Atenção, nova atualização do Windows 10 pode deixar as máquinas vulneráveis

47 Comentários

As atualizações do Windows 10 têm estado debaixo de fogo. A cada novo lançamento surgem problemas graves e que muitas vezes impedem aos utilizadores usarem os seus equipamentos. A Microsoft tem sido rápida a responder, mas a verdade é que os problemas são reais.

Com a chegada de mais uma atualização, não é anormal que se fale de imediato em problemas. Estes são reais e foram identificados, reforçando a ideia de que algo de anormal se passa. Desta vez é a segurança do Windows 10 que é colocada em causa.

Windows 10 ATP atualização Microsoft segurança

Novos problemas com uma atualização do Windows 10

Lançada esta semana, a KB4520062 era apenas mais uma atualização para o Windows 10. Pretendia corrigir alguns problemas detetados anteriormente, de forma transparente e sem qualquer complicação para o Windows 10.

A verdade é que não foi este o caso e mais uma vez os problemas surgiram para um conjunto alargado de utilizadores. Esta é também uma situação similar às anteriores, em que apenas um grupo de utilizadores é afetado.

Do que é detetado, esta atualização está a ter problema ao nível da segurança do sistema operativo. O foco do problema está no ATP (Advanced Threat Protection) do Windows Defender, que acaba por deixar de ser executado.

Windows 10 ATP atualização

Microsoft reconhece o problema de segurança no ATP

O problema provoca um erro 0xc0000409 e leva a que o serviço associado ao ATP deixe de funcionar. Isto provoca uma falha de comunicação na componente anti-malware do Windows e deixa o sistema vulnerável a problemas de segurança.

A Microsoft já reconheceu o problema e garantiu que está a trabalhar na sua resolução de forma rápida. Adiantou também que esta falha afeta as versões 1809 do Windows 10 e do Windows Server. Está também presente na versão Enterprise LTSC 2019 do Windows 10 e no Windows Server 2019.

Por agora, e segundo a Microsoft, a única solução é a remoção da atualização. Desta forma o problema é retirado do sistema e deixa de haver quebras de segurança no Windows 10.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sandrosfc
    sandrosfc

    Aff,brincadeira isso,estou na 1903 e com as atualizações pausadas á um bom tempo com medo de dá merda no meu pc,e agora mais essa…

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Agora em português, se fazes favor. Nem sabia que havia internet aí.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Ao invés de ficares a criticar o português alheio, devias pensar num argumento. Eu sei que entendestes muito bem ao comentário ou está doente.
        Português brasileiro continua a ser português e uma variação da nossa língua, tal qual o inglês britânico e inglês americano.
        Abra mais tua mente.

        1. Avatar de sandrosfc
          sandrosfc

          Perfeito meu amigo,+1

        2. Avatar de Luisa
          Luisa

          +100
          Finalmente falaste algo correto “Danilo”

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Por que finalmente? Desde quando falo coisas erradas? Ou tais a me confundir com outro Danilo?

      2. Avatar de sandrosfc
        sandrosfc

        Nossa cara,você é muito engraçado. Faz Stand-Up?

        1. Avatar de Francisco4335
          Francisco4335

          Certamente ele fará Stand-up de ignorante e de egocêntrico +1

      3. Avatar de André Cavalcanti
        André Cavalcanti

        No soneto “Língua Portuguesa”, o poeta brasileiro Olavo Bilac (1865-1918) escreve no primeiro verso “Última flor do Lácio, inculta e bela”, se referindo ao idioma Português como a última língua derivada do Latim Vulgar falado no Lácio, uma região italiana.

        Queres em português, pois tomes:

        ” Última flor do Lácio

        Última flor do Lácio inculta e bela
        És a um tempo esplendor e sepultura:
        Ouro nativo que na ganga impura
        A bruta mina entre os cascalhos vela…
        *
        Amo-te assim, desconhecida e obscura,
        Tuba de alto clangor, lira singela,
        Que tens o trom e o silvo da procela,
        E o arrolo da saudade e da ternura!
        *
        Amo teu viço agreste e teu aroma
        De virgens silvas e de oceano largo!
        Amo-te ó rude e doloroso idioma,
        *
        Em que da voz materna ouvi: “meu filho”
        E em que Camões chorou, no exílio amargo,
        O gênio sem ventura e o amor sem brilho!”

        Aqui, onde teus antepassados plantaram esta flor é que ela floresce, grassa mais bela e indomada que em qualquer outra paragem! 🙂

    2. Avatar de Marcos
      Marcos

      O que adianta pausares as actualizações se elas actualizarão sozinhas depois de um tempo? Nem vais ver já estará instalado e terás de reiniciar e bye bye PC.
      Por estas e outras que muitos estão a preferir ficar em versões antigas do sistema operativo, por causa das actualizações forçadas (não podes parar por tempo ilimitado). Não tens controlo algum sobre o sistema.
      Se queres ficar no Windows recomendo-te ficares no 8.1. Vá lá e instale o Open Shell e terás uma cópia do Windows 10 sem tais problemas e actualizações (não forçadas) até 2023. É a única saída se prezas pela estabilidade, se não quiseres, sugiro que compre um Mac ou então vá para Linux, há diversas opções para todos os gostos.
      Abraços!

