É urgente atualizar o Windows! Estão a explorar uma falha que dá controlo total do PC

44 Comentários

A notícia de que os drivers dos PCs com Windows estavam vulneráveis surgiu há algumas semanas. A informação mostrou que esta era uma falha real e que poderia em breve ser explorada. A verdade é que os utilizadores dependem apenas dos fabricantes para eliminar este problema.

Se este parecia um problema marginal, a verdade é que não o é. Existem já formas de usar esta falha e sabe-se que a mesma está ativamente a ser explorada por hackers. Estes conseguem ter o controlo total de qualquer PC afetado.

Windows drivers atualizar segurança falha

O Windows já tem a solução para esta falha dos drivers

Conforme descoberto pela empresa Eclypsium, sabe-se que afeta 40 drivers de 20 fabricantes que foram identificados. Estas falhas podem dar acesso a áreas protegidas do Windows. Com o escalar de privilégios conseguido, é depois possível executar código e ter acesso aos dados dos utilizadores.

A Microsoft apressou-se a vir a público garantir que a sua solução de segurança do Windows 10 consegue deter este problema e manter os utilizadores seguros. O que não ficou dito anteriormente, e que é importante, é que os utilizadores devem atualizar os sistemas para as mais recentes versões.

No caso das versões mais antigas, a solução existe igualmente e passa pela utilização do HVCI. Este apenas funciona em processadores Intel de 7ª geração posteriores. Nos equipamentos mais antigos a solução passa entretanto pelo atualizar dos drivers.

Windows drivers atualizar segurança falha

Este problema de segurança já pode ser explorado

O problema maior desta situação é que esta falha está já a ser explorada. Para tal é usada uma ferramenta já com alguns anos e que está disponível a qualquer pessoa. O Remote Access Trojan ou RAT tem já a capacidade de explorar a nova falha, de forma simples.

Com esta inclusão, conforme foi descoberto pela LMNTRX Labs, é possível aceder às máquinas afetadas e alterar o registo do sistema ou mudar passwords. Permite ainda aceder aos ficheiros, reinciar o PC ou gerir qualquer processo na máquina.

O único ponto positivo neste processo é que o RAT é já bem conhecido. Isto leva a que seja simples travar a sua utilização. Como por agora ainda não existe uma solução, o ideal é mesmo garantir o atualizar do Windows. Esta é principalmente uma medida obrigatória, mas que muitos ignoram constantemente.

Cuidado! Os drivers do Windows estão a comprometer a segurança do seu computador

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Se já existem problemas de segurança agora,imaginem quando acabar o suporte de actualizações ao Windows 7,daqui a 4 meses e pouco.Lembrem-se que só a pagar é que quem usar o Windows 7 é que se safará.Depois não digam que quem vos avisa vosso amigo é.4 meses e pouco,lembrem-se disso.O tempo passa como um tiro.A ferramenta Media Creation Tool ainda está à vossa disposição para o upgrade para o Windows 10.Depois não sei,não…

    1. Avatar de Pedro Simões

      “Lembrem-se que só a pagar é que quem usar o Windows 7 é que se safará”
      Cuidado que esta opção será apenas para algumas empresas. O consumidor final irá mesmo ter de migrar para o Windows 10.

      A questão aqui é que já o podia (e devia) ter feito a custo zero e terá optado por não o fazer. De pouco servirá queixar-se.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Convém lembrar a quem devia saber que nem todas as máquinas correm o windows 10 e nem toda a gente tem dinheiro ou vontade para deitar para o lixo os seus computadores por interesse único da microsoft ( e de quem usa o win 10 para espiar os utilizadores … não , não é a Huwai … ) . No meu caso uso o Win7 64bits em 2 tvs de 43″ e 32″ , mas o win 10 replica os ecrans e não sobe mais de 1024 de resolução …

        1. Avatar de Jamira
          Jamira

          O que interessa saber se as tuas tv’s são de 43 ou 32 polegadas? Eu tenho 10 de 100 polegadas. E agora?

          1. Avatar de jack
            jack

            Que resposta inteligente, guarda-a bem.

        2. Avatar de pedro
          pedro

          tenho o Windows 10 numa LG de 43″ a 4k de resolução … é brutal !!! e não replica nenhum ecran, aliás as funções de configurar ecrans funcionam todas bem ….. mesmo a altas resoluções como o 4k ….

        3. Avatar de Cesar
          Cesar

          Claro. Quando instalas apenas o Windows 10 e não instalas as drivers é normal que as resoluções fiquem de 1024…

      2. Avatar de Zé Lourenço
        Zé Lourenço

        Um comentário meio parvo quando boa parte dos que que “terá optado por não o fazer” não tinham os meios informáticos adequados para a mudança… É que nem todos os portugueses tem capacidade financeira para acompanhar as constantes evoluções tecnológicas”obrigatórias”!

