Alerta: Nova atualização do Windows 10 pode apagar os seus ficheiros

84 Comentários

Como é do conhecimento publico, a Microsoft lançou uma nova atualização para o Windows 10 na passada terça-feira. Baptizada de atualização de outubro, são várias as novidades que inclui e também melhorias de segurança para todo o sistema.

No entanto há vários relatos de utilizadores que se estão a queixar que esta atualização apaga informação do disco sem qualquer tipo de permissão.


De acordo com vários utilizadores, a nova atualização para o Windows 10 está a causar problemas. Segundo o que é referido, esta atualização está a eliminar documentos dos utilizadores e outros ficheiros.

Na rede social Reddit a thread de queixas já tem alguma dimensão! Não se sabe ainda ao certo o que está a causar tal problemas nem há, por agora, qualquer informação/declaração por parte da Microsoft. Este é um bug “inaceitável” pois não fosse o Windows o sistema operativo mais usado em todo o mundo.

Se está a pensar instalar esta atualização, não se esqueça de fazer primeiro um backup a todos os ficheiros importantes.

Via

Leia também…

Windows 10: Sem espaço após instalar a atualização? “Ganhe” até 20 GB

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    Nada de novo…

    1. Avatar de pois
      pois

      Atualizei e zero problemas, devo ser especial

      1. Avatar de d
        d

        Não precisar fazer spam em todos os comentários sortudinho

      2. Avatar de André Fontes
        André Fontes

        Ninguém disse que acontece a todos, mas basta uma rápida pesquisa na internet para perceberes que é um problema que se tem vindo a repetir desde o upgrade inicial para o Windows 10, há inclusive empresas que disponibilizam software de recuperação de ficheiros que têm uma secção dedicada com indicações sobre como proceder nesses casos.

  2. Avatar de MárioM
    MárioM

    Já a algum tempo que ando a equacionar voltar a win 7 mas parece-me que se calhar é mais rapido.

    1. Avatar de William
      William

      Pena que minha placa mãe só aceita Windows 8.1 pra cima. Qualquer versão abaixo do 8.1 é rejeitada!
      Parece ser proposital pra forçar o usuário a ter apenas o Windows 10 como opção.
      Estou pensando em voltar pro 8.1 mas o problema é que atualizações pra Nvidia na minha placa de vídeo estão desabilitadas.
      Ou seja, ou vou pro Linux ou fico preso ao Windows 10! E ainda tem o maldito do UEFI pra pior mais as coisas na hora de fazer o particionamento!

      1. Avatar de Douglas
        Douglas

        Volta pro XP

        1. Avatar de William
          William

          Eu prezo pela segurança, meu caro!

      2. Avatar de Andre Ferreira
        Andre Ferreira

        Grande parte das motherboards dão para desligar o uefi e activar o modo legacy de Forma a poderes instalar outro sistema operativo, basta apenas ir na bios e desactivar a opção correcta. Só com modelo da board te Consigo dizer.

        1. Avatar de William
          William

          A minha não dá, infelizmente. Quem dera houvesse a opção de activar o modo legacy

    2. Avatar de Jorge Ferreira
      Jorge Ferreira

      O problema é o hardware novo nomeadamente os CPU’s que depois o windows n reconhece e fica a dar constantemente alertas disso 🙁

      Vou agora montar um PC com Ryzen 2700x e infelizmente vou ter de por esta bosta do Win10!
      Deviam mudar o nome para Fail10 LOL

      1. Avatar de Arnaldo Conceissão com dois S's
        Arnaldo Conceissão com dois S’s

        vai para o linux, nós gostamos de ti.

  3. Avatar de arc
    arc

    Com a chegada do Outono, começam a aparecer os primeiros sintomas gripais para alguns!
    Vá para a Farmácia mais próxima de si…e vacine-se!!!

    GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Cada comentário mais ridículo, vão para o Linux, ou Mac, adeus. Alguém quer saber disso?

    1. Avatar de Fred
      Fred

      A Microsoft está muito preocupada com eles lolololololol
      São tipo…falam, falam, falam, falam mas depois não fazem nada só escrevcem!!
      Que me importa a mim e a quem lê uma notícia destas que vão mudar de sistema? Dassseee devem pensar que são a última bolachinha do pacote!!

      1. Avatar de Alfredo Santos
        Alfredo Santos

        lol… Tudo dito!

