É um sucesso? 1 em cada 4 computadores já corre o Windows 10

84 Comentários

Quando lançou o Windows 10, a Microsoft tinha um plano bem definido e queria que este fosse, em pouco tempo, o sistema operativo mais usado. A verdade veio a mostrar-se um pouco amarga para a Microsoft e estes planos foram alargados.

Não sendo ainda o sistema operativo de eleição, o Windows 10 tem conseguido conquistar o seu espaço. Os mais recentes números mostram que este SO da Microsoft já corre em 1 de cada 4 computadores.

Windows 10

Os números que agora surgiram não são fornecidos pela Microsoft, mas sim pela Net Market Share e mostram que o Windows 10 continua a sua caminhada rumo ao sucesso. Os valores de Dezembro, que surgiram no primeiro dia do ano, continuam a revelar um crescimento lento, mas sustentado.

O mais recente sistema operativo passou para o ano de 2017 com quase um quarto de quota de mercado, atingindo o valor de 24,36%. Comparado com o mês de Novembro, existe um crescimento de mais de meio porcento, uma vez que a sua quota estava nos 23,72%.

Mas o Windows 10 tem ainda muito que crescer para se tornar o sistema mais usado. O seu rival directo, o Windows 7, tem ainda 48,34%, tendo crescido 1,17%, face aos anteriores 47,17% do mês de Novembro.

Algo que não se esperava era que o Windows XP se mantivesse num lugar tão elevado nesta tabela. Mantêm a sua terceira posição com 9,07%, tendo inclusive crescido face a Novembro, onde tinha 8,63%.

O Windows 8.1 ocupa o terceiro lugar desta lista, com 6,9%, tendo perdido mais de 1% face a Novembro, onde tinha 8,01%. Tanto o macOS como o Linux continuam a ocupar os seus normais lugares nesta tabela.

Com estes números, a tarefa do Windows 10 para ultrapassar as versões anteriores não se mostra simples. A Microsoft tinha decidido que queria ver o Windows 10 a correr em mil milhões de dispositivos ao fim de 3 anos, mas acabou por vir a público reconhecer que não iria cumprir essa meta, culpando por isso a versão móvel do seu sistema.

fonte: Net Market Share

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Grande falhanço.

    Mesmo de borla, e mesmo com os updates forçados, só 25%?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Falhanço?
      Qual era mesmo a percentagem de utilização do windows 7 em ano e meio?
      Para o bem ou para o mal ele vai chegar lá..

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Agora só com a compra de novos computadores, é que vai lá, e a longo prazo. E se não tivesse sido de borla o 10 a esta hora estava com a percentagem do XP

        1. Avatar de José
          José

          “Só com a compra de novos pc’s” … e não foi assim com todos? Andam para aí apóstolos da desgraça apenas confundir as mentes. O W10 é sem dúvida o melhor S.O. da Microsoft de sempre e talvez o melhor do mercado. Já instalei esse S.O. em todos os pcs cá de casa e com uma notável melhoria em todos eles. Mais, tentem lá instalar o 7 num tablet ou num pobre Magalhães1 como fiz com antigo do meu filho e com tudo a funcionar de forma muito razoável! É o tentas.

          1. Avatar de José Cid
            José Cid

            Este nunca usou GNU/Linux e diz que o Windows é o melhor S.O.
            Tá serto!

          2. Avatar de GPinto
            GPinto

            Jose Cid, escreve-se “certo”, a palavra “serto” nem sequer existe no dicion]ario da Lingua Portuguesa.

      2. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Pelo menos 50%!

        Em 3 meses, o iOS 10 já tinha 63%…

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          iOS? Que raio tem o ios a ver para o caso?
          Santa ignorância

        2. Avatar de P
          P

          O ios nao tem updates obrigatórios?

        3. Avatar de Nuno
          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            O que é que dados de 2009 têm alguma coisa a ver?

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            os dados são desde a data de lançamento até 2011 que foi quando fez 18 meses, tal como está o windows 10 agora..

          3. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Eu não sei o que é que isso tem a ver?

            https://developer.apple.com/support/app-store/

            O iOS 10 foi lançado em Setembro, em Novembro já tinha 63% de mercado.

        4. Avatar de GPinto
          GPinto

          Aqui esta-se a discotir OSs para computador, o iOS nao se enquadra neste grupo, assim como o Android ou o W10M. Ignorancia ao seu expoente maximo.

