Actualização cumulativa do Windows 10 trouxe novos problemas

105 Comentários

Lançada ontem, a nova actualização cumulativa do Windows 10 prometia resolver a maioria dos problemas que a Actualização de Aniversário tinha trazido.

Mas a verdade é que esta actualização acabou por não resolver alguns dos problemas e, o que é ainda pior, trouxe alguns novos.

win10_1

Para além de algumas melhorias, esta nova actualização do Windows 10 prometia que vários dos problemas que a Actualização de Aniversário trouxe fossem resolvidos. Na verdade, vários desapareceram, mas alguns dos principais ainda estão no Windows 10 e impedem os utilizadores de usar o sistema operativo da Microsoft na sua plenitude.

A barra de tarefas do Windows 10 ainda bloqueia

A primeira falha que se esperava que fosse corrigida é bem conhecida dos utilizadores. A barra de tarefas do Windows 10 bloqueia sem razão aparente e ainda não foi desta vez que este problema foi corrigido.

O problema das webcams continua presente

Uma das correcções que se esperava que surgisse era a que está a afectar muitos utilizadores e que os impede de usar as suas webcams. Esta falha surgiu quando a Actualização de Aniversário chegou e até agora ainda não tem solução.

win10_2

A Powershell deixou de funcionar

Um novo problema surguiu entretanto e está a afectar novos utilizadores. Este está agora na Powershell, que deixou simplesmente de funcionar. A Microsoft já reconheceu o problema e tem a solução a ser preparada.

Due to a missing .MOF file in the build package, the update breaks DSC. All DSC operations will result in an “Invalid Property” error. If you are using DSC from or on any Windows client, take the following steps:

Uninstall the update if already installed…

If using WSUS, do not approve the update. Otherwise, Use Group Policy to set the ‘Configure Automatic Updates’ to ‘2 — Notify for download and notify for install’… A fix for this issue will be included in the next Windows update which is due out 8/30/2016.

Para já a única solução é mesmo a desinstalação desta actualização e aguardar que uma nova, com a resolução deste problema surja e que resolva de vez todos estes problemas.

Comentários

105

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Bem ta visto que é sempre a piorar nunca a melhorar

  2. Avatar de Berrio
    Berrio

    Windows 7 no problems …☺☺☺

    1. Avatar de Player1
      Player1

      windows 10 no problems.

    2. Avatar de Jose Antunes
      Jose Antunes

      Windows 10 nunca tive problemas

      1. Avatar de ALTAIR DE OLIVEIRA
        ALTAIR DE OLIVEIRA

        Pára José!
        Como não?
        Os beta testers estão aí para testar o sistema constantemente.
        Se fosse o contrário, para que lançar atualizações e correções?

        1. Avatar de JVC
          JVC

          Eu também nunca tive problema nenhum… Mas também não noto melhorias incríveis.

          1. Avatar de Coiso
            Coiso

            eu testo tudo o que falam e não tenho queixa nenhuma… eu instalei a actualização de aniversário, mas ficou lento, então formatei o pc com a imagem que ja continha a tal actualização e até agora não vi nada de problemas…

      2. Avatar de jorgeazevedo1
    3. Avatar de Quintas
      Quintas

      Não tem agora, mas no início teve muitos problemas também..

  3. Avatar de Carlos Gabriel Lopes
    Carlos Gabriel Lopes

    Tenho a actualização instalada e não tenho nenhum dos problemas acima citados.

    1. Avatar de José Carlos Augusto Moreira
      José Carlos Augusto Moreira

      +1

    2. Avatar de José
      José

      Nem eu, e como já aqui disse instalei em diversos equipamentos. Até agora tudo a 100%.

