Alerta: WPA2 foi quebrado: Redes wireless em risco

105 Comentários

Protocolo de segurança wireless WPA2 é considerado o mais seguro actualmente.

Com as ofertas de pacotes triple-play (Tv + Internet + Telefone), as redes wireless passaram a fazer parte da “mobília” das nossas casas. Sendo esta uma tecnologia que funciona através de ondas rádio,é importante que se configure a melhor segurança para que os “intrusos” não entrem na nossa rede.

Depois do protocolo de segurança WEP ter sido quebrado, há  uns anos, agora um conjunto de investigadores mostrou que quebrar o WPA2 (protocolo mais seguro para redes domésticos) é simples.

hack-wi-fi-cracking-wpa2-psk-passwords-with-cowpatty.w654

Um conjunto de 3 investigadores da Grécia e Reino Unido anunciaram recentemente que o Protocolo de segurança WPA2 – Wi-Fi Protected Access 2 é vulnerável. Segundo os investigadores, este protocolo que é considerado o mais seguro actualmente para redes domésticas, tem várias falhem que comprometem qualquer rede wireless configurada com este protocolo de segurança…e mais, a violação da rede pode ser feita de uma forma muito simples. Tal como o seu antecessor, o WPA,  o WPA2 oferece mecanismos de autenticação e criptografia, garantindo a confidencialidade, autenticidade e integridade dos dados numa rede wireless.

Para colmatar tal problema que é grave, os investigadores aconselham que a comunidade de investigadores comece desde já a pensar num sucessor do WPA2 (de referir que além do WPA Personal, que usa uma chave pré-partilhada (PSK),  ainda existe a versão Enterprise que pode fazer uso de serviços externos de autenticação (ex. Radius ou Tacacs) mas que não é suportado pela maioria dos routers wireless domésticos.

Mas como é possível atacar uma rede configurada com WPA2+PSK?

De acordo com o que foi apresentado, os investigadores dizem que um “simples” ataque de força bruta, para descobrir a chave do WPA2 pode levar ao sucesso do ataque. No entanto, é importante referir que a complexidade do ataque aumenta com a dimensão da chave (PSK) escolhida.

wpa2_03

No entanto, a grande vulnerabilidade do WPA2 está na fase de autenticação isto porque o uso do protocolo de segurança WPA2 obriga a que haja re-autenticações periódicas, para que a chave partilhada seja alterada. No entanto, os investigadores dizem que durante esse processo, os equipamentos acabam por ficar com portas abertas (temporariamente).

Como se proteger?

Tal como referido, uma chave de maior dimensão dificulta o ataque. Nesse sentido, os leitores com rede wireless devem mudar para o protocolo de segurança WPA2 que é o mais forte actualmente (apesar de agora se saber que é vulnerável), mas usem uma chave complexa e de grande dimensão. De referir que, o WPA2 suporta criptografia até 256 bits o que permite criar chaves até 63 caracteres.

Sabe quanto tempo é necessário para quebrarem a vossa password wireless? Veja aqui

Via phys

Comentários

105

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Já há muito que wpa2 é crackavel por força bruta, é uma questão de tempo e com GPUs recentes cada vez é mais rápido.

    1. Avatar de João Ramiro
      João Ramiro

      Exactamente, nada de novo aqui.

      1. Avatar de cf
        cf

        Brute-force não é a novidade aqui, e com brute-force precisas de resposta do router, portanto GPU’s não ajudam em nada, e a maioria tem um delay de resposta consideravel, é impensavel fazer brute-force a pass’s WPA2.
        A novidade é que poderá haver uma falha que deixa as portas temporariamente abertas, o que pode possibilitar uma entrada instantanea no router e acesso à rede. Agora é aguardar até que saia o exploit para esta falha, e testar nos vizinhos 😛

        1. Avatar de Rui Dentinho
          Rui Dentinho

          nada de novo por aqui tambem…

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Se já sabiam desta vulnerabilidade, podiam ter escrito o artigo científico 🙂 Hoje era famosos por esta descoberta 🙂
            É que a noticia saiu nos sites internacionais há relativamente pouco tempo

          2. Avatar de Luisf
            Luisf

            Isso já se sabia, para quem usa linux as chaves wep são facilimas, e as wpa e wpa2 tambem vão, até porque maior parte das pessoas metem nomes e alguns numeros pela frentou ou por traz do nome. É só ter um bom dicionario capaz de a forçar, mas leva tempo.
            O mais engraçado é que maior parte do pessoal deixa os rouhter com os dados de login por defeito.
            Sei disso há mais de 2 anos, e penso que haja quem sabe ha mais tempo.

