5 dicas para usar na Bash no Windows 10

37 Comentários

Uma das novidades da recente actualização de aniversário do Windows 10 foi a integração da Bash. Se ainda não a activou, pode ver como o fazer aqui. Mas depois de instalada a Bash o que podemos fazer “lá dentro”?

Aqui ficam algumas sugestões.

bash_10 (1)


Com a Bash no Windows, que é designada dentro do Windows 10 como “Subsistema do Windows para Linux (Beta)” o utilizador pode fazer as mais diversas operações. Hoje deixamos algumas sugestões.

 

1) Instalar software Linux

Uma das formas de instalar facilmente software para Linux via Bash é usar o comando apt-get. Este comando  faz o download dos pacotes necessários e instala o software indicado.

bash_001

 

2) Aceder a ficheiros do Windows

O sistema de ficheiros do Windows e do ambiente Bash estão separados. No entanto é possível através da Bash aceder a ficheiros do Windows.

bash_002

 

3) Usar scripts

Com a Bash podemos agora também correr os nossos scripts no Windows. É possível aceder ao sistema de ficheiros do Windows em /mnt e daí, por exemplo, executar várias tarefas. Podemos fazer o parser a ficheiros de log, automatizar tarefas, etc.

bash_003

 

4) Executar comandos fora da Bash

Através do executar (a partir do menu iniciar) podemos executar também comandos directamente na Bash.

bash_004

Por exemplo, usando o comando bash –c “nano” abrimos o editor de ficheiros nano directamente.

bash_005

 

5) Usar a Zsh em vez da Bash

Em vez da Bash podemos usar também a shell  Zsh. Para isso  basta instalar usando o comando sudp apt-get install Zsh

bash_007

 

Mudar credenciais de acesso (via Linha de comandos)

Tal como vimos aqui, quando instalamos a Bash foi necessário criar também um utilizador e password. Para isso podem usar o comando lxrun via Linha de comandos do Windows 10.

bash_006

Estas são algumas das sugestões daquilo que pode fazer via Bash (e também linha de comandos do Windows). Podem ver aqui outras.

Como já é sabido, a Bash no Windows corre sem qualquer tipo virtualização, não é um container, não é uma instalação do Linux ou emulação de aplicações. Experimentem e sintam o poder da Bash.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de The Onee
    The Onee

    Espetáculo, até podemos instalar coisas com o apt-get! 😀 Tenho que experimentar isto.

    1. Avatar de Mikhail Miguel
      Mikhail Miguel

      IMPORTANTE: não são apenas programas para rodar no terminal, é possível rodar Gnome, KDE, Lxde; Firefox, Filezilla, Geany, Kommander, Konqueror, PCManFM, etc…

      1) Instale um servidor X-server para windows. ( Vcxsrv ou Xming )

      2) inclua a linha DISPLAY=:0.0 no arquivo .bashrc; basta executar o comando:

      echo “export DISPLAY=:0.0” >> ~/.bashrc

      3) substitua a conexão via unix sockets por tcp local:

      sudo sed -i ‘s$.*$tcp:host=localhost,port=0$’ /etc/dbus-1/session.conf

      ou

      sudo sed -i ‘s/.*/tcp:host=localhost,port=0/’ /etc/dbus-1/session.conf

      mais aqui:
      https://www.reddit.com/r/Windows10/comments/4rsmzp/bash_on_windows_getting_dbus_and_x_server_working/

      Só não consegui fazer o áudio funcionar. Alguém conseguiu?

  2. Avatar de Agostinho
    Agostinho

    Podiam explicar como instalar e accionar o “gcc”?
    já fiz “sudo apt-get install gcc” e correu bem mas accionar o gcc para testar não consigo.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      É so instalar o pacote build-essential:
      sudo apt-get install build-essential

  3. Avatar de bill
    bill

    va-se lá entender esta malda do windows, agora estao felizes por poderem correr em windows aquilo de que sempre reclamaram que é o principal obstaculo para experimentarem linux, a linha de comandos…. 😛

    1. Avatar de Dddd
      Dddd

      Podes crer…

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Porque é que tem de haver malta? Eu uso linux, windows e OSX(raramente).
      Para que é que tem de haver “malta do windows”? Isto agora são equipas de football? XD

    3. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Só uma minoria de users Windows vai dar a devida atenção ao Bash, e são os que tinham muito provavelmente Dual Boot com Linux. Portanto, a “malta do Windows” continua fiel a si mesma, sem entender as vantagens do Bash. Como não entendem, não significa que sejam ignorantes – não me atirem isso -, mas apenas que não lhes é útil.

    4. Avatar de David
      David

      hahaha,… estava a ler o artigo e a pensar nisso mesmo.

    5. Avatar de Zoca
      Zoca

      como sysadm, com toda uma infraestrutura sobre centos, uso windows diáriamente. uso o mobaxterm para ssh… há malta que não gosta de dual boots e uma vm com linux dentro do windows para terefas mais complicadas também resolve. A inclusão da bash (pena q seja Debian based) no windows é algo q todos deviam ver com bons olhos porque vem ajudar muita gente que precisa dos dois diáriamente e porque pode ajudar a levar mais gente para o Linux. Ser do contra só pq se pode, isso não é fixe…

  4. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    Isto ja deveria de estar implementado há muito tempo, mas a microsoft só se lembrou de implementar isto porque sabe que mais cedo ou mais tarde irá começar a perder terreno para o linux se não começou já.

    ter bash é bastante util, ter o ssh sem ter de instalar o putty ou semelhantes.

