Até o iTunes já deixou de funcionar no Windows XP

11 Comentários

Desde que em Abril do ano passado a Microsoft terminou o suporte ao Windows XP que as empresas de software se têm afastado dele, descontinuando também o suporte e abandonando as actualizações para esta plataforma.

Se há algumas empresas que insistem em manter-se ligadas ao Windows XP, outras há que simplesmente removem a compatibilidade sem alertarem os utilizadores. Este foi o caso da Apple cujo iTunes deixou de funcionar no Windows XP.

win_xp_1

Esta situação de falta de suporte do iTunes por parte da Apple ao XP começou a ser detectada esta semana, quando vários utilizadores começaram a ter problemas em ligar-se à Apple Store por este software.

A queixa mais vezes encontrada não está na utilização do iTunes mas sim em autenticação nos serviços da loja, à qual os utilizadores necessitam de aceder.

Os fóruns da Apple foram inundados de queixas e muitos utilizadores mostram-se indignados por não ter sido dada qualquer informação sobre o fim do suporte ao XP.

Ao não conseguir a ligação à loja os utilizadores ficam assim privados de comprar novos conteúdos, de ver outros já comprados ou de fazer coisas simples como realizar backups ou sincronizar os seus conteúdos e aplicações.

Do que foi descrito pelos utilizadores o problema ocorre quando estes tentam autenticar-se, falhando este processo e assim impedindo a correcta utilização do iTunes.

Também do que é reportado qualquer versão do iTunes que seja usada no XP apresenta este problema, não sendo por isso uma questão directa de software.

win_xp_2

Segundo alguns testes realizados por utilizadores do Windows XP o problema deverá estar no protocolo de comunicação segura que a Apple está a usar para a comunicação com os seus serviços.

Da informação que é possível ler existe uma mudança recente nos protocolos de comunicação que veio implementar métodos mais seguros. Estes métodos de cifra AES (TLS_RSA_WITH_AES_128_CBC_SHA AES128-SHA e TLS_RSA_WITH_AES_256_CBC_SHA AES256-SHA) foram implementados recentemente no Windows Server 2003.

É claro que esta actualização não chegará nunca ao Windows XP e mesmo a versão disponível para Windows Server 2003 não será compatível com o XP.

As mudanças que a Apple realizou parecem ser definitivas, por motivos de segurança, e assim os utilizadores do Windows XP vêm-se assim privados de mais uma aplicação do seu leque cada vez mais reduzido.

É estranha esta mudança por parte da Apple pois a quota de mercado do Windows XP é ainda elevado, estando ainda nos 16%, um valor superior ao Windows 8 e 8.1 somados.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nunes
    Nunes

    A Apple continua a indicar o Windows XP como suportado, por isso a situação pode ser temporária!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Repara que está assim desde segunda feira. Mesmo que fosse temporária deveria estar já resolvida ou deveria haver uma declaração de problemas por parte da Apple.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        e repara que se fosse para terminar o suporte ao Windows XP a Apple já deveria ter mudado a sua declaração de suporte!

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Como é óbvio. Não faz sentido deixar usar o iTunes no XP e depois não deixá-los aceder à loja que é o que lhes dá dinheiro. Já fiz um comentar a reportar que já dá para fazer login. E o curioso sendo este artigo de hoje é que se for aos fóruns de da Apple os post de ontem já referem que conseguem aceder! O @Pedro Simões não deve ter reparado!:)

  2. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Falso alarme! ainda ontem atualizei no PC do trabalho que ainda usa o xp e realmente dava erro ao fazer login mas hoje já funcionou bem!

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não é grande perda, o iTunes do Windows é fenomenalmente mau.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Mesmo assim, é o melhor media player para Windows…

      Quer gostem, quer não…

      E não vejo razão para ser mau… muitos falam… mas não apresentam razões concretas…

      1. Avatar de oi
        oi

        o facto de ser da apple já é razão suficiente, não é preciso enumerar mais defeitos.

        1. Avatar de João Terra
          João Terra

          O Itunes é muito melhor que o Media player, alias a MS nas versões mais recentes e mais antigas quis copiar, mas deu porcaria. Já experimentaste bem o Itunes?
          Eu já e é bastante bom e podes organizar da melhor forma, tem um interface simples mas eficaz e tem a simplicidade de ser pratico e facil de usar. O media player do Windows é um campo minado.

  4. Avatar de Motrimetrik
    Motrimetrik

    Uso o Windows 3.11 e tem suporte com o Itunes!!!

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      E também tem suporte para o XP!

      O autor do artigo é que se precipitou…mas corrigir o artigo é que é difícil/complicado! 🙂 🙂