          3. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Pedro Pinto, desculpa, mas brute force em WPA2 antigo… um aircrack-ng faz isso há muito tempo por brute force.

            O artigo aqui não explica bem qual é a vulnerabilidade. Por isso aconselho a ler melhor o artigo cientifico e explicar bem quais são as vulnerabilidades pois aqui não se percebe.
            Parece-me que tem a ver com as “portas abertas”, mas que portas? HTTP? SSH? ou algo no handshake do protocolo de autenticação?

            Abc

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não precisas nada de resposta do router.

          Basta capturar uns pacotes, e depois ir tentando a ver qual a key que faz sentido…

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Como assim? Capturas pacotes sem te ligares ao router? E tens as passwords a aparecerem em texto corrido, nao encriptado? Não estamos a falar de POP3.

          2. Avatar de Edson
            Edson

            Olá Nelson pode me explicar melhor como faço para obter algumas chaves e ir tentando as que fazem mais sentido. podes enviar resposta para o meu email edsonbr13131313@hotmail.com? umm abraço.

          3. Avatar de Fernando Dos Santos Sermao

            Como se chama o aplicativo que ajudo o nosso windows 8 a abrir as redes oculta

          4. Avatar de Fernando Fernandes
            Fernando Fernandes

            Boas Nelson,será que me pode ajudar com o pass de Zon-B510.Obrigado

        3. Avatar de Carlos Correia
          Carlos Correia

          Se apanhares o handshake, depois já não precisas de nenhuma resposta do router.

          Tantos foruns que o ppl partilha os handshakes de forma a ver se alguém consegue crackar…

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Mas como o Nelson disse, parece que a password está lá em texto corrido. O que consegues capturar é a key encriptada e voltamos ao mesmo, é necessário bruteforce até se chegar aquela key.
            Bruteforce é sempre relativo, por cada caracter adicional na password, o tempo que demora aumenta exponencialmente e depois depende de cada caracter em si. Se o bruteforce é feito, por exemplo, A->Z->0->9->Sym, uma password que comece por !$8ZX vai demorar muito mais do que uma que comece por ZX8!$. Ou seja, quando a password estiver crackada, a electricidade que se pagou dava para pagar um serviço de internet.

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Isto se o objectivo de entrar na rede for simplesmente para ter internet. Se for para, por exemplo, roubar informação, é claro que não se está a olhar a custos.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      É verdade. Eu próprio ja quebrei a minha rede wpa2! Meti uma password fácil (para ser rápido), e depois foi so fazer de-auth e auth a um cliente ligado à rede e sacar o ficheiro para decriptar. O problema de de decriptar é somente tempo computacional.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Portanto, brute-force contra o handshake? Estou correto? Foi assim que fiz para a minha rede.

    3. Avatar de João Reis
      João Reis

      Exacto, aos anos! 🙂

      Com recurso ao GPU com CUDA ainda mais rapido se torna.
      NO entanto muito dificil descobrirem se nao usarem palavras e numeros e letras misturados.

      1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
        PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

        usamos unicode –‘

    4. Avatar de Azeiteiro
      Azeiteiro

      Nada de novo… já se sabe desde Março de 2010 ( http://www.aircrack-ng.org/doku.php?id=cracking_wpa )… e a sugestão a mesma, metam uma chave de 63 caracteres com simbulos especiais e tal… se não aparecer num dicionário, nem for nada “legível” não vão conseguir descobrir tão depressa.

