Candy: O tema do Mac que estava escondido no Windows XP

11 Comentários

Uma das notícias no segmento da tecnologia que marcou esta semana que passou foi o aparecimento do código-fonte do Windows XP na Internet. Além do velhinho Windows XP, há outros sistemas cujo código-fonte também pode ser encontrado. A disponibilização deste tipo de informação na rede poderá ter enormes implicações ao nível da segurança dos sistemas da empresa de Redmond.

Com o código disponível na Internet, são muitos os curiosos que tentam perceber o que está “lá por dentro” do sistema. A primeira “descoberta” foi um tema do Mac com o nome Candy.

Candy: O tema do Mac que estava escondido no Windows XP


Foi em abril de 2019 que a Microsoft terminou oficialmente o suporte ao Windows XP. Este perdia assim a sua validade e passava a ser um sistema operativo morto e sem quaisquer atualizações, quer de funcionalidades, quer de segurança.

Uma informação agora revelada dá conta de que o código-fonte do Windows XP surgiu online. Ao todo são 2,97 GB de dados que foram confirmados e que passaram a estar hoje disponíveis como um torrent, publicado no fórum 4chan. Saber mais aqui.

Diga olá ao tema Aqua Mac do Windows XP

De acordo com o que foi revelado pelo canal The Verge, o Windows XP escondia uma tema que transformava a interface do Windows XP numa interface idêntica à do Mac. O Código fonte do Windows XP revela o trabalho inicial da Microsoft no sistema operativo e alguns temas inéditos que a empresa criou durante o desenvolvimento do XP em 2000.

Candy: O tema do Mac que estava escondido no Windows XP

O tema não está completo, mas dá para se ter uma ideia do caminho que a Microsoft estava a seguir a este nível de personalização. A interface Aqua da Apple, foi apresentada pela primeira vez na Macworld Conference & Expo em 2000. Nesta versão do sistema da Microsoft, o botão iniciar e vários botões e elementos da UI são claramente inspirados no Aqua da Apple.

Candy: O tema do Mac que estava escondido no Windows XP

Obviamente a Apple também copiou e ainda copia outros, tudo faz parte deste mercado concorrencial. Esta é uma mera curiosidade que só interessará aos mais entusiastas dos meandros tecnológicos da história recente da informática. No entanto, fica o registo.

Leia também…

O código fonte do Windows XP apareceu online! Podem surgir agora muitos problemas

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Microsoft e Apple nunca foram inimigos sempre trabalharam em conjunto , a prova esta que Apple nunca vendeu o seu sistema operativo para ser instalado em outros computadores que não fossem Apple .
    E se pesquisarem bem vão la encontrar ferramentas GNU, “redhat” e tal .

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      A Apple já “vendeu” o seu sistema operativo para ser instalado noutros computadores… há cerca de 25 anos atrás

  2. Avatar de Pensamento Positivo
    Pensamento Positivo

    Interessante…

    Mas, o Win XP, tal como os mais recentes sempre teve uma série de temas “escondidos” nas ferramentas de acessibilidade para os deficientes. Este parece ser algum trabalho nesse sentido que nunca deverá ter visto a luz do dia… Acho que o velho tema original do XP era (e de certa forma ainda hoje é!…) dos melhores temas para PC existentes!… O tema do actual Windows 10 é para bebés… E as alternativas em Mac ou Linux também não são muito mais apelativas… Muito minimalismo e regra geral pouca ergonomia…

    Muito obrigado pela partilha!…

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      O tema do XP é mais acriançado que o do 10…

      1. Avatar de Algo
        Algo

        Windows Vista/7 > Windows XP > Windows 8/10

        Mas no fundo prefiro o XP. Era o mais personalizável. Ainda me lembro dos Theme and Icon Packs.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nem mais! Finalmente ver alguém a partilhar a mesma opinião que eu em 2020.

  3. Avatar de Namek
    Namek

    Mantenho a minha ideia original, este “leak” não é mais do que uma forma de acelerar o desaparecimento do XP no mundo empresarial, forçando assim que tudo corra rapidamente para as ultimas versões.
    Basta ver, principalmente nos Hospitais, a quantidade GIGANTE de máquinas de diagnostico, que estão ainda sobre este mesmo S.O. Na Industria, muitas máquinas CNC, LECTRAS, etc, continuam na idade da pedra, por questão de compatibilidade de drivers…..
    Alguem vai ter que dar à perna e os custos desta mudança forçada, vai cair sempre no lado dos mais fracos.

  4. Avatar de MFM
    MFM

    Oportunidade para melhorar o Wine

  5. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    ” A disponibilização deste tipo de informação na rede poderá ter enormes implicações ao nível da segurança dos sistemas”, isso será verdade se o código se manter fechado.
    Caso o código fosse aberto o ReactOS provavelemente avançaria mais rápido… e o Wine Também.

  6. Avatar de los mejores temas para windows 10 2019
    los mejores temas para windows 10 2019

    Buen post… Gracias, Un saludo