24 GB de RAM é o novo “padrão ideal” para máquinas com Windows?

36 Comentários

Durante vários anos, ter 16 GB de RAM na máquina Windows era o ideal para a maioria dos utilizadores. No entanto, com as exigências dos serviços e aplicações, 24 GB de RAM parece ser o “novo normal”. Ter 32 GB de RAM talvez seja dispendioso e desnecessário.

24 GB de RAM é o novo "padrão ideal" para máquinas com Windows?


16GB de RAM começa a ser “curto” 32 GB pode ser dispendioso e desnecessário…

Um artigo da Windows Central, publicado por Zac Bowden, argumenta que 24 GB de RAM é o novo “padrão ideal” para utilizadores de Windows, isto porque as aplicações tornaram-se mais exigentes e a RAM atual de 16 GB já não é propriamente suficiente.​

Num conjunto de testes realizados, o autor refere que frequentemente atinge 95% de utilização da RAM com tarefas diárias comuns, sem realizar atividades intensivas.

24 GB de RAM é o novo "padrão ideal" para máquinas com Windows?

Embora 32 GB de RAM ofereçam uma margem mais confortável, muitos utilizadores não utilizam toda essa capacidade, tornando-a uma opção dispendiosa e desnecessária para a maioria. Por outro lado, 24 GB de RAM proporcionam um equilíbrio ideal entre desempenho e custo, oferecendo espaço suficiente para multitarefa sem o custo adicional dos 32 GB.​

A Apple já oferece configurações de 24 GB nos seus Macs, os fabricantes de PCs com Windows ainda não adotaram amplamente esta opção.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Eu para trabalho já mudei para Linux Mint, tanto em Visual Studio Code ou Android Studio os 16GB em Windows já não chegam em projectos mais pesados, em Linux Mint com 8GB consigo fazer o mesmo e com menos tempo de compilação.

    Os tipos da Microsoft só sabem adicionar palha a consumir recursos.

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Deve ser muito bom mesmo! Só desconfio é porque cada vez que há uma notícia do Windows os fanáticos tenham de vir aqui dizer este Linux é que é bom! Ora, eu já usei o Linux e nada que o Windows não tivesse e mais à mão, a maioria dos comandos que me indicavam, em nome da segurança, nem funcionavam! Hoje, como a grande, grande maioria dos utilizadores já aprendemos e estamos no Windows, e sem qualquer stress, com 12GB

      1. Avatar de SHUTDOWN
        SHUTDOWN

        Pedro, entendo o teu ponto de vista, de fato, o Windows é mais fácil de usar e costuma funcionar bem para a maioria das pessoas, especialmente nas tarefas do dia a dia. Mas, eu gosto dos dois sistemas e uso os dois. Mas, concordo com o que o Miguel falou… o Windows acaba consumindo recursos de forma desnecessária.

        Mesmo em PC com muita memória RAM, dá pra perceber que rodam vários processos em segundo plano, updates constantes e funcionalidades que nem todos usam, mas que estão lá, consumindo memória e processamento. No Linux, especialmente com distribuições como o Mint, é possível ter um sistema mais leve, para rodar tarefas de uma maneira mais eficiente, principalmente em desenvolvimento ou hardware mais simples.

        Não estou aqui para defender um sistema em particular, é só notar que o Linux é mais eficiente no desempenho. Mas, claro, cada sistema tem suas vantagens e pontos fortes.

    2. Avatar de SoLinux
      SoLinux

      Ainda na segunda aproveitei, com 2 NEC Powermate do trabalho (Intel Core 2 Duo, 250 GB e 4 GB RAM), que estavam “atirados para um canto” e parados e “meti-lhes” Ubuntu 24.04.2 e resultado…tornaram-se 2 máquinas de rede úteis novamente.

  2. Avatar de ahahah
    ahahah

    Não compro nenhuma com menos de 32 GB.
    Culpa do Windows 11.

