Aztech WL559E – Tem problemas com a cobertura wireless?

73 Comentários

As redes wireless fazem hoje parte de muitas casas e escritórios. Permitem a mobilidade dos utilizadores, mas a verdade é que nem sempre conseguimos que o sinal chegue a todo o lado da nossa casa ou escritório. Como solução para este problema muito comum, a empresa AzTech enviou-nos, para análise, o Inovador repetidor de sinal WL559E que é uma actualização do popular Aztech WL556E.

Hoje iremos apresentar o equipamento e brevemente lançaremos a nossa análise.

aztech_00

Se tem uma Rede sem Fios em sua casa ou escritório, já se terá apercebido de que o sinal não chega a todo o lado. O Repetidor WL559E poderá ser a solução.

O Aztech WL559E 300Mbps Wireless-N expande o alcance da sua rede Wi-Fi sem necessidade de cabos para distribuição de sinal.

Basta que  ligue o inovador Aztech WL559E numa tomada eléctrica que se encontre no alcance da rede wireless do seu router. Este equipamento identifica os sinais Wi-Fi disponíveis e expande-os para zonas anteriormente sem sinal ou com instabilidade.

Ao expandir a cobertura Wi-Fi, o Aztech WL559E torna a rede mais estável ao mesmo tempo que reduz custos de cablagem. O equipamento traz um indicador luminoso na parte frontal que lhe permite verificar no momento a força do sinal entre o repetidor e o seu router.

aztech_01

Especificações técnicas

Protocolos/Standards

  • Wireless IEEE802.11n
  • Wireless IEEE802.11b/g
  • Ethernet IEEE 802.3 10/100
  • Wireless IEEE802.3ab
  • Wireless IEEE802.3u

Suporte de Rede

  • OFDM 1024/256/64/16/8 QAM
  • QPSK, BPSK e ROBO Modulation Scheme Wireless
  • IEEE802.11n: BPSK, QPSK, QAM-16, QAM-64
  • IEEE802.11g: BPSK, QPSK, QAM-16, QAM-64
  • IEEE802.11b: CCK, QPSK, BPSK

Suporte de Segurança

  • 64/128-bit WEP
  • WPA
  • WPA2

Hardware

  • Key Chipset: Ralink RT3052 Network Processor + Controlador WLAN |
  • SPI FlashRom: 4M Byte (Por Omissão)
  • SDRAM: 16MByte

Indicadores LED

  • 1 x Power
  • 1 x Ethernet
  • 1 x Wireless on/off
  • 1 x Botão WPS e LED

Dimensão/Peso

  • Dimensão: 105(L) x 58 (W) x 42 (H) mm
  • Peso: 160 g

aztech_03

Aguardamos entretanto as vossas questões e o feedback de quem já possui o equipamento a funcionar. Quem pretender adquirir entretanto o equipamento, pode visitar a página da Aztech aqui

Homepage: AzTech | DataSheet do equipamento (pdf) aqui

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MigM.
    MigM.

    Isto é coisa para custar quanto?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Coisa barata, 59,90€ e funciona 5*

      1. Avatar de sbam
        sbam

        este basta ligar a tomada? ele recebe o sinal do router e espalha-o?

        1. Avatar de pixar
          pixar

          Sim. Recebe o sinal wifi do router, que convém que não chegue demasiado fraco a este repetidor, e amplifica para que possa chegar mais longe.
          Normalmente faz-se uma pequena configuração que é escolher o sinal wifi que queremos amplificar (imagine-se que existem vários sinais no ar, mas queremos amplificar o nosso). É uma operação simples.

      2. Avatar de Emanuel
        Emanuel

        E onde poderemos comprar este equipamento ?

