BUG: Menu Iniciar do Windows 10 só pode ter 512 itens

85 Comentários

…caso contrário, o sistema pode mesmo crashar!

Uma das novidades mais fantásticas que regressou com o novo Windows 10 foi sem dúvida o Menu iniciar. Este Menu está mais intuitivo, completo e funcional e até pode ser personalizado, podendo o utilizador integrar vários elementos.

Mas atenção, é que este menu está limitado a 512 itens/elementos! Caso tenha mais, o sistema até pode crashar.

win10_0003


Com o Windows 10 e com a disponibilização do menu iniciar, apareceu também um bug no sistema que no caso do utilizador ter mais de 512 elementos (não são apenas aplicações e atalhos mas sim todos os elementos), o menu iniciar passa a estar muito lento e o sistema pode inclusive crashar.

Quem quiser “explorar” o bug, pode facilmente aceder a %appdata%\Microsoft\Windows\Start Menu e colocar aí, por exemplo, 500 atalhos  (para fotos ou músicas por exemplo).

win10_0004

A Microsoft tem já conhecimento de tal problema e está já a trabalhar numa resolução. No entanto a empresa não dá qualquer dica para minimizar entretanto o problema.

Via Petri

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JMCS
    JMCS

    Tipicamente Micro$oft, faz lembrar a limitação ao número de ligações TCP/IP…

    1. Avatar de raulleal
      raulleal

      isso e uma escolha obvia por parte da MS de modo a um simples XP como servidor para centenas de pessoas , enquanto eles tem produtos de gama Server e ate mais adequados para esse volume de trabalho e funções.

      1. Avatar de raulleal
        raulleal

        *de modo a não usar um simples XP…

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Fica bem falar mal, certo? Quem é que dá utilidade a uma lista com mais de 512 entradas? Sejam honestos e deixem o ódio cego.

      1. Avatar de Maria Josefina
    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Realmente é um flagelo. Vamos imaginar que algúem quer ter 513 itens no menu iniciar? O que vai ser da vida dessa pessoa? Quer ter 513 itens e não pode? Como vai conseguir aceder a esse itens? Acho que me vou matar…só 512? 512? Que flagelo. Não sei se consigo viver sem os 513…ahhh, e qual vou escolher para não ser o escolhido.

      Vou-me matar. Morri(com o teu comentário).

    4. Avatar de A. Pereira
      A. Pereira

      Tipicamente um comentário “bota abaixista” que em nada contribui para o progresso da tecnologia ou mesmo da humanidade.

    5. Avatar de Sera
      Sera

      Considerando que o protocolo é de um para um, ter que processar cada cliente em separado e que não existem portos infinitos… Faz algum sentido impor limitações no número de ligações TCP. Se queres algo mais flexível nesse sentido… UDP?

  2. Avatar de JJ
    JJ

    +500 itens também é muita coisa.
    Numa utilização normal, dificilmente se atinge esse numero de itens no menu inicial.

  3. Avatar de raulleal
    raulleal

    Antes chamar isto de Bug tem duas coisas que se diga, realmente e mau ao chegar ao 512 o sistema bloquear, mas por outro lado e ridículo ter 512 coisas no Menu iniciar! por amor de Deus! pra organizar usa-se pastas!

  4. Avatar de Martins
    Martins

    BUG ou limitação!

  5. Avatar de Ars
    Ars

    sim.. claro.. “tipicamente”… pois.. faz imenso sentido ter mais 512 itens.. vou só por os atalhos das minhas fotos todas no menu… não sei como colocar um atalho para a pasta, ou para abrir uma qualquer galeria que me organiza as fotos de uma forma que não compreendo mas fica bonito.

    O que falta é um limitador de nº de ficheiros na pasta “x”.. ou então, simplesmente não ler mais do que “n” ficheiros/atalhos. o limite ser 512 não choca ninguém que use o computador normalmente…

    É má programação? É discutível… e é uma discussão muito longa… mas se colocarmos em perspetiva que hoje em dia as pessoas “sofrem” por receber novidades… mais vale acabar com o sofrimento com um pedaço de “não sei o quê que mal funciona” do que fazer esperar “mais uma semana” por algo mais pensado, analisado, funcional e testado…
    Mas isto é verdade para a M$ como para qualquer outro.. seja que empresa for, que programa for… não vejo ninguém a queixar-se constantemente do FaceBocas.. e aquilo é um antro de programação em cima do joelho… ah pois… não está à venda e não há “fan boys”… certo…

    Bom ao menos a malta ainda se queixa (e cada vez mais) de que os jogos estão a vir com cada vez mais erros…

    Claro que se ainda acrescentarmos à sede de novidades, o alto grau de complexidade dos S.Os. de hoje em dia, ou dos jogos… eu apostava que 99,99% da população que goza por aí com a marca X ou Y porque “tem um bug” não era capaz sequer de perceber a 1º instrução… (sim.. se calhar estou a exagerar… estarei?)