    2. Avatar de ssx
      ssx

      jovem, lembras disto??? https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/samsung-nao-recomenda-actualizacao-windows-10/ entre outras coisas que já se falaram sobre o windows 10. por isso muita gente ainda usa o 7 ou 8.1, e o windows 10 ainda precisa melhorar

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        O pessoal tem é memória curta.. o Windows 7 levou mais de 3 anos para conseguir ultrapassar o Windows XP.. e mais, passado ano e meio do lançamento do windows 7, este apenas tinha 16% de marketshare…

        http://gs.statcounter.com/#os-ww-monthly-200907-201101-bar

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          O Windows 7 ainda foi rápido, porque a versão anterior, foi… bem… o Windows Vista… ou “o Vista dos Windows”. LMAO

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          A um ano e 5 meses (o tempo de lançamento do Windows 10 até agora) o Windows 7 tinha 30.60% de quota de mercado e o Windows XP 47.32%: http://gs.statcounter.com/#os-ww-monthly-201103-201103-bar

          Com dois anos de vida, o Windows 7 tinha ultrapassado o Windows XP (38.45% Windows 10, 40.50% Windows 7): http://gs.statcounter.com/#os-ww-monthly-201110-201110-bar

          Não sei de onde tiraste essa do “levou mais de 3 anos para conseguir ultrapassar o Windows XP”, fê-lo em dois anos certinhos, com a agravante que o update era pago.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Óbvio que me enganei ali, troquei XP pelo 7, é 40.50% para Windows 7 e 38.45% para o Windows XP em Outubro de 2011.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Pelos, vistos podemos ter diferentes leituras no mesmo site..

            O windows 7 saiu em julho de 2009 e em janeiro de 2011 tinha 16.16% http://gs.statcounter.com/#os-ww-monthly-200907-201101-bar

            e segundo esse mesmo site no primeiro trimestre de 2013 o windows 7 tinha 33.91%
            http://gs.statcounter.com/#os-ww-quarterly-200903-201301-bar

            Sim, tinha a agravante de ser pago, mas o mercado de computadores pessoais não estava em queda, algo que começou com windows 8.

            A pirataria também estava em altas e o windows 7 sofreu muito disso, como se via nos comentários por exemplo no pplware a perguntar se quem tinha o windows 7 ou 8 pirata poderia fazer o upgrade gratuito para o windows 10..

      2. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        É engraçado o meu comentário ter sido removido porque falou mal do Windows e foi directo ao problema.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não invente. Tem os seus comentários dentro das regras publicados.

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Qual era a regra que infringi?

            Eu disse que o problema da Samsung ter problemas só demonstra a qualidade do SO e a culpa é da Microsoft.

            Se tivessem uma plataforma estável e bem construída, não gerava problemas sempre que há um simples update, quanto mais uma mudança de versão.

          2. Avatar de Vítor M.

            Os que estão dentro das regras estão publicados. O RuiZ tem perto de 200 publicados, por isso…

  2. Avatar de Iúri Aires
    Iúri Aires

    Acho q é um sucesso de um esquema. Mas é o trabalho deles, se fosse o meu sistema operativo fazia o mesmo, pois as pessoas nao gostam de mudança, se eles nao fizessem todos esquemas q usam(obrigar actualizar, oferecer de graça, e bloquear actualizações de sistemas antigos, entre outros) todo o investimento/trabalho q eles devem ter feito neste projecto ia todo por agua a baixo. Já o WindowsPhone tem sido a desgraça q é, quanto mais o q eles têm de melhor ser outro fracasso. :/

  3. Avatar de WP
    WP

    Se a Microsoft acabar por nunca mais lançar nenhuma versão diferente, certamente que um dia chegara la. Eu uso o Windows 10 e até hoje 5*, mas a verdade é que desde o lançamento do Windows 7, não se vê aquele hype de outrora, o 7 foi wow, a partir de ai foi mais um, e não passo mais de isso, e o Windows 10 apesar de ser um sistema excelente (porque realmente ele é), mas desde o primeiro dia que falta qualquer coisa, fica sempre a sensação que é bom, mas é só isso.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    XP é até hoje o melhor de todos

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Foi o que mais marcou, para melhor.