      3. Avatar de Joana Costa
        Joana Costa

        Gostaria de saber se este repetidor pode funcionar numa divisão onde existe outro quadro eléctrico? é que já tentei com uma powerline e funciona muito mal…

  2. Avatar de Zé

    Eu tenha a versão anterior e funciona muito bem. Não percebi é o que mudou nesta versão para alem do aspecto…

  3. Avatar de paulosousa
    paulosousa

    pelo que percebi pelo site deles é o hardware mais potente e estética.

    O Repetidor Wl559E veio substituir o WL556E. As grandes diferenças são:

    Novo Design mais compacto;
    Barras frontais para verificação instantânea da força do sinal;
    Novo Chipset mais robusto;
    Memória DDR2 e de maior capacidade, para um funcionamento mais fluido e eficiente.

  4. Avatar de MigM.
    MigM.

    Uma outra dúvida: o aparelho “pega” nas redes que encontra e expande-as, certo? Eu em casa além da minha tenho as dos vizinhos (fechadas mas estão lá). O aparelho também vai expandir estas ou há forma de seleccionar as redes a expandir?

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Ele só expande uma rede de cada vez, a rede com a qual “emparelhares” o repetidor.

  5. Avatar de Sam
    Sam

    Boas,

    Tive um aztech (modelo anterior a esse) e fui obrigado a trocar.

    A questão é que estes repetidores, não fazem reencaminhamento da camada 2, o MAC Address de origem é diferente do destino.
    Numa rede broadcast, a leitura de tags pode ser corrompida pois os pacotes são alterados quando chegam ao repetidor.
    Cheguei a fazer uns traces em diferentes cenários, e o grande problema foi exatamente esse.

    Como solução caseira (jogos, downloads, etc…) até funciona muito bem, tem uma antena muito sensível o que possibilita uma boa captura em condições de baixo sinal, existe a necessidade de “forçar” a ligação dos dispositivos moveis ao SSID do repetidor e não ao SSID de origem, nada que um Wifi Analyzer (android) não faça.

    pelo preço mais vale investir num Ubiquiti com airOS e ficamos com um router muito mais avançado, e com alguns extras interessantes (cloud/FTP server se ligarmos um suporte de armazenamento USB)

    …mas para o vulgar utilizador caseiro, é uma boa solução plug’n’go

    BR,
    Sam

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Então queres dizer que eu com um Windows Phone 8 ligado à minha rede wireless tenho de o configurar para se ligar à rede do repetidor sempre que mudar para uma divisão da casa não coberta pelo sinal wireless original?

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Não, não está a dizer isso, se não entendeste é porque não te vai interessar a questão.
        O portatil ou qualquer aparelho irá funcionar na mesma se trocares da original para a o repetidor. O que ele fala é para uso avançado coisa que nunca precisarás senão terias entendido logo.

        Funciona mto bem, ele apontou uma alternativa mais profissional mas que poucos vão precisar a não ser que sejam utilizadores avançados.

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          “Como solução caseira (jogos, downloads, etc…)… existe a necessidade de “forçar” a ligação dos dispositivos moveis ao SSID do repetidor”

          Foi isto que me fez confusão. Mas obrigado pela resposta na mesma!

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Bom Post !!

  6. Avatar de Diogo

    tenho o modelo anterior. 10*

    Recomendo

  7. Avatar de orion
    orion

    Adquiri há pouco para ligar a smart tv afastada do modem, resultou 5* e até o smartphone ficou com melhor sinal. Recomendo.

  8. Avatar de RLR
    RLR

    Com redes PT wifi e Zon@fon funciona corretamente??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O Repetidor não funciona com Zon-Fon, e com o PT-Wifi também não deverá funcionar (esse ainda não testámos).

      1. Avatar de RLR
        RLR

        Obrigado. Outra coisa, preciso de ter acesso ao router para configurar o repetidor?

      2. Avatar de paulosousa
        paulosousa

        No site da empresa e na parte deste repetidor tem la perguntas frequentes e diz assim:

        Posso expandir uma rede wireless Fon zon Free internet com o aztech:

        Não, infelizmente devido a limitações da plataforma Fon, esta não permite ser expandida à semelhança de uma rede Wireless tradicional.