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Falo a mesma coisa de quem fica editando ISOs do Windows 10 com ntLite e coisas assim… Pra que perder tempo fazendo isso? Se a cada 6 meses tem uma atualização grande que reinstala praticamente todo Windows do zero? Quanto a ficar no 8.1, é… tenho que concordar que é a melhor opção dado ao fato do 7 está a perder o suporte em Janeiro de 2020. O 8.1 ao menos ninguém quis matar ainda. 2023 é a data limite, até lá muita coisa vai ter rolado.

      2. Avatar de FP
        FP

        Ha sim uma opçao que permite bloquear as atualizaçoes. Fiz isso no meu antigo pc e durante quase um ano, n fiz uma unica atualizaçao. Hoje em dia no meu atual faço todas as atualizaçoes, simplesmentr porque ate agora n tive um único com problema, como vejo a cada semana uma noticia nova das atualizaçoes do Win10.. Devo ser um sortudo. Para mim, 0 problemas

      3. Avatar de Angelo Rocha
        Angelo Rocha

        O meu pc comprei com windows 8.1 originalmente instalado e a atualização para windows 10 foi forçada. Se puder, me indique como evitar isso para que eu volte o quanto antes para o tal windows 8.1, pois as atualizações do windows sempre me prejudicam em maior ou menor grau mas da última vez me custou uma semana inteira de trabalho. Se for possível essa dica, ficarei grato!

    3. Avatar de mauro
      mauro

      Essa atualização kb4520062 não está disponível para a versão 1903. https://support.microsoft.com/pt-br/help/4520062/windows-10-update-kb4520062

    4. Avatar de Catarina
      Catarina

      Como fizeste para parar as autulizacaos obrigada

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Pode ser que um dia destes contratem pessoas, mesmo, e comecem a utilizar máquinas reais de todas as marcas e com variados anos de produção para sei lá… descobrir os problemas antes destes acontecerem, como aparentemente faziam antes de aparentemente terem decidido cortar na qualidade e de aparentemente despedirem praticamente toda a gente que fazia os testes e passar tudo para as máquinas virtuais… com os “belos” resultados à vista todos os meses.
    A esperteza saloia chega a todo o lado, e também chegou à Microsoft pelos vistos.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O principal problema da Microsoft (e da Apple) é que passaram a apresentar as Alfa como parte das actualizações para todos.
      Até 2013, as Gama-Alfa-Beta eram só para uns milhares de utilizadores, que notavam estas falhas e as equipas resolviam, antes de chegar ao grande público. Agora é tudo despejado, só com meia dúzia de dias de teste, no ambiente empresarial.

  3. Avatar de Samuel
    Samuel

    Só mesmo a Microsoft.

  4. Avatar de System 99
    System 99

    Nunca tive problemas com o Windows. Agora em cada update é rezar. Desta vez é o som, fica fanhoso, só revolve reiniciando a máquina ou fazendo restart ao AudioSrv.
    Windows está a tornar-se uma palhaçada.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Actualize os drivers da placa de som e não use os genéricos da Microsoft. Dá um pouquinho mais de trabalho mas, melhores resultados.

    2. Avatar de Marcos
      Marcos

      Um dias vais a ter, podes aguardar, este dia te esperar, como todos nós esperamos a morte.

  5. Avatar de Fernando Machado
    Fernando Machado

    Eu tenho estes problemas. Resolvi instalar o windows 8.1 e acabou.

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Foi a melhor coisa que fizestes. Outra possível opção seria investir num Mac ou então ir para o Linux.
      Opções existem, tolo é quem fica no mesmo ao invés de procurar alternativas.
      Há também aqueles que gostam de sofrer, então devemos respeitar os gostos alheios.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        “tolo é quem fica no mesmo ao invés de procurar alternativas”

        O problema é que as pessoas são preguiçosas, nem todos tem capacidade física e mental de se aventurar procurar alternativas. Há pessoas que nem sabem que existem alternativas ao Windows.

        Concordo em relação ao “Há também aqueles que gostam de sofrer”

  6. Avatar de censo
    censo

    Problema inexistente para quem fez os updates mais recentes.

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Leia a matéria

      1. Avatar de censo
        censo

        É melhor tu leres.

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Leia em outros sítios pois aqui deixa a desejar, busque na fonte.

  7. Avatar de Zezé camarinha
    Zezé camarinha

    Windows 7 problemas resolvidos

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      O problema é quando chegar Janeiro de 2020.

