Afinal o Internet Explorer está no Windows 10 e pode ser usado

25 Comentários

O Windows 10 trouxe muitas novidades e várias funcionalidades melhoradas. É um novo sistema operativo que mantêm a tradição, mas que lhe adiciona um ar de evolução.

Uma dessas novidades, já muito falada, é o novo browser o Edge. Mas e quem precisa de continuar a usar o IE, pode fazê-lo? Claro que sim, veja como lhe pode aceder facilmente.

win_10_ie_1

O Edge é um browser completamente novo e pretende fazer esquecer todos os maus anos da Microsoft nesta área. Leve, simples de usar e com novas funcionalidades, arrisca-se a ser um caso de sucesso.

Mas para muitos utilizadores a dependência do Internet Explorer ainda é grande, por várias razões, e dificilmente vão conseguir libertar-se dele.

Não havia a certeza da Microsoft o manter no Windows 10, mas a verdade é que ele está presente, mas de forma pouco transparente.

Como chegar ao Internet Explorer?

Para acederem ao Internet Explorer no Windows 10 apenas precisam de escrever o seu nome na Cortana, se a usarem, ou na caixa de pesquisa que está junto do ícone do novo Menu Iniciar.

Ao escreverem “Internet Explorer”, ou um pouco menos, vão ver surgir o ícone da aplicação, que podem de imediato ser lançado e usado.

win_10_ie_2

Mas se forem utilizadores que necessitam de usar o Internet Explorer de forma mais intensiva, podem criar atalhos directos para terem sempre o IE pronto a ser usado.

Para isso precisam apenas de clicar com o botão direito do rato em cima do ícone do Internet Explorer após o encontrarem com a caixa de pesquisa.

win_10_ie_3

Existem duas possibilidades que podem usar. A primeira, “Afixa em Início”, coloca um atalho no Menu Iniciar e a segunda, “Afixa na barra de tarefas”, coloca-a na barra de tarefas.

win_10_ie_4

Daqui em diante podem aceder directamente ao Internet Explorer, bastando clicar no atalho que criaram. Cliquem-lhe e ele será lançado da mesma forma que era no Windows 7 ou 8.1.

Devem apenas usar o IE para situações pontuais e que o requeiram. Para todas as restantes situações devem usar o Edge, o novo browser criado para o Windows 10.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Almeida
    Almeida

    E dá para desinstalar? Ou temos que pagar 15€?

  2. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    lol, novidade, já vos tinha dito isso a umas 3 semanas xD eheh

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    No edge basta ir aos … e escolher “abrir com o internet explorer” caso o site não funcione corretamente ou precise de suplementos.

  4. Avatar de Valter
    Valter

    Acho que nunca se pensou sequer em tirar o IE do Windows 10, por razões óbvias. O Edge não suporta addons sendo mais limitativo para determinadas funções.

    O Edge foi criado porque a Microsoft tem noção que o actualmente é rara a máquina que tem apenas um browser instalado. Maioria das pessoas usa Firefox / Chrome além do IE. Sendo que o IE muitas das vezes apenas serve para ver se aquele site não funciona apenas por estar a ser utilizado num outro browser.

    Acho que a Microsoft foi inteligente ao incluir um browser rápido e simples para combater o chrome.

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      O Edge foi criado para ser um browser simples e rápido e compliant com os mais modernos web standards. O IE11 continua para compatibilidade com a “bagagem” que vinha de trás. O IE11 com o EMIE, garante o máximo de compatibilidade para aplicações “legacy”.

  5. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    O Windows 10 Pro N não tem.

  6. Avatar de André
    André

    Mas isto já tinha sido falado há muito tempo. Até acho que há um artigo no pplware com esta informação.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas muita gente continua a perguntar onde está, isto deve ser por causa do “medo” de não conseguirem usar os sites institucionais, só pode!

  7. Avatar de sniperpt
    sniperpt

    +1
    eu também.

    Noticias menos positivas sobre o Windows, parecem ser um pouco tabu para estes lados…

    1. Avatar de censo
      censo

      Agora queres conversa…

  8. Avatar de franciso
    franciso

    e também tem mediaplayer. não percebo qual a cena de ter apps para cada coisa. e já vi DVDs no mesmo.

  9. Avatar de António
    António

    O meu já está desinstalado há muito tempo, ficou o Edge e o Firefox.

  10. Avatar de André Sousa
    André Sousa

    Boa tade.
    Será que alguém me podia ajudar numa coisa?
    Instalei o Windows 10 x32, recentemente, num portátil e agora apareceu me um erro designado 0x80072EDFF. Alguém já o conseguiu solucionar?

  11. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Eu continuo a usar maioritariamente o IE. O Edge ainda lhe falta muitas funções bastante simples, tais como escolher o que fazer com as transferências (e escolher onde as guardar) que para mim é vital. E, na minha opinião, a interface o Edge é demasiado simples que me chega a fazer confusão. Mesmo mudando o tema para escuro. Faz falta algumas delimitações mais visíveis. Mas tirando isso, sim gosto do Edge pois é super rápido. Esperançosamente no futuro será possível instalar temas, tradutor, etc. tal como no Chrome.

    1. Avatar de b
      b

      so lhe falta o addblock a meu ver quanto mais simples melhor

  12. Avatar de Pedro B
    Pedro B

    O IE no meu Windows 10 sempre veio no menu iniciar. E se, no Edge formos a “mais ações” está lá “abrir com o internet explorer”. Este presente artigo só serve para complicar!

  13. Avatar de Sapito
    Sapito

    O Edge, tal como o Windows 10, foram criados não só para atender a lacunas e concorrências, mas essencialmente para facilitar a recolha massiva de informação pessoal. Tal como no Facebook, as coisas que pensavamos ter e existir apenas no nosso computador e “cabeça”, estão a atingir um patamar ímpar no qual deixamos de ter controlo de privacidade e onde os dados pessoais estão ” algures” protegidos em Clouds para mais tarde serem usados. A espionagem já é um assunto old school mas espionagem digital massiva é novidade absoluta.
    Mas as verdadeiras surpresas ainda estão para ser anunciadas.

  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    http://i.imgur.com/iTpybJE.png

    Está logo no menu iniciar, para quê complicar?

  15. Avatar de sakura
    sakura

    o ie é bom mas c/ Edge rendering engine.
    Open IE11; Type about:flags in the address bar;

  16. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    O Ir têm de existir sempre senão á certos sites da AT e não só que simplesmente não vão funcionar em mais nenhum browzer, inclusive no edge não funciona xD.
    Sites também como o da SAP e Primavera (para abrir incidentes) que por incrivel que pareça só funcionam no IE xD

  17. Avatar de Kriss Cooper
    Kriss Cooper

    Na pesquisa não aparece o Internet Explorer. Nem todos os Win10 devem ter o IE.

  18. Avatar de Jean Amaral
    Jean Amaral

    Alguém sabe me informar se eu consigo desinstalar a IE 11 do Windows 10 e instalar a versão 9 da IE no lugar.