Alerta: Se tem o QuickTime instalado no Windows remova-o já

77 Comentários

Se tem o popular player da Apple instalado, o QuickTime, remova-o de imediato! De acordo com um alerta emitido pelo Departamento de Segurança dos EUA e pela TrendMicro, este software tem falhas graves que podem ser exploradas por hackers.

Além disso, como é sabido, a Apple não irá lançar mais nenhuma actualização para o QuickTime.

QuickTime_00


Um alerta à escala mundial feito pelo Departamento de Segurança dos EUA e pela TrendMicro revelam que o popular player QuickTime tem falhas de segurança que deixam uma máquina vulnerável. De lembrar que o QuickTime vinha com a instalação do iTunes e nesse sentido haverão certamente milhares de máquinas ainda com este software instalado.

itunes

Porque devo remover o QuickTime já?

A remoção deste player deve acontecer já, isto porque a própria Apple não vai lançar qualquer patch para correcção das vulnerabilidades agora encontradas. Além disso não está prevista qualquer nova versão do QuickTime para os sistemas operativos mais recentes.

Como remover?

Sendo o QuickTime uma aplicação “normal”, basta ir ao Painel de Controlo > Adicionar e Remover programas e procurar por QuickTime. Caso tenha algum problema, pode também usar a documentação que foi preparada pela própria Apple e que está disponível aqui.

De acordo com a informação do Departamento de Segurança dos EUA, o QuickTime tem duas falhas de segurança que já está documentadas: ZDI-16-241ZDI-16-242.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Costa Lobo
    Costa Lobo

    Quick time para mim sempre foi o flash da Apple, feio mau e vulnerável!

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Não podia dizer melhor.

  2. Avatar de P@blo
    P@blo

    Portanto, a Apple sempre preocupada com a segurança dos utilizadores

    1. Avatar de paulo
      paulo

      Sabes ler? Quem tiver o QUICK TIME instalado no WINDOWS. Era bom ideia ler antes de disparatar. Da ultima vez que verifiquei a Apple aínda não usava o Windows nos seus aparelhos…

      1. Avatar de BC
        BC

        Erm… Estou na dúvida se escreveste bem a tua resposta, mas… Bootcamp…?

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Mas… já abandonou o QuickTime no Windows há séculos!

      2. Avatar de p@blo
        p@blo

        “A remoção deste player deve acontecer já isto porque a própria Apple não vai lançar qualquer patch para correcção das vulnerabilidades agora encontradas”
        Aparentemente se alguém aqui não sabe ler, não me parece que seja eu.
        Ah, a propósito, “ainda” não leva acento.

      3. Avatar de Necroman
        Necroman

        Realmente ñ deves perceber a mínima, tudo para defender a fé…
        O QuickTime é um software da Apple – a Apple é que é responsável pelo seu desenvolvimento e manutenção. O Windows é o SO onde o software corre e não é culpa deste que o QuickTime tenha tantos furos.
        Por curiosidade, olha uma lista de software e SO mais vulneráveis de 2015: http://venturebeat.com/2015/12/31/software-with-the-most-vulnerabilities-in-2015-mac-os-x-ios-and-flash/

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Verifico que não existe o Windows XP nessa lista, logo, pressuponho que este seja um SO seguro.

      4. Avatar de Martins
        Martins

        ya, mas se bem me lembro foi a tua querida Apple que fez um programa com falhas de segurança… Ou não sabias que o Quick Time é da maçã? É que quando a Microsoft tem um problema de segurança, foca-se em resolvê-lo o mais rápido possível, enquanto que se for a Apple, a resposta é algo do tipo “Not my problem”. São problemas que vão haver sempre em companhias que valorizam mais o design do produto que o produto em si.

        1. Avatar de Paulo Z.
          Paulo Z.

          …tanto ódio. E tanto desconhecimento.

