Android ainda vai demorar a chegar ao Windows 10 Mobile

72 Comentários

A Microsoft pretende alargar a oferta de aplicações para o seu sistema operativo móvel de uma forma muito simples. Ao facilitar a conversão de aplicações de outras plataformas para o Windows 10 Mobile pensa ter o seu problema resolvido.

Depois de várias vezes termos visto o projecto Astoria a funcionar, com excelentes prestações, surge agora a informação de que este poderá ser colocado em pausa, por tempo indeterminado.

astoria_1

Quando foi lançado em Abril deste ano, juntamente com o anúncio do Windows 10 Mobile, o projecto Astoria prometia uma forma simples de converter para a versão móvel do Windows 10 aplicações já criadas para o Android.

Tudo passaria por uma biblioteca que converte o código e também pela presença no Windows 10 Mobile de parte do próprio Android, o que permitiria correr essas aplicações.

Os trabalhos que foram realizados mostraram que grande parte do trabalho estaria já feito, com várias aplicações a conseguirem correr já directamente, ainda de forma não oficial.

Mas a Microsoft tem abrandado estes trabalhos e inclusive acabaria por remover os componentes Android das builds de teste, deixando este projecto parado do lado do Windows 10 Mobile.

Uma investigação realizada pelo site WindowsCentral revelou que o projecto Astoria está agora praticamente parado do lado da Microsoft e que não deverá retomar o seu ritmo de evolução em breve.

As causas apontadas estão bem identificadas e são lógicas para abrandarem um projecto desta importância. Em primeiro lugar e com um grande grau de importância está a insatisfação de muitos dos programadores que vão usar o Astoria.

Mas para além disso existem também problemas com a bastante falada interferência que esta componente terá no desempenho do Windows 10 Mobile, sérios problemas legais que podem surgir associados à emulação do Android e o alto investimento que a Microsoft tem de aplicar no desenvolvimento do projecto Astoria, que obriga a ter uma equipa 80 pessoas, contrastando com as 5 necessárias para o projecto Islandwood, a componente dedicada à migração de aplicações para iOS.

astoria_2

Este é apenas o primeiro passo da Microsoft para enriquecer a sua loja de aplicações para o Windows. Para além do Astoria, que se concentra no Android, existe também a vertente para iOS com o Islandwood, a das aplicações web com o Westminster e o das aplicações Win32 com o Centennial.

Esta é uma ideia que vem sendo perseguida há já bastantes anos e que a Microsoft parece ter conseguido implementar.

Os problemas que agora surgem são normais, mas teremos de esperar para saber se o projecto foi apenas colocado em pausa para que se pudessem concentrar no lançamento do Windows 10 Mobile, que deverá acontecer muito em breve, ou se foi definitivamente parado.

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario
    Mario

    N microsoft esta se sempre a espera…apps vap chegar, o w10 vai ser mto bom…depois vem a desilusao…ja troquei o lumia e quem o tem é uma perda de tempo. Iphone e vive com o melhor

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Eu tenho WP e não acho perda nenhuma de tempo, estou extremamente satisfeito.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Snapchat google maps nem em sonhos..geeks tb sap anti sociais por iso chega

        1. Avatar de Rudua
          Rudua

          Só falta Snapchat porque Google Maps tens varias, apesar de não serem da google

          1. Avatar de RA
            RA

            google maps? tens o Here maps! a meu ver é tao bom ou melhor!e tem mapas offline de brola!

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          Nem todos são viciados em Snapchat e o Here Maps faz muito bem o seu serviço. Btw, não sabia que para se ser social era preciso estar-se metido em tudo quanto é redes sociais… a sociabilização é tão grande que quando se juntam numa esplanada é vê-los a fal…perdão, metidos nos smartphones. É um cenário ao qual acho “piada”.

        3. Avatar de NunoR
          NunoR

          O que é o Snapchat?

          1. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            É uma espécie de refrigerante..

        4. Avatar de Nandeco
          Nandeco

          Ha pouco era não há apps nenhumas agora é não há snapchat e google maps LOLOL

      2. Avatar de Mario
        Mario

        N tens apps nenhumas

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Tenho as apps que preciso!
          Não deves claramente conhecer a loja de apps do WP.

        2. Avatar de censo
          censo

          Que apps não tem ?

          1. Avatar de Deus
            Deus

            Oh censo, será que existe algum comentário teu com algum argumento? Ou é mesmo só questões?

          2. Avatar de censo
            censo

            Para fazer comentários sem argumento prefiro fazer questões. Espero que alguém responda de forma digna e informativa. Mas também sei que coloco a fasquia muito elevada.

