O Windows deixou de ser um elemento essencial para a Microsoft

39 Comentários

A Microsoft tem, nos últimos anos, procurado reinventar-se e encontrar novas áreas de negócio que sejam rentáveis e que possam relançar a empresa. Este é um processo que decorre desde que Satya Nadella assumiu a liderança da empresa.

Há uma nova reformulação em curso e que foi anunciada pelo CEO da Microsoft. Satya Nadella vai voltar a mexer na organização da Microsoft e agora é o Windows que vai perder a importância que tinha, sendo integrado noutras estruturas.



O memorando interno que Satya Nadella enviou aos funcionários da Microsoft é claro. O foco da empresa está a mudar novamente e está a virar-se para os serviços cloud e para a inteligência artificial.

Para conseguir esta nova ideologia, há algumas mudanças a serem feitas. A mais importante dela é a reestruturação das equipas que desenvolvem o Windows, criando duas novas áreas, que vão ser absorvidas por unidades já criadas e funcionais.

Há ainda uma saída de peso do centro do Windows, com o abandonar da Microsoft por Terry Myerson, o responsável máximo do Windows, nos últimos anos.

Microsoft

Estas duas novas áreas do Windows vão ser absorvidas por unidades já existentes na Microsoft, que agora assumem os papéis da equipa que Terry Myerson geria.

A primeira será integrada na unidade dedicada à “cloud e inteligência artificial”, e será responsável pelos desenvolvimentos de software da Microsoft, bem como dos serviços cloud e IoT.

A segunda equipa será dedicada à criação das interfaces que os utilizadores usam no Windows e noutras aplicações da Microsoft, e estará integrada na equipa “experiências e equipamentos”

Claro que estas mudanças vão provocar também mudanças na estrutura de gestão da Microsoft, com novas caras em cargos vitais e de importância elevada na Microsoft.

Pode não parecer lógica esta mudança da Microsoft, que se prepara para perder interesse no Windows, um dos produtos que mais tem destacado a empresa ao longo dos anos. No entanto, e à luz do que temos visto nas vendas de PCs e de adoção do próprio sistema operativo, esta pode ser uma medida certa.

Satya Nadella já tinha antes apontado que o caminho seria o da Cloud e de outras áreas estratégicas para a Microsoft. Agora volta a mexer na Microsoft e a procurar torná-la ainda mais rentável e presente nas áreas que apresentam o maior crescimento e interesse na indústria.

Leia também

Microsoft despede mais 3000 funcionários para se focar na Cloud

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Quando a janela tenta ser integrada na porta, é o que dá.

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Esta é uma notícia para encher chouriços!

    1. Avatar de Royal
      Royal

      No Brasil falamos encher linguiça.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Mas o enchido português geralmente é mais grosso

  3. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Realmente, é a mesma coisa que dizer “o iPhone deixou de ser um elemento essencial para a Apple, ou ” o motor de busca deixou de ser um elemento essencial para a Google”! Não faz sentido!

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    “Pode não parecer lógica esta mudança da Microsoft”

    Pelo contrário, é inteiramente lógico este passo. O SO tornou-se uma mera plataforma de acesso ao conteúdo e serviços. Fazia todo o sentido quando usavamos o computador em casa e desligando o PC estavamos desligados da vida electrónica… agora não, queremos estar ligados em qualquer lado e ter acesso ao mesmo ecosistema seja estando ligado no telemóvel seja no pc seja numa smarttv seja numa STB do serviço de tv ou mesmo num smart mirror. Isso é o foco da cloud, deslocalizar os serviços e desponibiliza-los seja onde for.

    Quanto a AI, essa nem necessita de explicação.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Este Satya Nadella foi a morte do WM e será a morte da Microsoft, se continuar por lá..
    O gajo muda o rumo da empresa mais rápido que as previsões de vento na praia da Nazaré..

    1. Avatar de David Ramos
      David Ramos

      +1
      As empresas não estão para isto…

    2. Avatar de Oscar
      Oscar

      Temos de acompanhar a evolução e não ficarmos parados…ele está a evoluir a Microsoft.

