Actualização do Windows XP para Windows 10 por 39 dólares?

67 Comentários

Foi em Abril de 2014 que vimos “partir” o Windows XP.  Passados 12 anos, desde o seu lançamento, a Microsoft anunciou oficialmente a “morte” do XP, não oferecendo mais suporte a este sistema (apenas à versão Windows Embedded POSReady).

Mas ao que parece a Microsoft não quer abandonar os utilizadores do Windows XP, que ainda são muitos, e vai oferecer a possibilidade de migrarem para o Windows 10 por apenas 39 dólares (cerca de 35€).

win10


A noticia está a ser avançada pelo site softpedia, de acordo com um leak da empresa Russa WZor.  Ao que parece, a Microsoft irá permitir a actualização do Windows XP para o Windows 10 por apenas $39.99 (€35) mas apenas durante o primeiro ano. Passado esse período o utilizador terá de pagar o preço total do Windows 10 para proceder à actualização.

Mas antes de migrar para o Windows 10 é importante saber também se a máquina tem os requisitos mínimos.

windows-xp-laptop

Os requisitos oficiais para correr o Windows 10 já foram revelados e estão publicados aqui. Na prática o utilizador apenas terá de ter uma máquina com:

  • CPU: 1 Ghz ou superior
  • RAM: 1 GB de memória (32-bits) e 2 GB (64-bits)
  • Espaço em Disco: 16GB ou mais
  • Placa Gráfica: Suporte para Microsoft DirectX 9com driver WDDM
  • Conta Microsoft e acesso à Internet

Ao nível do CPU, tal como acontecia com o Windows 8.1,  é importante referir também que o mesmo deverá suportar PAE, NX e SSE2, tal como é explicado aqui. Ou seja:

  • PAE – O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits;
  • NX – (Bit de processador NX) – permite ao processador proteger o PC contra ataques de malware;
  • SSE2 – Conjunto de instruções cada vez mais usado por aplicações e drivers de terceiros;

Via Softpedia

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sim Sim!
    Sim Sim!

    Boa iniciativa.

    Vai haver uma grande mudanca para o Windows 10 neste primeiro ano em particular.
    O que fará com que o ecossistema Microssoft fique mais uniformizado.
    menos pessoal no XP, windows 7 e 8
    mais pessoal para o Windows 10.

    1. Avatar de Roque
      Roque

      sim sim , diz-me quantas maquinas com windows xp teem um processador que suporta PAE ? já para não falar nas especificações da gráfica .. .. sim sim .. por amor da santa nem sabem do que falam …

      1. Avatar de Catarino
  2. Avatar de Hélio Cabral
    Hélio Cabral

    Muito bom!

  3. Avatar de Mikes
    Mikes

    Foi o preço que custou o meu Win8.
    Acho uma boa campanha e só não aproveita quem não quer.

    1. Avatar de Amigo
      Amigo

      Ou a quem as drivers não funcionem. Ainda estou no Windows 7 por causa disso.

      1. Avatar de W10 Incoming
        W10 Incoming

        Boas,
        Podes dizer que drivers é que faltam? Estás a falar do site do fabricante certo? Se assim fosse o meu portátil antigo ainda tinha o Vista… e no entanto corre o W8.1 sem qualquer problema.

        1. Avatar de leandro
          leandro

          O meu também e sem me dar chatices

        2. Avatar de Amigo
          Amigo

          Tenho um portátil com i5 480M + AMD Radeon HD 6550M e não tenho drivers para a placa gráfica. Do fabricante só para windows 7. E da AMD não dá para instalar.
          Gráficos híbridos dá nisto… Bem que gostava de ter Windows 8.1 ou 10, mas fico sem poder jogar jogos que tenho na steam.

          1. Avatar de W10 Incoming
            W10 Incoming

            Eu tenho um portátil com uma HD2400 muito mais antiga e tenho drivers para o W8.1 que são instaladas automaticamente com o Windows.

            Gráficos híbridos realmente é uma chatice. Mas há-de haver forma de resolver isso pode é não ser fácil.

          2. Avatar de Peter
            Peter

            Tente pesquisar a respeito de vbios update. Tenho um asus G73JH com uma HD5870 e fiz um update do vbios para um com suporte aos drivers da AMD. Tudo funciona normalmente e agora posso utilizar os drivers mais atualizados da AMD.

          3. Avatar de Totil
            Totil

            Vale a pena uma visita a este site… http://leshcatlabs.net/ têm por lá muitos drivers feitos por entusiastas para quem tem este problema dos graficos hibridos…

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Pois… também… mas mais tarde ou mais cedo se calhar terás de pensar em trocar de hardware – já fiz isso algumas vezes, é assim o mundo da informática.
        Tive esse problema duas vezes que me levaram a adiar o pensar melhor em fazer os upgrades ao SO. Todas as vezes envolviam interfaces audio externos. O problema geral era o mesmo, os fabricantes simplesmente não fizeram updates aos firmwares desde que lançaram os produtos.

