Andromeda OS tornará o Windows 10 num sistema modular

20 Comentários

O grande objetivo da Microsoft, com o lançamento e concepção do Windows 10, era conseguir um verdadeiro ecossistema universal em todo o seu esplendor. No entanto, tal tarefa não é fácil de concretizar e aos poucos a Microsoft tem trazido novidades que encaminham o Windows 10 para esse rumo.

Os últimos rumores apontam para a integração do Andromeda OS no Windows 10, que deste modo tornaria o sistema operativo em algo modular e verdadeiramente universal.

Windows 10 Andromeda OS

O Windows foi lançado há cerca de três décadas e desde então tem sofrido constantes atualizações conhecendo já várias versões. Contudo, nem todas as novas versões são um conceito completamente novo e revolucionário e há sempre alguns elementos que passam de umas versões para as outras, como é de esperar.

Apesar de tudo, esta realidade tem os seus contras. Ao longo da evolução vão-se acumulando processos e conteúdos que são transversais mas desnecessários em todos os tipos de dispositivos onde o Windows 10 corre atualmente.

Para além de tornarem o sistema operativo mais pesado, também impedem que este seja um verdadeiro sistema universal.

Windows 10 Andromeda OS

A Microsoft, para contrariar esta realidade, está a equacionar desenvolver o Andromeda OS e inseri-lo no seu Windows 10. A principal tarefa do Andromeda OS seria “dividir” o Windows 10 e usar, num certo dispositivo, apenas os módulos necessários.

Ou seja, desta forma retiraria muitos dos processos e dados que poderão ser desnecessários em dispositivos com uma utilização mais elementar e simples. Isto seria particularmente interessante em wearables, smartwatches, IoT, e até mesmo nos próprios smartphones Windows.

A conseguir este objetivo, a Microsoft teria um verdadeiro sistema operativo universal que se adaptaria às características do dispositivo, tanto ao nível de especificações como conceptuais. Ou seja, o próprio Windows 10 adaptar-se-ia a um smartphone, apresentando uma interface inspirada na CShell, como também se adaptaria ao óbvio desktop, que é o “habitat natural” do Windows.

Windows 10 Andromeda OS

Desta forma, a Microsoft também eliminaria as fronteiras que tem atualmente entre as diferentes versões do Windows, como a versão desktop, Mobile e IoT, por exemplo. Isto porque, no momento de instalação, o Windows 10 traria o OneCore transversal a todos os dispositivos mais os módulos necessários e adequados ao equipamento em questão.

Este rumor relativo ao Andromeda OS é, sem dúvida, algo extraordinário e que concretizaria mais um dos grandes objetivos da Microsoft com o Windows 10. Porém, do ponto de vista prático, esta possibilidade poderá não ser totalmente viável ou até mesmo possível.

O que acha do Andromeda OS? Acha que é possível inseri-lo no Windows 10? Será que, a ser possível, irá tornar o Windows 10 um verdadeiro ecossistema universal com o OneCore, Universal Windows Platform e o Andromeda OS? Deixe a sua opinião nos comentários!

Via

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Tudo é possível basta acreditar e ter força para fazer o que tem de ser feito. Agora a vontade é que pode ser pouca

  2. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Possível ,vai ser ,resta saber é quanto tempo é que vai demorar a acontecer .
    A MS se quiser ter alguma restea de esperança no mobile ,vai ter de dar corda aos sapatos ,e lançar isso até meados do ano que vem ,com o tão falado surface phone a acompanhar.Mas acima de tudo ,tem de parar de brincar aos sistemas operativos ,com sucessivos restarts ,especialmente no mobile .
    Eu tenho um 950xl ,e já sei que vai ser dado atualizações de segurança ,até ao fim de 2019,portanto estou garantido até lá ,depois logo se vê.

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Já tens mais actualizações do que 99% do mundo android…

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Esses 99% de que fala, custaram o mesmo que um lumia 950 xl?

        1. Avatar de raulleal
          raulleal

          um lumia 950 custou-me novo 200€, há muitos Huawei mais caros… hoje os em dia os androids minimamente decentes não são tao baratos quanto se pensa, e se alguém compra aqueles de 100€ vai se arrepender muito rapidamente…

          1. Avatar de Gonçalo Santos
            Gonçalo Santos

            200€ onde? A esse preço também quero.

          2. Avatar de Valter
            Valter

            Na worten comprei o meu à semanas por 180euros

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Fala se que apresentação do novo surface e consequentr surface phone sera no primeiro trimestre de 2018.. aguardar e ver 🙂

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Penso que deve ser por aqui o caminho da MS para o sucesso, já que começou tarde o mobile. Acredito neste tipo de sistema, em uma máquina (core) só. Apenas ter docks e o nosso “pc” pessoal ser o telemóvel, o Tablet e por ai.

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Não considero que começasse tarde.

      Aliás a Microsoft mobile foi dos primeiros a ser desenvolvido, e o Windows Mobile já vem desde 1998 se não estou em erro. Só não deu for a devida importância a esse segmento de mercado quando deveria ter dado…

  4. Avatar de carlitos
    carlitos

    A necessidade aguça o engenho…

  5. Avatar de Wachrno
    Wachrno

    Faz todo o sentido 😀 Até pq dps seria mais facil manter e melhorar os diferentes modulos. Impossivel não diria, agora quantos anos serão precisos para chegar a tal? no idea 😛

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Fala-se no próximo ano e talvez a apresentação do surface phone seja tambem no proximo ano (primeiro trimestre) aquando da apresentacao so novo surface

  6. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    e impossivel ja que como tudo por parte da microsoft ja vem bugado a nascenca ponto final

  7. Avatar de JJ
    JJ

    A ideia da Microsoft para o Win10 e tornar um sistema transversal a todo o tipo de plataformas, nesse sentido, todas as ferramentas que possam ser usadas para chegar a esse objectivo são validas.
    Uma coisa é certa, a Microsoft esta a conseguir realizar este objectivo, passo a passo, mas esta no bom caminho.

  8. Avatar de Janito
    Janito

    O setor mobile da microsoft é aquela pessoa que já está em coma há 20 anos e a microsoft continua a fazer de tudo para que não morra e dê sinais de vida
    Desliguem logo as máquinas

  9. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Hummm, já estou a ver o filme… a M$ vai deixar cair window$ phone e sair-se com um windsuse linux, mas, em e código fechado… LOL

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não seria novidade para mim.

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Não m admira nada q o Windows venha a ter kernel Linux (já não digo Unix), já tens forma de ter a bash linux no Windows … já é meio caminho andado
      Diga-se de passagem q seria uma jogada interessante, a ver…
      Também não admira nada se o Windows Mobile “virar” Android (em termos de kernel só…)

  10. Avatar de Mendonça
    Mendonça

    Sera que vou ter acesso
    A esse sistema no meu 950xl??
    Ou tenho k o despachar?