    2. Avatar de Tretas
      Tretas

      Ideal para usar enquanto estamos na caverna a comer um animal acabado de caçar com as nossas próprias mãos à luz do fogo (que já tinha sido descoberto)…. Yap.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Ai ai, esta gente que anda a aprender a pré-história no 7º ano. 🙂
        Não aprendem é que quando nascerem, já o homem tinha ido à lua há quase 50 anos.

    3. Avatar de Cibele
      Cibele

      De acordo, o melhor foi o XP sem frescuras não dava pau. Pena que a Microsoft não quis mais dar suporte.

      1. Avatar de t
        t

        Não dava não xD

    4. Avatar de kekes
      kekes

      O XP era tão bom que viveu nos tempos finais a epoca de ouro dos antivirus.

    5. Avatar de GPinto
      GPinto

      Foi no tempo dele, esta completamente ultrapassado, a tecnologia desenvolveu-se e com ela os OSs tambem, por isso temos hoje um OS bem mais avancado que cobre todos os avancos tecnologicos dos dias de hoje, esse OS chama-se Windows 10.
      Parem com a resistencia ao desenvolvimento, ja chateia quererem ser burros a força.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        o W10 até é bonzito, mas tem uma coisa que não gosto muito, assim como os androids,.. são muito spyware.

  5. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Não tive problemas com o W7, não tenho com o W10. E de longe o W10 é a versão mais avançada e a que mais rápido corrigiu problemas. 5 estrelas.

  6. Avatar de Manuel
    Manuel

    Temos que olhar para estes números de uma perspectiva empresarial e não de utilizador. Migrar um parque de dezenas ou centenas de computadores, mesmo que gratuito, tem custos enormes para uma empresa.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Exactamente. Os jovens não sabem fazer contas a quanto é preciso investir numa empresa para actualizar o parque informático. Não é só comprar ou actualizar a custo zero! Pode muito bem acontecer nem sequer migrarem porque tinham de actualizar muitos programas pagos a peso de ouro e completamente personalizados.

      Porque será que os americanos utilizam o Windows XP para controlar os mísseis nucleares? E os controladores aéreos o Windows 3.11?

      Se funciona bem, para quê mudar? No fundo até é um elogio à Microsoft por haver muita gente que está bem servida e não quer mudar!!!!!

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Odeio essa mentalidade. As más gestões que os departamentes de IT fazem é incrivel. Compreendo em areas sensiveis mas em empresas e serviços é a pior mentalidade de sempre o dinheiro que se gasta em software retrocompativel é enorme.

  7. Avatar de Eu
    Eu

    Em vez de celebração, deveria haver preocupação!
    Quando 99% em 100% computadores vendidos vêm obrigatoriamente com Windows sem possibilidade opção de escolha inicial, quando tudo é feito para dificultar/não instalar alternativas, e quando um sistema é forçado a actualizar sem vontade do seu dono, é mais de meio caminho andado para uma futura ditadura tecnologica.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Realmente! Tens razão, devíamos estar preocupados com a Google!

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      E qual sistema querias tu que viesse de fabrica? Todas as marcas instalam windows por defeito porque este tem suporte e garantia, agora se fosse instalar um linux etc que garantia iria ali dar? Zero. E depois, tem pc.s que se vendem sem OS nenhum, portanto tu deves ser mais um daqueles que so chora e chora mas nunca faz nada.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        “portanto tu deves ser mais um daqueles que so chora e chora mas nunca faz nada”
        Isso são atitudes tipicas das crianças, logo não merecem resposta, pois já a demonstraste.
        Quando compra-se um PC com Windows o valor do sistema já vem incluído no preço final pago.
        Se eu pago um sistema numa nova máquina, porque não vendem a máquina sem o sistema e cada um faz o que entender? Isso chama-se monopólio.

        1. Avatar de P
          P

          É simples. 99% das pessoas não quer outro sistema operativo, quer algo que mal chegues a casa e ligues a energia funcione!
          Para os outros 1%, instalar outros OS não é nada difícil!