      1. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Oh oh uma evolução da barracada. Tao vais deixar o que te fez ganhar milhões durante anos, e vais te agarrar a quê. O windows ja foi dado a muitos, os lumia tiveram exito mas foram abandonados, vaia seguir so com os surfaces que sao bons mas carissimos. Este quer ser como o novo ceo da Apple ta a ir pelo bom caminho ta.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Se fores ver as contas verás que há uns bons anos que as principais fontes de receita da MS não é o Windows

          1. Avatar de José
            José

            Sim de acordo. Pode até não ser a principal fonte de receita da Microsoft, mas sem um bom Sistema Operativo, também as outras fontes de receita, se irão. Penso que estamos a assistir ao principio do fim da Microsoft.

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Mas onde leste que o Windows vai desaparecer?

        2. Avatar de SergioM
          SergioM

          Desde que o Satya Nadella entrou que a Microsoft tem feito dinheiro e o seu valor em bolsa só tem aumentado.

      2. Avatar de MS
        MS

        A fazer evoluir a Microsoft “matando” o principal sistema operativo do mundo!

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Mas onde é que diz “matar”?!?

    3. Avatar de João
      João

      Já há alguns anos que a maior fonte de receitas da Microsoft deixou de ser o Windows, os maiores ganhos vem dos serviços cloud. Já o WM que eu saiba nunca deu lucro, só prejuízo. E o modelo de venda de licenças do Windows como era feito até agora, tem mais que se lhe diga…O Nadella julgo que está a fazer bem.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A Temível e pavorosa visão do pessoal do dinheiro contínuamente a estragar tudo o que se faz de bem pela sociedade em detrimento de mais lucro.
        Pessoal, sei que para muitos é o vosso curso e já têm essa visão formatada sem volta a dar, mas nem tudo vive de dinheiro, mais vale um cliente satisfeito que milhões no bolso (acredito que alguém me entenderá).
        Sei que a visão capitalista diz que as empresas têm de estar continuamente a crescer financeiramente, mas por vezes as tácticas agressivas para os clientes trazem dinheiro rápido mas não duram muito. Se a empresa está saudável e mantém os clientes satisfeitos, não há necessidade de jogadas para extrair mais dinheiro (falo do modelo de licenças).

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          És um lírico!

          1. Avatar de 365
            365

            Olhe que não! Olhe que não!

        2. Avatar de SergioM
          SergioM

          A questão é que o clientes estão contentes! Não é há toa que o azure tem crescido todos os anos! O que dá dinheiro à Microsoft são os clientes empresariais, e nesse segmento só crescem! Cloud, mais propriamente Azure tem crescido todos os anos. E a IA tem sido a aposta de todas as grandes empresas! Windows não vai deixar de existir, simplesmente o investimento é maior noutras áreas.

        3. Avatar de Joao
          Joao

          Repara que esta noticia não quer dizer que o windows não continue a ser importante para a microsoft. A questão é que o windows já atingiu (ou já deveria ter atingido) um nível de maturidade e de features e às tantas deixa de fazer sentido continuar a lançar novas versões só para encher chouriços. Faz é sentido continuar com as atualizações de segurança, bug fixing, etc. E a venda de licenças não é compativel com este modelo, o que as empresas estão a fazer é a migrar para a venda de software as a service. Os fans do windows podem ficar descansados que o windows não vai desaparecer nos próximos anos. O excesso de capitalismo também não faz bem a ninguém, concordo, mas é horrivel a empresa chegar ao fim do mês a não ter dinheiro para ordenados. E se a empresa for bem gerida e lucrativa pode optar por investir em mecenatos, patrocinios, etc. Mas a microsoft abusa pois tem fama de pertencer ao imperio do mal, tem destruido empresas e produtos de muita qualidade da concorrencia, e tem muitas vezes atitudes de desprezo pelos seus clientes em detrimento do lucro fácil.

    4. Avatar de Cortano
      Cortano

      Então, para ti a MS devia continuar a sua saga com o Windows, continuar a vender licenças, Windows nas lojas, etc… e pronto… mais nada?

      Uma das coisas positivas que a MS sempre teve foi a capacidade de se reinventar e neste momento é mais um desses momentos.

