconhecido e assim imune a problemas.

China Windows Microsoft EUA sistema operativo

Este novo sistema será independente da Microsoft

A tarefa de desenvolver esse novo sistema foi dada ao grupo Internet Security Information Leadership. Este grupo responde diretamente ao Comité Central do Partido Comunista Chinês. Este é similar ao Cyber Command dos EUA, que trabalha de forma independente das restantes agência e dos diferentes ramos do exército.

Claro que esta não é a primeira vez que este tema surge nos países asiáticos. A China quis em tempos ter uma versão própria do Windows e a Coreia do Norte tem no Red Star OS uma proposta em utilização.

A China já tentou (e falhou) criar o seu próprio OS, será que outras marcas irão conseguir?

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno F.
    Bruno F.

    Os states tentaram com a Rússia, não conseguiram. Agora estão a tentar com a China. De facto aquela malta precisa mesmo de conflitos/guerras para estar bem.

    1. Avatar de pauloj
      pauloj

      Não faltam aqui China lovers, deveriam-se se mudar para a China, pera deculpem-me, Portugal já faz parte da China e nota-se pelo seu declínio. Para os amantes da china esquecem-se que se Portugal alguma vez fez ou faz parte do mundo desenvolvido possivelmente e graças aos Estados Unidos. Para os amantes da China, eles deveriam informar-se do que realmente a china está a fazeer ao mundo que economico ou social, … Respect Rússia & where is marselfie?!

      1. Avatar de Joao Pequeno
        Joao Pequeno

        PauloJ, o teu discurso só revela a tua ignorância. Neste momento há 2 blocos fortes: os USA e a China. Economicamente e tecnologicamente. Mas a China já há milénios que é um país desenvolvido. A china já tinha linguagem escrita há mais de 3000 mil anos. ~Inventaram a pólvora,etc e blablabla. Não me quero estar a longar pq ficávamos aqui o dia inteiro. Não se trata de ser amanate de um ou de outro mas de reconhecer os méritos a quem os tem. A china é um país de engenheiros e os USA é um país de advogados (law makers)

        1. Avatar de bruno
          bruno

          “A china é um país de engenheiros e os USA é um país de advogados (law makers)” desde quando é que a china é um pais de engenheiros? de mão de obra barata mas os engenheiros estão nos outros países.

        2. Avatar de João C
          João C

          hahahhhahahahhahahahahhahahahhahahahahahhahaha

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Não deve ser pior do que os EUA estão a fazer e fizeram ao planeta

      3. Avatar de Joao
        Joao

        Tanto respeito por Portugal e termina a frase em inglês com erros…

      4. Avatar de Joao
        Joao

        Tanto respeito por Portugal e termina a frase em inglês com erros…

      5. Avatar de Pedro R.
        Pedro R.

        “se Portugal alguma vez fez ou faz parte do mundo desenvolvido possivelmente e graças aos Estados Unidos”. Gostava de ler algo mais aprofundado sobre este tema, quer dizer, uma explicação qualquer desta afirmação.
        Não me parece que, pelo facto de muitas pessoas se estarem a colocar contra a posição protecionista dos EUA, se tornem amantes da China. Parece-me é que esta política do Trump está a prejudicar-nos a todos, consumidores, pois vemos restringido o nosso direito de livre escolha.

      6. Avatar de Zhizu
        Zhizu

        Bem a verdade é que há imensas companhias portugueses incluído que querem uma parte do mercado chinês logo têm que se mudar para a China, já visitei a China inúmeras vezes e tenho amigos em Macau e em Shanghai, estão muito bem melhor do que quando estavam em Portugal e não querem voltar. A China não é Coreia do Norte, era bom se informasse melhor antes de falar.

  2. Avatar de Ginger Ale 007
    Ginger Ale 007

    Um novo sistema operativo para o próprio país,quem diria… Dá graça,porque se não me esqueço a Coreia do Norte também parece que criou um e de nada lhes valeu.Nem sei se o abandonou de vez ou não.Até gostava de ver um sistema operativo todo em mandarim,com aqueles caracteres.Uma coisa é certa.Ninguém perceberia nada. 🙂

    1. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      Errado de certo aue entende de mandarin iria perceber o aistema, e se ao mesmo tempo entende de programação, pode explora-lo. Nada neste mundo é imune a ataque e até as mais basicas leis da fisica são susceptiveis sde serem “violadas” quanto mais um sistema criado por humanos, não se esqueçam do velho ditado “errar é humano”

    2. Avatar de Edexote
      Edexote

      Estás mesmo a comparar os recursos do Coreia do Norte aos da China para criação de software, ou mesmo de outra coisa qualquer? Deves ter nascido na década passada…