    Deixem-se de pequenez… querem criticar? quem critica faz melhor! vá.. comecem lá a fazer o vosso próprio sistema operativo… do zero! não é baseado numa qualquer tecnologia “aberta” ou comprada a outros…
    Não conseguem? ah.. está bem…

    Queixem-se lá do futebol! esses que ganham ignorantemente bem e ninguém se queixa de que não são capazes de acertar na baliza… se fizermos uma comparação directa diria que ainda hoje, um qualquer sistema operativo feito “à futebolista” ainda nem teria cores ou usaria algo como um rato…

    podem começar os insultos! não me desapontem! 😛

    1. Avatar de Keytek
      Keytek

      “Ars”
      Posso ser o primeiro?

      Concordo com 99% do que disseste, apenas não concordo com 100% porque muito provavelmente deves ter um bug qualquer e ainda não foi descoberto.

      Um abraço,

      E sim precisamos de comentários como este, suficientemente esclarecedores, com o seu “qb” de humor, e não de um “Fan Boy” sem qualquer conteúdo.

    2. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Vou ser o segundo a “desancar”… 😉 Ó pá, eu tenho 512 itens no menu iniciar. Euzinho da Silva, sim, qual o problema? Dadas as circunstância deste BUG, tentei meter apenas meio item além dos 512 e o maldito do W10 crashou…!!! Só por meio item, pá! Isto admite-se??? Acho que vou desinstalar o W10 e vou instalar o Windows 1.0… ou o 2.0… devem estar arrumados por aí nalguma prateleira e cheios de teias de aranha…

      Excelente post Ars…! EXCELENTE! Assino por baixo.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Depois da derrota do SCP, só mesmo este comentário para animar 😀

  6. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Não sei se é mesmo um bug ou se será intencional.

  7. Avatar de Realista
    Realista

    Quem necessita de ter mais de 512 atalhos no menu iniciar?

    1. Avatar de João
      João

      Quem tem muito tempo livre. Há quem goste de ler e há quem goste de percorrer 512 (ou mais) atalhos (pelos vistos).

  8. Avatar de Maria Josefina
    Maria Josefina

    Mesmo que seja um BUG, qual é o utilizador que tem mais de 512 itens no menu iniciar?

    Na minha opinião, estão a chegar ao ridículo com estes tipo de noticias. Se for um BUG com certeza que será corrigido, agora andarem constantemente a dizer mal só porque sim, haja paciência.

  9. Avatar de LOL
    LOL

    Epá mas é preciso mais de meio milhar de atalhos no menu? lol

  10. Avatar de Ricardo Ramos
    Ricardo Ramos

    Também, quem quer ter 512 itens ali???

  11. Avatar de Mota
    Mota

    no OSX podes ter o que quiseres, ainda alguem usa windows? poupem 2000euros e comprem um mac ou entao tenho pena de vcs

    1. Avatar de Zé

      Poupar 2000 foi o que fiz

      Enviado do meu PC com Windows 10 que custou 0 ahahhah

    2. Avatar de ruca
      ruca

      O osx é o sistema operativo menos capaz para tarefas de listagem e organização. Experimenta abrir uma pasta com 1000 fotos…infelizmente tenho de trabalhar com esse cenario todos os dias o mac empanca.se todo e super lento qdo tem de operar com grandes quantidades de ficheiros, perco tempos e tempos a espera para ver meia duzia de fotos.

    3. Avatar de dunno
      dunno

      Ahaah ainda alguém usa windows

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Bom já vi por aqui comentários de supostos profissionais em coisas que afirmam que em 20 anos de carreira já foram a milhares de empresas e nunca viram 1 único pc com Windows.

        Desconfio que foi de 1960 a 1980.

        1. Avatar de dunno
          dunno

          “supostos profissionais” é o que não falta hoje em dia, infelizmente.

    4. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Eu… eu… eu… desde a versão 1.0 a preto e branco sob MS-DOS… E daí p’rá frente, não utilizei outro sistema. Ou antes, utilizei todos os sistemas da M$. Essa afirmação de “alguém ainda usa windows” nem para anedota serve…

    5. Avatar de Jessica Andrelha Diegues
      Jessica Andrelha Diegues

      Es alguma galinha para teres penas?

  12. Avatar de Luis
    Luis

    Fixe, fixe era corrigirem o bug do menu iniciar deixar de funcionar a cada 48h (+ ou -) obrigando a reiniciar a máquina com o célebre ctrl+alt+del.

    1. Avatar de Pedro
    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Por acaso tambem ja me aconteceu

    3. Avatar de Alves
      Alves

      Isso não é verdade, pelo menos nas minhas máquinas!