        1. Avatar de Vítor M.

          Não faz sentido o que diz zé. Porque primeiro o Windows 10 corre em máquina antigas, onde o Windows 7 nativo corria. Depois, a Microsoft não quer saber se tens ou não máquina para correr o Windows 10. Depois, para finalizar, como o Pedro referiu, houve uma janela de tempo em que foi gratuita migração (e ainda há forma de migrar gratuito). Portanto, os argumentos que o Zé usa são descabidos.

          Cump.

          1. Avatar de Zé Lourenço
            Zé Lourenço

            Em primeiro lugar, não disse que o Windows 10 não corre em máquina antigas. Até porque há máquinas com 10 anos com melhor capacidade que muitas à venda actualmente. Em segundo lugar, não critiquei a Microsoft. Em terceiro lugar, explique-me onde é descabido a argumentação que “nem todos os portugueses tem capacidade financeira para acompanhar as constantes evoluções tecnológicas”obrigatórias”!”. Relembro o Vítor que esta minha frase tem como base a seguinte generalização do Pedro “O consumidor final irá mesmo ter de migrar para o Windows 10. A questão aqui é que já o podia (e devia) ter feito a custo zero e terá optado por não o fazer. De pouco servirá queixar-se.”

          2. Avatar de Vítor M.

            Enquadrei o que o Pedro disse, só isso. Primeiro, o que ele referiu “O consumidor final irá mesmo ter de migrar para o Windows 10” é uma imposição da Microsoft, por isso é que as versões anteriores estão a cair fora do calendário de atualizações. Depois, como ele referiu, quem tem licenças de versões anteriores, tem a oportunidade de forma gratuita de evoluir. Foi também o que ele referiu.

            Fora isso, caro Zé, são subjetividades que o Pedro deixou de lado porque fazem parte da normal atividade dessa área. Quem não acompanha, pelos motivos que forem, não importa à marca as queixas, eles tecem as regras e pronto. Foi isso que o Pedro disse.

            Cump.

          3. Avatar de Jr
            Jr

            “(e ainda há forma de migrar gratuito)”,como ?

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Neste caso nem é necessário grandes capacidades financeiras. Por 50/100€ compra-se um pc usado bem capaz de correr windows 10. Qualquer smartphone é mais caro que isso.

      3. Avatar de Daniel
        Daniel

        Muitos podem migrar para o Windows ou macOS. É questão de tempo.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Correção: Linux e macOS

      4. Avatar de joao costa
        joao costa

        já tive o windows 10 há uns meses atraz e agora queria telo outra vez que fazer e como se me poder ajudar agradeço—joaocostamaria@gmail.com

    2. Avatar de radamel
      radamel

      Ainda se pode atualizar do 7 para o 10 gratuitamente? Tenho um pc antigo com esse sistema ainda em casa.

      1. Avatar de Roni
        Roni

        Não há mais atualização gratuita.

        Mas você pode tentar o Insider Preview.

        1. Avatar de Pedro Fonseca
          Pedro Fonseca

          Isso é só para transferir o SO
          Precisas na mesma da chave de licença para o usares
          Ou de um crackzito manhoso…

  2. Avatar de Whatever
    Whatever

    O bug da última atualização já foi resolvido?

  3. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    “Nos equipamentos mais antigos a solução passa entretanto pelo atualizar dos drivers.”
    Acho piada a este tipo de frases nos artigos. Como se isso fosse tão simples de fazer.
    Se o próprio fabricante do SO já não dá suporte aos sistemas antigos quanto mais o fabricante do hardware.

  4. Avatar de pedro
    pedro

    só sabem dizer mal do windows, epa mudem para um Linux Desktop para verem o que é bom para a tosse ….

  5. Avatar de eu
    eu

    Há uma outra solução. Usar macOS.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Como se o MacOS não tivesse também falhas de segurança…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Mas vai querer comparar mesmo com o Windows?

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Não tem como comparar

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    Foi por causa destes problemas que eu mudei para o Linux. Acho que deviam experimentar o Linux pelo menos em dual boot. Atualmente já não é preciso usar o terminal/consola de comandos antigamente à cerca de mais 18 anos era necessário. Existem programas do mesmo tipo que usam no Windows no Linux e quanto a jogos podem usam o Wine que, por experiência própria, funciona.

  7. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    Ainda bem que abri os olhos a mais de uma decada atras. Ja nao sofro ano apos ano com as solucoes e migracoes milagrosas da famigerada Microsoft. Para quem continua com esse problema e nao tem solucao a vista ponderem se vale o esforco continuar com a maquina de jogos ou se e rentavel mudarem definitavamente para linux e serem felizes. Aviso que linux nao e nenhum bixo papao. Eu so falo isso porque voces devem concordar comigo todos aqueles que usam windows, houve algum ano que corresse bem para a microsfot ? Ora ha-de ser bugs descobertos, virus chatos, problemas de drivers, actualizacoes incriveis. O facto e que a microsoft apenas pensa na sua barriga, nao quer saber dos problemas dos utilizadores e das maquinas que possuem. Isso sempre existiu e ira existir. Linux nao e mar de rosas tambem mas nao se compara a esse tipo de problemas . Bye bye

  8. Avatar de Markito SBT
    Markito SBT

    A microsoft não consegue fazer um sistema a prova de invasão, nem mesmo atualizações seguras e nem um bom antivírus. Então não adianta só atualizar, o mais importante é ter cuidado com o que se faz no computador.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Nem a Microsoft nem ninguém!