      3. Avatar de ruben silva
        ruben silva

        Zon free ate intendo, mas eu tenho zon em casa, este repetidor nao dá para expandir o sinal do meu wi-fi da zon ???

        1. Avatar de Tiago Rodrigues

          Sim, Rede da zon normal dá para ser replicada sem qualquer dificuldade.

          Só não dá para replicar a rede fon-zon free porque a mesma tem um limite para 1 cliente ligado com o mesmo utilizador e palavra passe, e ao ligarmos o Aztech (ou qualquer repetidor), vamos ocupar esse espaço impedido depois ligar um computador também.

          Qualquer outra rede doméstica não há problemas, só com os hotspots gratuitos que necessitam de login em página web com estas limitações de apenas um utilizador.

          1. Avatar de Pedro Pinto
            Pedro Pinto

            A Zon actualmente informa que é já possível 5 equipamentos conectados, no mesmo hotspot, com o mesmo user para o Zon Free. Esta “nova” característica, ultrapassará o que refere?

            Obg

          2. Avatar de Luis
            Luis

            E existe algum meio de replicar uma rede Pt-wifi?

        2. Avatar de paulosousa
          paulosousa

          o pedro pinto tinha dito que sim, por isso que coloquei o texto do site para comprovar que não dava.. agora ele ja alterou o comentário dele..

      4. Avatar de Luis
        Luis

        Entretanto Já testaram este repetidor com a Pt-wifi? Se este repetidor não funciona com Pt-wifi existe algum que seja capaz de o fazer?

    2. Avatar de Hugo Pavão
      Hugo Pavão

      Atenção!!!

      Posso expandir uma rede wireless “FON_ZON_FREE_INTERNET” com o Aztech WL559E?

      Não, infelizmente devido a limitações da plataforma Fon, esta não permite ser expandida à semelhança de uma rede Wireless tradicional.

      1. Avatar de paulosousa
        paulosousa

        ja tinha dito em cima, era escusado

  9. Avatar de Nelson
    Nelson

    Não gosto nada de repetidores por wireless…

    Um repetidor por por powerline é uma solução muito melhor!

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Parto do principio que tens uma casa com boas condições, tens que pensar que existe muita gente em casas alugadas ou apartamentos que não pretende colocar novos cabos e os que têem deixa tanto a desejar 🙁

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Mas powerline não precisa de cabos!! É através da corrente eléctrica, ou seja, através da instalação eléctrica da casa!

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          São esses mesmo que me refiro, a qualidade de cabos da corrente elétrica interfere na qualidade final de sinal…

    2. Avatar de Tiago Rodrigues

      Por vezes a solução powerline não pode ser utilizada, por exemplo quando vizinhos ou familiares com casas com paredes meias querem partilhar a rede, mas o contador de electricidade é diferente.

      Eu por acaso uso este repeater para não só aumentar-me a rede de casa, como ao mesmo tempo estar a fornecer sinal por cabo de rede ao RaspberryPI que tenho ao pé da televisão fazendo de placa de Wifi virtual 😛

  10. Avatar de Chirucca
    Chirucca

    Agora ninguém vem dizer que isto é publicidade? As mesmas pessoas/leitores conceitos diferente…. vá se lá entender

  11. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não percebi bem este sistema, isto funciona como Repetidor ou é uma Power Line?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Diogo basta ligares este equipamento à energia, e ele apanha o sinal do teu router e repete-o

    2. Avatar de paulosousa
      paulosousa

      repetidor

    3. Avatar de João Reis
      João Reis

      Repetidor Wireless, repete o sinal wireless expandindo desde o repetidor.

  12. Avatar de Zerg
    Zerg

    O problema é mesmo a performance…. Se o repetidor for bom, perdesse “apenas” 50% da largura de banda.

    Pois tem que receber/transmitir no mesmo canal.

