Windows Hello – Novo sistema para se autenticar no Windows 10

48 Comentários

Mais um dia uma mais uma novidade que vai estar presente no Windows. Depois de sabermos que o Windows 10 vai necessitar de menos espaço no PC e smartphone, a Microsoft anunciou agora o “Windows Hello”, um novo sistema de autenticação que vai tornar as passwords obsoletas para acesso ao sistema.

win10_hello


As passwords estão a ficar fora de moda! Depois do anúncio da Yahoo, que pretende revolucionar o conceito de passwords com “passwords a pedido” agora foi a vez da Microsoft anunciar um novo sistema de identificação e autenticação ao qual foi dado o nome de Windows Hello.

hello_02

Este novo sistema recorre a assinaturas biométricas (ex. íris, face, dedo) que são combinadas com hardware ou software para garantir o reconhecimento do utilizador e proceder à respectiva autenticação no sistema.

De acordo com a Microsoft, este novo sistema pretende ser rápido na avaliação e eficaz na autenticação/autorização, eliminando assim a necessidade de passwords.

Além do Windows Hello a Microsoft anunciou também o Windows Passport que irá permitir a autenticação do utilizador em vários sites e aplicações sem a necessidade de utilização de passwords. Segundo a empresa de Redmond, este é o sistema mais seguro alguma vez criado.

Via Windows | NeoWin

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FERNANDO MARQUES MARTINI
    FERNANDO MARQUES MARTINI

    o que será se o usuário tiver terssol na vista? ou cortar o dedo acidentalmente o dedo na cozinha por exemplo, será que vai funcionar? ou fica sem o seu hardware?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      E se o utilizador for decapitado ? Esse acho que é o maior problema de todos…

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Pior! E se ele for como vós os 2?? Estaremos tramados ….

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Pois, se for decapitado, será que poderá continuar a usar o seu computador?

        Se não der é um granda fail…

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Continua a ter teclado para escrever a sua password! 🙂

  2. Avatar de Johnny
    Johnny

    Mais um metodo parvo, sou obrigado a usar uma foto minha para entrar no meu proprio pc? ou uma voz? não obrigado!

    1. Avatar de transcendez
      transcendez

      Está no seu direito. Usa quem quer. Graças a Deus que existem outra opções no mercado. OSX, LINUX, etc.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      é mais fácil usares a tua cara/voz do que escreveres a password e claro, é menos uma coisa que te tens que lembrar por isso, o objetivo da MS aqui é provavelmente facilitar a autenticação,

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Lol, que lata.. mas qual tornar mais fácil? isso é mais um pretexto para obrigarem o pessoal usar fotos nossas, ou gravarem a nossa voz.. é mais um esquema para espiar.. Não é novidade que a Microsoft vende os nossos dados a empresas de marketing,forensic e por ai fora.. é como o google.. tenta sempre arranjar formas de usarmos o numero do telemovel para eles guardem.. eles dizem que é para a segurança.. mas também obrigaram a usar o google+..

        Ainda não entenderam que não se trata de simplicidade mas sim mais esquemas para espiar?

        O que pode uma empresa fazer com um numero de telemovel? Vender a uma empresa para recebermos publicidade.. vender a empresas desconhecidas.. por ai fora.. imaginem com as nossas imagens..

        Não sejam ingénuos.. Não me importo de escrever passwords…

        Sejamos realistas.. a privacidade é quase nula.. e ainda a querem violar mais.. epa.. até pode ser mais simples.. mas para eles até é melhor porque vendem as nossas fotos para publicidade ou adicionar fotos em marketing ou publicidade.. como a google faz.. 😉

        1. Avatar de asdfgg2

          sim camarada toda a gente está interessada em te espiar XD
          e como ja foi dito anteriormente so usas se quiseres 🙂

          1. Avatar de Carlos Fonseca
            Carlos Fonseca

            Olha e se fosse com análise à urina ou às fezes??? Chiça!

        2. Avatar de Inzayn
          Inzayn

          acho engraçado falarem em privacidade e bla bla bla… o que tens de interessante para alguem te espiar?!
          Outra coisa e mais importante: estamos num mundo onde terroristas usam tecnologia para cominucarem entre si. Infelizmente é um mal necessario para nao acontecer coisas como 11 de Setembro ou mais recentemente em Paris… Se evitar essas coisas para mim podem espiar…
          Por isso ao menos que tenhas alguma coisa mto grave a esconder, está calado e preza a segurança com que vives…

        3. Avatar de Daniel
          Daniel

          Então e diz-me lá… não te espiam na mesma ? Onde andas, que documentos tens, que sites usas, localização, quem são os teus amigos, a que horas te levantas, que horas tens o despertador, se ao sábado à noite vais ver a bola ao café… e etc etc etc.

          Ou será daqueles que mete um papel à frente de tudo que é câmara ? Que desactiva o GPS e não usa dados moveis… bla bla bla.