  9. Avatar de fak
    fak

    a mim sinceramente isto é como os carros. têm tecnologia de segurança passiva e segurança ativa.

    se voces não usam a segurança passiva, é normal que passem a vida a apanhar virus e fiquem todos violadinhos quando um virus tipo o wannacry se torna constante…

    passem a usar a segurança passiva que deixam de apanhar virus…
    eu com windows defender, windows firewall e a atualizar o windows e os meus programas só quando me lembro, não apanho 1 virus pelo menos à 7 anos e não foi wannacrys’s ou meltdown’s que me fizeram instalar software, por aqui nunca passou um anti ramsomware nem nada do genero… e olhem, não fui infetado apesar do meu nivel de proteção ativa mediocre…

    minimizem ao máximo a vossa “pegada digital” e vão ver que se acabam os virus, eu fiquei tão cuidadoso nisto, que até o email que uso na net não é real, é apenas um alias, uma especie de identidade falsa para o meu endereço email, o meu endereço real só o estado e a empresa onde trabalho é que o têm… assim garanto uma caixa de correio livre de SPAM e outros emails esquisitos…

    1. Avatar de fak
      fak

      não, mentira, a minha empresa também é um alias…

      mas pronto, acho que é caso para dizer: só apanha virus quem quer… eu também já apanhei muitos, mas dediquei-me a visitar a net e a ler artigos, aprendi e agora é como é…
      recomendo a leitura “como sobreviver sem antivirus no PC” do site Tecmundo (brasileiro), é de 2011 mas continua atualizadissimo e podem recolher bastante informação dele, não só do post mas da “leitura complementar” ao final do post.

    2. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Não faço nada disso e não apanho vírus
      Só precisas de fazer 3 coisas:
      Ter cuidado por onde andas, Usar Adblocker e testar software que não conheças em VMs
      Muito simples

  10. Avatar de Kratos
    Kratos

    ACONTECE ISTO. SE EVENTUALMENTE NOTAREM ALTERAÇÕES E BEM FÁCIL. É SO IR AO ROUTER E DESLIGÁ-LO. FEITO

  11. Avatar de João
    João

    Pessoal vamos la ter calma, afinal são so píxeis.

  12. Avatar de RICK Dangerous
    RICK Dangerous

    Tenho em casa o meu PC i7-6700k com o win 7 instalado.
    1a coisa a fazer:desligar as atualizações que só põe o PC mais lento.
    Windows 10 já experimentei e infelizmente acho horrível.
    Ao menos não é tão mau como o 8.
    Vou continuar com o meu win7 até não poder mais… Depois logo se verá

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Instala o Linux Mint ou Ubuntu
      Não te vais arrepender

  13. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    As pessoas esquecem (ou fingem que esquecem) que Linux e MacOS têm os seus problemas de segurança, mas simplesmente, como têm a menor quota do mercado no que diz respeito aos dados de consumidores (que é o que os Hackers mais se interessam por terem menos mecanismos de segurança), os hackers acabam por testar e desenvolver para Windows porque é onde têm mais utilizadores e logo uma base maior de alvos e probabilidade de conseguirem atacar. Se todos migrassemos para Linux, então Iams todos ver problemas semelhantes, a única questão é que isso não acontece e a Microsoft leva por tabela. Eu cá estou cada vez mais contente com a Microsoft, já bque até já posso desenvolver para Linux, sem ter necessidade de VM ou dual boot) num Windows e até consigo correr, sem VM e sem dualboot, as utilidades de linha de comandos de Linux no Windows.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Meu caro, ter a menor cota do mercado não tem nada a ver. Diferente do Windows, no Linux você não roda o sistema operacional como root/proprietário. Você precisa senha pra tudo, um vírus no Linux não fará grandes estragos sem acesso root. Linux é muito mais seguro que o Windows, mas como nada é perfeito tem suas falhas. O problema é que vocês querem tratar o Linux como se fosse um Windows e não é.

      1. Avatar de Ricardo Alves
        Ricardo Alves

        Há quanto tempo não usas Windows? é que isso é exatamente como o Windows funciona tambem.

      2. Avatar de Ricardo Alves
        Ricardo Alves

        Há quanto tempo não usas Windows? É que o Windows funciona exatamente da mesma forma.

      3. Avatar de Ricardo Alves
        Ricardo Alves

        Há quanto tempo não usas Windows? É que o Windows funciona exatamente da mesma forma.