        2. Avatar de Dumitru
          Dumitru

          Sim vai fazer isto com os smartphones tambem, pois eu quero comprar um lg g5 mas depois eu quero escolher o SO, que tal? E como ja disse se quiseres ter o teu sistema preferido entao tens que optar por pcs que nao tenha windows instalado, tem muitos a venda que nao tem nadinha instalado, portanto choras porque esta na moda embirrar com tudo que seja da ms

        3. Avatar de tony3
          tony3

          Se não sabes instalar Linux, muito menos vais saber utilizar

    3. Avatar de José
      José

      É como impõem nos telémóveis só temos duas opções sendo que uma é para quem gosta de gastar muito dinheiro.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    MAC: Nem 5%…

    LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tinha a ideia que no ano passado rondava os 8%!!
      Se assim é, então, perderam bastante quota de mercado.
      O Linux mais 2 anos e passa o OSx

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Deixa-te dessas conversas de que só não tem mac quem não tem dinheiro.
        Isso é ridículo. Sabes que há inúmeros portáteis e PCs que custam tanto ou mais que um Mac e há quem escolha Windows por opção.

  9. Avatar de Dis0rd3r
    Dis0rd3r

    Para ser franco, que eu me lembre só tive alguns problemas com o Vista, de resto com os restantes sistemas Microsoft nunca tive nada de mais.
    Para mim esses números são normais uma vez que qualquer computador que se compre vem com o Windows de fabrica, o monopólio é isso mesmo, não dá oportunidade outros sistemas… quando compras um PC ou é Windows ou é Windows.

  10. Avatar de Alex
    Alex

    O mais estranho destes números é que o 7 aparenta crescer mais rápido do que o 10 – um é pago o outro não.
    Isto diz muito sobre a qualidade – na minha opinião, falta dela – das últimas versões do Windows – 8, 8.1 e 10.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Estás a fazer as contas mal. O W10 só é grátis para actualização de quem tenha o 7 ou o 8.

      Esqueces que os utilizadores do windows resistem bastante a mudar de SO e estás a esquecer-te das empresas. Como referi em cima, uma empresa não muda de SO só porque sim, ou é mais bonito, se funciona, não mexem!

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Mas o 10 so é gratuito se tiveres o 7 ou 8, e muitos compram licenças do 7/8 que sao mais baratas para depois atualizar para o 10…

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Se assim fosse o 7 não teria aumentado de utilização mais do que o 10. A metodologia destes números é longe de infalível, mas não se trata de vendas de licenças, instalações, … tem a ver com utilização.
        Quanto ao ser completamente grátis ou não, o Windows 10 é mais grátis do que o 7.

    3. Avatar de José
      José

      Anda muito enganado, e é sem dúvida apenas a sua opinião.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Eu já andava enganado quando tinha uma opinião semelhante sobre o 8 e 8.1. O Windows 10 é muito superior aqueles, mas quando muitos anos passados e duas versões e meia à frente o Windows 10 não consegue crescer mais rápido do que o 7 é indicador de que não sou o único enganado.
        Imaginem a última versão do IOS aumentar em uso mais lentamente do que uma versão com 3 anos – um absurdo todos dirão!

    4. Avatar de censo
      censo

      Que falta de qualidade é essa?

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Actualizações com problemas, invasão de privacidade, interface pouco consistente com um menu de contexto que cada vez que aparece é diferente, um painel de controlo (settings) que é incompleto e mais confuso que o anterior, aplicações que ocupam o ecrã inteiro mas que não têm quase nada, os drivers dão problemas, colocar o Miracast a funcionar pode ser um pesadelo (com Android as coisas funcionam quase por magia), …

  11. Avatar de popes
    popes

    A resposta de o W7 continuar a ser o nº 1 pode ser as máquinas (hardware). Quem tem computadores mais antigos são aconselhado a NÂO instalar o W10.
    O windows 7 e até o 8 precisa de menos gráfica penso que utiliza o OpenGL 4.2, a minha placa gráfica funciona a 100% no w7 mas no 10 fica muito limitado. Vale a pena comprar uma grafica e ficar com um computador +- desatualizado?

  12. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Muitos têm problemas com o W10 ,porque os fabricantes de hardware ,não lançam drivers atualizados para hardware mais antigo ,obrigando as pessoas a voltar a SO´s anteriores ,ou comprar hardware novo .

  13. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas, W10 TOP o melhor feito até hoje, já o tenho desde que saiu e até hoje nada apontar, parabens para a Microsoft.

  14. Avatar de clodoaldops
    clodoaldops

    Parei de usar Windows em 2014. Cansei de me preocupar com virus. Migrei p/ Linux Mint. Duas únicas preocupações: criar uma boa senha root e ativa firewall.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      E por acaso tiveste esse cuidado quando o usavas o Windows?