    Só mesmo com um dual-band é que é possível ultrapassar essa limitação.

    1. Avatar de paulosousa
      paulosousa

      pelo que diz no site..
      O Repetidor apenas extende o alcance do seu router. Como contrapartida, qualquer cliente ligado ao Repetidor irá dispor de metade da largura de banda que teria se ligado directamente ao router. Esta é uma consequência inevitável e característica das redes Wi-Fi, ocorrendo com qualquer repetidor do mercado. No entanto, a sua ligação à internet continuará com a mesma largura de banda, e não será afectada.

  13. Avatar de James Bond
    James Bond

    OFF TOPIC

    Reenscrevi-me no forum Comunidade Pplware Linux há alguns dias e a minha adesão continua pendente. Por que será?

  14. Avatar de Duarte
    Duarte

    Já encomendei a versão anterior,por 49.90, que o conheci por meio do pplware. Deve-me chegar entre hoje e amanhã.
    Deixo depois minha opinião sobre o mesmo.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Chegou, um pouco atrasado, por causa do serviço dos correios, mas instalei-o, num fechar de olhos, e impecável. Merece o dinheiro.

  15. Avatar de darkslayer

    Tenho um exactamente igual e digo-vos que funciona 5*. Agora até fora de casa tenho acesso à minha rede wireless.

  16. Avatar de José
    José

    E isto funciona bem com o router thompson do MEO?

    Experimentei um repetidor TP-Link e a TV deixou de funcionar… No apoio técnico disseram-me que aquilo não suportava alguns repetidores…

    Obrigado!

  17. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Não fiquei totalmente esclarecido e está um bocado obscurecido, quanto a mim, a situação da Escolha da rede… Isto liga-se E amplifica a que capta primeiro? No meu caso a partir de um dado ponto em minha casa, precisamente no extremo oposto o sinal é mais fraco, contudo são captadas outras redes cujo sinal é semelhante… A duvida é ao ligar nesse extremo como sei que vai escolher minha rede? existe alguma configuração que tenha que se efectuar? ou é so ligar e não mexe? Obrigado.. (pergunto pq nenhum dos comentarios relativamente a esta situacao foi claro nem no site é claro)

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      oops, tem instalação via wps com o router… forget it ja percebi =D

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Ricardo,

      Podes configurar o equipamento de duas maneiras:
      – Por WPS, ele descobre qual a tua rede porque activas essa fiuncionalidade do lado do router
      – Configuras o repetidor, entras nele e aparecem todas as redes que ele conhece (como se fosse um PC)..depois basta meter a password e está feito.

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        É isso mesmo, estava meio perdido porque nao estava a perceber a forma de como era associado o aparelho ao router… Depois de uma leitura atenta no guia acabei por encontrar a explicacao que vai de encontro ao que indicas-te, que desde ja agradeço. Este artigo veio mesmo a calhar porque estava a precisar de este tipo de equipamento. Segunda feira ja o encomendo. 😉

  18. Avatar de hilario
    hilario

    alguém sabe onde está á venda ??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas hilário, tens o link no final do artigo

  19. Avatar de lmx
    lmx

    boas…

    É pena é nem ser sequer laboratórios de investigação na Europa…
    Eu não quero!!Sou Europeu!!

    cmps

  20. Avatar de Targa
    Targa

    A versão anterior Aztech-WL556E funciona 5*.(fiz uma actualização do Firmware até ficou 10*)
    Serviço MEO fibra, router thompson. Sinal forte em toda a casa, em 30 seg. e tudo OK. Vale a compra.

  21. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    não sei se este novo modelo funciona melhor que o anterior
    no meu caso tive que trocar o aparelho por um repetidor com antenas, pois o sinal chegava fraco ao repetidor, e este estava a meio caminho do ponto destino (uma impressora WIFI)
    é verdade que o modem thompson que o MEO dá é fraco
    acabei por adquirir um TP-LINK TL-WA801ND
    tive que optar por encriptação WPA em vez de WPA2, pois não funcionava com o modem thompson do MEO

  22. Avatar de Hugo Leal
    Hugo Leal

    Existe alguma forma de controlar o range do sinal?

