Actualizações do Windows 10 vão passar a ser 35% menores

34 Comentários

Ao longo dos dois anos em que está disponível, o Windows 10 tem melhorado de forma exponencial, com novidades a surgirem a um ritmo elevado.

Mas a procura das melhorias não tem abrandado e uma nova foi agora anunciada. A Microsoft vai passar a disponibilizar as actualizações deste sistema operativo de forma diferente, para que sejam mais pequenas e mais rápidas de instalar.

Windows 10

As actualizações do Windows 10 são por norma pesadas e não tão simples como seriam desejadas. Este ponto tem ainda pior desempenho sempre que são actualizações como a que foi lançada no verão, a Actualização de Aniversário, que ocupava várias centenas de megas.

Para eliminar este problema a Microsoft anunciou a Unified Update Platform, que quer permitir que estas actualizações sejam feitas de forma mais rápida, com menores consumos de largura de banda e, principalmente, mais pequenas.

O Unified Update Platform vai garantir que apenas as actualizações que não estão já nas máquinas dos utilizadores são descarregadas e desta forma evitar o reenvio de elementos. No global a Microsoft estima que as actualizações passem a ser 35% mais pequenas, melhorando todo este processo.

Windows 10 actualizações

Mas a Microsoft quer ainda mais do Unified Update Platform. Quer que seja exigido muito menor processamento e que os dados trocados sejam também reduzido. Este ponto é particularmente sensível no caso das plataformas móveis. Ao transferir o processamento para o serviço de actualizações, consegue que os dispositivos apenas tenham de instalar os novos pacotes, sem terem de avaliar quais as actualizações que realmente necessitam.

Para já esta novidade estará apenas disponível para o Windows 10 Mobile, chegando ao desktop no final do ano e apenas no programa Insiders. A sua massificação chegará com a Creators Update, que chegará na primavera do próximo ano.

Esta será mais uma melhoria que tornará o Windows 10 um sistema ainda mais adequado a todas as plataformas e a todos os sistemas, melhorando a sua usabilidade e aliviando aos utilizadores os processos que não querem ter de estar a controlar.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PP
    PP

    A última atualização que fiz ao Windows deixou-o soberbo, fiz a instalação do LXLE 16.04.1 Eclectica. O meu pc ficou literalmente como se eu tivesse comprado um computador novo topo de gama!

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Isso significa que ficaste com um topo de gama que agora não consegue fazer metade das coisas que fazia, nem instalar 1/10 das aplicações ou jogos que antes podia. Muito bom.

      Tens consciência que se instalasses um Android em paralelo com o W10 tinhas mais produtividade que com essa distro certo? Eu também instalei Linux e ficou mais rápido, num Centrino 1.6 GHz, menos 1 GB RAM e HDD 40 GB IDE …lol

      Atenção que sou a favor de haver Linux mas:
      – as empresas de hardware ao não lançarem controladores a par com versão Windows/OS X
      – não haver um suporte touch/3D ao nível do Windows
      – GUI “grosseiro” e pouco user friendly

      automaticamente faz do Linux um competidor de 3a.

      1. Avatar de P
        P

        Dizeres que não há suporte touch/3D ao nível do Windows, e depois dizeres que é um competidor de 3ª, quando poes o OS X a par com o windows é lindo.

        Relativamente ao GUI grosseiro e pouco user friendly, e pouco user friendly, não sabes do que falas. O que não faltam são distros bonitas e user friendly!

        Relativamente a aplicações, conheces o WINE certo?

      2. Avatar de Monteiro
        Monteiro

        Que androids realmente funcionam em pc? Já experimentei vários android x86 e tinha sempre algum problema. Actualmente tenho o 5.1 x86 em dual boot com o win 10 num netbook Samsung nf310, mas a placa wireless não funciona de jeito nenhum. Já procurei por tudo quanto é lado, inclusive no grupo do android x86 na Google, mas nada surte efeito.
        Este pc já não tem um desempenho por aí além e dava-me grande jeito poder usar o android aqui.
        Seria esta questão indicada para o consultório do pplware?

    2. Avatar de pedro
      pedro

      exactamente, o o pacote do microsoft office 2016 até voa nesse pc …..

    3. Avatar de zecaverdades
      zecaverdades

      Que raio se passa aqui???
      Querem ver que sou o unico em que o PC morreu após o update de Aniversario e ainda hohe sofre com isso (BSOD em massa)!!!

      Isto não pode ser verdade, parece mais é publicidade disfarçada, ou comentarios resultado de patrocinios indiretos.

    4. Avatar de Mario Pinto
      Mario Pinto

      teria concordado contigo a 100% não fosse eu um gamer e como se sabe jogos no linux já existem com a steam mas são poucos e alguns não estão 100% funcionais. Mas quem sabe um dia o linux ultrapassa o windows, embora eu adore o windows 10 e não lhe aponto nenhum defeito, é simplesmente intuitivo e funcional. Esperemos pelo futuro e pode ser que istose altere…

  2. Avatar de censo
    censo

    Não me possos queixar das atualizações do windows. Nunca tive qualquer problema seja em máquinas com características de topo seja em máquinas mais modestas.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Lol. És a única pessoa no Mundo que não se queixa do tempo das actualizações, até em servidores com 20 cores e 1 TB de ram me queixo, não tem a ver com o desempenho mas sim com o tempo de actualização.