          1. Avatar de Martins
            Martins

            Não sou eu que digo, basta ler este artigo que evidencia a posição da Apple quanto a tratar da segurança dos seus produtos: http://money.cnn.com/2015/06/05/technology/apple-bugs/

          2. Avatar de Paulo Z.
            Paulo Z.

            Ah sim a CNN que diz existir califados ou “no go zones” pela Europa inteira incluindo Portugal. Bastante credíveis e nada CM americano…

            E já agora – ” Last year, it took Apple 100 days to fix a problem”
            Sim e a Google resolve os problemas, mas nós nunca levamos com os updates a não ser na linha nexus.
            E antes do win10 a MS tinha um bug grave que vinha do 98. Nice!

            E não vamos falar do IE.

      5. Avatar de Luis
        Luis

        Por acaso usam e muito.

  3. Avatar de Limbus
    Limbus

    Apple, what else?

    1. Avatar de Bezainas
      Bezainas

      Idiota what else

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Assumires é o primeiro passo para a mudança.

        1. Avatar de MadLane
          MadLane

          YEAHHH burn !!! nice

        2. Avatar de Dreamliner
          Dreamliner

          Igualmente.

    2. Avatar de paulo
      paulo

      Sabes ler? Quem tiver o QUICK TIME instalado no WINDOWS. Era bom ideia ler antes de disparatar. Da ultima vez que verifiquei a Apple aínda não usava o Windows nos seus aparelhos…

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        E dessa vez não verificaste quem era a responsavel pelo QUICK TIME?
        “o popular player QuickTime tem falhas de segurança”, got it?

  4. Avatar de anónimo
    anónimo

    Mas quem é que ainda tem o QuickTime?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Olha que são muitos!!!

    2. Avatar de tribas
      tribas

      eu tenho, sem o quicktime n editas video em premiere no windows.

      1. Avatar de bronobola
        bronobola

        Lool codecs é diferente de software 🙂

    3. Avatar de Pencilvester
      Pencilvester

      Eu tive de instalar por causa de um programa do adobe. Já não me lembro se era o Premiere ou o After Effects.

      1. Avatar de Benchmarkdoiphone6s
        Benchmarkdoiphone6s

        Ambos precisam para fazer exportaçao em mov. E nao amigos em ediçao profissional não se usa o mp4 a não ser para cliente final.

    4. Avatar de Pedro Pires
      Pedro Pires

      Experimenta fazer edição de vídeo sem o quick time instalado, tanto em after effects como em premiere…

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Solução para usar o Adobe sem quick time?

      2. Avatar de rui
        rui

        Há 1001 programas bons para edição de vídeo sem ser coisas da Adobe e que usem esta bosta do Quicktime.

        1. Avatar de Paulo Z.
          Paulo Z.

          Isso é para vídeos caseiros! Está-se a falar de edição profissional.

    5. Avatar de Tiago Portugal
      Tiago Portugal

      Qualquer pessoa que edite vídeo!

  5. Avatar de Haker_drum_GbJJ6Gy
    Haker_drum_GbJJ6Gy

    Alerta remova também o windows 10, e instale o linux… lol

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Remova Linux e instale OpenBSD!

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Remova OpenBSD e instale DragonflyBSD.

        1. Avatar de João
          João

          Remova DragonflyBSD e instale Genode

        2. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          OS X?

          1. Avatar de NoobIsrael
            NoobIsrael

            Removam todos esses sistemas e parem de usar a internet

  6. Avatar de DJ Hero
    DJ Hero

    Estou seguro, não tenho essa ‘app’ instalada… 🙂

  7. Avatar de antonio
    antonio

    eu ja tive actuamente nao tenho mas so instalei porque tinha videos que so rodavam nesse player

    1. Avatar de Xavier Murganheira
      Xavier Murganheira

      Rodar de andar à roda ???

  8. Avatar de joão
    joão

    dá pra manter o itunes sem o quicktime? é k a malta dos iCoisas não vive sem itunes!