    4. Avatar de goncalo c.
      goncalo c.

      Por acaso ja me aconteceu 2 vezes. Carrega-se no logo do windows e nada de resposta.

    5. Avatar de Realista
      Realista

      Só se for na tua maquina…

      1. Avatar de Willian
        Willian

        A minha também está cheia de bugs no menu Iniciar. A do meu pai também. Acho que não são casos isolados.

      2. Avatar de luis reis
        luis reis

        Este realista anda fora da realidade, também aconteceu me já em 3 dos 5 pcs que tenho, tive mesmo que voltar a instalar o windows ou utilizar um reparador de registos

        1. Avatar de Francisco Gomes
          Francisco Gomes

          Desde o dia 30 de Junho, altura em que instalei o W10 na minha máquina, não tive um único problema, aliás, estou a mentir. Há dias a HP All-in-One não arrancava mas penso que foi devido a uma actualização entretanto carregada dado que ela sempre funcionou. Passados dois dias, deixou de acontecer a anomalia e até hoje, está tudo a funcar…

    6. Avatar de RA
      RA

      Por aqui tudo bem também!
      até hoje zero problemas com o windows 10!

    7. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      Incrível… A internet esta cheia de pessoas a falar desse virus e eu aqui com 2 pcs com o W10 e 1 com W10 insider preview e nem na verao preview tive esse erro/bug 😮

    8. Avatar de dunno
      dunno

      A mim desaparece um icon na tile uma ou outra vez. Nada demais. Isso e a calculadora so abre da 2a vez. Foram os únicos bugs que encontrei no w10 na minha instalação.

  13. Avatar de Ventura
    Ventura

    Sejamos racionais, quem chega a atingir o “limite” dos 512 itens no menu iniciar ?; Eu acho que só se consegue atingir apenas se colocarmos lixo, pois um menu bem organizado e mesmo com bastantes programas no pc, nem a metade chega.

  14. Avatar de Bernardo Lacerda
    Bernardo Lacerda

    Mas quem é que vai precisar de mais de 512 itens no menu iniciar?

    1. Avatar de TOTILMAN
      TOTILMAN

      Se calhar os mesmos que necessitam destas barras todas no browser

      http://i.imgur.com/giRGw4R.jpg

      :D:D

  15. Avatar de Ora Essa
    Ora Essa

    Primeiro, nem devia de existir menu iniciar. Retrógrados. Segundo, nem devia de existir desktop que só serve para depósito de lixo. Terceiro, não me parece que alguém tenha necessidade de tantos itens.

    1. Avatar de Sera
      Sera

      Vimos o que aconteceu com a aceitação do 8. Queixaram-se exactamente da falta disso. No entanto concordo contigo quera preciso apresentar algo novo, mais ajustado a dispositivos tácteis, mas provavelmente algo mais como este menu iniciar do 10, de modo a ser uma “stepping stone” e as pessoas não se sentirem tão perdidas com a mudança.

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Linux linha de comandos e o problema fica resolvido

    3. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Eu até acho que nem o PC devia existir e assunto arrumado!

    4. Avatar de me
      me

      estas habituado aos icons e rodar o ecran com o dedo sem teres que te chateares com configurações a sério?? para user que só usam o pc para ir a net e pouco mais bastava isso!!! mas se for uma ferramenta de trabalho e tiver dispositivos complexos, protocolos, seguranças, encriptação desenvolvimento de aplicações compilações etc. não é com um windows bonitinho que te safas!!!

  16. Avatar de Alves
    Alves

    Isso não acontece nas minhas máquinas. Será que é problema do PC?

  17. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Eu nem consigo criar 1 (um) atalho de imagem , texto, video, audio, para o menu iniciar. Será bug? 🙂

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    pois, ia agora mesmo ligar o meu portátil e deu este erro e não consigo arrancar com ele alguém sabe o que posso fazer?
    https://goo.gl/photos/kzaEcD9dgFwtai5w6

    1. Avatar de Maria Josefina
      Maria Josefina

      Ora bem, sai mais uma borla! Pplware, hoje aprendem umas coisitas aqui com a Geek Girl!

      Paulo, no ecrã de login do Windows 10, clicas no botão de Power para mostrar as opções Encerrar, Reiniciar etc.

      Clicas no reiniciar e ao mesmo tempo primes a tecla SHIFT. Quando reiniciar, vais entrar no modo avançado de recuperação. Vai apenas clicar na opção Continuar para o Windows 10 reinicie.

      Depois de reiniciar, inicias sessão e esse erro estará sanado.

  19. Avatar de UiUi
    UiUi

    Mas que e que usa tantos atalhos no Iniciar?
    Devem gostar de sofrer.

