Afinal o Paint vai mesmo sair do Windows 10 em breve

33 Comentários

O Paint é uma das aplicações que mais anos tem no Windows. Acompanha o sistema operativo da Microsoft desde a sua criação, em 1985, e tem sido usado por milhões ao longo dos anos.

A Microsoft já tinha identificado que esta sua aplicação iria ser descontinuada, tendo depois recuado. Agora tudo parece ter novamente mudado e o Paint vai mesmo deixar o Windows 10, tendo os utilizadores começado a ser alertados para isso.

Paint

Foi em julho deste ano que a Microsoft anunciou que iria remover o Paint do seu Windows 10, abrindo caminho para a chegada oficial do Paint 3D e para a sua massificação. A sua data limite seria a chegada da Fall Creators Update, sendo nessa altura movida para a loja de apps do Windows, mas sem quaisquer desenvolvimentos.

Esta foi uma notícia que acabou por ser muito mal recebida pelos utilizadores, que depressa mostraram o seu desagrado, levando a que a Microsoft acabasse por manter o Paint no Windows 10.

A decisão parece ter agora voltado atrás e o Paint vai mesmo ser removido do Windows 10, passando para a loja de apps de Windows. Os alertas já começaram a surgir e são claros para os utilizadores.

Alerta Paint

Segundo as mensagens, e em breve, o Paint irá ser substituído pelo Paint 3D e será transportado para a app Store. Todos os que depois quiserem usar o Paint vão ter de o instalar.

Não há ainda datas para que o Paint seja removido, mas fazendo fé nas ações da Microsoft, esta mudança deverá acontecer com a próxima grande atualização do Windows 10, esperada para a primavera do próximo ano.

Tudo aponta para que seja mesmo desta vez que o Paint vá desaparecer. Com a presença do Paint 3D e com a sua passagem para a loja de apps vai acabar por não ser instalado e usado, desaparecendo aos poucos.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Nao vai deixar saudades…

    1. Avatar de Ana
      Ana

      Nao vai pra ti… Para muito milhoes vai deixar, porque para fazer coisas simples, que muitas vezes são 90% do que as pessoas querem fazer, sempre serviu lindamente,,,

      É intuitivo, fácil, e vai deixar muitas saudades claro.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Solução: Microsoft Store

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          E obrigatoriedade de conta Microsoft. Eu uso Windows com conta offline, mas para instalar apps da loja precisa conta online

  2. Avatar de Luís
    Luís

    o Paint3D permite fazer o mesmo q a versão “normal” actualmente faz (além de poder trabalhar com 3d, obviamente)… ao estarem os 2 instalados numa mesma máquina é duplicação de recursos

  3. Avatar de Eu Mesmo
    Eu Mesmo

    Mas o Paint não vai acabar, vai passar para a Store. São coisas diferentes.

    É o mesmo que dizer que o Firefox acabou no Android.

  4. Avatar de zé tuga
    zé tuga

    havendo hoje em dia outras ferramentas melhores que o paint, até me admira não terem acabado com ele há mais tempo, eu na actualidade só o uso para fazer alguns cortes e recortes rápidos e pouco mais, algo mais exigente tenho de recorrer a outros tipos de programas mais complexos…

    1. Avatar de pedro
      pedro

      e é precisamente para isso que o Paint serve … para trabalhos simples e rapidos!!!! é a grande mais-valia dele …. por isso acho que não devia deixar de estar instalado de forma nativa!!!! qualquer dia temos que executar uma app tipo photoshop, que ocupa 2GB de RAM só para fazer um pequeno corte numa foto ou converter de bmp para jpg, etc ….

      1. Avatar de zé tuga
        zé tuga

        e então eu já convivo com o paint desde o windows 1.0 que operava sobre Msdos em 1985, e os pc’s nessa época tinham pouco mais de 640Kb a 1Mb de ram, estamos em pleno 2017 , já se passou 32 anos ,já houve muito evolução neste anos todos ,existe alternativas idênticas ao paint , não é por ai, e 2Gb de ram no dias que correm, não dá para muito, visto no mínimo 8gb ideal 16gb, e os mais exigentes 32 a 64gb de ram…

        tudo tem um inicio e um fim e o Paint não é excepção…

  5. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Mas que porcaria é esta? Então a Microsoft vai desinstalar um programa do PC? Tudo bem fazer isso para os PCs novos mas para os que já tem isso devia ser proibido. Se a moda pega daqui a pouco eles passam a desinstalar todo o software pirata.