      3. Avatar de JJ
        JJ

        Isso não impede de comprar.

      4. Avatar de Catarino
        Catarino

        Existe sempre drivers para funcionar com o windows 8.
        É uma questão de paciência a procurar mas nem que se use os do windows xp/7 quase de certo que funciona.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Existe sempre?
          Tenho um dell e5410 1st generation.
          Estou “preso” ao win7 uma vez que quando migrei para win8 não encontrei um driver para a placa gráfica uma vez que possuo um hd3000 de primeira geração.
          Fartei-me de procurar e nada.
          Abraço

          1. Avatar de Catarino
            Catarino

            Testou “forçar” a instalação com o driver do windows xp/ 7?
            descompactar o driver e ir manualmente fazer a instalação?
            já instalei centenas de computadores em que os drivers apenas existiam para windows xp. Como eu disse é apenas uma questão de paciência. (até agora nunca fiquei “preso”, normalmente fico com grandes dores de cabeça pelo tempo perdido à procura do driver :D)
            Pode também procurar pelo ID de hardware.
            Para quem tem dificuldades também pode usar o software drivereasy para pesquisa de drivers.

          2. Avatar de EuTech
            EuTech

            Exprimentas te “Snappy Driver” ?
            Cumps…

  4. Avatar de trupe
    trupe

    Alguém sabe onde e como vai ser feito essa oferta?

    1. Avatar de Sim Sim!
      Sim Sim!

      nao sei datas, mas tenho a certeza de que quando isto comecar, irá ser amplamente falado!

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Provavelmente no site / store da Microsoft!
      Certamente quando o Windows 10 sair será o melhor local onde procurar por mais informações 😉

    3. Avatar de JJ
      JJ

      A semelhança do que aconteceu com o Win8, que teve uma oferta igual, será no site dedicado ao Win10, onde podes fazer essa compra.

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    Quem tem o XP tem máquinas com essas características? Duvido…Tenho aqui um portátil de 2008 que não tem algumas dessas tecnologias quanto mais PCs mais antigos…tenho uma peça de museu de 2001 com XP que levou isso sim com Linux…Lubuntu…

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      De 2008, suporta de certeza!
      Máquinas de 2005 para cima, poucas são as que não devem suportar.
      Digo isto, pois já instalei 8.1 em máquinas de 2005 (P4) e 2006.

  6. Avatar de João Terra
    João Terra

    Ainda vai existir muito pessoal a Usar o XP. esperem para ver

  7. Avatar de alexmv
    alexmv

    Espero que quem tenho Windows 7 também possa comprar por 35€..

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      O Windows 10 é grátis para quem tem Windows 7 e Windows 8/8.1.

    2. Avatar de João Terra
      João Terra

      O windows 7 é o mais estável e vou esperar até que o windows 10 esteja 100% estável, mas vai demorar muitos anos, assim como o 7 demorou para estar estável

  8. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    40 dólares por um sistema operativo acho barato, especialmente quando vejo jogos a 70 euros.
    Carrega Microsoft.

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    35 por um ano e depois pagas o resto… que não é pouco e não diz quanto, serão uns 100 euros? Quem compra uma board de 61 euros + 30 para memória, paga mais pelo SO do que pela máquina, se tiver que usar o ruim, claro.

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      Quem é que disse que é por um ano? O plano de atualizações do Windows sempre foi vitalício ninguém aqui falou em subscrição de mensalidade ou anuidade.
      Pagas 35 e tens o W10 para sempre.

    2. Avatar de Filipe M.
      Filipe M.

      Durante o primeiro ano o preço vai ser de 35€!
      Depois do primeiro ano o preço volta aos valores normais mas se comprares durante o primeiro ano só pagas os 35€!

    3. Avatar de Mikes
      Mikes

      Oi?! Que estás para aí a dizer?!
      Comprei o meu Win8 por 35 euros, promoção da MS, e nunca mais paguei nada!
      Que raio de histórias que esta malta inventa.

    4. Avatar de José Pires
      José Pires

      Como referido no artigo:
      “Ao que parece, a Microsoft irá permitir a actualização do Windows XP para o Windows 10 por apenas $39.99 (€35) mas apenas durante o primeiro ano. Passado esse período o utilizador terá de pagar o preço total do Windows 10 para proceder à actualização.”

      35 euros é quanto paga quem actualizar no primeiro ano.
      Quem actualizar depois, paga na totalidade.

      Isto não vai ser uma licenca anual.
      É vitalícia.

    5. Avatar de JJ
      JJ

      Inventam cada historia!!!

      A promoção dura 12 meses, se comprares durante a promoção, apenas pagas 35€ uma única vez e com o Windows para sempre! É assim tão difícil de perceber?

