Quais as funções que os utilizadores do Windows 10 mais pedem?

42 Comentários

O Windows 10 não é um sistema operativo totalmente final! A Microsoft anunciou isso quando o lançou e mostrou que os desenvolvimentos vão continuar.

Para isso conta com a informação dos utilizadores e com o que estes mais pedem. Da lista desses pedidos alguns são recorrentes. Vamos conhecer as funções mais pedidas para integrar com o Windows 10.

windows_10

A Microsoft mudou nos anos recentes e a sua forma de criar sistemas operativos mostra isso mesmo. Está mais aberta ao que os utilizadores criticam e ao que pedem.

Através da aplicação Windows Feedback foi possível recolher muita informação útil para o desenvolvimento do Windows 10. Quando o Windows 10 foi lançado a Microsoft limpou os pedidos e reiniciou o processo de recolha, agora com a versão estável lançada.

O novo feedback dos utilizadores já está a chegar e existe já uma lista de pedidos de novas funcionalidades, que estão a ser avaliadas.

Vamos conhecer a lista das 5 funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores para o Windows 10.

1 – Deve haver uma mailbox unificada onde se pode ver todo o email de uma vez

Actualmente a aplicação de Mail do Windows 10 permite aos utilizadores configurarem e usarem várias contas de email, garantindo que esta é uma ferramenta com elevado grau de usabilidade.

Infelizmente não existe uma forma de poder agregar todas as mensagens numa única interface e aí fazer a gestão do email. O que é pedido é isso mesmo, à semelhança do que vários clientes de email já fazem.

edge

2 – Poder escolher onde guardar os downloads, não apenas na pasta por omissão

O Edge foi uma das novidades que veio com Windows. O novo browser da Microsoft representa uma mudança radical e uma proposta que quer competir directamente com os outros browsers do mercado.

Fruto de ser uma novidade, tem ainda alguns pontos a serem limados. Um deles, e o que mais vezes é pedido, é que seja dada a possibilidade aos utilizadores de definirem a pasta onde querem guardar os downloads, não ficando presos à pasta de sistema.

3 – Porque não faz a Cortana coisas mais simples como desligar o computador?

A Cortana foi um dos maiores avanços que a Microsoft conseguiu meter no Windows 10. O assistente pessoal virtual da Microsoft foi o primeiro a conseguir chegar aos sistemas operativos de desktop, batendo a concorrência.

Mas a verdade é que a Cortana acaba por ser completa demais, deixando de forma algumas funções básicas.

Os utilizadores querem agora mais da Cortana, mas coisas básicas como o controlo da máquina, como o desligar do PC com um simples comando de voz.

cortana

4 – Um tema negro, por favor

O Windows 10 estreou um novo tema negro, no desktop. Mas os utilizadores querem mais, com uma integração muito mais profunda e com as próprias janelas de sistema a apresentarem esta cor.

Pode ser que num futuro próximo a Microsoft surja com novidades neste campo. O pedido está feito pelos utilizadores e com um elevado número de votos.

5 – Os drivers do GPU não devem ser actualizados sem a autorização do utilizador

Curiosamente no último lugar da lista está uma das funcionalidades que se esperaria estar no topo. A nova política da Microsoft sobre as actualizações vem retirar aos utilizadores o controlo sobre a forma como estas são feitas.

O que é pedido é que, pelo menos para os drivers dos GPUs, estas actualizações sejam feitas com a concordância dos utilizadores, para evitar situações em que os sistemas operativos deixam de funcionar.

 

Esta é a lista das funcionalidades que os utilizadores mais querem ver no Windows 10 num futuro próximo, tendo mais votos que qualquer uma das restantes.

A Microsoft está atenta e quer satisfazer os desejos dos utilizadores, mas não garante que qualquer uma delas seja lançada. São ideias que estão a ser avaliadas e que podem um dia chegar ao Windows 10.

Quais são as funcionalidades que os leitores do Pplware mais gostavam de ver no Windows 10?

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Hmm, vamos ver…

    Uma renderização de fontes que preste? Estou usando o OSX e é nítida a superioridade na renderização das fontes no OSX, principalmente no que tange monitores 4K.

    Um sistema de arquivos que tenha a mínima fragmentação ou quase nula em dispositivos que não sejam de memória flash, como os Hds?

    1. Avatar de Cris
      Cris

      O font rendering do OS X é mediocre comparada com o fontconfig-ultimate, ou até infinality ou stock freetype. Apenas é boa para monitores de alta densidade de pixeis. Claro que mesmo assim é mil vezes superior ao do wangblows, mesmo tendo mactype ou gdipp.

      1. Avatar de outcast
        outcast

        Como se instala essa font no windows 10? Obrigado

  2. Avatar de Rui
    Rui

    E se calhar.. Controlo sobre o meu sistema? Eu gosto de mandar no meu sistema.
    Gosto de instalar atualizações quando me apetece, por exemplo.

