Ainda mais segurança! Windows 10 vai bloquear sempre que deixar de sentir o utilizador

12 Comentários

A segurança é sempre um dos elementos que a Microsoft quer no Windows 10. Nem sempre consegue garantir o que os utilizadores necessitam, mas procura sempre assegurar o máximo de proteção do seu sistema, dos utilizadores e dos seus dados.

Assim, está constantemente a procurar aumentar esta proteção, com novas funcionalidades. Uma das que foi encontrada mais recentemente irá detetar a presença dos utilizadores e assim bloquear caso estes estejam ausentes.

Windows 10 bloquear segurança proteger Microsoft

Ainda mais segurança para o Windows 10

Se normalmente o foco é a segurança na Internet, a segurança física é algo que não pode ser ignorado. Qualquer máquina pode ser facilmente comprometida se alguém lhe aceder e roubar diretamente os dados presentes.

A Microsoft permite já bloquear o Windows 10 na ausência do smartphone do utilizador, mas aparentemente quer levar essa funcionalidade mais longe. O código que foi encontrado agora mostra que estará a trabalhar em processos de deteção dos utilizadores.

https://twitter.com/teroalhonen/status/1369745027010867200

Microsoft vai proteger o sistema automaticamente

Do que pode ser visto, o Windows 10 em breve conseguirá detetar a presença ou ausência dos utilizadores. Assim, e em função disso, o sistema poderá desbloquear-se ou bloquear-se automaticamente para se proteger a si e aos dados dos utilizadores.

Curiosa é a referência no código a sensores que vão funcionar com o sistema operativo. Estes vão ser externos e integrar-se com o Windows 10 para o ajudar a detetar se o utilizador está ou não presente nas proximidades do seu computador.

Bloquear ou desbloquear sozinho como proteção

Na verdade, esta novidade do Windows 10 é já bem conhecida dos utilizadores Android e chega ao iOS com a versão 15.4. Com a deteção de dispositivos Bluetooth, pelo Smart Lock, este sistema sabe já se deve ou não proteger-se e bloquear-se.

Esta será mais uma medida importante para proteger o Windows 10. A Microsoft está a prepará-la e a desenvolvê-la para depois a mostrar nas versões finais. Finalmente este sistema poderá gerir e proteger-se sempre que perceber que está sozinho e sem o utilizador presente.

Dica: Desbloquear o smartphone com máscara? O Android também pode usar o smartwatch

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Robin
    Robin

    Vai de certeza aumentar a me€%&a… que faz ..
    no meu caso já me fartei do win10 e já mudei.

    1. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      ok, boa viagem. nqs

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Conheço alguns (não muitos) que disseram e fizeram a mesma coisa…passado algum tempo TODOS regressaram à “casa mãe”!

      1. Avatar de Robin
        Robin

        mas mudei a muito .não foi agora.
        Só mantenho o win10 no trabalho porque é isso que usam, no meu pessoal já fostes a muito.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          “há” muito.

          Muda lá para o SO que quiseres mas ao menos usa um corretor ortográfico.

    3. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Tem piada conheço muitos Linuxuser de mais de 20 anos, que ainda hoje usam os 2 sistemas e nunca os vi escrever idiotices acerca do Windows. São da velha guarda que respeitam a concorrência e sabem qual as diferenças.

  2. Avatar de Sam
    Sam

    Não sei que máquinas têm ou o que fazem com elas, mas eu tenho tido 0 problemas com o win10. E 1 dos meus Pc’s tem 8 anos…

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Parece que vai existir mais falhas com isso!! Como é que o Windows vai detetar o utilizador se ele não tiver smartphone ou smartwatch? Se estes dispositivos forem necessários para desbloquear então vai passar o tempo todo bloqueado!! A Mirasoft não pensa no que faz no Windows!! Ainda bem que eu não tenho SO arruinado!! LINUX PARA SEMPRE!!

  4. Avatar de Hélder
    Hélder

    Tenho um ASUS por aqui com SSD que de vez em quando bloqueia sozinho se ninguém lhe mexer durante algum tempo… Já deve ser efeitos antecipados desse sistema 🙂

  5. Avatar de pjfc
    pjfc

    eu quero mandar no que é meu. ligar, desligar , bloquear, só quando eu quero.
    não preciso de leitores de impressão digital, de passwords para entrar. o que é meu, não é das marcas.

    1. Avatar de fak
      fak

      podes desativar essas funcionalidades, ninguém te obriga a utilizar.
      eu cá tenho um fixo, tbm dispenso passwords ou bloqueios, desativei e pronto, problema resolvido.