    1. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      Devem fazer o mesmo que fizeram com o Skype no Windows 10…
      A versão que tens instalada, não funciona e tens que instalar o da store…

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Deve ser isso, eu gostava era que passassem o Edge para a Store assim era mais facilmente atualizado

    2. Avatar de Alex
      Alex

      É o futuro, a MS não vai manter o programa velho e desatualizado no windows a gastar mais processamento.E ainda tens sorte que vão transferi-lo para a Microsoft Store.
      Não vão desinstalá-lo vão removê-lo do Windows, eles não podem remover software de outras marcas seja pirata ou não, mas se o programa apresentar risco para o utilizador adeus programa

      1. Avatar de Rui Nunes
        Rui Nunes

        Desinstalar e remover não é a mesma coisa?

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Uma coisa é desinstalar um programa instalado que tenhas instalado, outra coisa é remover algo que pertence ao SO

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Ó homem, andas todo confuso … Eles vão tornar o Paint nunca APP opcional e na Windows Store. Nesta altura deixa de ser uma APP nativa e pré instalada.

  6. Avatar de Olly
    Olly

    “Esta foi uma notícia que acabou por ser muito mal recebida pelos utilizadores”
    Talvez… Mas eu já não me lembro da última vez que abri o Paint, muito menos de o ter usado.

  7. Avatar de Valter
    Valter

    Se telas touch fossem acessíveis eu até entenderia, mas não é, então considero um erro.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Olha que o Paint 3D trabalhasse muito bem que o mouse

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        As tuas frases são um atentado ao português……

        1. Avatar de Alex
          Alex

          E um atentado pacífico ao menos

  8. Avatar de Maike
    Maike

    Não vou deixar o paint sair daqui, já que o paint3D demora a abrir os componentes para quem quer apenas cortar uma pequena parte em 5 segundos.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Vais há Store

  9. Avatar de Jose Baptista
    Jose Baptista

    The paint is dead… God save the paint.
    Bom Natal para todos com muita saúde, pois o resto é acessório (acreditem!!).

  10. Avatar de João
    João

    Mas porquê ? A Microsoft anda há tantos anos nisto e ainda não aprendeu a respeitar o utilizador 🙁

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      A Microsoft só poderia ser acusada de não respeitar o utilizador se removesse o programa e não criasse uma alternativa.Ora,o Paint 3D tem TODAS as ferramentas que o paint atual tem…acrescidas de outras funcionaliades que muitos utilizadores necessitam e para as quais,neste momento,têm de recorrer a apps de terceiros. Acho que a Microsoft está a trabalhar bem e a respeitar quem adquire o seu SO…minha opinião!

  11. Avatar de jedi
    jedi

    instala-se o PAINT.NET e fica resolvida a questao 😉

  12. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Ainda utilizo o Paintbrush para guardar as imagens do printscreen, e para capturar as imagens do scanner, não pode simplesmente deixar de existir o Paint para a minha utilização diária. :s

  13. Avatar de diego felipe
    diego felipe

    o paint é um progama ridiculo e ultrapassado!! enquanto vc tem progamas como autocad entre muito outros mais avançados para desenhos e muito mais completos!!! ainda somos obrigados a usar está porcaria!!! a microsoft deveria ter vergonha e desenvolver algo melhor e mais avançado!!!

  14. Avatar de informado
    informado

    No Linux eu tenho o PINTA! Mas o Pinta é muito melhor e não vai desaparecer !! eheheheheheheh!!!! Viva o Linux !!!!!!! Olé!!!!!

  15. Avatar de Monkeyd
    Monkeyd

    A MS dita o que os seus usuários devem ter no seu sistema, Linux for ever