      2. Avatar de cascavel
        cascavel

        Você que pensa que somos otários pra continuar a utilizar um sistema inseguro, sem privacidade, limitado a customização e bugado como este Windows.

    2. Avatar de William
      William

      Estou a utilizar o Linux em dual-boot, se me incomodar removo completamente o Windows 10. Já é tempo!

      1. Avatar de João Pereira
      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Fazes bem em remover este lixo de SO

        1. Avatar de William
          William

          Já o fiz, já era hora!

    3. Avatar de pois
      pois

      Atualizei e zero problemas, devo ser especial

      1. Avatar de Xiba
        Xiba

        Os problemas só começam depois

      2. Avatar de Alfredo Santos
        Alfredo Santos

        lol… Tudo dito!

    4. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Claro que alguém quer saber disso. Ou achas que é por acaso que a MS tem investido no linux.
      Se bem que provavelmente é só mais uma técnicas para acabar com a concorrência, tal como já fez antes… ao estilo “Adoptar, estender e extinguir”.

      1. Avatar de Daniel
  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    Já atualizei o meu laptop, e de momento tudo está funcionando bem inclusive não perdi nada no que toca aos meus finheiros.

  6. Avatar de arc
    arc

    Não sei porque, mas desde que colocaram o WSL, aumentaram os problemas nao foi?

    GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Será que não ficam dentro da pasta Windows.old?

    1. Avatar de arc
      arc

      bela pergunta para todos refletirmos em conjunto, ao mesmo tempo e a uma só voz!

      GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Bem, uma partição NTFS para o sistema e outra para os dados, e assim não perdem os dados, devia ser standard, tal como no linux temos a partição / e a /home separado!

        Ao windows o que é do windows e ao utilizador o que é do utilizador, sempre a ficarem sem nada, e nunca aprendem!

        1. Avatar de André Fontes
          André Fontes

          Não é verdade, há casos de pessoal que perdeu ficheiros em partições de dados.

  8. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Por isso é que gosto de meter os documentos numa partição a parte. Depois é só fazer clean install na drive C que não perco nada.
    A ms bem que podia adotar o sistema de partições do Linux em que a user data e os programas estão em partições distintas do SO. Dá um jeitasso…

    1. Avatar de João Pereira
    2. Avatar de KodiakShadows
  9. Avatar de Cláudios
    Cláudios

    Não sou nenhum expert na matéria, nem de perto nem de longe. Fiz ontem, dia 3, a minha actualização e tudo a funcionar impecavelmente. Por norma todos os meus ficheiros importantes estão numa drive externa, mas os poucos documentos, imagens e outros que estão na drive do sistema, continuam lá.

  10. Avatar de Miguel Mendes
    Miguel Mendes

    Há o risco de me acontecer se correr o setup.exe desta versão a partir de uma instalação do Fall Creators Update em vez de correr apenas o update em questão.

    1. Avatar de Miguel Mendes
      Miguel Mendes

      Era uma pergunta.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        é recomendável fazer backup, sempre
        mas eu cá não perdi nada e ja o fiz em 3 pcs

  11. Avatar de cascavel
    cascavel

    Depois ainda defendem a Microshaft com unhas em dentes a troco de absolutamente nada. Esse troço é muito bugado!

    1. Avatar de pois
      pois

      Atualizei e zero problemas, devo ser especial

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Ainda não vi ninguem a defender a MS com unhas e dentes. Em tanto comentário não há 1 unico.

      1. Avatar de cascavel
        cascavel

        Isso porque ainda não apareceu, mas veja as outras notícias

  12. Avatar de Dan
    Dan

    Eu tenho o Windows 10 instalado num pendrive|usb stick (não sei como vocês chamam em portugal), será que devo fazer essa actualização?

    1. Avatar de arc
      arc

      pendrive, usb stick, é tudo o mesmo por terra lusas!

      GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

  13. Avatar de Domingos Pereira
    Domingos Pereira

    Depois de instalarem este update se repararem o disco fica com bastante menos espaço, isto porque foi criada uma pasta windows.old onde está o backup de toda a informação provavelmente alterada. Dentro desta pasta estão incluídos todos os dados dos utilizadores. se não a apagaram ainda é possível ir buscar esses documentos.