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Deves estar a brincar ou então não percebes cheta de administração do teu sistema – e se for assim então é melhor continuares como user e não como admin.

  3. Avatar de Papa
    Papa

    Como é obvio é dar para conseguir usar o microfone nos jogos da steam.
    desde que instalei windows 10 que a minha voz na steam fica grossa e estranha como se estivesse a usar voice changer e a comunicação é uma coisa bastante importante no cs:go.
    Já pesquisei e existem muitos com o mesmo problema…

    1. Avatar de Tffm
      Tffm

      Já viste as configurações do micro? Eu tenho o micro a bombar normal sem stress, e a bombar pela steam.

      1. Avatar de Papa
        Papa

        Mas tens microfone externo? tipo um microfone com os headphones. É que eu acho que é só quem tem microfone interno, os que vêm com o portátil é que está a ter este problema…

      2. Avatar de Papa
        Papa

        E sim já vi as configuracões e estã tudo certo, tanto que o microfone funciona no skype e no facebook e aposto que funciona em todo lado que seja preciso microfone, menos na steam :/

        1. Avatar de Tffm
          Tffm

          Só tenho micro interno, não vejo necessidade de externo. Mas pode variar as drivers. Não te esqueças que também podes configurar o micro na steam 😉 Good luck.
          O único stress que estou a ter com o W10 é com o sony vegas -.-

  4. Avatar de Rui C
    Rui C

    Pedem que ligue depois de carregar no power.
    Essa é provavelmente a essencial.
    LOL

  5. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Só por esta lista, vê se mesmo as nabiças que são os insiders. Uns autênticos chicos-geeks que instalam um preview numa máquina de trabalho em vez numa VM, e a única coisa que fazem é clicar no botão iniciar para abrir e fechar o menu iniciar, ir ao facebroke/tweether e queixarem-se em todo o lado que ficou mal instalado ou que dá problemas com tudo.

    Ora quem tem W10, abram lá o Painel de Introdução de Expressões Matemáticas, e digam se não dá vontade de rir. E já está assim desde o W8. Grandes developers que são, não haja dúvida.

    Se forem ao directório do Windows (ou é o System32, já não me lembro qual) e activarem o painel de detalhes, há lá uma pasta que tem o fundo preto.

    Depois ainda há quem defenda que não se deve piratear os produtos da M$, coitadinhos dos developers. Andam muitos, ainda mais panhonhas que eu a tentar activar isso de forma legal, nem vale a pena.

    1. Avatar de antunesn
      antunesn

      O nome condiz com o comentário!!

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        O teu comentário demonstra falta de experiência e conhecimentos. Tudo indica seres um noob insider preview que também em nada contribuiu para o desenvolvimento e correcções de falhas do W10.

  6. Avatar de camones
    camones

    Entre outras:
    1) Atribuir mais funcionalidades ao “multiple virtual desktops”. Em particular, a possibilidade de personalizar cada ambiente de trabalho: fundos, ícones, apps, etc. A solução presente no actual W10 em nada contribui para uma verdadeira exploração do potencial desta funcionalidade.
    2) Transformar o actual “centro de acção” num verdadeiro centro de notificações! Actualmente esta funcionalidade é muito limitada (por exemplo: as notificações do email funcionam de forma irregular e as do calendário não funcionam de todo). Abertura desta funcionalidade a outras aplicações externas.
    3) Política transparente nas questões da privacidade. Este será um dos calcanhares de aquiles do actual sistema. Se a MS não arrepiar caminho suponho que terá um futuro desastroso.
    4) etc.

    1. Avatar de WI
      WI

      As notificações do Calendário e do Mail só aparecem quando a aplicação estiver aberta, caso contrario não funciona. No Windows 8.1 funcionava de vez enquanto…

  7. Avatar de JOão
    JOão

    barra de endereço no Edge, separadores e favoritos mais estreita.

  8. Avatar de Luis Pedro
    Luis Pedro

    A da instalação dos drivers da Gráfica era uma opção muito boa. Pelo menos evitava que eu tivesse de reinstala-los todas as semanas de forma a não perder o uso do Menu Iniciar, do Edge, do Procurara da Loja… Assim lá vou instalando semana a semana os drivers :S

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Viva,
    Duas caracerísticas que gostaria de ver implementada em qualquer versão do windows:
    a) sistema de abas no file explorer;
    b) colocação de password para abrir pastas (nada de encriptação nem compactação de ficheiros. sistema simples contra curiosos esporádicos).
    Sei que existem programas de terceiros que suprimem estas necessidades.
    Cumprimentos!

    1. Avatar de Geiras
      Geiras

      Há uma app, chamada Clover, que faz exatamente isso, de ter o sistema de abas no file explorer. Curiosamente, ficou a funcionar mal desde que atualizei para o W10. Funciona exatamente igual ao Chrome, Ctrl + T para abrir novo separador, Ctrl + Shift + T para reabrir separador fechado, Ctrl +W para fechar…

      Mas ya, era um sonho ter esse suporte para separadores de forma nativa, com o suporte para todas estes atalhos…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Viva,
        Também costumava usar, mas em W10 ficou instável num dos PC. Acredito, que saia uma atualização para corrigir esse comportamento.