    3. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      +1 Depois que comprei o pc já com o windows 10 é tudo na boa.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        o meu foi comprado ainda com o 8.1 (já o 10 tinha saído) mas fez upgrade para o 10 e daí para a frente tudo 5*

    4. Avatar de Vitor
      Vitor

      +1…pensei ser um “tipo” cheio de sorte! Afinal há mais…

  4. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    E o mtp dos telemóveis deixou de funcionar, antes instalando os updates do wmp resolvia, agora nem isso

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Tou com o mesmo problema mas desde antes da atualização

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Confesso que fiz a actualização e não tenho nenhum dos problemas descritos, no entanto numa VM onde fiz o Update senti o problema do bloqueio da barra de tarefas mas depois de um reboot nunca mais aconteceu.

  6. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    A mim encrava-me o pc, às vezes está mais de 1 min em loading… Acontece desde a grande actualização de aniversário e continua… 🙁
    Já repus e nada, continua igual. Vou ter de formatar.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Acontece a mim tambem mas é por cause de algum app quando esta abero, tenta fechar aplicações para encontrares qual faz o problema

  7. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Microsoft estraga tudo lentamente…
    Messenger, Skype, HereMaps, MixRadio, Radio, Windows ph….. Etc ( to be continued)

    1. Avatar de Alegre
      Alegre

      Mudem para mac ou linux mint. Eu comprei o pro retina e digo que e o melhor pc que alguma vez tive

      1. Avatar de rui
        rui

        Opiniões não reflectem a realidade. 🙂

        1. Avatar de jesus
          jesus

          Exactamente! Cada utilizador tem as suas necessidades. O profissional que o utiliza como ferramenta de trabalho, poderá mais rapidamente descobrir problemas, do que o utilizador que utiliza o computador para ir à net ler o correio e as notícias (que é o meu caso).

      2. Avatar de Luis Rocha
        Luis Rocha

        Mac? Linux Mint?
        Não conheço minimamente. China?

        1. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          Nice try, but no.

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Linux? Credo… ( desculpem ). Devemos todos usar o que for necessário para ter produtividade nos nossos trabalhos. No meu caso Linux seria regredir. Nada de Photoshops ( não me falem do Gimp outra vez please, não vamos comparar Photoshop com aquilo ).

  8. Avatar de Carlos O.
    Carlos O.

    Não tenho qualquer problema com o Win 10 “aniversário” instalado.

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Microsoft no seu melhor. Já apanhei inúmeros computadores com esse problema da barra de tarefas bloquear. Têm metido os pés pelas mãos.

  10. Avatar de censo
    censo

    Por aqui tudo normal.

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu ainda nem o update de aniversário recebi…
    Simplesmente não me aparece para actualizar…

    1. Avatar de Alexandre Carlos
      Alexandre Carlos

      +1

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Também ainda não me apareceu e não me apetece “forçar” o update.

  12. Avatar de Rodrigo Castro
    Rodrigo Castro

    Como alternativa a quando o pc nao desliga descobri um forma de dar bypass a esse problema. Vão à consola e escrevam “shutdown /s /t 1” e o pc desliga normalmente.

    1. Avatar de me and me
      me and me

      nas opçoes de energia desligas o hybrid shutdown. nao é necessario ir a linha de comandos.

      esse problema aparece aleatoriamente em maquinas desde o windows 8

    2. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Troca o 1 por 0, é menos um segundo de espera 😉

  13. Avatar de Nitoglycérine
    Nitoglycérine

    Sem problemas de maior, mas ontem à noite, aquando da atualização do meu EeePC 1000HE, apareceu a mensagem que o Powershell deixou de funcionar. Fiz a atualização na mesma.

  14. Avatar de JJ
    JJ

    Estamos a falar de um SO para 1001 configurações, por mais que se tente, vai sempre existir alguma configuração que não reaja como pretendido.

  15. Avatar de danny
    danny

    Somos todos beta- testers até ao final de vida deste Windows 10.
    Ainda ontem liguei o meu portatil e o sistema simplesmente voltou as suas definições originais. Era como se eu tivesse formatado o computador. tinha os programas instalados, mas tudo estava como se tivessem sido acabados de instalar. Como exemplo posso falar do Firefox cujos favoritos ou temas desapareceram.