          Comece a usar papel de alumínio na cabeça…

        4. Avatar de Joao
          Joao

          Felizmente já está quase pronto a tecnologia mais aprimorada, para só ter de saber uma senha para todos os sites (mesmo que tenha múltiplas contas no mesmo site), vai se chamar SQRL (Secure Quick Reliable Login – https://www.grc.com/sqrl/sqrl.htm).

          Aquilo tira uma foto a um código QR, ou clica no link da imagem, abre o programa apropriado do seu computador/dispositivo (como se fosse abrir o programa de e-mail por exemplo), depois coloca a senha do programa, confirma que quer entrar nesse site (e escolhe a conta desse site se tiver mais que uma), “ok” e já está autenticado. Só uma senha… convêm ser uma difícil… mas só precisa de saber essa para toda a atividade online em sites que suportem tal sistema, que vai ser gratuito para utilizadores e servidores (empresas, etc.) para garantir que todos adoptam, e cada um pode fazer a sua própria aplicação para o seu dispositivo e/ ou para o servidor… só seguir as especificações.

          E sim, se roubarem o dispositivo, pode recuperar o acesso às contas e revogar a chave anterior, mesmo que tenham acesso às contas em serviços que suportem não podem anular o seu acesso, e você pode anular o acesso aos outros e substituir a chave de acesso… está bastante bem pensado.

          Os outros acham que ninguém quer saber de si, ou deles, mas no dia em que quiserem, vão ter muito por onde pegar, na maior parte dos casos… por isso deveriam ter mais cuidado com a sua privacidade e segurança, mesmo que achem que não tem nada a esconder.

    3. Avatar de Tiag0
      Tiag0

      Isso é uma opção opcional se quiseres usas a tua password

      1. Avatar de jcouts
        jcouts

        Uma opção opcional facultativamente optativa que podes escolher ou não.

    4. Avatar de Cabecinha Pensadora
      Cabecinha Pensadora

      Parvo é nao perceber que isto é uma feature e não uma obrigação…

    5. Avatar de Carlos
      Carlos

      Lá isso é verdade. O Bill Gates vai pessoalmente à tua casa e vai apontar-te uma pistola à cabeça até tu fazeres isso.

      O lado bom é que como o PC tem de ter uma câmara especial, ele vai dar-te um laptop novinho em folha com uma.

    6. Avatar de webix
      webix

      Acho que não entendeste a apresentação.
      É dito que uma foto [NÃO] serve para autenticar e que não guarda nenhuma cópia da tua face dentro do sistema.

      Precisas de estar com mais atenção.

  3. Avatar de Ferrarix
    Ferrarix

    Ufff! Ainda bem que não é com ADN …

  4. Avatar de nmartin3k
    nmartin3k

    Deve ser mais um sistema infalível como o do citius, onde só um user podia estar ligado ao mesmo tempo com o mesmo certificado digital. Vai ser lindo 🙂

    1. Avatar de asdfgg2

      boa comparação 🙂
      eu as vezes tambem gosto de comparar marcas de pneus com chocolates milka 🙂

  5. Avatar de André Alves
    André Alves

    Estão com medo das passwords

  6. Avatar de João Terra
    João Terra

    Seguro? a ver vamos se é seguro.

  7. Avatar de Tiag0
    Tiag0

    Qual é a parte de “É opcional e quem quiser usa password” que não entenderam?

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Cada vez que alguém inventa alguma coisa toda a gente critica xD

  9. Avatar de irlm
    irlm

    não era com o Lumia 940xl que iria ter este metodo de autenticação entre telemóvel + sistema operativo Windows 10?

  10. Avatar de Pedro Luís
    Pedro Luís

    Desculpem lá mas eu só perguntava então querem vender kinect para pc’s aos potes porque não os conseguiram vender junto com as X box ONE… Tem muitos em stock e no fim do video tem um asterisco que confirmou as minhas suspeitas!

    “*Windows Hello Requires specialized Hardware”

    Ai MS, MS sempre a tentar ganhar uns trocos com o que não resultou 😛

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Onde está essa informação ?

      1. Avatar de Pedro Luís
        Pedro Luís

        No fim do video e tens lá um asterisco que diz:

        “*Windows Hello Requires specialized Hardware”

        Bem sabendo que a microsoft tem tudo o que requer em termos de hardware embutido num kinect menos o leitor de impressão digital, aposto contigo que vão tentar vender os kinect que tem em stock e que não venderam nas XBOX ONE, dado que a malta nos states não comprava XBOX ONE em grande numero até eles o removerem o kinect do hardware obrigatório da consola.

        Então devem de ter uma porrada deles em um armazem. Chefe que fazemos com isto, mandar fora… Hell NO vamos vender isso como periférico no windows 10 para quem quiser usar aquelas passwords barometricas etc ah yah… fixe

        Eu prefiro a MS a Apple mas eles como a Apple estão nisto pelos trocos! 🙂

        Não digo que não possa ser útil mas que eles vão tentar rentabilizar com o kinect aposto ctg!