  10. Avatar de Censo
    Censo

    Essa da pasta de destino dos downloads é mesmo para embirrar, não? Os downloads ficam todos arrumadinhos no mesmo sítio. Criar pastas antes ou depois de os fazer…qual é o stress?

    1. Avatar de Cabritone
      Cabritone

      Eu por exemplo nunca uso o lo Al default dos downloads.. Como tu dizes é bem, eu gosto de ter as coisas arrumadas, então se faço download de um zip com imagens vou querer que ele fique guardado num sitio onde eu tenho as imagens e não dos downloads, se faço de um PDF vou querer que fique na minha pasta de ebook e não na de downloads, etc.. É como tudo, cada um usa como lhe dá mais jeito e não há uma forma certa..

    2. Avatar de fneves
      fneves

      Implica te sacares e teres de ir la mover para a pasta que queres em vez de guardares no sítio com um passo só 🙂

  11. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Quanto ao Mailbox, gostava que o utilizador pudesse escolher por uma mailbox unificada ou não unificada (como acontece no Thunderbird: ver pastas unificadas ou todas as pastas) e dentro de cada conta, ter a possibilidade de associar uma assinatura digital a essa conta especificamente.

  12. Avatar de Sargas
    Sargas

    O que muitos utilizadores pretendem da Microsoft neste momento…PRIVACIDADE

  13. Avatar de Antonio
    Antonio

    Eu diria que desactivar o spyware (Cortana) tambem devia estar no topo.

  14. Avatar de Anderson
    Anderson

    “Quais as funções que os utilizadores do Windows 10 mais pedem?”
    Deixe-me advinhar: privacidade?
    haha…

    Linux me livre!

  15. Avatar de Junior Silva
    Junior Silva

    Melhor controle de privacidade e maior empenho em trazer extensões para o Edge seriam bem-vindos…

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uma das funções que gostaria que tivesse, (era quando foi instalado o Windows 10 fiquei sem os contatos), ora gostaria de não os ter perdido.

  17. Avatar de André
    André

    Quanto à questão de desligar o computador pela cortana, não sei se seria boa ideia. Imaginemos que a cortana entende mal o que o utilizador diz e percebe que ele quer desligar o computador. Lá se ia tudo…

  18. Avatar de JMCS
    JMCS

    Um tema clássico como no XP ou no 7. A questão da personalização está cada vez pior!

    1. Avatar de knom
      knom

      NÃO NÃO ESTA PIOR!! TENS IMENSO PARA PERSONALIZAR DA-TE AO TRABALHO

  19. Avatar de Realista
    Realista

    Eu quero integração total com o Windows 10 Mobile.

  20. Avatar de raulleal
    raulleal

    por mim era no Edge ter a opção de arrastar o link da barra de endereços diretamente para a barra de favoritos para adicionar como isso. ate no IE11 isso faz , bem como Chrome e Firefox …

    1. Avatar de André
      André

      Isso e também selecionar algo na página e arrastar para a barra de separadores para fazer uma pesquisa com essas palavras ou, no caso de ser um site, o abrir num novo separador. Isso sim!

  21. Avatar de Bruno Oliveira
    Bruno Oliveira

    O que eu queria (porque já vou na segunda instalação do win10 depois de um rollback) era que os drivers dos meus componentes não fossem injectados com adaptações que me capam a velocidade de download por exemplo.
    Depois da instalação do win 10 o tweak bit driver actualizou-me 15 drivers. Mesmo assim a minha placa de rede continua a não ter a mesma performance que tinha no windows 10 com a minha ligação de 50mb, mal chega aos 30mb. Se alguém já passou por semelhante, agradeço bitaites 🙂

  22. Avatar de Murilo
    Murilo

    O 5º motivo foi o que me fez sair do Windows 10, o driver da GPU, pois como atualiza automaticamente eu querendo ou não. O driver da AMD 15.2 pra mim está bugado, videos nao tocam e dão erro no youtube. Enquanto não mudarem isso, fico no Windows 8.1

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      A mim o kodi da barraca e tenho esse driver

  23. Avatar de Aeme
    Aeme

    Depois de ler algumas questões para mim algo exotéricas aqui no pplware acerca do w10, tenho algumas questões mais “terrenas”.
    Algumas questões:
    Quando se faz copiar de uma foto de um site por exemplo, a imagem é JPEG e quando fica guardada fica png…
    Não existe o guardar como dessa mesma imagem porque vai para uma pasta por defeito…….
    Uma foto com a descrição efgbuihvebfwgs122347f1cuuegrfj por exemplo quando é guardada perde esse “nome” e passa a chamar-se “sem nome. png”

  24. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Um botão para voltar ao Windows 7 mais rápidamente.