Já pode desinstalar o Microsoft Edge do Windows definitivamente e sem problemas

9 Comentários

A Microsoft sempre teve uma ideia muito fixa no que toca aos seus browsers no Windows. Há muito que estes são uma presença obrigatória no seu sistema e com o Edge este cenário não mudou. Com uma obrigação da União Europeia para a sua possível remoção a chegar apenas em 2024, surge agora uma solução não oficial e já pode desinstalar o Microsoft Edge do Windows definitivamente e sem qualquer problema.

Edge Microsoft Windows MSEdgeRedirect Europa

Desde que o Windows passou a ter um browser presente que este é quase impossível de remover. As autoridades têm tentado levar a Microsoft a alterar esta sua posição, quase sempre com um sucesso muito reduzido, sempre com a justificação de que este é um elemento essencial.

Uma nova tentativa parece estar a chegar no próximo ano, fruto da conhecida DMA (Digital Markets Act). Esta levará a que o Edge possa ser removido do Windows e adicionará algumas outras apps e configurações que colam os utilizadores a tudo o que Microsoft impõe no seu sistema.

Ainda que demore a chegar, há agora uma alternativa que pode ser já usada para remover o Microsoft Edge do Windows. É a conhecida ferramenta MSEdgeRedirect, que recebe o que é descrito como o Modo Europa. Na verdade, este é composto por 2 alternativas que dão aos utilizadores diferentes formas de resolver esta questão.

Edge Microsoft Windows MSEdgeRedirect Europa

Na mais recente versão, já disponível no GitHub, o Modo Europa no MSEdgeRedirect altera a região do dispositivo para um dos países suportados onde a desinstalação do Edge não requer mexer nos componentes internos do sistema operativo. Também permite opções adicionais, como desativar pesquisas na web, fornecedores de pesquisa de terceiros, extensões de script do Narrator e muito mais.

As alterações realizadas feitas pelo MSEdgeRedirect devem manter-se mesmo com as atualizações do Windows e funcionar como uma solução permanente. Uma atualização futura desta app trará outro método que envolve a mudança de propriedade e a modificação de um dos arquivos do sistema para que o Windows entenda que o seu país é membro da União Europeia.

Ainda que possa não ser uma solução definitiva para todos, esta é o princípio do que espera os utilizadores na União Europeia. Enquanto a solução da Microsoft não está acessível a todos, estes podem já remover o Edge, sem comprometer o Windows e todos os seus componentes.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    mais vale instalar o Windows X Lite com a opção de ter o Edge ou não, entre muitas outras vantagens

  2. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Para mim quem não gosta basta não usar, afinal quem hoje n tem espaço para um simples browser no disco? Também vai desinstalar a calculadora e outros que n usa?. Se tem tao pouco espaço no disco que use um maior…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não sabes do que falas.

    2. Avatar de Giordano
      Giordano

      Não se trata de espaço, mas do direito de escolha. A lei menciona, que se aplica ao espaço europeu, não só liberta os browsers dos PCs como liberta o acesso a outras lojas e marketplaces para apps no sistema operativo do PC, dos telemóveis e tablets android e IOS. A questão é o direito de escolha do consumidor.

      E, sim, há quem opte por desinstalar a calculadora do Windows 10 ou 11 e instalar a do Windows 7, não por uma questão de espaço no PC, mas porque a calculadora mais recente é uma APP da Microsoft Store e tem recolha de dados associada.

      1. Avatar de JacareDTR
        JacareDTR

        e para alem disso é mais lenta a abrir, como seria de esperar

  3. Avatar de PTO
    PTO

    Não tenho motivo nenhum para o desinstalar, funciona bem, é rápido e pesa pouco no sistema.

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      …e lê os teus miolos todos. Sabes o que é telemetria?

      1. Avatar de Tromp
        Tromp

        O modelo de negocio da Microsoft ainda não é o da Cuscoid…

    2. Avatar de iFernando
      iFernando

      Sim e está cada vez melhor.
      Fico surpreendido com o Edge.