Windows 11 a funcionar com apenas 184 MB de RAM?

13 Comentários

O Windows 11 é o mais recente sistema operativo da Microsoft e trouxe várias novidades e melhorias em relação ao Windows 10. Este sistema tem como requisitos mínimos pelo menos 4 GB de RAM e 64 GB de memória de armazenamento. Será possível ter a funcionar com apenas 184 MB de RAM?


Sim, é verdade! Foi possível colocar em funcionamento o Windows 11 num sistema com apenas 184 MB de RAM. Tal feito foi conseguido com o projeto Tiny11, que  é uma versão não oficial e modificada do Windows 11 projetada para funcionar em computadores com hardware modesto, reduzindo significativamente os requisitos do sistema.

Segundo a informação do programador NTDEV, criador do Tiny11, ter o Windows 11 a rodar num sistema com apenas 184 MB de RAM é algo fantástico. De referir que o Tiny11 foi executado em modo de segurança e com e com 400 MB de memória virtual.

O sistema funciona, mas é difícil executar qualquer tipo de aplicação ou serviço dentro do mesmo. No entanto, ficou “demonstrado” que com menos de 200 MB, pelo menos o sistema operativo consegue arrancar e ter disponível a interface gráfica.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tuga Pobre
    Tuga Pobre

    De que é que adianta, se tens restrições absurdas relativas a processadores perfeitamente capazes e TPM….

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Nada demais, quem anda nestas andanças há algum tempo faz cenas parecidas para o dia a dia com Windows server core e algum “jeitinho”

  3. Avatar de Paulo Jaime
    Paulo Jaime

    Se não serve para usar, que me interessa saber que arranca com 400 mb e entra c/interface gráfica? Gosto de acompanhar o pplware, esclareço-me e aprendo muita coisa, mas este artigo é inútil!

  4. Avatar de João
    João

    Pouco mais consome o Linux Mint ou até Ubuntu. Windows hoje em dia é para analfabetos.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      É para analfabetos… ok, então porque razão o Linux está cada vez mais idêntico ao Windows???

    2. Avatar de André R.
      André R.

      É para analfabetos… ok, então porque razão o Linux está cada vez mais idêntico ao Windows???

      1. Avatar de VC
        VC

        No Linux tens algum que não encontras em mais nenhum sistema operativo, ou seja, distribuições. Por isso sim, umas podem estar mais “artilhadas” para facilitar a integração dos que não têm conhecimentos. Mas as puras sim exigem algum conhecimento. Embora o Linux esteja mais que preparado para o utilizador “básico”, o público alvo nunca foi esse (e ainda bem), ao contrário do Windows que sim tem como público alvo o utilizador “básico”. O Linux é muito flexível por isso o encontras em todo lado, agora com o Android 15, ter o terminal com o Debian é só mais um exemplo disso, mas sim só certos utilizadores com conhecimentos vão tirar rentabilidade disso 🙂

    3. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Uma pessoa que chama analfabetos a quem usa o W11 revela bem o teor das pessoas que usam o Linux e o querem impor aos outros. Têm uma auto estima estupidamente elevada, tentam impor o que eles usam, são fundamentalistas e fanáticos. Só por comentários destes, desta postura radical, que eu desconfio muito, vendedores da banha da cobra, nunca mais usarei o Linux. até porque já usei e voltei ao W11

      1. Avatar de João
        João

        Voltaste ao W11 porque não sabes usar. A ignorância combate-se com estudo não é a fazer scroll nas redes sociais. Continua lá a trocar de PC de 5 em 5 anos para ires à net que o ambiente agradece e os gigantes ganham mais uns trocos.

        1. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          Claro, como afirmas, o Linux não é para todos, não é para quem não percebe muito de informática e não tem tempo de andar a estudar todos os comandos , quando no Windows eles estão todos ali á mão! Já sei que tu não és ignorante em nada, ou és omnisciente ou tens a mentalidade de portuga. Vai lá estudar bem o teu Linux que eu prefiro não ter de estudar o Windows por ser tão universal e intuito!

        2. Avatar de VC
          VC

          João, não é pretentido que utilizadores como o Pedro António migrem para o Linux. Que fique a usar o que se sente confortável e para quem usa Linux é melhor… Menos pessoas a utilizar acaba por ser o ideal :)… Ter pessoas que só sabem utilizar o rato num sistema destes é um desperdício, para além disso afastamos a atenção dos crakers que fazem as viroses… assim estão entretidos com o Windows e o Linuz fica para as empresas e os devs.

          1. Avatar de Pedro António
            Pedro António

            Claro! Achas que alguém quer atacar um sistema onde não há ninguém? Vê a quota de utilização do Linux! Cada um deve usar o que mais gosta e ninguém tem nada com isso, muito menos dizer que não presta, este é que é bom, que quem não usa é analfabeto. De resto, raramente uso o rato, nem nisso acertou! Essa mentalidade elitista é que me afasta de certos caminhos!…

  5. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    E o EndeavourOS, uma das distros mais usadas, só me deu problemas, a nível profissional, grandes dissabores!