As aplicações do Windows 10 começam a chegar à Windows Store

8 Comentários

A Microsoft quer fazer da Windows Store o ponto central onde os utilizadores do Windows 10 vão obter as suas aplicações. Para isso tem estado a criar as formas necessárias para os programadores terem as suas aplicações convertidas e disponíveis.

Depois de termos mostrado que tinham surgido na Windows Store as primeiras aplicações do Windows, ainda que de forma discreta e inacessíveis, estas ficaram finalmente disponíveis para todos os que estão no programa Insiders.

Windows Store

A chegada destas aplicações à loja do Windows mostra que o projecto Centennial está terminado e pronto para os programadores o usarem. Este é um dos projectos da Microsoft dedicado a converter aplicações para serem usadas no Windows 10.

Para já as aplicações disponíveis são as que existem de base no Windows, utilizadas pela maioria dos utilizadores. São aplicações Win32 e que aparentemente não sofreram qualquer alteração, para além da conversão para poderem estar na loja.

Como referido, estas aplicações podem apenas ser usadas por quem estiver a usar a mais recente versão do Windows 10 para Insiders e podem ser obtidas e instaladas directamente da loja do Windows.

Windows Store

Tal como antes também ainda não é possível usar estas aplicações nos dispositivos móveis, estando limitadas ainda ao Desktop.

Apesar de serem aplicações que todos conhecemos e que estamos habituados a usar, a Microsoft resolveu fazer delas um bom exemplo do que pode ser facilmente conseguido usado o Desktop App Converter.

Com estes exemplos espera atrair todos os programadores que têm as suas aplicações espalhadas pela Internet, trazendo-as para a loja de aplicações do Windows.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pauliee
    Pauliee

    As apps do windows 10 estao finalmente a chegar.a store do…. windows 10. Fantastico!

  2. Avatar de Joe
    Joe

    Mas… são programas que já vêm com o W10! Nem dão para desinstalar… Quem vai instalar uma app que já tem o programa instalado? Esta situação leva-me à dúvida que tenho há muito tempo e que nunca obtive uma resposta convincente… Qual a mais-valia de uma app em relação a um programa “tradicional”? Como por exemplo, no Skype, qual a diferença entre os dois suportes, o que me faz escolher um em detrimento de outro???

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Julgo que num futuro próximo (quem sabe já no Update de Aniversário) as apps tradicionais irão desaparecer e dar lugar a estas novas versões. Só assim faz sentido! Mas até lá, enquanto se prepara tudo, continuam a coexistir as duas versões.

    2. Avatar de flavio
      flavio

      O objectivo é substituir uma versão pela outra. O que acontece é que as versões da store/universal apps ainda estão em fase beta e servem neste momento para insiders testarem e dar feedback. Provavalmente no anniversary update, a atualização substitua umas pelas outras

  3. Avatar de joao terra
    joao terra

    A Microsoft acordou bastante tarde

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Porque? Por ser a pioneira neste tipo de solucao? Os ETs inventaram isso primeiro, a MS ja veio tarde. LOL, Mais um que nao sabe o que diz. gajos como tu deviam limitar-se a ler e aprender, ou entao visitem apenas websites com cartoons, pode ser que consiga entender o que leem e saibam sobre aquilo que comentam.

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Acordou bastante tarde porquê? A loja está a ser um sucesso. Está bem mais recheada que a loja do macOS, para minha pena, que uso esse sistema operativo.
      Queria muito ver uma app do Facebook, do Messenger, do Whatsapp (que deixe usar a mesma conta que no smartphone) para Mac.
      Nesse aspeto a Microsoft está muito à frente.

  4. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Só falta mesmo o file explorer sofrer uns updates a nível de UI para ficar mais parecido ao ambiente windows 10.
    Já existem rumores que eles estão a preparar isso mas duvido que saia neste aniv update :s
    Ja começou a fase de bug fix nas versões insider. A partir de agora os updates vão começar a ter muito mais bug fixes do que propriamente conteúdo novo 🙂