    Nao acreditando na minha sorte, reiniciei o portátil e o sistema já estava a funcionar em pleno, tal como o tinha definido.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Seus noobs , se esta tudo a funfar porque estão sempre a atualizar? Até parece que não sabem, que o barato sai caro…

    1. Avatar de me and me
      me and me

      chamar noobs aos outros era desnecessario… como se tu fosses o “l33t”…

      cada um faz o que quer.

    2. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Ainda não actualizei o meu DOS 6… sempre a funfar, para quê actualizar? Isso é para noobs com a mania de que as coisas evoluem.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Eu, por acaso, ainda cheguei a atualizar do DOS 5.2 (que vinha instalado no Hiper Mega PC 486 DX2 66 MHz) para o 6. Mais valia ter estado quieto, o 5.2 funcionava tão bem! 😉

  17. Avatar de Carvalho Carreira
    Carvalho Carreira

    Tenho um problema, antes da actualização eu conseguia instalar programas através do sudo apt-get install, mas agora é impossível fazer, podem me ajudar por favor?

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Parece-me que o melhor é desligar os updates automáticos e colocar apenas em notificação. Aguardo para ver os reviews de cada update, como este, e só depois é que instalo. Assim nunca tive problemas.

    Apareceu-me um PC em que ficava tudo bem após formatação e instalação de raiz + drivers. Após actualizações do windows, a placa wireless deixava de funcionar. E nem com o system restore ou retirada dos drivers e voltar a meter os correctos que antes dava, nada disso resolvia o problema. Deixei de confiar nos updates automaticos. E voilá: nada de problemas!

    1. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Isso só da para fazer no windows 10 pro

  19. Avatar de LG
    LG

    Microsoft verdadeira “ripp-off” da Apple… lançam update que trazem bugs/”features”

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Podes explicar essa aí?

      A Microsoft é update sim, update sim a trazer problemas, não tens nada a falar da Apple.

      1. Avatar de rui
        rui

        Então os outros podem falar da microsoft nos artigos da apple (tu incluído) e ele não pode falar da apple nos artigos da microsoft? Ai ai os “double standards”…

        1. Avatar de João RS
          João RS

          Tretas. A Microsoft nem é relevante para ser falada nos artigos sobre a Apple.

          1. Avatar de Aguamenti
            Aguamenti

            Mas é relevante o suficiente para os iFans e alguns Fandroids se irem espumar para as notícias acerca da MS e em particular do Windows Mobile. Tá certo.

  20. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Boas, esta nova atualização nem a consigo instalar dá um erro e falha na atualização, procura e dá sempre o mesmo erro, que fazer, alguém o sabe?
    Abraço
    CA

  21. Avatar de Palma
    Palma

    O meu tablet deixou de girar o ecrã consoante a inclinação.

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Espero que as pessoas que estão a ter problemas tenham windows legítimo. Até agora não tive qualquer problema com o Windows 10, o 7 já era bom, este é o 7 e muito mais.

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      O que é que o “legítimo” tem a ver?

  23. Avatar de BS
    BS

    Com a última atualização do w10 aniversário, parece que deixou o Pc ficou mais lento e instável.
    Espero que consigam melhorar em breve.

  24. Avatar de goncalo santos
    goncalo santos

    Também não tenho problemas com as actualizacões no Windows 10 .

  25. Avatar de João Batista
    João Batista

    Ai está o resultado de despedir toda a equipa de qa…

    Smart…

  26. Avatar de Carlos Antunes
    Carlos Antunes

    Efectivamente a barra bloqueava mas depois de um update tudo bem, sem os problemas referidos e mais rápido

  27. Avatar de pedro
    pedro

    nunca tive nenhum problema com as versões do windows 10, inclusive as ultimas actualizações!!!! funciona tudo a 100% …..

  28. Avatar de ml
    ml

    É normal que ainda não tenha as actualizações disponíveis? -.^

  29. Avatar de Ruben Correia
    Ruben Correia

    Eu tinha o problema da web cam, mas agora está tudo corrigido! Este post não está correto. Eu tenho w10, w10 aniversário e w10 cumulativa e problemas ZERO!!

