As aplicações do Windows 10 vão passar a ter separadores

18 Comentários

Por muito que várias vozes digam o contrário, a Microsoft tem feito um trabalho excecional no Windows 10. Para além de ser um sistema operativo estável, consegue ter novidades de forma recorrente.

Depois de muitos pedidos, mesmo ao longo dos últimos anos, a Microsoft revelou agora uma novidade que deverá chegar em breve. Chama-se Sets e vai trazer separadores às aplicações do Windows 10.

Windows 10

Apesar de não ser algo nativo no Windows, há já vários anos que existem aplicações que dão ao Windows a possibilidade de terem separadores. A maioria centrava-se no explorador de ficheiros, mas outros surgiram que conseguiram ir mais longe.

A Microsoft sempre ignorou este pedido dos utilizadores, mesmo com outros sistemas a abraçar e a desenvolver esta ideia. É por isso uma surpresa a chegada do Sets, a funcionalidade que vai trazer separadores às apps do Windows 10.

Windows 10 Sets

Sets: Os separadores chegam ao Windows 10

Tudo se vai centrar numa única janela, de qualquer uma das aplicações Microsoft, onde poderemos abrir os separadores que necessitamos e aí aceder às apps que queremos usar.

O próprio separador vai ter presentes as apps que poderão ser usadas e dará acesso às mesmas, da mesma forma que hoje usamos os atalhos para os sites nos browsers.

https://youtu.be/3lEjuU-XFHg

A Microsoft fez saber que o Sets vai apenas estar disponível para as Aplicações Universais do Windows. De início para as apps da Microsoft e posteriormente para o resto dos programadores.

Também o acesso ao Sets será feito por fases, mesmo dentro do programa Insiders. Gradualmente e de forma progressiva o Sets chegará a todos deste programa, para o testarem e encontrarem falhas que serão resolvidas.

Windows 10 Sets

A ligação do Sets à Timeline

Mas há muitas mais novidades para breve. A Timeline, apresentada e colocada em pausa pela Microsoft, vai finalmente chegar e interligada com o Sets. A ideia é manter uma linha temporal do trabalho dos utilizadores, podendo aceder-lhes rapidamente, dando continuidade ao que estava a fazer noutras máquinas.

A parte de integração com o Sets surgirá quando este for aberto noutro PC, dando ao utilizador a possibilidade de restaurar os separadores abertos e dar continuidade ao trabalho.

Windows 10 Sets Timeline

Esta poderá bem ser uma das maiores mudanças do Windows nos últimos anos. A possibilidade de termos separadores, de forma indiferenciada, vai acabar por alterar novamente a interface do Windows 10, juntando tudo numa única aplicação. O resultado final ser um Windows mais simples de usar, tal como pretendido.

Não existe ainda uma data para o lançamento destas novidades, mas a chegada do Redstone 4 no próximo ano poderá bem ser a janela temporal que a Microsoft irá definir para a chegada do Sets e da Timeline.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZeTolas
    ZeTolas

    Boa novidade! Só um reparo sem grande importância onde se lê “Também o acesso ao Sets será feito por fazes” deve-se ler “fases” 😉

  2. Avatar de iFernando
    iFernando

    Já acontece quando usamos o office online, em que as apps ficam abertas em diferentes separadores.
    Exemplo que me acontece: Outlook; Note; Excel; Sage faturação; Banco Net; Onedrive.

    1. Avatar de Alberto Zacarias
      Alberto Zacarias

      Mas isso são separadores do navegador!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        E a idea é exatamente essa: agora vai passar a ser possível ter as apps do Office “mobile” e a Mail e a Photos juntas numa janela mas em separadores diferentes.
        E com a possibilidade de sincronizar sets entre dispositivos.

  3. Avatar de TD
    TD

    Acho boa a ideia de organizar as aplicações por separadores, no entanto pelo video dá a entender que quando estamos com um site aberto é o Edge que está por trás, espero que a Microsoft tenha em conta que existe muita gente que pura e simplesmente não usa (gosta) do Edge e prefere outro browser.

    No entanto se assim não for é fácil entender que deve ser propositado para terem mais quota no browser 😉

    1. Avatar de Popopo
      Popopo

      Não existe muita gente que pura e simplesmente não gosta do Edge. Existe muita gente que pura e simplesmente é cega pelo Chrome

      1. Avatar de Tiago Ferreira
        1. Avatar de Piteira Carlos
      2. Avatar de Sharp o verdadeiro
        Sharp o verdadeiro

        Errado eu até nem gosto do Chrome e do Edge e não sou cego. Gosto do FF.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Assim passa a gostar mais.

  4. Avatar de Luis A.
    Luis A.

    Boa novidade, mas o botão tinha mais lógica na barra de tarefas. Onde ele se encontra situação leva o utilizador a pensar que serve para abrir uma nova instância da aplicação aberta.

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Por acaso também pensei inicialmente que essa função seria para abrir vários documentos do mesmo programa dentro da mesma janela

  5. Avatar de Crow-
    Crow-

    Ainda há pouco tempo a Stardock tinha apresentado o Groupy, e agora percebo aonde ele foram buscar esta ideia “revolucionária”. Resta saber qual tem a melhor implementação para o utilizador, o Microsoft Sets ou o Stardock Groupy: https://www.stardock.com/products/groupy/

    1. Avatar de Sharp o verdadeiro
      Sharp o verdadeiro

      Errado, ele vai ser disponibilizado para windows insider dentro de dias, como é que pode ser uma ideia copiada? Que mentalidade esta dos tugas , fds.

    2. Avatar de DN
      DN

      Estiva agora no site e é efetivamente o mesmo conceito…

  6. Avatar de irlm
    irlm

    o explorador de ficheiros continua sem tabs ou novidades.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    esse office é o 365?