    5. Avatar de Azeiteiro
      Azeiteiro

      O Steven Gibson já leu o dito documento (pelo qual teve de se pagar uns 30 €) podem ver aqui a explicação do que vem realmente no dito estudo: http://youtu.be/Ai_P5obtjtY?t=33m14s (começa nos 33m 14s), aquilo na pratica não passa de uma compilação de documentos já conhecidos, uns cálculos malucos (que aparentemente nem fazem sentido)… resumindo, tenham um nome de rede único e uma senha com letras, números, e caracteres especiais… que não apareça em nenhum dicionário e com pelo menos 20 caracteres (para 128 bits de segurança) ou pelo menos 40 caracteres (para 256 bits de segurança)… algo do género: 4%tdVb:-.s2#sw!id9fo. E estão seguros. Não há nenhuma vulnerabilidade nova, ao contrário do que andam para aí a dizer nas notícias… toda a gente publicita, mas ninguém leu o dito estudo :p

    6. Avatar de Leandro
      Leandro

      Falar ate papagaio fala…. . .. . agora quero ver eles quebrarem. Anunciar isso, anunciar aquilo. Estão parecendo pedantes, quem conhece de criptografia sabe o que estou falando. ai, ai… .. .. cada coisa que a gente ler na net.

  2. Avatar de Abílio
    Abílio

    Quanta capacidade de processamento + tempo despendido será necessário para por força bruta quebrar uma chave de 256 bits aleatória e usando todos caracteres? Humm….. Dificil.

    1. Avatar de Luis Goncalves
      Luis Goncalves

      Sem contar com as chaves mais óbvias, é de referir que a maioria dos fabricantes e utilizadores escolhe chaves partilhadas com um máximo de oito caracteres, sendo estes alfanuméricos. Deste modo o facilitismo dos equipamentos actuais de, com tempo, acertarem na chave certa. É necessária já a consciencialização para a substituição destes métodos abertos de autenticação. Em minha opinião, e para sistemas domésticos, obrigar a uma confirmação local e dentro da rede para a adição dos postos é mandatória a par de outros métodos a adoptar.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Mas aí estás a considerar os 256 bits 🙂 Normalmente o pessoal usa chaves pequenas.

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        Pois, mas isso é erro humano…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Nem todos os que usam wireless sabem que uma chave maior é mais segura.

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Desculpa, mas o tamanho da password, não tem nada a ver com os “bit’s” da key.

        Aliás, password, e key (ou chave) não têm nada a ver.

        A password (em texto) passa por uma função hash (MD5, SHA1, SHA3, etc…) para se obter uma chave de comprimento fixo.

        Contudo, é mais eficiente, em casos de passwords curtas, em vez de estar a fazer brute force das keys (2^256 ~= 115792089237316195423570985008687907853269984665640564039457584007913129639936), é mais fácil ir pelas passwords, que pode ser uma lista de passwords comuns (mau), ou por passwords curtas, por exemplo, uma password só com um alfabeto de 94 caracteres (WPA-PSK, segundo espec. IEEE), entre 6 e 16 letras (o que normalmente as pessoas usam, dum máximo de 63 cars. Dá só 94^6+94^7+…+94^16 = 37556971331618802349227403979456 possibilidades…

        Para, “mesmo para 256 bits”, compensar mais ir pela key em vez da password, devemos utilizar um pass com pelo menos…

        https://www.wolframalpha.com/input/?i=solve+94%5Ex+%3D+2%5E256%2C+x+is+real

        40 caracteres.

        1. Avatar de Flink
          Flink

          Parabéns pela resposta. Muito instrutiva. Thks

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Mesmo que saibas a pass encriptada, fazes sempre bruteforce pela password e em cada possibilidade transformas numa chave com o mesmo algoritmo de hashing utilizado pelo protocolo e comparas as keys.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Podes ver aqui quanto tempo uma dada password demorará a ser descoberta por força bruta usando um desktop normal: https://howsecureismypassword.net/

      Usando uma pass de 63 caracteres totalmente aleatória, 7Gnv#%W}NmW44AKPmT,’nB-xQv-hNH_*mSJ_.^4aXXYgbtC4+,6`8″8{g8x;Ja7
      , demorará certa de 605 x 10^105 anos

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Obrigado, coloquei no final do artigo

      2. Avatar de Tep
        Tep

        Bem, a minha são 44 biliões de anos.

      3. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        A minha chave com 20 caracteres entre letras números e caracteres, experimentei uma chave similar e deu “A quadrillion years”.

      4. Avatar de Rui
        Rui

        4 million years

      5. Avatar de AlexAlex
        AlexAlex

        Aqui: “405 duovigintillion years” – não está mal.