      1. Avatar de caetano
        caetano

        decada não seculo

    3. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      O Windows tem o Mandarim como linguagem de suporte para todos os menus… basta ter a versão pro e alterar a linguagem para Chinês-Mandarim. E poderá ver como fica. Espero é que decore onde está o menu para lá voltar e escolher outra bandeira, para voltar a ter o sistema numa língua que entenda…

    4. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      A comparação com a Coréia do Norte beira o ridículo. A CN desenvolveu uma distribuição Linux própria, o que por sinal não tem nada de estranho, é até bastante racional. Se lhes valeu ou não é difícil de saber, ao que me consta eles usam sua própria distro e não abandonaram nem parcialmente, mas se estiver errado pode me corrigir, mas se for fazê-lo que seja com fatos e argumentos lógicos e não com bazófias sem informação.
      Por outro lado o projeto chinês é bem mais ambicioso. Não falta recursos e condições para que façam seu próprio sistema operacional. Lembre-se que é um sistema para as forças armadas e não de uso geral. Não vejo portanto nenhuma dificuldade e acho uma proposta muito correta do ponto de vista deles, já que é lógico que queiram preservar seus sistemas mais sensíveis da espionagem eletrônica que temos CERTEZA que os EUA praticam (vide Snowden).
      O comentário tentando depreciar a língua predominante na China, o Mandarin, denota um preconceito cultural ocidental, que cai no ridículo por estar referindo-se com desdém àquela que foi a cultura dominante econômica, intelectual, científica e tecnologicamente no mundo durante milênios e que no momento está em franco processo de retomada dessa posição.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        vAI BEBER UM COPO

    5. Avatar de Zhizu
      Zhizu

      Comparar a China com a Coreia do Norte, tudo a ver.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não era por aqui que a China devia ir mas sim proibir a entrada de iphones na China! Isso sim seria resposta com a mesma moeda!

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Eles não entram na China, eles saiem da China
      Isso era dar um tiro no pê, os milhões em impostos e postos de trabalho que a Apple cria na China não dá grandes margem de manobra para o Governo Chinês ir por ai.

      1. Avatar de Atao
        Atao

        errado. a apple não tem outra solução se não fazer iphones na China. Se pudessem não o fazer já tinham mudado à muito. Não esquecer que maior parte dos componentes do iphone são feitos exclusivamente na China e não são propriedade da Apple. A Apple é mais refém da China que o contrário.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Têm sempre que meter a Apple ao barulho , e já agora quais são os componentes fabricados na china ?

          Abc

        2. Avatar de jose
          jose

          A Apple pode mudar para coreia do sul, vietname, india, etc e manter os mesmos preços, só teria de esperar que a infraestrutura chegasse ao tamanho da foxconn, enquanto isso vendia menos.
          Até podia mudar para e europa ou US e aumentar os preços do iphone ou ter menos lucro. O que não faltam são alternativas.
          Já a china, perdendo encomendas de empresas US, perderia mais de 50% do seu revenue.

        3. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Errado. A dependência na china advém da infra estrutura mas isso é pano para mangas, pois também se produz noutras partes do mundo.

          Estrategicamente é a opção que preferiram, não é a única, nem de perto. É uma escolha. E com cada escolha há consequências.

    2. Avatar de Zé José
      Zé José

      Tiro no pé… Os iPhone são montados na China…

  4. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Em 2008 a China também quis bloquear o Windows de ser usado, queria que as pessoas e empresas só usassem 2 distribuições de Linux, feitas pelo governo chinês… ao cabo de 1 ano, com menos de 120000 instalações, o Windows voltou a ser permitido.
    Isto é a mesma coisa que o Brasil anunciou, que a Andaluzia fez durante 4 anos e que a Baviera fez durante 5 anos: querem autonomia só que os custos de manter um sistema operacional são de tal forma altos, que ter um mainstream acaba por ficar muitíssimo mais barato.

    1. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Pelo visto você não leu a matéria, o novo sistema é para fins militares e não para a população usar. O custo de fazer um sistema do zero sim é alto mais ela pode usar pelo menos um kernel já feito como o linux como base.

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Acho bastante polêmica sua posição sobre sistemas operacionais de uso geral no desktop, que ensejaria um longo e interessante debate que não cabe no assunto deste artigo.
      Acontece que estamos a tratar de um projeto de sistema operativo de uso específico das forças armadas chinesas. É portanto um escopo de aplicação muito mais específico onde argumentos tais como “não roda os softwares da Adobe” ou “não tem jogos” são completamente descartados.
      Pense na importância estratégica de proteger os sistemas militares daquela que vai ser a potência dominante econômica e militarmente no mundo em poucos anos e já ocupa a segunda posição “no olho eletrônico”. E pense no tamanho do orçamento militar chinês.
      Então perceba a falta de propriedade das comparações que você fez e do argumento que apresentou. As situações são completamente diferentes.

