Nova build do Windows 10 avança o plano da Microsoft de acabar com as passwords

32 Comentários

A Microsoft tem um plano bem definido do que toca aos processos de autenticação do Windows 10. Quer acabar com as passwords e passar a usar métodos alternativos de autenticação.

Se até agora se tinha limitado a mostrar ideias e conceitos, mudou completamente e a mais recente build Insiders do Windows 10 traz uma novidade que permite que os utilizadores se possam autenticar com o seu telefone.

Windows 10 Microsoft acabar passwords build

O desejo da Microsoft, e até da maioria dos utilizadores, é abandonar a utilização de passwords. Para além de serem complicadas de memorizar, são um ponto de falha e de quebra de segurança.

Para isso a empresa tem criado formas alternativas de autenticação, que vão para além dos sistemas biométricos. A forma mais simples parece ser a utilização dos smartphones para transmissão de códigos de autenticação.

Nova build vai acabar com as passwords

Na mais recente build do Windows 10 a Microsoft passou a permitir a autenticação sem password, recorrendo apenas a um código recebido no smartphone. No entanto, este código só precisará de ser usado uma vez.

Windows 10 Microsoft acabar passwords build

Microsoft já não precisa de passwords no Windows 10

Ao autenticar num novo PC, espera-se que o utilizador use essa nova conta e que se autentique com o código recebido. Dai em diante, a autenticação deverá ser configurada para usar o Windows Hello, através das várias formas de biometria usada.

Desta forma, as passwords nunca serão colocadas, até porque a conta do utilizador não terá qualquer definida, desde que tenham um número de telefone associado. Estas contas podem ser já criadas, em qualquer app da Microsoft que requeiram a autenticação para Android ou iOS.

Depois de alguns dias em testes nas builds do Windows Home, esta novidade foi agora alargada a todos e pode ser já testada. Espera-se que chegue aos utilizadores finais do Windows 10 na próxima grande atualização, que devera ser lançada em abril deste ano.

Mais informações sobre as passwords na Microsoft

Microsoft deu mais um passo para acabar com as palavras passe nos seus serviços

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de informado
    informado

    EU tenho uma palavra-passe no meu Linux Fedora e em todos os linuxs é algo de necessário.

  2. Avatar de Fak
    Fak

    é só ideias de m…. por parte da MS… tão facil roubar um numero de telemovel nos dias de hoje, não há controlo, basta-me saber o nome da pessoa identifico-me como tal e fazem-me tudo e mais alguma coisa relacionado com o cartão SIM… quantas e quantas vezes liguei à Vodafone outrora a pedir a transferência de numero para um novo cartão sob o pretexto de o ter perdido… e sempre resultou…
    e agora a receber codigos de PC’s e assim lá? vou virar pirata de cartões SIM!

    ya, sei que tenho de roubar o PC também, mas já antes tinha, isso não mudou por causa desta “segurança suprema” que a MS apresentou…

    só complicam o que não é preciso… fizessem mas era um AV decente ou acabassem com a porcaria de ter 2 paineis de controlo que já cá anda à anos e ainda não foi resolvido, isso é que era…

    e a biometria que usam… adivinhem lá: SURFACES! (surpresa)…
    quero ver meterem a biometria do windows Hello num PC fixo quando eles nem camera trazem, não têm sensor de impressões digitais, ecrã tatil, não têm absolutamente NADA que dê para usar pelas “diferentes formas de biometria”… queres usar? então compra um surface, diz a MS… numa MS store perto de si!

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Por acaso gostava de te ver a fazer isso. Caso não saibas, eles precisam de saber o ID do cartão SIM que está escrito naquela parte com o código PIN e PUK. Ou ires a uma loja e apresentares esse cartão ou prova de compra caso tenha sido cartão adquirido. E isso tens de lhes dar, ou nada feito para ficares com o mesmo número que disseste (mamas com um cartão novo e pagas e mais nada).

      Já para não falar que para activares um cartão gratuito na vodafone tens de associar o cartão ao teu nº de bi/cc. Por isso, não vale a pena espalhar alarmismos por causa das mentiras de alguém.