  5. Avatar de CS
    CS

    eubtinha windows e ubuntu dual boot so pelo facil de instalar programas pela bash e agora não preciso

  6. Avatar de Paulo F.
    Paulo F.

    Não é isso que me vai fazer voltar ao Windows. Detesto quando o OS toma controlo sobre o utilizador, deveria ser ao contrário e foi isso que me levou a mudar. Estava farto de perder tempo com actualizações e por vezes reboots forçados. Em Linux controlo eu! 🙂

  7. Avatar de D!s0rd3r
    D!s0rd3r

    Parecer-me bem a bash no Windows.

  8. Avatar de Domingos Pereira
    Domingos Pereira

    Isto é importante a um nível mais técnico. Para o comum utilizador o impacto é 0, tanto faz ter linha de comandos ou bash. Se perguntarem a um utilizador windows se já usou uma linha de comandos o mais provável é ouvirem que já viram mas não sabem nem precisam usar. No entanto, é um excelente avanço para quem precisa.

  9. Avatar de sakura
    sakura

    A bash, pos o kernel lento, não premitiu o update dos WP… e quem usa linux não e por isto que vai usar windows, e vale a pena… sim pq 90% da net é linux, 70% do mobile (android) e linux, iol 99% e linux e o windows será tb linux…… quando os fabricantes nao fizerem drives para windows.
    se tenho office 64bit sim 64 no ios pq vou usar WM10 32? quando é que portam para WM64? ai ai MS esta ai o (androidX86,vulkan,psp,pokemon go e google)ou seja linux.

    se nao os podes vencer…….
    quem tudo quer (WM android ios)……….

    1. Avatar de Enfim
      Enfim

      WM jà foi descontinuado à algum tempo…..

  10. Avatar de alopes
    alopes

    alopes@AL65:~$ gedit main.c
    error: XDG_RUNTIME_DIR not set in the environment.

    (gedit:5417): Gtk-WARNING **: cannot open display:
    alopes@AL65:~$

    alguêm pode dar uma ajuda neste erro ? agradecia não consigo ultrapassar.

    1. Avatar de eu
      eu

      tenta o nano em vez do gedit, o nano é para bash

    2. Avatar de Rogério Machado
      Rogério Machado

      Porque voce nao subiu o servidor grafico ( o famoso ‘X’ ) quanto ao erro do xdg voce tambem nao o instalou, porém eu creio que não tão cedo o suporte a aplicativos gráficos estará disponivel para o bash do windows, se precisa disso recomendo o cygwin, que ja faz tudo isso há anos

  11. Avatar de xoxota
    xoxota

    Bash no Linux é tipo pérolas a porcos.

  12. Avatar de xoxota
    xoxota

    * Bash no Windows é tipo pérolas a porcos.

  13. Avatar de fernando
    fernando

    já activei o modo programador
    já adicionei no adicionar funcionalidades
    e se clicar na lupa por bash não encontra nada

    1. Avatar de Pedro Pinto

      confirmas que está instalado?

  14. Avatar de fernando
    fernando

    sim já fui ao adicionar remover programas e funcionalidades do Windows e esta activa a checkbox.
    no entanto na lupa ao clicar manda me dar uma volta

  15. Avatar de Bruno Garcia
    Bruno Garcia

    Boa Noite,
    utilizo diariamente no trabalho a bash no Windows para correr phpmyadmin, mariaDB e apache2 server como também composer e git tudo através da bash no Windows. podia colocar o que quisesse lá mesmo o phpStorm e fazer tudo através de lá. Muitos comentários aqui não sabem do que falam.

    Mas prefiro o Linux a windows, mas no trabalho mandam as leis da casa… 😛

  16. Avatar de fernando
    fernando

    olha la eu não digo que não funcione, eu fiz o que mandam para activar e se clicar na lupa no Windows 10 e por bash não encontra nada.

    1. Avatar de Bruno Garcia
      Bruno Garcia

      Bom dia, Fernando,
      Não me referia ao seu comentário. Mas se já tem a última actualização do Windows e activou a modo developer e ainda tem que colocar um visto em windows subsistem for Linux. Tem aqui um link onde explica como activar.

      http://www.howtogeek.com/249966/how-to-install-and-use-the-linux-bash-shell-on-windows-10/

  17. Avatar de fernando
    fernando

    mas e isso que eu estava a explicar, já tenho visto la colocado e continua sem reconhecer o bash

  18. Avatar de Douglas
    Douglas

    Instalei o MTR, quando vou utilizar ele, me vem a seguinte resposta: MTR: unable to get raw sockets.

    Alguem consegue me ajudar ?

  19. Avatar de Andrio
    Andrio

    Bom dia,

    Alguem saberia me dizer como atualizar o kernel do linux? Hoje ele esta rodando na verssão 3.4.
    Eu instalei a versão 3.13 mais não sei como configurar para que o bash use a versão mais atual do kernel.

    Alguém já tentou algo assim?

  20. Avatar de Vinicius Miranda
    Vinicius Miranda

    Muito obrigado por sua ajuda, agora posso continuar a estudar o Laravel.