Aprenda a criar um homegroup no Windows

7 Comentários

Partilhe impressoras, musica, videos

Uma das fantásticas funcionalidades introduzidas no Windows 7 foi a possibilidade dos utilizadores criarem um homegroup.  Apesar de hoje em dia existirem vários serviços, assentes na cloud, que permite partilhar facilmente informação entre vários PC’s, um homegroup  dá a possibilidade de criar se criar uma ambiente assente numa LAN, onde as máquinas pertencentes a esse homegroup podem facilmente partilhar impressoras, documentos, música, vídeos, etc.

Hoje vamos ver como é fácil criar um homegroup no Windows.

home_06

Para a produção este tutorial usei o Windows 8. Como temos vindo a referir, o Windows é sem duvida um sistema operativo muito completo,que oferece funcionalidades nativas para quase tudo.

Para criarem um homegroup devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Carregar na tecla WIN + Q e escrever homegroup (está dentro do item Settings)

home_01

Passo 2) Depois carregamos em Create

home_02

Passo 3) …e em seguida definimos quais  os recursos que vamos disponibilizar neste ambiente de partilha local. Como podem ver no fundo das opções, o Window protege de imediato o homegroup criado, definido uma password (que deverá ser usada por outras máquinas para se juntarem ao homegroup criado)

home_03

E está o homegroup criado. Os utilizadores podem ver a estrutura partilhada, acedendo ao meu computador, e depois, do lado esquerdo, expandir Homegroup

home_05

Como se juntar a um homegroup?

Para juntar agora novas máquinas ao domínio basta a HomeGroup e na textfield escrever a password do homegroup criado. De referir que este processo deverá ser feito em outras máquinas que pretendam estar ligadas ao homegroup.

home_04

Para quem tem várias máquinas em rede e pretende uma solução rápida para sincronização de informação e partilha de recursos, então a utilização de um ambiente homegroup é a solução. A configuração é simples e intuitiva e em 5 minutos temos tudo a funcionar. Experimentem.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ribeiro

    Boas, uma dúvida… Existe uma forma tb simples de criar um Homegroup com diferentes versões do windows?

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Não sei exactamente quais as novas funcionalidades introduzidas com este homegroup do Win7. Com os outros sistemas MS, como o WinXP já era possível partilhar pastas, impressoras e ligações de rede.

      1. Avatar de Ribeiro

        Pois eu sei, mas o ênfase é mesmo “de forma simples” 😉

        1. Avatar de pixar
          pixar

          Criar uma homegroup em WinXP é muito fácil.
          1º Propriedades de “O meu computador”
          2º Separador “Nome do computador”
          3º Aparece o nome do computador e o nome do grupo de trabalho. Aqui carregamos em “Alterar” para mudar os nomes
          4º provavelmente pedirá para reiniciar.

          A partir daqui basta partilhar pastas e impressoras na rede.

          Para isso:
          1º Tecla direita em cima da pasta a partilhar
          2º Partilha e segurança
          3º Partilhar esta pasta na rede
          4º Escolher se queres partilha para escrita ou só de leitura
          5º ok

          E pronto esta a pasta partilhada.
          Para aceder de outro PC que esteja no mesmo grupo basta escrever na barra de endereços do explorador do windows
          \\nome_dado_ao_pc_a_aceder

  2. Avatar de jocas
    jocas

    O problema não é a criação, o problema pode ser a associação dos outros computadores, em particular se trabalharem com versões diferentes de windows.

    A propósito: alguém sabe de um PPLWARE para Win(PT)?

    1. Avatar de João
      João

      Com o XP não sei, mas os Homegroups entre Win 8 e 7 funcionam perfeitamente que estou em casa a usar ambos no mesmo.