      1. Avatar de censo
        censo

        Não, não sou o único, ta descansado.

      2. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Parece que eu e o censo somos os 2 únicos no mundo…!
        Mesmo só tendo um Core i7 com 16GB de RAM não tenho queixas……..

        1. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          O meu velhinho i3 2xxx c/ 16 GB DDR3, tambem não se queixa, vai dando para os gastos e nem penso mudar tão cedo.

  3. Avatar de João SIlva
    João SIlva

    Dois anos a melhorar e ainda não atinge os mínimos: Continua a ser mentiroso quando importa um certificado de um servidor de mail diz que a importação foi bem sucedida e é mentira, em menos de meia hora volta a queixar-se do mesmo, volta a importa com sucesso e assim indefinidamente.
    Deixem-se de palhaçadas e façam qualquer coisa a sério!

  4. Avatar de camt
    camt

    Bem vindos ao maravilhoso mundo dos SP outra vez!!!

  5. Avatar de Boda
    Boda

    Bem estamos a falar do mesmo Windows 10??? Este serviço (aas) que so traz problemas??? Bem explicados neste artigo do pplware..
    https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/actualizacao-windows-10-novos-problemas/

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Serviço aaS? devias primeiro aprender como funciona o modelo aaS.

  6. Avatar de Boda
    Boda

    Sinceramente censo dizer bem do Windows . Trabalhas para a Microsoft??? Como é que uma pessoa se candidata a esse trabalho??? Podes dar-me os contactos??? Também quero ganhar dinheiro… Não trabalhas para estes:
    http://moneytopost.com/

    1. Avatar de censo
      censo

      Para que conste, eu não venho para aqui dizer alarvidades só porque me apetece e tao pouco venho para aqui inventar. O que comento diz respeito a conhecimento de causa, e a experiencia que tenho é a que relatei. Para que não duvides sobre o que digo, até hoje nunca me viste por aqui a fazer comentários sobre Linux. Não uso e tenho parcos conhecimentos. Se isso te incomoda, o problema é só teu. Ah, e uso sempre o mesmo nick, ao contrario de muito esquizofrenico que por aqui passa.

    2. Avatar de cacun
      cacun

      Boda fora…

      1. Avatar de Boda
        Boda

        cacun Buuu birrinha. Sei que é novidade para ti que pelos vistos gostavas de trabalhar para a censura. Por muito estranho que te parece normalmente estas secções de comentários existem para se dizer o que se pensa não o que tu pensas ou queres que se diga. Lamento desiludir-te mas há pessoas que pensam pela sua própria cabeça e que dizem o que querem. Incrível, não é?

    3. Avatar de Henrique
      Henrique

      Quem trabalha para a Microsoft não faz comentários falaciosos, eu trabalho e posso dizer que toda a gente na microsoft é honesta acerca dos seus produtos, ninguém defende o que não merece defesa, são apontados todos os defeitos, pois só assim se pode melhorar. Vocês ainda vêem a microsoft como a antiga M$.

  7. Avatar de Boda
    Boda

    Henrique pelo visto estava mal, mesmo muitoooo mal, mas ate tu percebes-te. Boa chegas-te a idade adulta. Gosto de ti pá, assim tipo, para o geek tecnológico e tal. Olha eu uso o Windows para fazer farinheiras, mas não são grande coisa. Tens ai cores e teras e essas coisas, achas que isso tem implicação nas farinheiras???Achas que aumente a RAM???

    1. Avatar de censo
      censo

      Já agora, aprendias a escrever e a conjugares os verbos como deve ser.

  8. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Ai agora que eu já limpei o disco, é que se lembram disto…cpu 100% tempª 68º etc , aguarde não desligue etc etc

  9. Avatar de zecaverdades
    zecaverdades

    Com disse e volto a dizer:

    O windows 10 é como as sogras:

    Sua sogra faleceu…o que devemos fazer: enterrá-la ou cremá-la?
    As duas coisas!!! Não podemos facilitar!

  10. Avatar de Marco
    Marco

    Lá pró windows 12 … quando tiverem resolvido lançar um OS finalizado em vez de alfas e betas …

    1. Avatar de cacun
    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Windows 10 é o último windows.

  11. Avatar de Freitas
    Freitas

    No início só tive problemas, depois estava tudo ok, nesta última o meu portátil a jogar aquece mais que o normal já quase fritos ovos.

  12. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Onde é que já vi isto… ah, no Linux!!!

    Chama-se DRPM, vem no Fedora vai para 7 anos, penso eu de que!

  13. Avatar de Wesley
    Wesley

    Sou completamente fã do Win 10, mas, quando o suporte dele acabar ele vai ser chamar só Windows, é?

  14. Avatar de Wesley
    Wesley

    Sou completamente fã do Win 10, mas, quando o suporte dele acabar ele vai ser chamar só Windows, é?

  15. Avatar de Wesley
    Wesley

    estou afobadoou publiquei dois comentários?

  16. Avatar de Erivan Araújo
    Erivan Araújo

    Sem querer eu excluí o Windows 10 do meu PC gostaria muito de receber gratuito à atualização do Windows 10 grátis e possível.