        1. Avatar de metro
          metro

          37 anos… ._. Acho que preciso de mudar isto lol

          1. Avatar de Paulo Jorge
            Paulo Jorge

            50 thousand years. acho que posso descansar um pouco

      6. Avatar de 4knahs
        4knahs

        howsecureWASmypassword lol

      7. Avatar de Adilson "BRUTUS"
        Adilson “BRUTUS”

        Isso, coloquem lá, aumentem a qualidade e a capacidade do dicionário em quebrar password por brute force, kkkkkkkk

  3. Avatar de Pequena correcção
    Pequena correcção

    Viva,

    Bom artigo.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Waldo
      Waldo

      Boas,

      Concordo.

      Abraço.

  4. Avatar de vitor ribeiro
    vitor ribeiro

    Mas o que fala no artigo não é por brute force 🙂

  5. Avatar de Carlos arieira
    Carlos arieira

    6 duodecillion years –> not bad

  6. Avatar de João Vale
    João Vale

    Honestamente o título “WPA2 quebrado: redes wireless em risco” está completamente desalinhado com o artigo, que se refere aliás à utilização de chaves pouco seguras ou pequenas.

    Qualquer mecanismo de segurança por chave simétrica é “facilmente” quebrado se as chaves utilizadas forem demasiado simples ou demasiado pequenas. Na minha franca opinião, este título está completamente errado e não se refere à realidade do artigo ou sequer à realidade tecnológica subjacente.

    O mais importante do artigo está num pequeno parágrafo e que deveria ter sido aprofundado:
    Porque é que a vulnerabilidade do WPA2 está na autenticação?
    O WPA2 não é o único que obriga a re-autenticações períodicas. Porque razão este está identificado como vulnerável neste ponto?
    Que portas ficam abertas? Durante quanto tempo?
    Que vulnerabilidades reais é que existem durante o período de alteração da chave partilhada?
    Porque é que ter uma chave maior dificulta o ataque durante a re-autenticação?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas João,

      Eu penso que o titulo está ajustado, até porque se existe uma vulnerabilidade no WPA2 e essa falha ja foi explorada…então está quebrado o protocolo e claro..põe em causa as redes wireless doméstica na sua grande maioria.
      De facto, o que foi agora descoberto e que é de todo importante é o facto de ficarem portas abertas durante um curto período de tempo. Relativamente as questões técnicas que colocas, terei de ler o artigo científico que se encontra aqui – http://www.inderscience.com/info/inarticle.php?artid=59797

  7. Avatar de pedro
    pedro

    Sim foi quebrado… Um bocado atrasada, esta notícia mas, mais vale tarde que nunca… Lol ou simplesmente mais uma notícia sensionalista

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Pedro,

      Lê lá bem a noticia e percebe o que mudou desde a última vez que foi anunciado que o WPA2 tinha sido crackado.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Estas a gozar, nao?
        Mas como é possível atacar uma rede configurada com WPA2+PSK?
        De acordo com o que foi apresentado, os investigadores dizem que um “simples” ataque de força bruta, para descobrir a chave do WPA2 pode levar ao sucesso do ataque.

        Jura?
        Como proteger? Password segura…
        Novidade? Ou a notícia e diferente ou e ridículo o que esta aqui!!!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pedro lê la bem a noticia e depois responde com pés e cabeça.
          Diz-me la o que tu sabes que eu não sei…pode estar a faltar-me alguma coisa.

          1. Avatar de pedro
            pedro

            Ataque de brute force ao wpa2 já e possível a n tempo.

            Adora vou tentar resumir o que li.
            1. Como e feito? Brute force.
            2. Mas a grande vulnerabilidade do WPA2 está na fase de autenticação
            2. Como proteger? Password segura(ou seja proteger o brute force).

            PS. Gostaria de deixar de receber mais emails deste post, pois já fiz unsubscribe do post e do site.

            Muito obrigado

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Volto a dizer-te Pedro…lê bem o artigo…eu sei bem que os ataques de brute force para WPA2 funcionam e não é uma descoberta de agora. Mas se leres bem o artigo vais perceber que alem disso eles descobriram que no processo de re-autenticação há portas que ficam temporariamente abertas no router. Aguardo que me chegue o artigo cientifico na totalidade.