    1. Avatar de Vítor M.

      E és um único utilizador do Windows 10? Provavelmente não serás (e por isso o artigo está correcto), e por isso é que esta actualização, em muitos utilizadores, está a trazer problemas, alguns que foram até no passado resolvidos e voltaram 😉

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Vitor bem sei que usa macbook mas diga me com a honestidade que apresenta ter ha 11anos aqui neste site se o windows 10 é mesmo o pior windows cheio de problemas que dizem ser e o windows 7 é superior a ele. O w10 parece me apenas um windows bonito mas longe da produtividade do 7

        1. Avatar de Vítor M.

          Não de todo. O Windows 10 será um dos melhores Windows de sempre. Pessoalmente, ao nível profissional, o Windows Server 2003, o XP e o Windows 7 foram marcantes. Contudo, como utilizador há mais mais de 20 anos do sistema operativo da Microsoft, como um compulsivo utilizador, desde há 6 anos, do macOS e como apreciador/utilizador esporádico do Linux Mint, vejo neste Windows a maior evolução de sempre e o melhor sistema operativo do mercado.

          Tenho.o instalado no Macbook Pro e… TOP.

      2. Avatar de joao lopes
        joao lopes

        ola vitor podes ajudar o meu simblo de arroba nao da troquei de teclado e fica igual podes ajudar

        1. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          Verificar o layout definido para o teclado.

          1. Avatar de joao lopes
            joao lopes

            desculpe mas como faço isso

  30. Avatar de Tulio
    Tulio

    Esse é o pior Windows

  31. Avatar de Alvega
    Alvega

    A minha versao Windows 10 Pré-Aniversary funciona de maravilha em vários Pcs meus, mas Logo que instalei de raiz a versao Aniversary , num disco novo SSD (seja fiquei com as 2 versoes em discos separados para comparar), deixem que vos diga , PIOROU MUITO, a lentidão da net, e do SO em si mesmo é palpavel, a única coisa que melhorou foi o tempo de Boot, que eu atribuo-o ao SSD pois o outro disco era normal.
    Ainda nao instalei esta actualização, e pelos comentários vai piorar, acho que vou voltar a instalar a versao Pré-Aniversary de raiz e deixar ficar que estava um must.

  32. Avatar de Ps
    Ps

    Desde que fiz o pudeste de aniversário surgem me os famosos blue screens, mesmos com o último fix

  33. Avatar de lima5
    lima5

    O DOS 6 Também era muito bom. E não me lembro de grandes Bugs. Nem do Pplware a enumera-los. 6 PCs com o W10 atualizado a funcionar em pleno. Sou um sortudo!

  34. Avatar de João Reis
    João Reis

    Windows 10 é melhor em tudo que o 7.

    Só quem não experimentou é que pode sequer teimar. Eu era fan do 7.

    Windows 10 ganha em tudo, boot muito mais rapido, mais fps em jogos com o mesmo exacto setup, mais seguro, mais updates e instantaneos para todo Mundo como a Apple faz.

    Façam uma instalacao de raiz mesmo que venham de um upgrade, saquem a chave e ja ficam com uma licenca valida, depois instalacao limpa recomendo. O upgrade traz alguns problemas como ja é mais que sabido, embora de para funcionar os drivers ainda sao os antigos do 7 e nao funciona em pleno.

  35. Avatar de paulobraveheart
    paulobraveheart

    e nao so…eu por exemplo continuo com o aviso
    your insider preview build setttings need attention go to windows insider program
    to fix this problem.
    se alguem souber resolver este problema me de um toque.
    agradeço…
    paulobraveheart@hotmail.com

  36. Avatar de rui
    rui

    Em várias máquinas onde instalei win10 pro, com o update de aniversário, tudo através do ISO disponibilizado pela microsoft, com os updates me dia (já saíram 2 ou 3 deste tipo desde que o update de aniversário foi lançado), com drivers e tudo “em ordem”, zero problemas em nenhuma delas.