        3. Avatar de Ratax
          Ratax

          Disseram-te isso não foi?…
          Já todos percebemos que afinal nunca tiveste um Lumia…

          1. Avatar de Asus Zenfone
            Asus Zenfone

            Olha eu tive um 640 durante três meses e já o despachei, achei ele um bom sistema operativo, e a ver que o Windows 10 veio para lutar contra o ios e Android mas de um momento para o outro começaram a adiar a chegada do Windows 10 que se é para Dezembro já devia de andar aí mais rumores sobre isso, as apps tanto eles falam e agora isto sempre a adiar eu não gostei e andei da perna. Voltei ao Android pode até ser menos seguro mas ainda tem umas apps que o Windows não tem ou se tem não as atualizam

          2. Avatar de Ratax
            Ratax

            Que confusão…

          3. Avatar de Zaark
            Zaark

            Como gosto da Asus, dou-te um desconto por hoje… (geez!)

    2. Avatar de n900
      n900

      Tenho iphone 6 e lumia 930 a correr a última build do Windows 10 mobile e prefiro mil vezes o lumia. Muito mais rápido e estável do que o iphone. Com o ios9 ja me crashou algumas vezes

      1. Avatar de George
        George

        O que que voce disse, acho que voce não tem iphone 6 coisa nenhuma, minha irmã tem o 930, celular que quase pega fogo ao rodar um simples joguinho, eu tenho um iphoen 6 e e muito mais estavel e rapido que o lumia

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Tens noção que um “joguinho” mal implementado pelo programador trasforma qualquer dvice num forno, certo? Seja iOS, seja Android, seja WP, seja whatever.

          1. Avatar de George
            George

            Então todos do wp foram mal implementados, pois jogar no lumia 930 e uma tortura para as mãos, dependendo de onde pegar nele acho que chega a uns 60 graus

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            Experimentaste todos? Valente! Haja tempo na vida 🙂

      2. Avatar de Andre
        Andre

        lol claro que nao tens iPhone 6.. tipico comentario que es facilmente apanhado

      3. Avatar de Mota
        Mota

        Este n900 deve ter tanto um iphone como eu tenho.

        A MS precisa de revitalizar rapidamente o WP, já foi alcançada uma meta importante, mas a falta de apps oficiais e updates das mesmas afasta muitas pessoas cada vez mais.

    3. Avatar de jose
      jose

      muito inteligente nao sera dar fortunas por uma maça so para quem usa por exemplo redes sociais sms chamadas whatsapp e ouve musica como a maior parte das pesssoas……….isso sim dar fortunas nao é inteligente quando em outros sistemas operativos ha melhor POR METADE DO PREÇO

    4. Avatar de João MS
      João MS

      Eu também sinto, e muito, falta de apps para WP. Relativamente ao Here+, é bom sim mas não está ao nível do gmaps. Por exemplo, ainda ontem pesquisei por aki e os resultados foram péssimos. Há pelo menos 3 lojas perto de mim (num raio de 30km) e o Here+ mostrou 3 resultados acertando apenas 1. Os outros dois era uma loja no Japão (????) e o outro nem sei o que era. Pesquisei no gmaps e mostrou-me as 3 lojas. Também sinto falta do streetviewe no Here+.

      1. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        Eu utilizo o Here Maps e não tenho qualquer problema a apontar.

  2. Avatar de Mario
    Mario

    Macbook air e iphone 6s…ja nem sei o que é. Microsoft…marca de nerds que n serve pa nada

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Comentários de putos que nem sabem o que dizem… Fica lá com as tuas modos de desperdício de dinheiro, mas cala-te, já chega de baboseira!!!

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Nem todos são assim.

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Bolas! Não tens o Pro?!

    3. Avatar de RA
      RA

      marca de nerds XD lol
      ai que o Mario é tao IN e TRENDY e TAAAAO na moooooooda!!! 🙂
      e tudo o que usa é perfeito! tudo o resto nem deveria existir!

      tb tiras selfies com o iphone virado para um espelho para toda a gente saber do teu novo estatuto social?
      que tal viver acima dos outros e ser-se melhor?

      -.-
      quem diz que o telemovel X émelhor ou pior que o Y, é pk percebe mt pouco sobre o assunto.
      porque um telemovel IDEAL para uma determinada pessoa, pode nao ser o mesmo que para outra pessoa!

    4. Avatar de Full
      Full

      marca de nerds? Deves estar a gozar so pode LOOOL
      Tanto para trabalhar como para brincar, nao troco o wind pelo IOS por nada deste mundo.

