Asterisk Now 3.0 – Monte você mesmo uma Central Telefónica

25 Comentários

Quando se fala em VoIP (Voz sobre IP) e soluções gratuitas, é quase inevitável não falar do popular Asterisk. Para quem não conhece, o Asterisk é um software de código aberto que permite “transformar” um simples computador num servidor de comunicações como se de uma central telefónica  multi protocolo se tratasse.

A Digium é a empresa que promove o Asterisk, mas actualmente é a comunidade de programadores que contribui fortemente para os avanços da aplicação.

asterisk_00

O Asterisk tem suporte para os principais protocolos de abertos, dos quais se destacamos o SIP, MGCP e IAX.

Principais características do Asterisk

  • Sistema de telefonia IP-PBX;
  • Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
  • Unidade de Resposta Audível (URA);
  • Correio de Voz com integração com o correio electrónico;
  • Relatório e estatísticas das chamadas;
  • Facilidade de administração e gestão através da Web;
  • Compatível com os PBX’s analógicos;
  • Compatível com os telefones digitais IP;
  • Conectividade com troncos analógicos e digitais;
  • Sistema voltado para pequenas e médias empresas

asterisk_00

Asterisk Now 3.0 novidades
  • Nova versão do Asterisk
  • Nova versão do CentOS (versão 6.4)
  • Nova versão do FreePBX
  • Alguns módulos foram reescritos e acrescentadas algumas funcionalidades
  • A maior parte dos bugs detectados até ao momento foram resolvidos.

asterisk_01

O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta. Para quem pretender instalar o Asterisk Now 3.0, basta seguir este tutorial.

Para quem pretender montar o seu próprio servidor VoIP aqui está uma excelente solução.

altLicença: GPL
altDownload: Escolha aqui a sua versão (32 bits ou 64 bits)
altHomepage: Asterisk

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre Natal

    Muito boa essa solução !!!

    melhor ainda esta solução abaixo.

    http://www.leucotron.com.br

    conheçam o NOMAD ( ramal do pabx no celular )

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para usar este tipo de serviço basta estar ligado à internet e configurar o servidor ou tenho também de ter algum provedor deste tipo de serviço?

    1. Avatar de SCC
      SCC

      o maior erro que se comete, quando se fala de VOIP ou se escrevem artigos sobre o tema, é esconder o facto de que o VOIP nao é gratuito como as pessoas pensam. É mais barato, ponto!
      É obvio que um servidor baseado Asterisk, 3CX, Linq, etc… necessite de estar ligado à WWW (mais um custo) e que para fazer chamadas para a rede fixa ou móvel precisa sempre de um provider, o que também acrescenta custos.
      Por isso, quando ha pacotes nas operadoras, que por 10 ou 15EUR/mensais(ou pouco mais) temos chamadas ilimitadas para qualquer rede fixa europeia, é dificil arranjar argumentos que convinçam a migraçao para VOIP .

      O que,neste caso, o Asterisk traz e com a maior facilidade possivel, são serviços tais como IVRs, VoiceMail, Fax2Mail2Fax, Salas de Conferencias,e outras coisas que se podem desenvolver com maior ou menor facilidade.

      Eu desenvolvo Asterisk ha 7 ou 8 anos, participo com alguma actividade no desenvolvimento do software, participei em projectos nacionais e estrangeiros relacionados com a framework (sim, framework, pois Asterisk é cada vez menos PBX e cada vez mais API de desenvolvimento de aplicações de voz), desenvolvo appliances à medida e serviços baseado em Asterisk, para além de software para Asterisk, e se ha algo que aprendi com o tempo é que dizer às pessoas (ou as pessoas pensarem) que o VoIP é gratuito, e isso é um grande erro! (é obvio que nao é o caso no artigo, até porque nao é esse o tema…)

      1. Avatar de Vitorfrancisco@vodafone.pt
        Vitorfrancisco@vodafone.pt

        Ola scc sera que é possivel dar me umas ajudas com os ficheiros conf?
        Obrigado

  3. Avatar de César Araújo

    Eu pretendo saber e depois?
    Tenho isto montado e agora como ligo do telefone A para o telefone B usando este servidor?

    E chamadas para a rede fixa/móvel?
    E na receção de chamadas fixa/móvel como encaminho para o utilizador A?