  5. Avatar de Joaquim Alcobia
    Joaquim Alcobia

    ” Este novo sistema será desconhecido e assim imune a problemas.”
    Not conhecido => Not problemas
    ???
    Discordo da relação causa efeito afirmada.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ora aí está. Andam a passar muitas destas ao lado.

  6. Avatar de miguel
    miguel

    Eles não entram na China, eles saiem da China 😀
    Isso era dar um tiro no pê, os milhões em impostos e postos de trabalho que a Apple cria na China não dá grandes margem de manobra para o Governo Chinês ir por ai.

  7. Avatar de miguel
    miguel

    Em reposta ao @jorge.

    “Não era por aqui que a China devia ir mas sim proibir a entrada de iphones na China! Isso sim seria resposta com a mesma moeda!”

  8. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Para que vão criar um novo SO? Não sabem o que é Linux? Acho que até um chinês com meio cérebro sabe que não é seguro usar um SO feito pelo governo.

  9. Avatar de nacho vidal
    nacho vidal

    J.W.Bush–> dois arranha-céus detonados para conseguir arranjar “a desculpa perfeita” para entrar no Iraque.
    Obama–> guerra económica com a Europa (especulação/ empresas de rating/ crise imobiliaria “PIGS”) + o inicio do big brother.
    Trump–> guerra comercial na china….

    Do fundo do coração espero que a China encontre uma maneira para ganhar essa guerra.
    O meu próximo telemóvel até irá ser um Hawai só por solidariedade.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      “Obama–> guerra económica com a Europa (especulação/ empresas de rating/ crise imobiliaria “PIGS”) + o inicio do big brother.”

      Esta partiu-me todo , 🙂
      O que referes aconteceu em 2007 , vai ver quando o Obama tomou posse.

      Abc 🙂

      Abc

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      nAO BEBAS MAIS NADA ..

  10. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    A China acaba com esta guerra quando quiser. Pelos vistos, estão a equacionar a hipótese de proibir a exportação de terras raras para os EUA. Ás de trunfo!

    1. Avatar de arc
      arc

      Essa muito provavelemente, as Terras Raras ou Metais Raros, poderá vir a ser um dos potenciais argumentos, se a China quiser ir por esse caminho.

      É bom recordar, que a China é o principal produtor/ exportador (+70% das reservas mundiais são suas) e que entre esses metais raros se destacam ( promécio, gadolínio, túlio, cério, etc.), sendo aplicáveis em tudo o que é tecnologia nos dias de hoje.

  11. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    As the creator of Chinese operating system ecology, Deepin Technology not only built close working relationships with chip, computer, middleware, database and other manufacturers, but also jointly developed lots of applications for Chinese users with Kingsoft, NetEase, Crossover and other companies. Its operating system product has been widely used in the government, finance, communication,education and other fields.

  12. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Uma boa jogada, assim substituem um sistema operativo que é espiada pelos serviços de informação americanos, e passa a ser espiado pelos serviços de informação chineses.

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Seu argumento é que as forças armadas CHINESAS vão ser espionadas pelos serviços de informação CHINESES? É sério isso?

  13. Avatar de Tavares
    Tavares

    Guerra entre a China e os estados unidos!? Nem comercial, isto tudo trata-se de um golpe de aumentar os valores dos produtos com o autocolante design in usa made in prc. Comecem a olhar para os produtos tecnológico, o caso da Huawei é o simples facto de ser uma empresa que oferece iPhones ao preço acessível, e com isso a Apple estava a perder receitas, sei que vão falar da samsuga, sim samsuga, é uma empresa sediada na Coreia do sul mas tem costelas americanas.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      “Samsuga, é uma empresa sediada na Coreia do sul mas tem costelas americanas.”

      Isto ultimamente anda cheio de brincalhões 🙂

      Abc

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        “Desculpe-me se feri os seus sentimentos”

    2. Avatar de bs
      bs

      O huawei p30 pro é o que chamas preço acessível… O pessoal queixa-se do preço do iphone mas esquece-se que samsung e huawei já fazem o mesmo, qual vai ser a desculpa agora? Este pessoal realmente deseja ter um iphone

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        Se quer comprar, faça o favor de o comprar e seja feliz.

  14. Avatar de Cortano
    Cortano

    Isto é uma desculpa da China para ter um maior controlo sobre o seu povo.
    China é dos países que mais investe no “big brother”

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      O que a matéria não deixou claro é que se trata de um sistema operativo para uso exclusivo das forças armadas e dos sistemas mais sensíveis do governo chinês. Trata-se de uma questão estratégica e não é um sistema de uso geral. Não ficou claro em nenhuma das matérias que eu li sobre o assunto se há alguma proposta de expandir para um sistema de uso geral, mas no momento é um sistema específico.
      No entanto não entendo qual é a diferença para o povo chinês entre ser espionado pelo próprio governo chinês ou ser espionado pelo governo americano. E sabemos muito bem que o governo americano espiona todo mundo (vide Snowden).