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tudo boas noticias para vesperas de um lancamento de uma nova gama de telemoveis. Ha poucos dias foi a reducao dos 15gb para 5gb no one drive, agora promessas que nao serao cumpridas. Perdem a melhor arma para captar clientes a concorrencia..assim nao vai la.
    Tem tudo para ser um grande flop e continuar a nao ser aposta para muita gente.

    1. Avatar de censo
      censo

      Tens de contextualizar isso. Só quem aderir agora ao OneDrive é que tem 5gb gratis. Portanto, os 5gb são para novos utilizadores.

      1. Avatar de RA
        RA

        exatamente! eu até tenho 30gb
        15 dados mais 15 por fazer upload de fotos para o telemovel, que nao faco XD

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        E verdade.
        Mas os novos potenciais utilizadores, tem menos regalias do que os antigos users, pessimo marketing, uma vez que a aposta e roubar ‘a concorrencia.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Tenho um Lumia 830, adoro o telemovel, mas a loja da MS esta morta ha’ meses. Desde que foi anunciado ao WM10, nao existem updates nem lancamento de aplicacoes novas, faz lembrar os filmes de cowboys em que se ouve apenas o vento e ve-se o nevelao de erva a rolar…
          De tal forma limitante, que vi me obrigado a comprar um android para poder de usufruir de aplicacoes essencias (nao, nao e’ o snapchat), mas aplicacoes basicas e uteis especialmente de transportes para quem viaja.

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            Eu também.. Tenho um Lumia640 só para testes, mas quase sempre arrumado a um canto

          2. Avatar de censo
            censo

            Isso não é verdade. Só este mês já foram atualizadas diversas apps. Valia mais não dizeres disparates.

  4. Avatar de Mario
    Mario

    O lumia vai desaparecer em 2016, ja todos gozam com o w10 e surfaces que nem vendem

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      O menino ja comprou o leite que a mamãe mandou comprar hoje? já? ora vai brincar com os brinquedos de menino rico vai la!

    2. Avatar de Nandeco
      Nandeco

      Por isso é que o surface pro 4 esgotou em horas e os apple fans ficaram todos ruidos por sermelhor que o iPad Plus. Cresce puto.

  5. Avatar de s_junior
    s_junior

    É lamentável esta noticia em véspera do lançamento do W10M.
    Tratando-se de emulação, prefiro que o projeto morra.
    Se o projeto Islandwood (conversão de app IOS para W10M) for em frente não perde-se muito, têm praticamente as mesmas apps.
    Prefiro mil vezes conversão do código (do android ou do IOS) do que emulação.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Exacto. O projecto islandwood está praticamente acabado e não é emulação. Também tem a vantagem de não introduzir sub-sistema de outras plataformas que faziam o W10m começar a arrastar-se com o passar do tempo.

  6. Avatar de Fox
    Fox

    A blackberry também corria apps android… no sistema deles.
    E agora vai tem um telemóvel com o sistema Android…

    1. Avatar de Mario
      Mario

      O futuro dos lumia passa pelo android, w10 morreu..a propria MS ja admitiu desistir

      1. Avatar de joalmago46
        joalmago46

        Fala a sério?Tambem comprou o iphone a prestações?

        1. Avatar de RF
        2. Avatar de Pedro Pedrosa
          Pedro Pedrosa

          Hahaha +1

      2. Avatar de PeterGreen
        PeterGreen

        Não esquecer as forks do android como a cyanogen… quando os utilizadores perceberem que podem ter android mais rápido e sem o espião google a olhar por cima estas forks ainda vão dar cartas. Na minha modesta opinião o problema do android é a dependência do Java que se por um lado abre as portas em termos de desenvolvimento por outro está-se a por a jeito para a Oracle um dia chamar o seu a seu dono. A abordagem da MS e do IOs é mais segura em termos de futuro porque são realmente donos da plataforma. O Android embora sendo “livre” tem uma história e um roadmap um bocado mais caótico… e um futuro potencialmente comprometido pela sua excessiva dependência do Java.

        1. Avatar de Fox
          Fox

          Ao contrário de Iphone, em que o hardware é standard, em android pode-se escolher o hardware que quisermos, que é um ponto forte do android, há hardware para todos os gostos.
          Claro está que há pessoas que não sabem escolher(!?) e optam por hardware que não dá as condições mínimas de utilização.
          Para correr a última versão do android 6.0 eu diria que quem compra menos de um processador Quadcore 2.0GHZ, 2GB RAM, vai ter problemas…
          Ao contrário do IPhone, em android, as pessoas podem optar por ter o sistema mais lento mas usar a última versão… e poupar umas coroas.
          Acho estranho muitos leitores do pplware se queixem de lentidão em android… Pois supostamente sabem que há requisitos mínimos para utilização de sistemas informáticos….
          Acho que já ninguém compra processadores I3 e está à espera de rapidez….
          Opto sempre por telemóveis Nexus, estes garantidamente tem performance necessária para o sistema.