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    Uma boa aposta sem dúvida. O Windows 10 apenas necessita de ser “afinado”, e o próprio CEO da Microsoft já referiu que este será o “último” Windows, ou seja, a base já está feita apenas irá haver alguma afinação e adição de alguns elementos durante uma boa larga de anos. Ficar nos serviços que mais irão mexer nos próximos 10 anos é sem dúvida o caminho a seguir. Fico contente em ver empresas como Google e Microsoft a procurarem “fugir” da sua área de atuação e procurar novos mercados e novas saídas, reeinventado-se e afirmando-se a cada ano que passa.
    Isto é sem dúvida algo bom para os consumidores, melhor ainda que evolução dos smartphones, a IA, traz GARANTIDAMENTE qualidade de vida, seja para a nossa casa, seja para trabalhos e serviços públicos, existe uma VASTA dimensão daquilo que se pode fazer, penso apenas uma dimensão quase infinita. Vai ser uma nova era e a Microsoft está, na minha opinião na frente da corrida. Vamos ver o que vai acontecer mais 🙂

  7. Avatar de Pedro Alexandre Arantes
    Pedro Alexandre Arantes

    Evolução significa não fjca

  8. Avatar de Faísca
    Faísca

    Fake news by Microsoft.

  9. Avatar de Napléon Bonaparte
    Napléon Bonaparte

    Bacorada!
    O Windows não é um elemento essencial para a Microsoft?
    O Windows Mobile, claro que não é um elemento essencial para a Microsoft!
    O Office não deverá ser um elemento essencial para a Microsoft…
    Haverá algo essencial, ou já está tudo moribundo?

  10. Avatar de Calitos
    Calitos

    Sempre disse que este Windows 10, não9 tinha pernas para andar. Como não9 conseguem dar cont5a do recado, inventam. E andamos nós no Inside a perder o nosso tempo

  11. Avatar de nobrega
    nobrega

    A Microsoft precisa de um novo presidente é rápido

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Porque carga de àgua? Reverteu a rota de destruição de valor que a empresa havia tomado nos últimos anos, em que até chegou a ter prejuízo pela primeira vez na sua história que havia contabilizado dois anos de prejuízo sob a direcção de Ballmer, uma – 2012 – pela aquisição da aQuantive e a segunda – 2015 – pela da Nokia… sim, tiveram prejuízo novamente no último trimestre do ano passado mas isso deveu-se a uma lei fiscal passada pela administração de Trump – TCJA, Tax Cuts and Jobs Act – pois de outra forma sem essa lei extraordinária teriam tido lucro líquido de 7,5 mil milhões de dolares.

      Pelo que volto a perguntar: haveriam de trocar de CEO porquê?

    2. Avatar de SergioM
      SergioM

      Desde que o Satya Nadella assumiu o cargo de CEO, a Microsoft só ganhou valor. Precisam de um novo presidente porquê? Os accionistas estão contentes e a administração também.

  12. Avatar de Helder
    Helder

    Loool! Tretas!

    A maioria das receitas “cloud” deles vêm do Office 365, que é software normal…

  13. Avatar de Mário Alberto
    Mário Alberto

    O caminho de Microsoft é apenas um encaixar (vender ) os seus produtos no open source , sim no mundo linux !
    E muito me engano em companhia da canonical.

  14. Avatar de elvis
    elvis

    A Microsoft está a tornar-se uma IBM. e mais nao digo.

  15. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Procurem por Microsoft 365 e talvez percebam ….

    Abc

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Muito bem dito,Jorge Carvalho. 🙂

  16. Avatar de André Pinela
    André Pinela

    A Microsoft caminha para em médio prazo a disponibilizar o código Windows, deixará de haver major releases como se conhecem até aqui e caminhará para algo semelhante ao existem o Office 365, super dependente da cloud tal como o Chrome OS.

  17. Avatar de Bob
    Bob

    Acho que grande partes das pessoas que deixaram comentários, não percebem a noticia….
    Para quem não percebe, basta comparar com a Amazon, por exemplo.
    O que antes era só um Website para compra e venda de artigos, agora é um gigante da Cloud! Ou O Gigante…
    Ou seja, a empresa ganha mais com a Amazon AWS, do que pela mera venda de artigos… mas muito mais.
    Os outros gigantes, Google, Microsoft, apenas estão a fazer o mesmo.
    E este caminho, é o que a Microsoft já está a seguir à uns anos. Então quando anunciou o Windows 10 como update gratuito, só veio demonstrar a certeza do que pretendem.