    6. Avatar de João MS
      João MS

      não interpretaste bem o texto…

    7. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      O que me deu a entender é que, no caso de quereres continuar a ter os updates do Windows 10 após 1 ano, é que terás de pagar o valor normal… mas se não pagares mais ficas com o Windows 10 na mesma

      1. Avatar de W10 Incoming
        W10 Incoming

        OMG 😐

        De uma vez por todas. O Windows 10 É GRÁTIS PARA SEMPRE para quem tem atualmente Windows7/8/8.1.
        Pensa nisto como uma promoção que vai durar um ano. Com o pormenor que a promoção é de 100%. Assim que tiveres o Windows 10 esqueci isso de “1 ano”. É teu para sempre. Vais receber updates até acabar o suporte (daqui a uns 10 anos)

  10. Avatar de Alex
    Alex

    São uns fofinhos, mas quando a esmola é muita o pobre desconfia…
    Devem ter alguma na manga

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Eles fizeram o mesmo com o Win8. E na altura ate informaram que a próxima versão do Windows seria gratuita para quem tinha o Win8.

      Por isso, eles estão a cumprir o que prometeram e a fazer uma nova promoção para quem não tem o Win7 ou 8.

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Não referenciam a RAM para os sistemas de 64 bits

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Diria 4GB?! acho que é o mínimo que justifica teres um sistema de 64 bits!

    2. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      O mínimo é 2GB mas recomendo 4GB. E se fores gamer 8GB é o mínimo.

  12. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Existe um pequeno erro/esquecimento no artigo:

    “RAM: 1 GB de memória (32-bits) e GB (64-bits)”

    Falta o 2 antes de GB. “… e 2 GB…”

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado pelo reparo.

  13. Avatar de JJ
    JJ

    Muito boa iniciativa!!!
    Vai ser muito util, para por (pelo menos) 2 PCs com o novo Win10. 🙂

  14. Avatar de Viktor
    Viktor

    Mal consigo esperar pelo windows 10 , gostei imenso do 8/8.1 !

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      Eu já o uso. Esperar é coisa que não consigo.

      1. Avatar de Viktor
        Viktor

        Não consigo ainda passar a usa-lo porque existem aplicações com quais trabalho que ainda não dão suporte 🙁 … por isso tenho que aguentar alguns tempos. Já gora está a gostar do W10?

  15. Avatar de Renato Pinheiro
    Renato Pinheiro

    NOTICIA DE ULTIMA HORA!
    Debian, Ubuntu, Mint, Arch, Kali, OpenSuse, FreeBSD, OpenBSD, e muitos mais estão a ser distribuídos GRATUITAMENTE durante os próximos 100 mil anos ou talvez mais(ainda não temos confirmação).
    Não perca estas incríveis promoções de sistemas operativos altamente estáveis, fiáveis, seguros, etc… e muito melhores que o Windows. Funcionam em maquinas antigas e modernas. Faça download já do seu!

    1. Avatar de João MS
      João MS

      Melhores que o Windows? Diz-me lá como é que eu posso fazer pos-produção vídeo, profissionalmente, numa máquina com um OS desses? ah, espera…não faço.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Tens sempre o Lightworks.

        1. Avatar de João MS
          João MS

          Não é uma má opção mas é algo limitado e é apenas um editor. Ferramentas de composição, correcção de cor, etc., não têm alternativas para linux.

    2. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      O kernel do Linux é, e cito do teu comentário “altamente estáveis, fiáveis, seguros”.
      Concordo a 100%. Já o mesmo não se pode dizer da porcaria das interfaces gráficas que metem em cima e que em 30 minutos qualquer pessoa encontra bugs gritantes.

      O Linux é muito bom mas não está à altura do Windows e do OSX para uma utilização comum em desktops.

  16. Avatar de alkapone
    alkapone

    Estranho é o silêncio sobre o pior SO dos últimos anos, esse devia ser gratuito e incluído um pedido de desculpas a quem gastou dinheiro e muita paciência neste cancro de SO. Windows Vista

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      O Vista só tinha uma coisa decente que eram os widgets.

  17. Avatar de censo
    censo

    Também nunca percebi a birra pelo Vista, mas pronto, lá haverão razoes, pese embora, o bom funcionamento do windows passe muito pelo hardware e respectivos drivers e principalmente pelo utilizador.

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      Basicamente porque foi um salto grande em termos de requisitos. Não era qualquer máquina com XP que corria o Vista. Já qualquer máquina com Vista corre W8/W10.

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa tarde, será que os utilizadores que compraram o win XP (chave) e que entretanto encostaram as máquinas por se tornarem obsoletas, poderão usar esta mesma chave para adquirir o Win 10 por este preço ou têm de ter o XP a correr numa máquina?

  19. Avatar de int3
    int3

    microsoft sempre a controlar tudo. para mim isto é concorrência completamente desleal. manter este monopólio assim…

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      LOL sem comentário. Sarcasmo?

  20. Avatar de oi
    oi

    “empresa Russa WZor”

    eheheh brincalhões 😀

  21. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Se pusessem isto para o win7, até eu aderia.

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      para win 7 é de borla..