A Microsoft volta a instalar apps no Windows 10 sem a autorização dos utilizadores

24 Comentários

O controlo que a Microsoft tem no Windows 10 é grande. Mesmo que os utilizadores queiram ter o domínio sobre o que é instalado no sistema, a gigante do software tem muitas vezes uma palavra a dizer e controla muitos aspetos.

Isso tem sido visto nas atualizações, onde há algumas que simplesmente são instaladas sem autorização. Este passo parece ter sido agora alargado e há um novo conjunto de apps que estão a ser instaladas sem qualquer controlo dado aos utilizadores do Windows 10.

Windows 10 Microsoft PWA Office apps

Apps web do Office que ninguém pediu

As PWA (Progressive Web Apps) são uma forma de criar apps baseadas em páginas ou serviços web. Estas vivem dentro de uma janela do browser e ali podem ser usadas como se tivessem instaladas no Windows 10 ou outro qualquer sistema operativo.

Até agora, estas PWA do Office estavam disponíveis para serem instaladas de forma manual e ao gosto dos utilizadores. Estes decidiam se e quando queriam ter presentes no browser as propostas da Microsoft para aceder ao Office pela Internet.

Windows 10 Microsoft PWA Office apps

Microsoft força PWA no Windows 10

É precisamente estas app, focadas no Office, que agora estão a ser instaladas no Windows 10, sem qualquer notificação ou autorização dos utilizadores. Simplesmente aparecem no sistema operativo, onde a Microsoft espera que sejam usadas por todos.

Inicialmente os relatos revelavam que seria uma experiência da Microsoft para os utilizadores do Windows 10 que estava no programa Insiders. No entanto, e segundo informações mis recentes, estão a ser instaladas em versões estáveis deste sistema operativo.

Windows 10 Microsoft PWA Office apps

Instalação forçada e sem controlo

Para serem instalados, o Windows 10 está a reiniciar de forma automática, sobretudo sem consultar os utilizadores. Claro que estes podem depois remover estas PWA e, que na verdade não ocupam espaço no Windows.

Esta parece ser uma forma clara da Microsoft promover a versão web do Office e as suas PWA junto dos utilizadores. A forma como esta está a ser feita é que não parece ser a mais correta, uma vez que está a ser imposta aos utilizadores.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Caro como tudo
    Caro como tudo

    Se não ocupam espaço qual o problema??
    Ainda bem que se instalam sozinhas, muitas pessoas não conhecem o office online e vão comprar para fazer documentos de ano a ano…
    Tenho Mac e PC e ambos fazem o mesmo, já me apareceu aplicações que nunca pedi no meu Mac, portanto não é só a Microsoft a fazer o que dizem.

    Metem problema em tudo… Se o Windows atualiza sozinho é porque interrompe o utilizador, se não atualiza é porque fica com falhas de segurança, se não instala aplicações é porque não é recente, se instala é porque isto ou aquilo.

    O Windows é da Microsoft, eles fazem o que quiserem dentro da lei e pronto.
    Até o Facebook, Instagram, whatsapp, Twitter, telegram, etc,. Agora andam a ligar as câmaras dos androids sozinhos quando atualizam, verifiquem isso… É muito mais grave do que as após do Windows ou Mac

    1. Avatar de Jaquim
      Jaquim

      @caro como tudo: Quando o Windows instala as atualizações sozinho, muito boa gente corre o risco de perder um trabalho que esteja a meio devido a incompatibilidades entre as atualizações e software usado. Não é por nada que estúdios de música ou design não têm as máquinas ligadas à internet. Mas o compositor ou designer freelancer que apenas possui uma máquina para trabalhar e navegar na web está trompicado se isto acontecer e corre o risco de perder o seu trabalho caso não tenha backups de tudo.

      1. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        Designer e compositor a utilizar apps do office para o seu trabalho?