  37. Avatar de Simão
    Simão

    Com este update os meus problemas de Bluetooth desapareceram e funciona tudo OK.
    Por enquanto nada a apontar 🙂

  38. Avatar de Nandeco
    Nandeco

    Mais um titulo fantástico do pplware para com produtos microsoft…

    “Actualização cumulativa do Windows 10 trouxe novos problemas” e depois são coisa que continuam sem funcionar e apenas um novo problema que é da powershell e que pelos vistos, olhando para os comentarios, nao afeta assim tanta gente …. enfim….

  39. Avatar de F.Mouro
    F.Mouro

    Desde a actualização de aniversário o windows update bloqueia. Fiz a actualização forçada directamente do site da microsoft, até ai tudo bem, o problema foi quando a microsoft disponibilizou a actualização de aniversário pelo windows update. O windows update não consegue reconhecer que a actualização de aniversário já está instalada e tenta instalar por cima, mas bloqueia a meio. Como não consigo desistir deste update todos os outros disponibilizados recentemente ficam à espera eternamente. Tentei fazer reset ao update center mas sempre que tento procurar novas actualizações lá vem outra vez o update de aniversário encravar o sistema. Se alguém souber o que fazer agradeço, formatar e instalar de novo não é opção. Cumps.

  40. Avatar de Jose Manuel
    Jose Manuel

    No meu caso, o Internet Connection Sharing (ICS) deixou de funcionar.

  41. Avatar de Cristiano Venancio
    Cristiano Venancio

    wusa /uninstall /kb:3176934

  42. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Depois que atualizei para o update de aniversário, eu tive um problema crítico no dia seguinte.
    Estava usando o Google Chrome, youtube com videos em tela cheia sem problema, quando minimizo um vídeo, entao o computador trava por completo. Apareceu a tela azul bonitinha do Windows 10 (nao anotei o código do erro). Ao reiniciar o computador nao conseguiu carregar o boot e apareeu a mensagem “No bootable device”.

    É um Acer Aspire E5 573

  43. Avatar de knight
    knight

    Tudo ok por aqui.

  44. Avatar de sakura
    sakura

    nao ha Powershell mas temos 1 ssh server built in windows kernel == ao linux…..

    testem com uma pen Live windows. (disk faill).
    settings —- find—- type “to go” and test or rufus com new build.

  45. Avatar de André Duarte
    André Duarte

    Boas, como nem tudo pode ser mau eu venho aqui dar o meu testemunho.

    Tenho um tablet Acer Iconia W700 que não é novo e até hj 0 problemas com o Windows 10. Nem com actualização nem sem ela. Sempre funcionou e cumpriu. Tenho estado atento aos problemas que vão aqui expondo mas de facto não tenho nada a apontar.

    Portanto para mim tem sido uma boa experiência.

    Abraço a tds

  46. Avatar de AeOnFluX
    AeOnFluX

    Mais val voltar ao w7, pelo menos la nunca tive problemas, agora com o w10 é problemas atras de problemas, e olhem que o meu pc nem um ano tem. a atualização de aniversario só veio trazer mais problemas e agora com esta ultima de correção ficou pior, eu que o diga, continuou com os problemas que surgiram apos por a de aniversario e a de dois dias atras so piorou a situação ao ponto de minhas portas usb 3.0 nao detetarem nada que eu ligue lá, nem adianta dizer que é culpa dos drivers pq tenho certeza que não pois tenho tudo atualizado com os ultimos drivers de a menos de um mes atras… cada minuto que passa penso seriamente voltar para o w7 ou mesmo w8, windows 10 está a ser um total fracasso

  47. Avatar de paulobraveheart
    paulobraveheart

    your insider preview build setttings need attention go to windows insider program
    to fix this problem.
    masn nao consigo fazer nada para que este aviso morra,ja tentei de tudo.
    se alguem souber como resolver,sem dar cabo do so agradeço desde ja.

  48. Avatar de Nuno
    Nuno

    bom dia

    Tentei instalar o Update do Win 10. Instalou, fez o reboot várias vezes, mas agora está parado, à mais de 1 dia, nos 91%. Ouvi dizer que demora a instlar, mas parece-me que 1 dia nos 91% é demais. Já aconteceu a alguem?