  8. Avatar de Rodolpho
    Rodolpho

    Como se proteger… Rede oculta?

    1. Avatar de oi
      oi

      desligar o uairleçe e ligar o cabo de rede

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Meto-te um “bug” na rede, e nunca mais dás conta… ou vais dizer que vais verificar a rede todos os dias? 😛

        1. Avatar de joao lobo
          joao lobo

          metes é o cu aki na piça!

    2. Avatar de Sambas31
      Sambas31

      Rede oculta?!lol,com meia duzia de comandos a rede torna-se visivel.:)

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Não é preciso tornar a rede visível….com um simples script sabes isso fácil

        http://cloud101.eu/blog/2013/03/25/discovering-hidden-ssid-with-wireshark-and-scapy/

        1. Avatar de Sambas31
          Sambas31

          visivel ão atacante,o velhinho aircrack-ng ainda esta para curvas!lol

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Nada de novo.
    Durante uma autenticação, é possivel capturar os dados para mais tarde atacar por brute-force sem ser preciso comunicar com o router.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Sim xDD

        Se tiveres uma placa wifi em “monitoring mode”, consegues capturar os “WPA Handshakes” criados quando um outro dispositivo establece ligação con o router.
        Depois com esses handshakes capturados, basta pegar numa password, e verificar com esses handshakes, se for válida a password está descoberta, se não for continua-se a tentar.

        1. Avatar de Sambas31
          Sambas31

          isso é um ataque de dicionário,e reza que a dita password esteja no suposto dicionário se não podes ter 1.000.000 handshakes vai ser igual a nada…

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Não precisa ser de dicionario, pode ser brute-force, e nao precisas de ter tantos handshakes, basta um!

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Nada a ver.

          Aliás, o que ele disse não faz sentido.

          O ataque que ele fala, é simplesmente um “rogue AP”.

          Ou seja, criar simplesmente um AP com o mesmo nome daquele que a vítima tem em casa.

          Depois o teu computador tenta-se autenticar, e apanhas aí a chave.

          Mas isso é no WEP.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    E sem ter pass mas filtragem de macs, é seguro?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não, porque basta analisar os dados wifi que andam no ar para ver um mac registado no router, depois muda-se o mac da nossa placa wifi e já temos acesso.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Filtragem por MAc é outra treta….facilmente com um sniffer apanhas essa informação.

  11. Avatar de VC
    VC

    Xi ha tanto tempo xD Melhor do que isso é o wps com o wpscan 😉

    1. Avatar de Sambas31
      1. Avatar de VC
        VC

        Excelente programa, mas um teste à nossa paciência 😀

  12. Avatar de VC
    VC

    Existe a tal força bruta possível através do reaver, por exemplo embora seja um processo muito demoroso. Via aircrack é possível também com fake autentication, ou wilite para automatizar o processo… ou então então o wireless password secutiry wpscan.py ajuda a sacar o serial number e depois só fazer os calculos, funciona com varios modelos… 🙂

    Exemplo:

    root@bt~#:wpscan -i mon0
    BSSID: 01:23:45:11:22:33
    ESSID: Thomson112233
    ———————————————————-
    Version : 0x10
    WPS State : 0x02
    Response Type : 0x03
    UUID-E : 0xcx1x1xex8xfxfx0x8xax7x0xdxdx4x2x
    Manufacturer : THOMSON
    Model Name : Thomson TG
    Model Number : 787
    Serial Number : 1011TSABC
    Primary Device Type : 0x0123456789012345
    Device Name : Thomson TG787
    Config Methods : 0x0001
    RF Bands : 0x00

    Pegamos no numero de serie (Serial Number):
    1011TSABC

    Acrescentamos CP e removemos a 5º e 6º letra, neste cado TS e ficamos com:
    CP1011ABC

    Convertemos os últimos 3 caracteres para Hexadecimal (HEX) e colocamos as letras em minúsculas (neste caso não tem):
    CP1011414243

    Por último encriptamos tudo com SHA1:
    8d6bea96fc2eb7b52020c45492e379cab1940d89