      Eu também digo uma mentira ou duas de vez em quando, mas tu exageras. Ao que isto já chegou, só para dar hate.

      1. Avatar de Fak
        Fak

        @filipe
        então vai ali à papelaria ao lado comprar esses cartões vodafone por exemplo de 5€ com 2.5€ de saldo.
        coloca no teu telemovel, e vê se te pede para o registares…

        HINT: não pede, podes começar logo a usar…

        eles não precisam de saber o ID do cartão conseguem fazê-lo sem isso, caso contrario uma pessoa que perca o cartão do PIN e PUK está lixada então, o numero que usou durante 10 anos de vida foi nadar para o mar e morreu afogado por lá…

        prova de compra? nem o numero do cartão vem no talão que vais fazer tu com isso?

      2. Avatar de k
        k

        Quando apareceu o wtf à uns anos eu queria mudar o meu tarifario pra wtf mas nao tinha idade pra isso. Pedi a um amigo meu para por no nome dele. Ele literalmente pega no meu telefone, liga para a NOS, diz “o meu nome é X e este número agora é meu, quero alterar o proprietario e o meu tarifário.” Deu os dados dele, e quando desligou recebi logo uma mensagem a dizer que já estava. Se isto fosse roubado o dono antigo tinha 0 a dizer do processo inteiro, nunca me foi perguntado (dono antigo) se estava sequer de acordo. Tipo, fixe pro meu caso em particular mas o sistema de controlo deles era horrível.

    2. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      WTF! Mas que idiotice foi essa

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Ainda não viram que ele é “FAKE”

    4. Avatar de censo
      censo

      Estudas para argumentista de ficção ?

    5. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Até te vou facilitar a vida, No meu pc não tinhas que ter tanto trabalho, bastava ligares e já tinhas e tinhas acesso a tudo que não tenho password no meu desktop.

      Para isso basta assaltares ou invadir a minha casa.

      1. Avatar de Fak
        Fak

        é tal e qual eu, eu tenho um desktop agora e moro sozinho, não há necessidade de ter proteção, eu por cá tenho o meu como utilizador local/login automatico.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se te roubam o pc estás tramado

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Se precisas de proteção só quando moras com pessoas, estás a morar com as pessoas erradas.

    6. Avatar de Bruno
      Bruno

      Falas muito acertas pouco…mais do mesmo

    7. Avatar de Fulano
      Fulano

      Vai la f#### boa sorte em conseguir o telefone é o PC autenticado você é o bichao mesmo em doido kkk cada um viu, aposto que nem sabe instalar o Windows xp

  3. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Façam como eu—»para o PC arrancar logo sem a chatice de meterem passwords,escrevam o comando “netplwiz” no executar(pressionem as teclas “Windows + R” para abrir o “Executar”),desmarquem a opção “Os utilizadores devem digitar um nome de usuário e senha para usar este computador” e pressionem “OK”;e por fim,digitem a senha da conta de utilizador e,para finalizar,cliquem em “OK” novamente.NUNCA mais precisam de se preocupar com pedidos de passwords no arranque dos vossos PC’s.Olhem o tutorial nesta página(https: //www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/02/como-iniciar-o-windows-10-sem-precisar-de-senha.html).É super fácil,ganha-se tempo e não se chateiam.Além de que se tiverem um SSD nas vossas máquinas com este procedimento é uma questão de segundos para os PC’S arrancarem.Façam lá isto,caramba.

    1. Avatar de Fak
      Fak

      é exatamente o que eu tenho por isso é que digo que esta solução da MS é estupida, porque pelo Netplwiz já se faz isso…

  4. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Em vez de terem um plano para acabar com os problemas andam preocupados com as password…

  5. Avatar de TiagoDM
    TiagoDM

    Gostava de ver como funcionará isso numa empresa…

  6. Avatar de Devsys
    Devsys

    Eu assim que li o título pensei logo que o que eles querem não é acabar com as passwords, o que eles querem é metadados. Associar já ao que sabem mais o número de telefone da pessoa. Por meios indirectos acabam por ter um histórico total da pessoa, quer ela use um tablet, um computador ou um telemóvel 🙂
    Mas alguém achava mesmo que eles queriam usar um sistema parvo, muito mais complicado e sujeito a falhas e frustrações com que objetivo?
    Qual é a dificuldade de hoje em dia? Tablets e smartphones, muitos trazem leitor de impressões digitais, portáteis alguns trazem. Quem quer, nos computadores, tal como mostra aqui numa foto, pode andar com uma pen usb que serve de “chave”, etc. Metadados meus caros.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Nem mais! E as pessoas são tão espertas que ainda são capazes de aplaudir