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Viva, de fábrica o meu portátil trouxe 16gb de ram, mas no Windows 11 é fácil estar a usar 10gb de RAM só com o Chrome Aberto e pouco mais. Então optei por colocar mais 8gb. Totalizou 24gb. Parece-me bem agora. Já posso experimentar os linux’s que me apetecer em máquina virtual.

    Abraço.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Deixa de usarbo Chrome que ficas com o problema resolvido

      1. Avatar de SoLinux
        SoLinux

        rendia-lhe mais usar Windwos em VMs, mas são opções

  4. Avatar de Elkido
    Elkido

    No meu smartphone android 16 Gigas é o ideal…12 Gigas já era um pouco curto

  5. Avatar de Zé

    Lol? Artigo sem qualquer nexo. Para mim 32GB às vezes é pouco para o que faço. 16GB e até mesmo 8GB serve perfeitamente para quem só usa o browser. Lá porque a Apple oferece não quer dizer que seja um padrão, até porque com 24GB perde-se benefícios de ter memórias aos pares.
    Isso parece mas é estratégia deles de aproveitar módulos danificados que não dá para 32GB.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se não tem nexo, porque comentas?

      1. Avatar de RanhetaFacada
        RanhetaFacada

        Touché ahahaha

    2. Avatar de Mango
      Mango

      ninguem te perguntou o que fazes….

  6. Avatar de Joãoj
    Joãoj

    e como fuca a tecnologia dual channel? Só serão 16gb (8+8) utilizados e o restante sem otimização ou farão pentea de 12gb?

  7. Avatar de aiosapo
    aiosapo

    16GB RAM é mais do que suficiente para o dia a dia. 24GB RAM só para quem joga jogos pesados ou anda a minar e 32GB RAM deve ser para andar a minar, jogar e ainda dá para ter 2/3 vmwares a correr LOL

  8. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Para o utilizador comum 24 GB de RAM é completamente desnecessário. Direi que para cerca de mais de 70% a nível mundial(tirando os gamers e outros), 16 GB de RAM servem perfeitamente.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      E tens razão 16gb chegam para a maioria das tarefas, mas se tiveres esse dinheiro no bolso e achares que deves investir para teres mais segurança caso precises de usar algum software mais musculados. Por exemplo recentemente usei o AutoCAD.. Foi porreiro ter mais 8gb de RAM.

  9. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    16GB é suficiente para tarefas simples e jogos com alguns anos.

    1. Avatar de RaphaelSP
      RaphaelSP

      Jogo cyberpunk com graficos no maximo a 1440p e tenho 16gb ram no portatil e a 4070

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    No caso da Microsoft, a Microsoft podia estender o suporte ao Windows 10 por muitos anos com segurança, por mais apps e aplicações que aparecem, 8, 16, 24 gigas de RAM são suficientes, só não o faz por estupidez e ganância de mercado.
    No Windows 11, as restrições de processador e de segurança ( requisitos mínimos de instalação), podiam ser facilmente ultrapassados pela Microsoft para permitir o normal funcionamento de qualquer máquina, só não o faz por estupidez, ganância de mercado e acima de tudo, tornar o utilizador comum do Windows por esse mundo fora de estúpidos e analfabetos na questão referida acima.
    (Sou técnico de informática com mais de 25 de experiência.)
    Obrigado

  11. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Eu já uso 32GB à 3 anos mas não significa que todos necessitem desta quantidade de memória RAM, portanto acho que um PC deve ser sim adaptado consoante as necessidades de cada utilizador, e não propriamente por ser um padrão do sistema operativo. Claro que devemos respeitar os requisitos mínimos de cada OS, e a tendência é gradualmente as máquinas necessitarem de mais memória RAM consoante os requisitos e necessidades de cada um.

  12. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    para usar windows 11 só para coisas mais básicas office, net, youtube, etc… 16Gb chega paerdeitamente, para quem joga, convém ter mais, ou edição de video 32Gb é o ideal, eu comprei portátil com 16gb mas meti duas de 16Gb para ter 32Gb, tanto que no davinci roda bem…..e passa bem os 10Gb em alguns projetos.