  8. Avatar de Luz Noturna
    Luz Noturna

    Aqui tenho a versão 1903 e a última actualização trouxe-me problemas com a utilização da Luz Nocturna que falha muito frequentemente após o monitor ter ficado desactivado. tendo que clicar duas vezes na definições de notificações para Luz nocturna (canto inferior direito). Nunca me aconteceu até à úlima actualização.

  9. Avatar de Catarina
    Catarina

    Como desligar as autulizacaos

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      A solução não passa por desligar as atualizações. Que tal procurar uma alternativa ao Windows? Existem sistemas para todos os gostos, e sem este tipo de problemas.

    2. Avatar de sandrosfc
      sandrosfc

      WinAero Tweaker

    3. Avatar de Lucas
      Lucas

      Mude de sistema operacional, é o melhor que você faz.
      Experiência própria. Tentar controlar o Windows só vai dar mais e mais problemas a longo prazo.
      Dito e escrito.
      Abraços, Lucas!

  10. Avatar de Gigi bufon
    Gigi bufon

    simplesmente não atualizem

  11. Avatar de Jim
    Jim

    Acabou de ocorrer-me um problema devido a última actualização de W10. É, agora entendo os outros.

  12. Avatar de Lucia
    Lucia

    Eu usava o programa Shutup10 para desligar a telemetria, ao fazer isso e reiniciar 3 opções era desmarcadas pela Microsoft.

    Que belo sistema, hein? Conseguem desabilitar programas de terceiros, imaginem o que fazem com seus arquivos…

  13. Avatar de Adilson
    Adilson

    Microsoft só fazendo me?%@ esse ano, enquanto isso tudo funcionando muito bem no linux e no MacOS

  14. Avatar de Lucas
    Lucas

    Mas não é o sistema perfeito, segundo os fanboys do Windows? Até o Linux que uso e digo não é perfeito, por que então o Windows seria?

    Fala sério.

  15. Avatar de Fixo
    Fixo

    É por causa disso que o sistema de mísseis intercontinentais ainda continua a usar os IBM Série 1 do anos 60, até pouco tempo com disquetes de 8″.
    https://arstechnica.com/information-technology/2019/10/air-force-finally-retires-8-inch-floppies-from-missile-launch-control-system/

    P.S. Já não outros IBMs iguais nem peças de substituição. Em caso de avaria são reparados utilizando um microscópio.

  16. Avatar de Vítor Gaspar
    Vítor Gaspar

    É verdade que o Windows dá alguns problemas com as atualizações … Mas… Vocês do pplware.sapo.pt são uns fanáticos do mac os e a cada post que fazem… Notasse bem o vosso foco… Vocês não são isentos… Uma vergonha… O mac os morreu, com o criador, assim como a inovação… Com a morte do criador… O que existe é um sitema sem futuro sen inovações…. Qualquer pc windows ou Android com as msm características ou até ligeiramente inferiores características… Tem melhor performance do que a maçã…
    Mas vocês não falam disso…

  17. Avatar de Luís
    Luís

    No Mint não há problemas, terá outros e mais privacidade

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Fiquei na dúvida se a atualização causa problemas a toda a gente ou não… Os meus equipamentos não deram problemas.
    Quanto às sugestões de uso de Linux, eu até sou adepto de Linux, mas o mesmo também não está isento de problemas. No meu caso específico, o módulo WiFi não funciona de raíz e é necessário instalar drivers modificados. Se fosse algo a fazer uma única vez até passava, mas sempre que os componentes Core de Linux são atualizados, é necessário repetir todo o processo de instalação do WiFi. E estou a falar de um portátil de 2015 da ASUS. Não encontrei nenhuma distro Linux em que o WiFi funcione logo na instalação. E aquele tal driver só funciona em derivados de Ubuntu. Nem o Elementary OS que é aceite pela ASUS para instalação, funciona e nem mesmo sendo derivado de Ubuntu, aquele driver funciona… E o fabricante da placa também não lançou drivers para Linux. Só Windows. Por isso entendo a resistência das pessoas á mudança. Já nem vou falar em hardware que só é suportado por software feito em Windows ou Mac.

  19. Avatar de Rodolfo
    Rodolfo

    Acredito que ainda vão melhorar igual o amigo de falou no comentário aí quando voutar fazer testes real com máquinas diferentes igual começo do w10 não tinha erro agora

  20. Avatar de João guedes
    João guedes

    Está na altura dos senhores da Microsoft deixarem se de brincadeiras é testes k só nos têm saído bem caro.
    Eu pessoalmente já tive k repor o PC 3 vezes. Acho k andam a brincar com os usuários deste sistema operativo.
    Cuidado porque há quem possa fazer com os seus direitos sejam respeitados.
    Afinal de contas quem paga os danos k a Microsoft tem causado com esta brincadeira das actualizações?