    Tenho muitas mais questões!
    Ps: não sou um nob em informática pelo contrario, apenas nunca explorei essa área 😀

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Eu também não sou nenhum expert na matéria, mas segundo analisei na altura o maior investimento são mesmo as placas para ligar as linhas telefónica. Podes sempre usar como servidor SIP (voip) com softphones ou webphones. Mas se quiseres fazer/testar chamadas de/para rede fixa e telemóveis, vais ter de gastar uns cobres valentes em placas

      Alguém que me corrija se estiver enganado.

      Também tens de gastar uns cobres valentes se te quiseres certificar nisto 😀

      1. Avatar de lmx
        lmx

        é caro mas não assim tão caro…estive a ver uns preços ao acaso… noutros sitios..

        http://www.alibaba.com/product-gs/546740494/1_2_4_8_ports_VOIP.html

        cmps

      2. Avatar de Socria

        Exitem soluções relativamente baratas:
        Cisco SPA3102 custa cerca de 60€
        http://www.cisco.com/en/US/products/ps10027/index.html
        Permite injectar o sinal analógico na rede.
        Cisco spa112 custa cerca de 50€
        http://www.cisco.com/en/US/products/ps11977/index.html
        Dá para ligar 2 telefones analógicos “normais” e fazer chamadas voip.
        Com estes dois aparelhos pode-se construir uma central voip sem qualquer custo adicional e depois fazer chamadas para as redes fixas a custos 0€ e para qualquer rede movel a 0,005€ por minuto.
        Nós não usamos asterisk mas preferimos amtes o 3cx que também é gratuito para pequenas empresas..

        1. Avatar de xico
          xico

          o problema e comfigurar Cisco spa112 para o voip da sapo nao dá nada eu tenho um e nada.

          1. Avatar de Socria

            O Voip SAPO Funciona sem qualquer problema no SPA112.
            Vais a Quick Setup:
            Proxy: proxy.voip.sapo.pt
            User ID: +35130XXXXXXX
            Password: A SENHA

      3. Avatar de RaCcOn

        Não fica muito caro, depende daquilo que necessitares e quiseres fazer.

        Para uma situação normal, utilizando uma linha analógica e mais três operadores móveis não gastas muito até, depois é só criar regras na IPBX que te re-direccione as chamadas da forma que pretendes.

    2. Avatar de SCC
      SCC

      se queres ligar do telefone de casa para a casa de outra pessoa utilizando VOIP tens várias formas de o fazer, mas baseiam sempre no uso de serviços (de fraca qualidade) como o voipbuster ou voipcheap (serviços da Betamax) que são baratissimos e têm a qualidade que têm…

      Com o serviço contratado, podes depois fazer o seguinte:
      – ligas mediante softphone do teu PC directamente para o numero do destino (fixo ou móvel)
      – ligas o teu telefone de casa a um ATA (o Sipura é mto conhecido, assim como o Cisco/Linksys SPA – que é pouco estável – ou o Grandstream HT502/503) e tens a tua linha telefonica convertida para VOIP (recebes via rede fixa, fazes chamadas via rede IP)
      – adquires uma appliance ou montas uma maquina com Asterisk, compras as placas analogicas necessarias (geralmente 1 FXO outra FXS) e ligas o FXO à rede fixa, o FXS ao telefone de casa. Recebes a chamada do fixo para o servidor e este encaminha para o telefone que pretenderes; fazes a chamada do telefone, o servidor encaminha via VOIP para o destino pretendido .

      em todos estes casos, tanto o ATA como a appliance ou servidor têm de ter a conta voipbuster/voipcheap configurada!

      Agora vamos a custos:
      – appliance 1FXS + 1FXO nunca menos de 200 para algo estável
      – ou entao servidor para casa, pelo menos 300EUR + placa FXS/FXO entre 100 a 150EUR (arranja-se mais em conta, mas a estabilidade e qualidade é Made in China … merci Alibaba!)
      – serviço Betamax : 12.50EUR para 120 dias de chamadas gratuitas para a rede fixa europeia, dividido em 300minutos semanais no maximo.

      Ou seja, entre 200 e 500EUR de investimento, no minimo.