    Os primeiros 10 caracteres em maiúsculas serão a password:
    8D6BEA96FC

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    á à muito tempo que isto é possível de duas formas:

    uma por brute-force…a outra e que é relatada aqui é que o WPA2 usa chaves partilhdas entre o pc e o router,chaves essas que são geradas e fundidas pela relação dos devices…ou seja, o router envia Y…o PC X…e a chave partilhada para a relação de confiança será YX … o problema é que de x em x tempo a chave tem de ser renovadas…nessa altura é possível escutar o “meio” e tentar obter essa chave

    para tal é preciso é querer gastar dinheiro numa airpcap nx (mais ou menos 259€) loool

    acho que a maioria das pessoas tem mais od gastar

  14. Avatar de Corvus
    Corvus

    Bem, acho que não preciso de me preocupar muito que descubram as chaves WPA2 das minhas redes wireless… Segundo o site do link, a minha chave iria demorar 501 nonillion (não encontrei tradução para português) anos, ou seja 501 seguido de 54 zeros.

    (Por alguma razão tenho de ir consultar a cábula sempre que preciso de a dar a alguém) :p

  15. Avatar de sakura
    sakura

    WPA2 tinha sido crackado!!! brute-force nao e hack.
    ha servicos em claude que em 10 min………………computacao paralela old topic + de 1 ano.
    http://www.xplico.org/ ++++ ???????

    wpa2 era carck com dicionarios mas hoje ……. all.

    deveriam usar um multiplexer em freq. e login no sim pine 4 digitos + 256 do sim card . ou 2048b

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Andas é metido no crack!

  16. Avatar de Esta agora...
    Esta agora…

    Foi ver o tempo necessário para quebrarem a minha password wirelesse deu isto: só tem letras e acho que é bastante vulnerável pois é só ter um pouco de conhecimento sobre mim para o descobrir e claro elaborar uma lista de possíveis keys…

    It would take a desktop PC about
    A trillion years
    to crack your password

  17. Avatar de D. Afonso I
    D. Afonso I

    É mesmo para o lado que vou dormir melhor.

    Boa noite 🙂

  18. Avatar de Rudi
    Rudi

    podem meter raibow Libraries, basicamente fazer hash de WPA2 para dentro de uma db (ha-de ficar com uns quantos gigas de tamanho), e depois pegar na primeira hash de negociação e procurar na db, muito mais eficiente que quebrar por GPU.

    existem alguns projecto online é questão de explorarem ou fazerem os vossos proprios.

  19. Avatar de Marco Guarda
    Marco Guarda

    uma ideia simples:

    1-desliguem o dhcp no router.
    2-alterem a gama de ip no router para 169.254.x.x
    3-coloquem ip manual na placa do pc
    4-ocultem o nome da rede wireless.

    ate pode ser que consigam apanhar a chave de rede, para iso sera alguem que saiba muito de pc’s, e mesmo assim depois andara baralhado com os ip’s 169 do windows. quando derem conta da matraca, troca-se a chave. E assim se trolla um informatico. lol

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Desactivar o DHCP bem como filtrar MACs e esconder SSIDs não fornecem protecção nenhuma.

      E porque razão iria utiliza um IP 169.254.x.x quando este pertence aos endereços de IP públicos?

  20. Avatar de miguel
    miguel

    Este artigo não tem nada de novo. A tempos que sabemos isto! O WPA2 é seguro quando bem configurado.

  21. Avatar de ruim
    ruim

    Não quero ser mauzinho mas há pelo menos um ano que circulam na net “maneiras inteligentes” de descobrir passwords de redes com wpa2+psk

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sabemos disso…mas o que temos aqui é a descoberta de uma nova “porta de entrada”.

  22. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    Visto que este artigo se destina a alertar os utilizadores para aumentarem a segurança das suas redes acho que ficava bem mencionar que o melhor método é activar a filtragem por Mac address e reconfigurar o dhcp para apenas emitir um número limitado de endereços equivalente ao número de equipamentos existentes em cada casa ou escritório.

    4 equip. = 4 endereços dhcp com o mac dos mesmos filtrado.

  23. Avatar de bin
    bin

    Pode ser ignorancia minha, mas aqui em casa no meu router o acesso wi-fi é por autorização de mac address, portanto no router coloco o mac da maquina que quer ter o acesso, penso que seja o metedo mais seguro…….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Segurança…zero 🙂

      Tenho de escrever um artigo a explicar porque 😀

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tens uma resposta neste artigo que explica o porquê do Pedro Pinto dizer “Segurança….Zero” 😛 Resumindo bem resumido Sniffer!