  14. Avatar de Josmanta
    Josmanta

    Atualizado e a funcionar em pleno.
    Windows 10 Pro, versão 1809
    Compilação 17763.1

  15. Avatar de Vitor
    Vitor

    Mas ainda existe alguém com um mínimo de conhecimento que não saiba que devem fazer backups dos documentos e pastas mais “sensíveis” que existem no PC…isto seja em que SO for?? Ou que as fotos,músicas,vídeos,etc podem ficar a “salvo” de qualquer problema desde que “armazenadas” na cloud?
    Felizmente tenho a atualização a funcionar em pleno…sou um “tipo” cheio de sorte.

  16. Avatar de JS
    JS

    Eu depois de desligar passado um algum tempo volta a ligar sem mais nem menos
    Vou voltar para a anterior

  17. Avatar de Dan
    Dan

    Eu odeio esse Windows

    1. Avatar de pois
      pois

      Atualizei e zero problemas, devo ser especial

  18. Avatar de arc
    arc

    Bem, agora a sério mesmo…estou a começar a ficar preocupado…CR7 sai do Real Madrid…ingressa na Juventus…e começa o FIM do CR7.

    Será que isto tem algo a ver com o conceito INOVADOR “version and build” adoptado pela Microsoft?

    GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

  19. Avatar de bola
    bola

    Tudo impecável cá por casa e na empresa temos 20 updates com sucesso de diversos hardwares.
    Está impecável e cada vez melhor este 10, realmente pensado para facilitar o trabalho aos utilizadores.

    🙂

  20. Avatar de Hugo dos Santos
    Hugo dos Santos

    Esta noticia é “Fake News”, é uma perseguição ao melhor OS do Mundo, uma cabala organizada pelos fans da Apple.

    1. Avatar de arc
      arc

      Olhe que nao me admira nada mesmo…aqui é so macUsers e fanboyismo mundano!

      GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

    2. Avatar de F Gomes
      F Gomes

      Não sou fanboy de nada. uso o Win desde a versão 1 sob MS-DOS a P/B mas a úlrtima versão de grande actualização (antes desta), deu-me cabo de um SSD Samsung de 250Gb e a M$ disse que o problema não era deles mas do hardware…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Como sabes que foi o Windows que deu cabo do SSD?

        1. Avatar de Francisco Gomes
          Francisco Gomes

          Essa deve ser uma pergunta irónica ou então de quem não percebe da coisa. Como sei que foi a merd@ da actualização que me deu cabo do SSD? Simples, pá! O SSD estava a funcionar correctamente, foi efectuada a actualização e DURANTE a mes, depois de um looooongo período com o écran completamente negro, sem nenhuma informação sobre o que se estava a passar, nesta caso a progressão da actualização, deixei a máquina ligada a noite toda e de manhã o écran ainda continuava negro. Fiz um rebbot à ,áquina e népias! nada no horizonte, nem sequer deu para recuperar, nem para reinstalar, nem para acessar o SSD, NADA, absolutamente NADA! E tenho no meu historial MILHARES de instalações Windows e actualizações devido à minha anterior profissão. Coloque esse SSD noutra máquina e é como se não existisse. E a M$, depois de contactada, teve a lata e o descaramento de dizer que o problema era do hardware. Quis reclamar para a entidade que superintende este tipo de situações, o CACCL e disseram-me que não podiam andar com a reclamação porque a M$ não tinha sede social em Portugal… Tudo a ajudar…

  21. Avatar de Mc
    Mc

    5 computadores atualizados e tudo 100%

  22. Avatar de nop90
    nop90

    Troquei de portátil, testei instalar o Win7 (que já tinha antes) e que sempre usei com dual-boot para Linux, infelizmente para este modelo não há drivers que funcionem a 100% no 7, o fabricante, obviamente recomenda 10. Foi a gota de água para abolir o dual-boot e meter Linux como SO principal com uma VM de Windows para salvaguardar determinadas situações. Melhor escolha de sempre, acabaram-se as dores de cabeça com updates duvidosos.

  23. Avatar de D4rkw3b
    D4rkw3b

    Fiz update sem forçar, e até agora nada a dizer, excepto que ficou melhor

  24. Avatar de sakura
    sakura

    “”Just restore from a backup.””