    1. Avatar de int3
      int3

      se tens um iphone ou assim precisas do itunes para gerir-lo.

      1. Avatar de Paulo Z.
        Paulo Z.

        Não há necessidade do itunes, eles mataram essa “dependência”.

    2. Avatar de Liliana Baptista
      Liliana Baptista

      Nunca foi obrigatório…

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Nunca tive Quicktime e tenho iTunes, tive foi de instalar o iTunes versão para placas gráficas antigas porque aparentemente a minha R9 390 Strix é antiga… A versão normal do iTunes simplesmente não funcionava, nem dava para concluir a instalação.

  9. Avatar de Ppalma
    Ppalma

    o melhor leitor é o Bsplayer.

    1. Avatar de rui
      rui

      O media player classic incluido nos pacotes de codecs dá uma coça de deixar o BS a anos-luz. Queres outros melhor? VLC. Até o Gom player é melhor que o “BullSh!t”player.

      1. Avatar de BC
        BC

        Percebes muito disso… Ou se calhar percebes mais de “modas”.
        Não deves ter mesmo noção…

    2. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      /facepalm…. bsplayer rofl

  10. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Solução para quem faz edição de video com produtos da Adobe já há? É que a Apple pode-se aguentar, mas a Adobe vai sofrer com isso….

  11. Avatar de DaveT
    DaveT

    E o GoPro Studio? Tb precisa do Quicktime… mas a GoPro tb anda pelas ruas da amargura… ai ai

    1. Avatar de Paulo Z.
      Paulo Z.

      Continua a ser a melhor marca. Deviam era dedicar-se a fazer as câmaras e pouco mais.

  12. Avatar de El Visitante
    El Visitante

    Boas!

    “(…) a própria Apple não vai lançar qualquer patch para correcção das vulnerabilidades agora encontradas. Além disso não está prevista qualquer nova versão do QuickTime (…)”

    Onde está a dizer que a Apple não vai corrigir a falha e 7 ou não vai continuar a desenvolver o software?!

    Obrigado 🙂

  13. Avatar de Tiago Portugal
    Tiago Portugal

    O dilema:
    1 – seguir este conselho, eliminando uma vulnerabilidade e deixando de poder fazer edição de vídeo;
    2 – não seguir o conselho, e poder continuar a trabalhar, embora com o computador vulnerável?!

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    E quem precisa do QuickTime para outro software? Como faz?

  15. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    Nunca usei, uso o Windows media player no Windows 10.

  16. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    “User interaction is required to exploit this vulnerability in that the target must visit a malicious page or open a malicious file.”

    1. Avatar de rui
      rui

      Isso é o comum a quase todos os vírus e vulnerabilidades presentes em todos os sistemas: o utilizador é que tem que ter juízo e saber onde mexe e no quê, em vez de clicar em tudo o que lhe aparece à frente.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Alguém que realmente leu e entendeu a notícia… Nada mais que uma notícia. Em termos práticos isto é zero. É necessário correr um Trojan ou equivalente para que seja efetuado a ligação com o QuickTime. Não é de hoje que o QuickTime é usado para acesso remoto. Até em iPhones e iPads pode ser usado.

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Não é bem assim tão simples. Pelo que li isto parece ser um caso de heap corruption que pode ser explorado simplesmente ao carregar um vídeo com o quicktime. Quer isto dizer que basta abrires uma página web que tenha um vídeo que use quicktime para correr, ou simplesmente ao fazeres download de um episódio de uma série que nem reparas que vem com formato que abre por defeito em quicktime e fazes double click sem sequer pensar no assunto, para o código malicioso ter acesso a tudo o que o processo do quicktime player teria acesso.
        Por sorte o quicktime player não corre com permissões de administrador, mas o código malicioso pode simplesmente eliminar todos os ficheiros que não precisariam de permissões de administrador para correr, o que no caso de muitas pessoas seria uma catástrofe.
        O que me chateia mais é que a Apple foi informada da vulnerabilidade a 11 de Novembro do ano passado (2015), a 7 de Janeiro deste ano (2016) lança um update de segurança para o QuickTime (7.7.9), update este que não corrige o problema e a 9 de Março também deste ano decide que o software vai deixar de ser suportado para Windows.
        Sendo que o QuickTime é tão usado por proficionais de edição de vídeo (necessário para muitos programas da Adobe) parece-me que a decisão da Apple não foi nada correcta.