    Obrigado

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      A mim demorou para aí 1H

  49. Avatar de Diogo
    Diogo

    O meu PC está lento depois da actualização

  50. Avatar de Irineu
    Irineu

    Quero de volta o Windows 8…

  51. Avatar de Jaime
    Jaime

    Pois o meu “windows 10 oferecido obrigatòriamente” funcionou bem até á última actualização 1610 (que nunca consegui fazer) e depois a Microsoft lixou-me o sistema
    de tal modo que tive que instalar este meu 7 Ultimate e fiquei sem a tal “Grande Oferta”.
    A chave Adeus! Solução ? – Compra uma nova e paga !
    Quanto a demora para a tal actualização digo-vos que para aí uma 24 horas e nada.
    Boa porcaria esta Microsoft que só pretende mostrar números para a estatística.

  52. Avatar de PHAISCA
    PHAISCA

    Olá a todos,
    Gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre os agoniantes sistemas recentemente lançados por essa tal empresa que toda a gente sabe muito bem como começou…!
    Não mudou muito deste os seus primórdios até agora, continuando a roubar as ideias dos outros como fez desde o início. Toda a gente sabe que esta tal empresa, que não sito porque me dá vómitos só de ter que digitar esse nome, tem funcionado toda a sua vida a testar sistemas usando os utilizadores como cobaias e usando os termos e condições de utilização do software como escudo para se proteger de alguém que os quisesse enfrentar, tornando-se quase intocável perante tantos buracos de programação.
    Não conheço nenhum caso de alguma indeminização paga pela tal empresa aos utilizadores por falhas no sistema, a culpa nunca é deles é sempre dos outros!
    A sua última criação, “o famosíssimo Windows 10” já causou mais prejuízos aos utilizadores do qualquer outro, parece uma brincadeira de crianças com as suas actualizações sucessivas que tantas desgraças já causaram na produtividade, até parece um plano para fazer abrandar a economia dos países que usam tal software, chamam-lhe software de produtividade, ou será o contrário…!
    As actualizações são imperativas, visto não ser possível desligar o sistema automático que as realiza, estas ultimamente vieram com mais um pacote de incompatibilidades estupidas que só eles sabem como fazer, cada vez que tentam corrigir uma arranjam mais meia dúzia.
    Será que os utilizadores têm que pagar um monte de lixo sempre inacabado como este e esperarem que alguém os ajude? Os culpados não são eles, são os que confiam neles e lhes dão crédito.
    Com sistemas como estes temos que ter um computador para o Windows e para o antivírus, se quisermos trabalhar temos que comprar outro porque aquele já está a ser usado …!
    Para não falar das informações pessoais que podem ser vista pelos técnicos da mico…off.. te
    Tudo bem justificado com a tal dita telemetria…!
    Sem mais
    Obrigado!

    1. Avatar de T
      T

      A mim ninguem me obrigou a atualizar nada. As informações pessoais também podem ser vistas pelo pessoal da google. A telemetria já existia antes do 10.
      Há por aí muita raiva desnecessária quando o que não faltam hoje me dia é sistemas alternativos.

  53. Avatar de Phaisca
    Phaisca

    Eu também não, mas milhares de utilizadores receberam esse presente envenenado sem que tivessem dado alguma ordem para isso acontecer!
    Raiva… Sim! Por aqueles que abusam da “ignorância” dos outros para ganhar rios de dinheiro, e se julgarem intocáveis perante um estado que permite e incentiva, por nas escola públicas se formarem novos dependentes do sistema e condicionarem o acesso a ouras soluções, criando um bando de “analfabetos” na utilização de outros sistemas e assim continuando o ciclo do vicio do sistema aparentemente mais fácil, tornando difícil para as empresas que decidam optar por outros sistemas recrutarem colaboradores que se sintam a vontade com outros sistemas, alimentando cada fez mais a maquina!
    Mas chegará o dia em que nos noticiários o título será “Queda do gigante americano de software”, é para esse fim que eles estão a trabalhar de há 8 anos.