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Interessante como ele fala em nao se preocupar com virus qua do depois fala em ativar firewall no linux xddd. Se tiveres firewall/antivirus no windows tambem nao vejo porque irias de ter virus. So se fores em sites pornos e fazeres download de tudo e mais alguma coisa

      2. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Sabes quantas empresas têm esse cuidado e o ransomware cortou que nem manteiga???

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Há sempre o factor humano que nenhuma firewall, antivírus, etc., consegue controlar.

    2. Avatar de censo
      censo

      O que é que andavas a fazer para ter essas preocupações com viroses???

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Sempre tive windows e até agora 0 vírus. Apenas uso o defender da microsoft e nunc tive qualquer problema… Claro que se fizer downlods ilegais a probabilidade e apanhar um vírus é grande mas isso até com Linux conhece nao te preocupes

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Isso é sempre muito subjectivo… estamos a falar de empresas que o rendimento delas é vender software antivirus. Usar ferramentas dessas empresas para verificar alguma se tenho ou não… não quer dizer nada, pois podem apontar “falsos positivos” que depois de comprar o problema fica resolvido.

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          Apareceu-me a dizer que a drive da grafica era vírus, corri e tive de reinstalar driver da gpu. De resto nada…

    4. Avatar de t
      t

      Quando usavas Windows também tinhas a tua conta como utilizador e uma de administrador separados?
      Tinhas um bom pacote de segurança como o próprio sistema exigia?

  15. Avatar de Cortano
    Cortano

    Isto é global, porque há umas variantes interessantes, na Europa e EUA os valores são mais altos. Os países de leste, oriente e África é que a puxar a média para baixo.
    No Steam acho que o Windows 10 já ultrapassou o Windows 7 – mas largamente: Windows 10 64 bit
    49.10% contra 28.60% dos Win7 (dados de Dez16 Steam).
    Em Portugal acho que já ronda os 40%.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Normal, por norma jogadores gostam de estar na vanguarda… Quem nao atualiza computador para o w10 muitas vezes não em conhecimento para isso, apesar e ser fscil

  16. Avatar de Zentsai
    Zentsai

    A baixa percentagem de utilização do Windows 10 não tem a ver só com a fraca aceitação, mas tem a ver também com o costume de usar o Windows 7. As pessoas tem medo de arriscar, muito mais agora com o fracasso do Windows 8/8.1. Não tem só a ver com a alegada falta de qualidade ou problemas do Windows 10.

  17. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Actualizei uma máquina do w7 para o w10 para ver como era e arrependi-me! Felizmente, a máquina está em dual-boot e não uso o windows. Está lá sossegadinho e assim não dá problemas… Tenho saudades do XP 🙂

    1. Avatar de Zentsai
      Zentsai

      O melhor é fazer uma instalação limpa, actualizações podem trazer problemas, bugs, erros…

  18. Avatar de JJ
    JJ

    Na ultima empresa em que trabalhei, em 2015, tinha milhares de PCs com WinXP, umas centenas com Win7 e apenas as maquinas que estavam a ser instaladas em 2015 é que eventualmente vinham com Win10.

    A questão aqui nem era o software, que quase a 100% trabalharia em Win10. A questão era mesmo o tempo necessário de migrar milhares de maquinas, que para a utilização o XP ou o 7 era suficiente.
    Normalmente eles apenas faziam updates aos PCs dos coordenadores e directores.

    Resumindo… a questão aqui é: desses 48% que ainda tem Win7, qual é a % que faz parte de parques informáticos de empresas com milhares de maquinas?
    Porque só assim é que se percebia que seja um sucesso ou não. Visto que para muitas das grandes empresas, a Microsoft continua a ganhar dinheiro com elas, quer tenham o Win7 ou Win10.

  19. Avatar de 111111a
    111111a

    é um bom SO, disso não há duvida. só não vêm quem quer ser do contra 🙂

  20. Avatar de É
    É

    Bem , primeiro .

    Um grande ano para todos !!

    Ainda hoje instalei 5 desses mas 17 de outros …. há dias ….. Lol !!!

    Bom ano !!!

    Saúde !!!

  21. Avatar de Uno
    Uno

    Eu gosto do windows 10, se é o melhor ou pior estou-me nas tintas… sinto que o 10 é uma grande evolução em relação as versões anteriores… mas eu sou dos que gostou do 8.1, ainda o uso num dos meus tablet PC.