        Para quem estiver interessado em saber mais sobre a vulnerabilidade:
        https://www.youtube.com/watch?v=1S0aBV-Waeo
        https://en.wikipedia.org/wiki/Buffer_overflow

  17. Avatar de Gustavo Dezen
    Gustavo Dezen

    Alguém tem alguma opção para que eu consiga manter os codecs de video, no After Effects do Windows sem o quicktime?

    1. Avatar de SirDude
      SirDude

      procuro a mesma solução para o Premiére Pro…

  18. Avatar de Paulo Nobre
    Paulo Nobre

    Para a edição de vídeo profissional, com os programas da Adobe, na falta do Quick Time, procure-se um bom pacote de codecs, para o respectivo SO e que inclua os codecs necessários.
    Em alternativa a isto, o profissional de edição de vídeo, pode evoluir para um sistema Pinnacle.

    1. Avatar de Paulo Z.
      Paulo Z.

      Evoluir? Não me parece.

  19. Avatar de J
    J

    Tanto alarmismo que até enjoa. Secalhar era melhor irem ler exatamente o que diz a vulnerabilidade e em que condições pode ser explorada.

    Se hoje ou amanhã o departamento xpto dos Estados Unidos dizer que o Android tem vulnerabilidades e q n há Patches vai tudo mudar para a Apple??

  20. Avatar de J
    J

    Quem percebe minimamente de segurança sabe que uma aplicação pode ser vulnerável mas mediante certas condições. Tenho a certeza de que se o QuickTime tiver desligado e qualquer serviço associado a ele também parado não é vulnerável de certeza

  21. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Já há cerca de 15 anos que não instalo o Quicktime. Nunca mais houve a necessidade para o formato .mov, simplesmente nunca mais apareceram vídeos neste formato.

    1. Avatar de SirDude
      SirDude

      tenho que utilizar por causa disso mesmo. Eu trabalho com .Mov, a pedidos de clientes.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Há situações e situações. Há pessoal pelo que parece faz edição de vídeo e necessita da instalação do programa, e também no teu caso precisas do programa. A mim passa-me completamente ao lado, como não necessito de edição de vídeo nem visualizar vídeos neste formato, há muito que ignoro este programa.

      2. Avatar de zegato
        zegato

        Quicktime Lite 4.1.0

  22. Avatar de SirDude
    SirDude

    infelizmente tenho que usar por causa dos plug-ins que o quicktime instala para edição de vídeo. Haverá maneira de instalar os plug-ins sem instalar todo o software?

  23. Avatar de tiago
    tiago

    Isso ainda existia? Já não faço caso deste programa á anos…

    1. Avatar de Idê
      Idê

      “Há anos”…

  24. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    O mesmo acontece com seu navegador (Safari) que já tempos não tem uma atualização… e seus produtos não são ruins, péssimo mesmo é sua atenção para o consumidor windows final

  25. Avatar de zegato
    zegato

    Pessoal aqui fica uma dica importante para este assunto. Estive a investigar o assunto melhor, e o que nos coloca em perigo é na verdade o leito Quicktime, sendo assim desinstalei o Quicktime completo, e façam download do Quicktime Lite 410, acho que é a ultuma versão. Sendo assim com o Lite ficam só instalados os Plugins/Codecs que muitos bem precisam deles. O resto desaparece.