Alguém “derrotou” a ativação do Windows XP para uso offline

11 Comentários

O algoritmo de ativação do Windows XP foi completamente decifrado, permitindo a ativação totalmente offline. Não foi uma derrota com recurso a “cracks”, foi mesmo decifrar o algoritmo usado pela Microsoft.

Imagem do ambiente de trabalho do Microsoft Windows XP


Windows XP ainda não desapareceu dos corações

O algoritmo de ativação do Windows XP foi, incrivelmente decifrado, permitindo uma ativação totalmente offline, de acordo com o The Register. Numa publicação no blog tinyapps foi referida uma discussão do Reddit sobre o assunto. Ficou-se assim a saber que o programa que permite esta utilização “decifrada” aparentemente existe há pelo menos vários meses, possivelmente flutuando no éter como um download de torrent.

Quanto a quem criou o software, ninguém no post do subreddit sabe, incluindo o utilizador retroreviewyt, que o partilhou pela primeira vez e nem sequer tem a certeza de onde o obteve, especulando que veio de um torrent algures.

Imagem computador com Windows XP
O Windows XP ainda é o sistema operativo mais popular na Arménia.

Entretanto, alguém parece estar a trabalhar na engenharia inversa do software. Um utilizador que se autodenomina Neo-Desktop colocou o programa no Github e disse numa discussão que trabalha para criar uma versão de código aberto.

A Microsoft encerrou o suporte oficial ao Windows XP há pouco mais de nove anos, mas o sistema operativo recusa-se a morrer. De facto, ainda em 2021, o Windows XP continuava a ser o sistema operativo mais popular na Arménia. E em 2019, Forbes detalhou um estudo da SpiceWorks que descobriu que uma em cada três empresas americanas ainda tinha pelo menos uma máquina Windows XP nas suas redes.

Isso forçou a empresa a emitir atualizações de segurança quando algo perigoso o suficiente aparece. Lembra-se do WannaCry? O XP recebeu um patch contra esse malware em 2017. Uma exploração semelhante levou a outra em 2019. Como tal, este Windows parece recusar-se mesmo a morrer e a desaparecer.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rambo
    Rambo

    O winXP foi o melhor sistema operacional da microsoft em termos de leveza. Lembro que rodava ele e ocupava so 170mb na memoria RAM. Ja cheguei a instalar usando 70mb de memoria ram. Interface responsiva e enxuta mesmo tendo um PC com low spec. Diferente desse trambolho dinossauro do win11. Nao entendo porque a microsoft parece que em vez de evoluir, piora os produtos. Exemplo, no winXP, win7, win10 em todos eles consegue diminuir a Taskbar (small bars). No win11 foi removida essa opcao. Ou seja, rdiculo pois ate no linux voce customiza do tamanho que quiser.

    1. Avatar de Ramiro
      Ramiro

      Totalmente de acordo. Instalei o Win11, não o considerei mau de todo. Agora, esta falta de opção de poder diminuir o tamanho da barra de tarefas é manifestamente horrível. Se alguém tiver uma solução, acredito que muitas pessoas vão agradecer.

      1. Avatar de João Carlos
        João Carlos

        windowsXlite.com

  2. Avatar de Rambo
    Rambo

    A microsoft deveria ter como foco principal um sistema operacional mais leve, enxuto e responsivo. Somente isso. Ou seja, mais lighweight

    1. Avatar de magrande magrande
      magrande magrande

      Instale uma versão industrial ele é básico.

      1. Avatar de Rambo
        Rambo

        Win11 foi um retrocesso em termos de interface grafica. Nao tem como nem diminir a taskbar (small bars) nas configuracoes. Alem disso ficou mais lento e menos responsivo que o win10. Microsoft deveria focar em velocidade e desempenho e nao em aparencia, design, estetica, marketing…

        1. Avatar de moonlightz
          moonlightz

          Tu é que és um retrocesso.
          Rodava = corria
          Operacional = operativo

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Ele pode ser brasileiro, atenção a esse pormenor.

  3. Avatar de Achei a solucao
    Achei a solucao

    A microsoft deveria lancar um produto lightweight baseado na simplicidade do windows XP.

  4. Avatar de Johnny
    Johnny

    Eu lembro-me da dificuldade de obter uma solução para a remoção da activação do windows xp. Tentei, tentei e tentei e nenhum crack funcionava. Finalmente chegou-me às mãos uma cópia do xp pro sem activação e eu tirei uma cópia para mim. Adorei isto e fico feliz que finalmente haja solução, apesar de já quase nunca se usar o xp.

  5. Avatar de Bruno504Luis
    Bruno504Luis

    Eu sei e posso explicar que o metodo de registo do win95, win98 e que só findou no winXP o ultimo que ainda permitiu o registo oficial sem necessidade ligar internet e mesmo apos registado neste formato tudo era possivel navegar na internet sem que i reminder aparecesse. Eu sei e sempre usei este método desde win95, em traços gerais bastava instalar um destes windows e logo apos instalado, e no primeiro inicio pede a chave registo, basta desligar e ligar PC para entrar em modo segurança e abrir o regedit e editar a string regdone de zero para um. Proximo inicio windows entra normal e foca assim registado para sempre ou definitivamente.