      A realidade Senhores é que isto é TÉCNOLOGIA portanto se hoje sair uma nova “proteção” amanhã vão existir 3 maneiras de contornar!!!!

  24. Avatar de wilson
    wilson

    Aproveitando situação podia vir um artigo para falar sobre “Radius ou Tacacs” Wpa2-Enterprise,

    também uma boa pedida falar sobre firmware dos router e telefone entre outros com falta de atualização que são comum pouco ou nunca atualizados pelos fabricantes ,podia criar uma lista de empresas do MAL 🙁 que olhão para usuário final com pensamento do tio patinhas 🙂 .

    momento de viajar na maionese
    1994 – Peter Shor
    queria D-Wave Two + uma equipe boa como da pplware & comunidade
    serra que conseguimos monitorar a vizinhança e criar person of interest ?
    rsrsrs.

    curiosidade aqui no brasil empresas controladas pelo grupo AMX tem wireless com acesso via EAP-SIM
    http://www.claro.com.br/internet/conheca-a-claro-internet/claro-wi-fi/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa ideia, podemos tratar disso

  25. Avatar de marco
    marco

    Mais um post sem novidade. Sempre foi referido Brute force era unica maneira quebrar wpa2. E altura de comecarem colocar coisas novas

  26. Avatar de ZéSemNet
    ZéSemNet

    Bem, toda a gente sabe q dá para furar wpa2, mas nunca ninguém testou devidamente, pelos vistos. Eu tenho um computador ligado com o kali a tentar furar a rede do meu vizinho, há + de 15 dias e ainda nada. Estou farto, acho que o wpa2 é mesmo seguro.

    1. Avatar de WIlgates
      WIlgates

      Cara você quer um help? O Kali linux é muito bom pra quebra senha até hoje não fiquei na mão com ele. Me fala a intensidade do sinal. As vezes o sinal esta fraco, ou se o seu vizinho desabilitou o WPS do roteador dele ai fica um pouco mais difícil quebrar mais mesmo assim agente consegue quebrar a senha. Se você precisa de ajuda me procure e vamos troca informações.

      1. Avatar de Fernando Fernandes
        Fernando Fernandes

        Boas,eu não sou bom de computador será que me podes ajudar com o passou do ZON-B510.Obrigado

      2. Avatar de Manucho
        Manucho

        Boas, Wilgates. eu tenho o kali a dois meses e estou tentando aceder a uma rede. Será que tu poderias me ajudar.

  27. Avatar de Thiago
    Thiago

    e como funciona brutus force em redes wifi ?

    Tem como fazer mesmo que nunca se conectou nessa rede ?

  28. Avatar de Roberto
    Roberto

    Boas, é preciso alguma configuração para o pi se conseguir ligar a uma rede wifi WEP?

  29. Avatar de ACMSeBr

    Bom dia amigos, Pedro gostei de sua frase: “a electricidade que se pagou dava para pagar um serviço de internet”…

    Pedro Pinto, Ótima matéria.

    Já se sabe a muito tempo sobre esta vulnerabilidade e que mesmo assim é difícil de ser colocada em pratica mesmo porque demora muito e a frase do Pedro lhe cai bem.

    Acho que aqui já tem uma matéria sobre a quebra do Wpa2 que se da pela quebra do PIN/WPS.

    Que para melhorar a segurança é só desabilita o protocolo WPS/QSS. E trocar sua KEY uma vez por mês.

    Lembrando que sempre é aconselhável modificar as senhas que vem padrão do usuário Admin/Administrador.

  30. Avatar de Evandro
    Evandro

    Usuários raramente utilizarão senhas de 63 caracteres…
    mal usam uma de 5…

  31. Avatar de HenriqueW
    HenriqueW

    Novo é o serviço de quebra de handshake aircloud-ng… Para quem não dispõe de $$$ 😀

  32. Avatar de romario souza da silva
    romario souza da silva

    é possivel converter pcap em md5 e depois descriptirafar
    é que mina gpu testa 700k em md5 mas em wpa hcpcap só testa 2000k