  23. Avatar de Bruno
    Bruno

    eu adquiri um tp-link range extender porque o sinal wireless da ZON não tem alcance nenhum e na sala não tenho rede, faço a configuração normalmente e fico com sinal em toda a casa. Contudo depois de algum tempo a net começa a ficar lenta até perder a ligação. E para restaurar a ligação tenho de voltar a desligar e ligar o range extender. Vou trocar o aparelho e este parece-me ser uma boa solução.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Boas Bruno,

      tenho o mesmo problema que tu com o sinal da ZON. Também ando à procura da melhor solução. Quando experimentares este dá o teu feedback pfv.

  24. Avatar de Miguel Ribeiro

    Comprei um este fim de semana. De outra marca creio.
    Mas tenho grande perda de velocidade!
    No entanto, cumpre o propósito para que o comprei.

  25. Avatar de Duarte
    Duarte

    Comprei a versão anterior. Tive problemas técnicos relacionados com a rede. Liguei para a assistência e foi de uma qualidade extrema na resolução do problema.
    O problema residia na configuração do meu router thomson. Algo muito simples e fácil de resolver com a ajuda da equipe aztech.
    Aconselho vivamente o produto.

  26. Avatar de Jaime
    Jaime

    O meu de modelo de anterior (WL556E) foi hoje para a garantia, isto porque estava constantemente a atribuir IP da gama 169.254.x.x (mesmo estando ao lado do router) e mesmo a dificultar a ligação ao wifi. Bastava desligar o mesmo e os problemas de rede desapareciam.
    Espero que venha resolvido…..

  27. Avatar de Frederico Alves
    Frederico Alves

    Tenho um destes e de vez em quando tenho connections drops.

    Alguma sugestão?

  28. Avatar de Atf
    Atf

    Olá
    Precisava muito saber se é compatível com o router thompson tg585 da Vodafone !?
    Obrigado

  29. Avatar de Alexandra
    Alexandra

    Chegaram a testar este equipamento?

    Onde foi publicada a analise, p.f.?

    Obg

  30. Avatar de marco
    marco

    Boa tarde.
    Tenho uma meo box parada devido a mudança de casa, com este repetidor uma vez que tem porta ethernet, consigo ligar uma meo box?????
    obr

    1. Avatar de J T
      J T

      As meoboxes sao ativas por mac adress e or IP, nunca vai funcionar de ligares um cabo de rede com acesso a internet.

      Alias mesmo que ligues para o apoio da meo a pedir para ativar essa box vai ser instalada uma nova (ate porque essa deveria ter sido devolvida)

  31. Avatar de jone
    jone

    Viva,
    Estou interessado num sistema destes, mas antes de comprar gostaria de confirmar um aspecto que se falou em comentários anteriores:
    – é verdade que com um repetidor a largura de banda passa a metade?,
    – tal não acontece com um aparelho dual-band?,
    – este repetidor é dual-band?

    Obrigado pela ajuda!

  32. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Quanto tempo pode estar ligado o aztech á tomada de corrente? 24 horas por dia, ou só durante o período que estamos a utilizar a Internet? E o consumo de electricidade?

  33. Avatar de Márcio
    Márcio

    Ao que parece sou no único desgraçado que acha que o aparelho não vale 5 coroas. No meu caso, a 6 metros em campo aberto do router neo, apenas deu uma barra de sinal enquanto que o portátil indicava muito bom.

    1. Avatar de Jaime
      Jaime

      Tinha o WL556E e foram só problemas de rede, ligações intermitentes…..
      Trocaram pelo WL559E e não percebo como é possivel que num local onde normalmente tenho a rede quase no máximo, o WL559E pisque só a a primeira luz de sinal alertando para sinal fraco…. muito mau.