  25. Avatar de Fernando
    Fernando

    Instalei há dois dias e até agora, tudo bem

  26. Avatar de Caio
    Caio

    Fiz a atualização e simplesmente sumiu todo o conteúdo da minha pasta documentos… Simplesmente um absurdo

  27. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Existe um canal no YT: Barnacules ou lá o que é. Segundo o que ele próprio disse, a microsoft despediu a maioria dos “software testers”.
    Partindo do princípio que ele diz a verdade, facilmente se percebe porque estes erros acontecem com tanta frequência ultimamente.
    Basicamente, agora somos todos “software testers” da Microsoft.

  28. Avatar de Klol
    Klol

    Updates Microsoft sempre inativo. Faz vistoria anual e chega.

    1. Avatar de Klol
      Klol

      Nao faz sentido andar a mudar de pneus, qd nem estao desgastos.

  29. Avatar de Miguel
    Miguel

    Completamente inaceitável! Estou a ver que corri riscos ao forçar a atualização no primeiro dia. Mas já vi que ainda bem que movo os diretórios de documentos, imagens, vídeos, etc da para C://Users/MyUser para outro disco sempre que faço uma instalação limpa do Windows. Não me dava jeito nenhum perder a informação que tenho nos documentos, estamos em 2018, Microsoft, como é?

  30. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu também actualizei, e zero de problemas e nada de ficheiros apagados.
    Isto é mais uma “fake news” inventada pelos mesmos do grupo do costume. E começou a ser espalhada novamente onde? No reddit. Isso diz tudo da sua veracidade, assim como a malta que se queixa que a sua máquina se liga sozinha. Isso não cabe na cabeça de ninguém. Ao menos, chegado a mentir, podiam inventar algo em condições.

    1. Avatar de cascavel
      cascavel

      Falas isso porque não deve trabalhar, muito menos em uma empresa com vários computadores.

    2. Avatar de caio
      caio

      Filipe, aconteceu comigo … e eu não tenho nada ganhar com fake news.

    3. Avatar de Luis Filipe
      Luis Filipe

      Num PC apagou ou colocou em pasta que não encontro um ficheiro importantíssimo, pelo menos para mim, o Outlook.pst
      Agora, estou sem uma boa parte dos meus contactos, mail’s e agenda/tarefas.
      Fiz reposição, mas este ficheiro continua por descobrir.
      Muito MAU!

    4. Avatar de William
      William

      Xiu windows fanboy

  31. Avatar de psikin
    psikin

    Há pessoal que ainda não percebeu o que é um backup…

  32. Avatar de Edilson Albuquerque
    Edilson Albuquerque

    Bom dia ou boa tarde para quem estiver lendo esta mensagem atualizei ontem para o Windows 10 o meu notebook é um positivo fiz atualização e correu tudo tranquilamente não perdi nenhum ficheiro até o momento a causa da perda de ficheiros deve ser por conta de pouco espaço em disco para mim está rodando liso 8Gb de memória no meu dispositivo e 320GB de HD quem for fazer atualização boa sorte

  33. Avatar de Lau
    Lau

    Boa tarde.
    Fiz uma atualização no meu surface pro4 e perdi todos os ficheiros que estavam na pasta “transferências”.

  34. Avatar de Luis Filipe
    Luis Filipe

    Num PC apagou ou colocou em pasta que não encontro um ficheiro importantíssimo, pelo menos para mim, o Outlook.pst
    Agora, estou sem uma boa parte dos meus contactos, mail’s e agenda/tarefas.
    Fiz reposição, mas este ficheiro continua por descobrir.
    Muito MAU!

    1. Avatar de Luís
      Luís

      não fazem backups e depois a culpa é do SO… Típico

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Isso quando o backup não é perdido junto com o SO *risos malignos*

        1. Avatar de Luís
          Luís

          se for para uma drive externa só s perde se houver muito azar…

  35. Avatar de Carlos Vinhal
    Carlos Vinhal

    Fiz a actualização ontem e até agora não tive problemas. Fui confirmar e há uma pasta windows.old criada ontem pelo sistema.

  36. Avatar de hid
    hid

    Como raio mandam fazer novamente a actualização de outrubro e vem na mesma o problema das pastas apagadas??

  37. Avatar de Jorge
    Jorge

    A minha atualização “matou” as portas usb, depois de tantas tentativas de recuperação, só a reposição do Windows conseguiu recuperar novamente as portas usb, estou desta miséria, se não fosse determinadas aplicações não funcionarem no Linux já tinha eliminado esta treta de SO. Já tenho em dual boot Ubuntu vs Windows 10.