      3. Avatar de Rudua
        Rudua

        @ Mario
        Não passa nada porque o windows mobile é uma parte importante do projeto “Universal Windows Platform”.
        sem ele não faz nenhum sentido esse projeto por isso acabas te de mostrar que não sabes do que falas

      4. Avatar de Full
        Full

        Em que mundo vives?

      5. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        Mário, és um cromo. (Dos raros)

        1. Avatar de Vítor M.

          Não alimentem assim ele não volta a dizer disparates.

  7. Avatar de Sousa
    Sousa

    Como utilizador fã do Windows Phone, estou aliviado que a Microsoft (aparentemente) deixou cair o projeto Astoria para emular apps Android. Era claramente uma solução de curto prazo que não ia ter futuro pelo simples facto de as apps não se tornarem código nativo através da conversão, como acontece com o projeto Islandwood (apps iOS), ou seja, nunca seriam apps universais mas apenas apps emuladas que só correriam em ARM. Para mim é uma ótima notícia, significa que a Microsoft está a pensar em longo prazo em vez de procurar remediar prejuízos a curto prazo. A Blackberry já o tentou com os resultados que se sabe. Alguns podem achar que a Microsoft só se safa com um telemóvel Android, mas meus caros, tal como a era da loucura pelo PC não durou para sempre, a era da loucura pelos smartphones e tablets também há-de passar nessa altura, e a Microsoft com a sua proposta universal mostra estar na linha da frente.

  8. Avatar de Fox
    Fox

    Parece que não vai acontecer:
    http://www.theverge.com/2015/11/16/9742338/microsoft-android-apps-on-windows-on-hold

    O pessoal ia começar a habituar-se… e mudar para um sistema a sério, em vez de emular Apps.
    #FAIL
    (•_•) ( •_•)>⌐■-■ (⌐■_■)

  9. Avatar de NewJ
    NewJ

    Com os componentes Android o sistema estava excessivamente lento.. Sem os componentes Android voltou a ficar rápido..

  10. Avatar de NewJ
    NewJ

    Por outro lado e eu como fã Windows Phone tenho que reconhecer que a Microsoft perdeu esta guerra.. Não porque o Windows mobile esteja no mau caminho que não está, mas porque o Android deu um salto muito grande no que diz respeito a fiabilidade e qualidade geral do s.o. por isso hoje em dia quem comprar um Android de média gama já fica muito bem servido sendo que num mercado com tanta concorrência as máquinas já custam pecinhas.. a quota da Microsoft Mobile vai cair ainda mais daqui para a frente e só para quem for masoquistas mesmo, porque apps de qualidade pararam no tempo..

  11. Avatar de transcendez
    transcendez

    O wp é muito bom, mas a falta de apps ainda é o tendão de aquiles. Vou abandonar a plataforma e passar para ios ou android. Faltam-me : Dvr, e outras especificas dos softwares de facturação. Não existem para wp, como sailfish, tizem, firecox, ubuntu, etc porque é muito residual e não compensa ter o pessoal a martelar código. Tudo isto com muita pena minha porque o wp é menos exigente que o android em termos de recursos.

  12. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Se eu quisesse apps android… …comprava um android! Mantenho-me com Lumia obrigado.

  13. Avatar de Marco
    Marco

    Assim a microsoft não vai a lado nenhum. Eu simpatizo bastante com o windows phone por causa da leveza do sistema e do suporte mas se continuarem com estas brincadeiras do vai e não vai, vou ter que voltar para o android infelizmente.

  14. Avatar de kirokun
    kirokun

    Quero la saber das apps do android. Eu quero é passar as apps que me apetecer para o wp e instalar sem elas terem de ser da store. Ninguém cracka a porra o certificado que eles usam?

  15. Avatar de Bruno Gouveia
    Bruno Gouveia

    Cada um usa o que mais gosta. Com apps ou sem mts apps, tou mt satisfeito com o meu lumia 640 e melhor que td continuarei a ter um so smp actualizado e smp fiavel…pelo menos por enquanto…ao inicio antes d o conhecer torcia o nariz mas agr que o tenho a verdade é que n o troco por nenhum outro pk estou totalmente satisfeito…acho que a realidade é que tds os sistemas são bons e cada um utiliza aquele que mais gosta e eu adoro o meu lumia e n tenciono trocalo mm que n tenha milhões d aplicações