        1. Avatar de Jaquim
          Jaquim

          Estava-me a referir explicitamente às atualizações forçadas

      2. Avatar de Joaquim Neves
        Joaquim Neves

        @Jaquim, concordo com o @Caro como tudo isto porque vocês não vão ler o EULA, e aliás essa coisa do software usado não funcionar há muito que não me acontece, especialmente que tenho o Windows Insider, atualiza sozinho e abre tudo o que deixei aberto como estava anteriormente. Tenho 0 preocupações e nunca me falhou. Utilizo software desenvolvido especificamente para o windows 2000 e xp e funciona, tudo ok por curiosidade nunca me funcionaram no windows 7, fiz o salto do windows vista direto para o windows 8

        1. Avatar de Nitroglycérine
          Nitroglycérine

          Verdade.
          Eu não li o EULA.
          Só coloquei a cruz para prosseguir com a instalação do sistema.
          Apenas li o EUseiLÁ.
          Falta de tempo… eu sei -lá!

        2. Avatar de Jaquim
          Jaquim

          Prontos… vocês é que sabem. Não se esqueçam é que para além vós, existem outras pessoas no mundo ok? 🙂

    2. Avatar de Domni
      Domni

      Grande resposta!

  2. Avatar de Sílvio Pinto
    Sílvio Pinto

    Se fosse apple, estava tudo bem

    1. Avatar de barta
      barta

      não digas isso nem a brincar, eu troco de portátil de 2 em 2 anos e quero receber sempre o carregador.

      1. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        Ah! Ah! Ah!
        Bom. O carregador.

  3. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Não vejo o que seja o problema… não ocupam espaço e são possíveis de remover, para além de serem úteis a muitos utilizadores.
    Obviamente que seria melhor ter a opção de não instalar durante o update, mas não é assim que os updates funcionam.
    Mais preocupado ficava era se fossem mais jogos e publicidade.

  4. Avatar de joao ratao
    joao ratao

    Essas tais apps do office desde o inicio, ou que me lembro, têm estado já no OS quando o mesmo é instalado pela primeira vez. Mas desinstala-se e não tornam mais a aparecer (a menos que se instale mesmo o 365). Não tou a ver o problema…

  5. Avatar de Sandro
    Sandro

    Sem autorização mais ou menos… se lerem a EULA está lá que os updates podem trazer funcionalidades adicionais e software adicional…
    Mas ninguém lê… carrega só em concordo.

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      O que adianta não concordar?
      Ficas sem o Windows ,é?

      1. Avatar de Sandro Santos
        Sandro Santos

        Eu não concordo com isso, uso linux. Felizmente há vida para lá do Windows. E uso o office online.

  6. Avatar de Jorge RIBEIRO
    Jorge RIBEIRO

    Wow a Microsoft colocou uma função no Windows mais à vista dos utilizadores… O drama, a tragédia, o horror!!!

  7. Avatar de onurb82
    onurb82

    Hoje existem scripts que limpam o que a Microsoft que ‘impor’.
    Existem maneiras de eliminar programas que teoricamente a Microsoft não permite desinstalar…
    Depois deste trabalho, após as atualizações que eu autorizei, volto a colocar o meu Windows ao meu gosto…

  8. Avatar de p
    p

    A MS deve estar mm preocupada …
    E qual o drama? ja estamos todos a caminhar para exercito de slaves das clouds a encher os bolsos aos multimilionarios da microsoft e google.

  9. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não percebo o porquê dos comentários!! Ainda não aprenderam que não mandam no Windows 10. Eu não uso Windows, nem Mac.

  10. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Estes adiantados mentais estão a ficar que nem a Apple ou a Tesla: vendem o produto e acham que continuam a ser os respetivos donos!

    Sra Presidente da Comissão!
    Dê já em cima destes cromos!
    Dê-lhes forte e feio! E sem demoras…
    O consumidor agradece. Obg

  11. Avatar de Roger
    Roger

    Pois já disse há vários anos atrás que dependência de governos de sistemas operativos sem existir concorrência é prejudicial, a união europeia devia propor sistema operativo europeu,a empresas privadas e colocar sistemas de segurança cybernetica, programas em ambiente fechado sem acesso há internet para empresas e residências de 1 utilizador,sem acesso a programas internet.
    Para aumento de produtividade e evolução sistema opensoftware.

  12. Avatar de Fak
    Fak

    Isto para mim é pacífico.
    fico lixado é quando a MS instala mais programas da treta e features que só ficam lá a consumir recursos….
    foi tipo a ultima grande atualização ‘ah e tal mais desempenho, bla bla bla’…. So fez o Windows mais lento…