  20. Avatar de henrique
    henrique

    Só 512 items? Enfim cada um sabe do que precisa relativo a atalhos!

  21. Avatar de Manuel Santos
    Manuel Santos

    512 porque é um limite de alguns file systems… fora isso 512 itens não agrupados em pastas é ridículo em 99.9% dos casos. Só quem quer usar isso para fins duvidosos é que chega a esse limite.

  22. Avatar de Censo
    Censo

    Dizer mal obviamente será censurável por aqui…mas este artigo evoca maledicência. Quem tem 512 itens no menu iniciar não devia sequer usar um pc.

    1. Avatar de sdfsdfdbcvb
    2. Avatar de Jerónimo
      Jerónimo

      Se eu fosse um PC, ia a Tribunal pedir uma ordem de restrição para que pessoas que querem ter 2^8*2 itens no Menu Iniciar, não se pudesse aproximar de mim nunca!

  23. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    2^8 * 2
    Isto diz-me qualquer coisa ….

    1. Avatar de Noka
      Noka

      Diz-te que é igual a 2^9

  24. Avatar de Maria Josefina
    Maria Josefina

    Para que se queixa de erros no Windows 10 por tudo e por nada, só tenho uma coisa a dizer: Não se deve atribuir à malícia aquilo que pode ser facilmente explicado pela incompetência.

  25. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Um pouco off-topic: Alguém tem problemas com onedrive? Crasha nos meus 3 pcs desse que actualizei para o W10. Tenho mais de 200gb para utilizar e neste momento são inúteis porque não funciona em nenhum pc. Assim que arranca crasha…

    1. Avatar de Maria Josefina
      Maria Josefina

      Podes desinstalar o OneDrive. Abres o executar e escreves o seguinte comando se o teu sistema for 64 bits: %SystemRoot%\SysWOW64\OneDriveSetup.exe /uninstall ou %SystemRoot%\System32\OneDriveSetup.exe /uninstall se for 32 bits.

      Depois vais à pasta onde está executável, por exemplo C:\Users\Nome_Utilizador\AppData\Local\Microsoft\OneDrive e voltas a correr o Setup. De seguida fazes as configurações normais como se estivesses a configurar pela primeira vez.

  26. Avatar de João Terra
    João Terra

    A MS é especialista ao que toca aos bugs

  27. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Limitação ou bug, é bom corrigir, não é que se use tantos itens no menu mas pode ser usada esta falha para por em causa o funcionamento correto do sistema

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Já está corrigido na Build 10547. Novo limite, 2048 items…

  28. Avatar de JN
    JN

    Só 512???!!!…
    Já alguém necessitou de mais do que isso com elementos de que realmente necessite?!…
    Fico preocupadíssimo… Mesmo…

  29. Avatar de camones
    camones

    Eu só queria que coisas básicas funcionassem depois da actualização!
    – o Onedrive desapareceu por completo;
    – a pesquisa (“procurar no windows” ou “windows search”) não funciona e crasha o sistema diversas vezes!
    Coisas simples e que não são de terceiros… são mesmo da microsoft!

    1. Avatar de censo
      censo

      Faz uma instalação limpa. E sê paciente na altura de fazeres a instalação dos drivers. Depois podes disfrutar do 10 em pleno.

      1. Avatar de camones
        camones

        Os problemas identificados nada têm que ver com “drivers”! São funcionalidades do próprio sistema!
        Pensava que as actualizações fossem feitas para funcionar, não obrigando as pessoas à árdua tarefa de fazer uma instalação limpa (não é a instalação em si que é árdua, mas tudo o que está a montante e a jusante).
        Acho que a solução “instalação limpa” é uma resposta incoerente face à suposta “actualização”!

  30. Avatar de censo
    censo

    Já actualizei “n” máquinas e não tive qualquer problema. Obviamente que com máquinas antigas tem de haver cuidado com drivers. Mas normalmente o pessoal não tem paciência e depois diz mal de tudo.

    1. Avatar de Maria Josefina
  31. Avatar de Mark
    Mark

    Mas aqui o cerne da questão é: quantos é que o IPhone pode ter

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Bombeirossss

  32. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    a sério que no título está “só”? acham poucos?

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Tenta colocar a pornografia toda por ordem alfabética e logo vês se chega 😀

  33. Avatar de Rui Carriço

    Só? Alguém está mesmo interessado em ter uma lista de acesso rápido com mais de 512 itens?

  34. Avatar de JmanPT
    JmanPT

    A partir da build 10547 o limite passou para 2048 items…
    “And for the Insiders that want more than 512 tiles on Start; we now support up to 2048. Give it a try and let us know what you think.”

  35. Avatar de marco
    marco

    Sera que o programador do windows ė lightjockey (DMX) ?