      Quanto pagas de MEO ou ZON? 40EUR é media, que inclui as chamadas todas e mais algumas para a rede fixa europeia, e claro a net e a TV. É fazeres as contas 🙂

      Outra coisa que ninguem fala nos artigos: as chamadas via serviços como a Betamax sao limitadas a apenas chamadas para destinos não sobre taxados. Ou seja, nada de chamadas 760,707,800,808,etc… e principalmente nada de chamadas para o 112. O teu numero de telefone raramente é apresentado ao destinatario (vem em 90% das vezes como Privado), e tens mais algumas limitações (DTMFs, beeps ao meio da chamada se um dos interlocutores foi mulher, cortes na voz qdo o trafego é demasiado,e mais uma série de outras limitações…todas elas contornáveis mas não é o comum dos mortais que o faz 🙂 )

      1. Avatar de SCC
        SCC

        errata: é claro que, onde se lê “e um dos interlocutores foi mulher”, queria dizer “fôr mulher” ….

        se foi, já nao me diz respeito 🙂

        1. Avatar de Dário

          Bom dia.
          Porquê essa situação de se um dos interlocutores fôr (ou foi, who cares) mulher ocorrerem beeps no meio da chamada? Tem a ver com a voz tendencialmente mais aguda?
          Obrigado

          1. Avatar de SCC
            SCC

            os codecs com maior compressão (g729, gsm, etc…) geralmente baralham-se com a voz feminina, numa chamada IP.
            “Female voice are known to once in a while trigger the recognition of a DTMF tone. ”

            é um problema que existe ha anos. Há é formas de contornar o problema (colocar o DTMF como inband, por ex, embora so funcione com codecs g711)

  4. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Vantagens em relação ao Elastix ?

    1. Avatar de SCC
      SCC

      tem mto menos lixo que o Elastix.
      O FreePBX é que está aqui a mais, ao meu ver.
      Se tentares usar o *, tenta perceber como o AEL e os ficheiros .conf funcionem, pois alem de mais interessante, é mais flexivel e mais estável

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Acredito, falta é tempo 🙂

  5. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Olá,

    Estou a procura de um software que faça o serviço de central telefonica, porém, meu maior interesse é em poder deixar gravado uma mensagem/musica quando nao puder atender o telefone e se possível uma opção para deixar uma mensagem de voz gravada.

    Quero algo para minha linha telefonica convencional e nao para VOIP. Esse software também pode ser usado para a linha telefonica residencial convencional?

    Obrigado.

  6. Avatar de Alex

    Caro,

    Qual o valor que cobra para montar o sistema e qual o custo de material que devo ter para montar um sistema voip para condominios, a ideia e a seguinte:

    Estou tirando a licença SCM, estou na etapa final, quero um diferencial em relação aos meus concorrentes aqui em Salvador, normalmente todos os condomínios tem que instalar centrais para conversação entre portaria e aptos, a ideia é a seguinte através do próprio sinal que forneço de internet com a rede via radio disponibilizar o sistema de interfone com equipamentos voip, assim teriam como ligar entre eles por ramais, é possível? mesmo que não aja conexão com ligações para outros telefones fixos ou moveis, se for, sendo que estas ligações seriam originadas através da minha central por ramais. o que é preciso?

  7. Avatar de Alex

    Caro,
    Qual o valor que cobra para montar o sistema e qual o custo de material que devo ter para montar um sistema voip para condominios, a ideia e a seguinte:
    Estou tirando a licença SCM, estou na etapa final, quero um diferencial em relação aos meus concorrentes aqui em Salvador, normalmente todos os condomínios tem que instalar centrais para conversação entre portaria e aptos, a ideia é a seguinte através do próprio sinal que forneço de internet com a rede via radio disponibilizar o sistema de interfone com equipamentos voip, assim teriam como ligar entre eles por ramais, é possível? mesmo que não aja conexão com ligações para outros telefones fixos ou moveis, se for, sendo que estas ligações seriam originadas através da minha central por ramais. o que é preciso?

  8. Avatar de Luis Gonçalves
    Luis Gonçalves

    Alguém sabe onde obter gratuitamente as vozes pt-pt ?

  9. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Mais fácil pagar alguém para instalar uma CENTRAL TELEFONICA !

  10. Avatar de Josemar
    Josemar

    Boa noite pessoal
    gostaria de saber se alguém já configurou a central para receber e efectuar chamadas de uma operadora móvel?

    e se precisamos algum equipamento adicional para o fazer…

  11. Avatar de Edexote
    Edexote

    Aguardo com bastante interesse pelos próximos artigos! Já instalei o AsteriskNow mas a configuração é uma bela confusão! Tenho já users e extensões criados, mas o cliente voip ao ligar ao servidor diz sempre forbidden. Os logs dizem-me a que a password está errada, mas obviamente que já me certifiquei disso… Mandem vir os próximos artigos!