  13. Avatar de Corrector
    Corrector

    Só malta da disney. Gostaria que disessem o que é RAM padrão, o que é lpddr e também dual channel se souberem respnder isto vão saber que este artigo é falacioso assim como o original. “Vamos por um deposito de 50 litros no motor a gasoleo porque os motores a gasolina começaram a usar” xD

  14. Avatar de Sail
    Sail

    16Gb de RAM servem muito bem para jogar no Linux, quer seja Flyff Universe ou outros sendo que os mesmo jogos no Windows têm os requisitos muito elevados.

  15. Avatar de Vasco S
    Vasco S

    Não me lembro de ter usado memória Ram que não fosse de ordem de razão 2.
    (talvez nos primeiros tempos em que os tostões eram contados isso tenha acontecido.

    Tenho 16 GB de momento, a evoluir não para os 24, para isso para os 32.

    24 é sempre melhor que 16, mas fiquei sempre com a ideia que os sistemas funcionavam melhor 2-4-8-16-32-64-128…,

    Alguém mais entendido pode esclarecer??

  16. Avatar de Aziado
    Aziado

    As memórias devem funcionar aos pares 8, 16, 32, 64, …

  17. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Eu tenho 64gb na minha maquina

  18. Avatar de Ze
    Ze

    Estou com 2x8gb a 3200mhz e n sinto falta de mais ram. Jogo de tudo sem encravar nada. Isto é mais ram é para meter 8gb a treinar as IAs.

  19. Avatar de Joaquin
    Joaquin

    512gb de ram no meu mac e corre tudo na perfeicao, menos de 128gb para quem trabalha a serio não vale a pena

  20. Avatar de Mapril
    Mapril

    Estou a escrever este comentário num PC com 4,00 GB de RAM instalada e apenas 3,4 GB utilizáveis. Resolvi experimentar a ver o que aconteceria se abrisse uma data de programas em simultâneo. O gestor de tarefas diz que estão a ser usados 2,8/3,4 GB (82%). E diz também que estão alocados 8,5/10,6 GB. Ou seja, o sistema está a usar 8,5 GB de RAM, embora só tenha 3,4 GB físicos disponíveis. Isto é possível porque o Windows cria RAM virtual em disco (em um ficheiro escondido de nome “pagefile.sys”). No meu caso, esse ficheiro “pesa” 7,5 GB. Há 20 anos, quando os discos HD eram muito lentos, a RAM virtual era quase inútil. Mas no meu PC que é relativamente moderno, com um SSD
    m.2 nvme com velocidade de leitura de 1,6 GB/s, o uso intensivo da RAM virtual quase não afeta o desempenho.

  21. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Bem… eu ainda tenho 8Gb a 3200 MHz, trabalho no PhotoShop, Sony Vegas e nada de grave nos tempos de rendering…em vídeos e fotos…
    Claro que o disco é NVM E e o processador é apenas um Intel Core i3 1005G1, a 1,2GHz e o PC é um portátil HP!

  22. Avatar de MrBeast
    MrBeast

    Alguém precisa vender excesso de inventário e inventa estas noticias.

  23. Avatar de Ivan
    Ivan

    A minha máquina o Linux tem 64 gigas de RAM, aquilo flui (deviam)

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      O Linux precisa disso tudo? Já não quero, fico-me pelos 12gigas do meu Windows 11, a funcionar perfeitamente….

  24. Avatar de Manuel Tavares
    Manuel Tavares

    Caro Pedro Pinto, poderá ter razão sobre os 24gb de memória RAM,no entanto tenho dificuldade em concordar totalmente. Por um lado ainda não consegui perceber que 16 gb de RAM não sejam suficientes para a larga maioria das nossas necessidades. Por outro lado, ter 2×8 gb e trocar um deles por um de 16 gb, creio incoerente. Então e o Dual Channel? Perdemos o benefício? Ao fazer o update , necessariamente terá de ser 2×16 Gb. Pessoalmente, ter 24 GB de RAM não é opção.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu não tenho razão nem quero ter 😀 É um tema de discussão 😀