  7. Avatar de stevie wonder
    stevie wonder

    nem pensar nessa atualização quero tudo com passwords imaginem a minha mulher ligar o meu computador e dar com o numero das minhas amantes fora a pornografia essa atualização dispenso ela

    1. Avatar de boss
      boss

      E valente não é minha amante é logo minhas amantes. Valentão

    2. Avatar de Wafer
      Wafer

      Para que queres passwords ??? es cego.. so precisas do piano pq tem teclas que fazem barulho!

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Eu estou um nível acima. Faço o meu próprio porno.

  8. Avatar de FREEDON
    FREEDON

    ATE QNDO TEREMOS QUE AGUENTAR PALPITEIROS QUE NAO ARRUMAM A PROPRIA VIDA MAS TEM TEMPO DE SE METEREM NA VIDA DE MULTINACIONAIS.
    NAO SERIA CONVENIENTE PARTICIPAR PARA UMA EVOLUÇÃO CABIVEL ? ALEM DO MAIS, NADA É INVULNERAVEL E SE UM DIA ACONTECER, PODERA SER EM 5.000 ANOS ONDE NAO HAVERA MAIS ESSES MALAS, VERMES OPINANDO ERRONEAMENTE. SANTA PACIENCIA.
    SEMPRE HAVERA QUEBRAS DE CÓDIGOS.

  9. Avatar de Marcelo Audi
    Marcelo Audi

    Imagino os administradores de rede e o helpdesk tendo que comprar diversos celulares para acesso administrativo. Kkkkkkkkk

  10. Avatar de Peferreira98
    Peferreira98

    Juro que a secção de comentários é uma obra prima em termos de comédia. O ódio sem fundamento é tanto que nem pensaram na parte de ‘funcionalidade facultativa, não obrigatoria’. Riso.

    1. Avatar de Fak
      Fak

      o problema é que como todos sabemos, por agora vai ser facultativo… dá-lhe uns anos e passa a obrigatorio… já comemos da farinha do saco da MS, já sabemos qual é o sabor…

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Muito dificilmente esta medida vai-se tornar mainstream.
        Primeiro, é só usada unicamente para criação de conta. O que por si só já é uma estupidez (até parece que andamos a ligar com a nossa conta em novos pc’s todos os dias).
        Depois quando sair do ambiente insider, vão bater com a cabeça com as denuncias de alguma coisa qualquer de mal que irá acontecer (no mundo do software, o cliente é espetacular para descobrir falhas que não existem num ambiente dev/test).
        Vai ser aquele prato típico da MS que nasce, meia dúzia utiliza e morre.

  11. Avatar de Samuel
    Samuel

    Agora é a Microsoft a querer saber onde um gajo anda!! FDS!!! Ainda bem que tenho linux 🙂

  12. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Faço uma pergunta que pode ser estúpida nos dias de hoje, mas que é real, no meu local de trabalho a rede móvel é fraca quase inexistente, net móvel nem vê-la pois a unica rede que se apanha aqui (dentro das instalações fabries) e 2G muito fraco, como faço a autenticação seja ela por app (que necessita net) ou por código SMS. Como já se disse aqui o desktop não tem biométrica. Hoje uso uma password de 15 digitos com caracteres diversos tipo letras grandes, letras pequenas, numeros, caracteres especiais, e no entanto é muito facil de decorar pois e um e-mail inexistente de um servidor inexistente, mas que é facil de decorar e no entanto tem alguma complexidade para ser considerado extra forte.
    Pergunto também será que a MS vai obrigar os bancos a retirarem os códigos PIN do cartão bancário para por biometria nas caixas multibanco? Ia ser engraçado ter de levar a minha mãe que esta acamada para lhe levantar dinheiro no multibanco