        1. Avatar de gajomau
          gajomau

          “We’re working closely with our hardware partners to deliver Windows Hello capable devices that will ship with Windows 10 and we are excited to announce that all OEM systems incorporating the Intel® RealSense™ 3D Camera (F200) will support the facial and iris unlock features of Windows Hello, including automatic sign-in to Windows, and support to unlock “Passport” without the need for a PIN.”

          fonte original–> http://blogs.windows.com/bloggingwindows/2015/03/17/making-windows-10-more-personal-and-more-secure-with-windows-hello/

          e ja agora, é neste hardware que a tecnologia se vai basear, não no kinetic –>http://www.intel.com/content/www/us/en/architecture-and-technology/realsense-3d-camera.html

          para a próxima pesquisa melhor antes de dizeres asneiras..

          1. Avatar de Pedro Luís
            Pedro Luís

            Asneiras:

            “We’re working closely with our hardware partners to deliver Windows Hello capable devices that will ship with Windows 10 and we are excited to announce that all OEM systems incorporating the Intel® RealSense™ 3D Camera (F200) will support the facial and iris unlock features of Windows Hello

            Eu não vi escrito que não é compatível com o kinect mas sim que também é compatível com essa tecnologia.

            Exclusivo ou compatível vai uma grande diferença…

            Mas vá como eu só digo asneiras esperemos até ao dia do lançamento tá bem pode ser assim ou ofendo com esta resposta?

            Comprimentos

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Vi o video “na diagonal”, estava a ler o artigo e não encontrei isso.
          Mas pelo menos na amostragem para dar para fazer por via da câmara frontal.

          E digamos que agora em qualquer dispositivo isso já vem incluído, não vejo como forçar a compra de alguma coisa, até porque irá afastar os utilizadores do mecanismo.

          A Microsoft quer unificar todos os seus produtos, o que me desperta muita curiosidade e digamos que dá uma grande comodidade. Da mesma forma que aconselho que tem tem um Mac comprar um iPhone, acho que vai ser uma coisa idêntica em termos do Windows e do Windows Phone. Se os serviços vão ser unificados, as passwords centralizadas, não faz grande sentido forçar a compra do kinect para PC se vou precisar de autenticação no Surface e no W.Phone…

  11. Avatar de Fábio Costa
    Fábio Costa

    Só usa quem quer! Ninguém é obrigado a usar isto, além do mais esta tecnologia só deve vir com novos pcs já com Windows 10.
    Só sabem criticar! Por vcs nem se inventava nada, ficávamos na idade da pedra! Falam mas no fundo querem experimentar…
    Enfim…

  12. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Brilhante, estou farto de passwords…

  13. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    Mais uma invenção de caca. Pode ser útil para analfabetos ou «parolos com a mania das modernices» que não percebem que estão a querer mandar no que é nosso (comprado com o nosso dinheiro).

    1. Avatar de Cabecinha Pensadora
      Cabecinha Pensadora

      Olha outro… Isto é uma opção, não é obrigado a usar.

  14. Avatar de asdfgg2

    comico ver os comentarios 🙂
    quando uns fazem algo parecido são os maiores so porque tem uma peça de fruta por trás 🙂 quando sao outros a fazer já tem 1001 defeitos 🙂

    juventudezinha influenciavel 🙂

    1. Avatar de Rui Carrico
      Rui Carrico

      Nem mais, eu estou cansado de passwords…

  15. Avatar de João Terra
    João Terra

    Acho que vou começar a ver pornografia no windows 10 só para a MS espiar o que ando a fazer e para que efeitos esse sistema operativo serve 😀

  16. Avatar de Mario Pinto
    Mario Pinto

    Boa iniciativa da Microsoft ao querer oferecer diferentes métodos de autenticação. Vamos ver se é funcional, mas estamos no bom caminho.

  17. Avatar de Rui Fernandes
    Rui Fernandes

    Nunca me ri tanto com os comentários do pplware num só post! Obrigado por fazerem o meu dia mais animado camaradas! Boa terça-feira e dá-lhe microsoft! +1

  18. Avatar de João Terra
    João Terra

    Isto que a MS quer fazer já não é nada de novo, já existem varias tecnologias a esse nível, muitos computadores em 2012, 2013 já vinham com digitalizador de dedo ou login através da cara. Esta tecnologia já data desde 2011, até talvez antes.
    Eu lembro-me nessa altura experimentar essas funcionalidades.
    Eu prefiro o método da password é mais fiável e não existem falhas na interpretação

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      e é dito isso mesmo no video, que já existe há muito tempo, mas não desta maneira, vê lá outra vez o video.

  19. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Já imaginaram se o melhor método de identificação, se em vez do olho, fosse o rabo? 😀 😀 😀

  20. Avatar de kk
    kk

    isso eh so perta de $$$$$$$