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Se na sabes a diferença devias ir ao dicionário …

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Não vejo nenhum problema em recorrer ao dicionário quando há alguma dúvida em relação ao vernáculo. No entanto não me parece que tal publicação discorra sobre temas sociológicos.

  15. Avatar de Joselito
    Joselito

    Nunca vi tanto defensor de comunista por metro quadrado como a aqui estar! Ainda não vi a Alemanha e o Japão a fazer um novo sistema operativo! Que não verdade é um fork do Linux!

  16. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Admira-me que os Chineses ainda utilizem sistemas operativos e hardware desenhado/ fabricado em qualquer outro lugar que não seja por eles mesmos, em especial na área militar que é a mais importante para manter os outros países longe.

    Os EUA têm razão em não querer que as suas infra-estruturas militares e civis principais (comunicações, etc.) sejam desenhadas/ fabricadas em qualquer outro lado que não no seu país e por pessoas lá nascidas e que se tenha verificado serem de confiança por um lado, e terem outras pessoas de confiança a confirmar que as coisas estão bem feitas de forma a que sejam seguras de ataques tanto quanto é tecnicamente possível.

    Por outro lado estes mesmos governos/ estados querem (e tentam por todas as maneiras) vigiar tudo e todos sem excepção! Logo proteger toda a infra-estrutura é basicamente impossível porque têm que deixá-la vulnerável… como não querem ser correctos, estão a auto-sabotar-se e a plantar o veneno que terão de “saborear” mais tarde… e vão saborear, é garantido.

  17. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Estes tugas todos a comentarem, parece que gostam mais da china do que do seu proprio país, pois emigrem vao todos para a china e fiquem por aí, até podem morrer todos por essas bandas para nao cheirarem mal no país da tugolandia.

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      Por acaso, este é o segundo comentário a fazer referência a Portugal e, por sinal, bastante depreciativo.

  18. Avatar de popinhas
    popinhas

    Trump the biggest (T)roll in human history.

  19. Avatar de Manelito
    Manelito

    A China democratizou o acesso a tecnologia; por 200 euros tenho um smartphone tablet ou laptop. Sem a China tinha que vender um rim para um smartphone tablet laptop Apple entre os 5000 10.000 euros portanto obrigado China!

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Kkkkk, foi o capitalismo não a China, pela China vc ainda estaria construindo estradas com a mão pra eles passarem com as carruagens deles!

    2. Avatar de nacho vidal
      nacho vidal

      já agora obrigado também à mão-de-obra escrava.

    3. Avatar de iFernando
      iFernando

      Os escravos Chineses dão muito jeito para baixar os preços. E os milionários Chineses agradecem. Pena que às vezes se suicidem.

  20. Avatar de Até depois
    Até depois

    Não vou dizer nada aqui sobre a Microsoft até porque disse muiiita coisa na matéria sobre o herdeiro do Windows 10 que deve vir uma ****** fico com Windows 7 até depois

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Ainda bem… vai pregar para outra freguesia spammer!

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já ti ouvido notícia semelhante à cerca de 10anos. Sabem o que é que mudou desde então? Nada? Daqui a 10anos voltamos a falar do mesmo.

  22. Avatar de Jorge
    Jorge

    Para quem acompanha esta situação, e se for inteligente já percebeu que os EUA para já estão a perder a guerra, e é a própria imprensa americana que o diz, o governo já injectou 25 mil milhões dólares na agricultura por causa da soja, e a guerra a continuar os americanos vão comer soja a todas as refeições, as empresas tecnológicas pediram hoje ao governo para repensar a guerra á Huawei, porque a declaração á Huawei é um tiro no pé, porque vai obrigar a Huawei a fazer os telefones da marca totalmente com tecnologia chinesa, e se não fosse a guerra não avançava para esta situação. Conclusão a ser assim muitas empresas de silicone ballet vão ao charco. Alguém disse que a China é um país de engenheiros, e é verdade, firmando milhares deles por ano. Depois confundem as coisas quando mandam as pessoas para a China, para a Rússia, para Venezuela, para cuba, e confundem porque não e por gostar de A ou B ou C, apoiam por contra ponto as arbitrariedade, crimes e actos terroristas cometidos pelos EUA, mas só fica surpreendido quem não sabe que os EUA lideram a lista de preigosos terroristas. Já repararam que onde há crise estão metidos os EUA???? É sintomático. Não é????