Windows 10 envia dados para a Microsoft…mesmo não querendo

100 Comentários

O Windows 10 foi, sem margem para dúvidas, um lançamento de sucesso para a Microsoft. Mas, como é comum no mundo da tecnologia, o Windows 10 não é perfeito e alguns utilizadores já se deram ao trabalho de explorar muitas das funcionalidades do sistema, especialmente ao nível da privacidade.

A conclusão é a seguinte…mesmo desligando as funcionalidades, o Windows 10 continua a enviar dados para a Microsoft.

windows-10-1

A notícia está a ser avançada por alguns canais internacionais, em especial pelo arstechnica que revela que as funções para desativar algumas funcionalidades parecem não ser eficazes.

Como exemplo dão a assistente Cortana e a pesquisa do Bing, que mesmo desligando tais funcionalidades o sistema continua a enviar dados das mesmas para a Microsoft.

windows10_spy_00

Por outro lado o site localghost elaborou um artigo onde fala sobre as comunicações que o Windows 10 tem com a Microsoft sem que o utilizador se aperceba de tal.

Segundo este site, tudo aquilo que escrevemos é guardado num ficheiro temporário e enviado a cada 30 minutos para a Microsoft…mas há mais.

windows10_spy_02

Dados sobre Telemetria são enviados a cada 5 minutos

windows10_spy_03

Os primeiros 35 MB de dados produzidos pela nossa Webcam quando ligada são enviados de imediato.

windows10_spy_04

Neste caso parece que activando as questões de privacidade, os dados não são enviados.

O site arstechnica revela ainda que algum do tráfego é quase “impenetrável”, pois mesmo configurando um proxy HTTPS para filtrar o tráfego das comunicações, o Windows 10 parece fazer pedidos a uma rede de distribuição de conteúdo que ignora tal proxy.

Todas as informações sobre privacidade que têm vindo a ser publicadas ainda não têm uma resposta/reacção por parte da Microsoft. Tal era importante até para que se perceber afinal se o Windows 10 reúne as condições para garantir a privacidade dos utilizadores.

Via localghost | arstechnica

Comentários

100

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Silva
    Silva

    A Yahoo, Google, Samsung, Sony, Apple não são diferentes

    1. Avatar de qai7
      qai7

      Isso não justifica, nem torna este tipo de práticas aceitáveis.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Até podem não ser diferentes, mas foi a MS que se colocou na posição de altivez moral quando iniciou a campanha “Scroogle” precisamente a falar de situações como esta…. Ironia da situação e assim se vê a hipocrisia e falsidade da empresa de Redmond.

      1. Avatar de claudioottaviani
        claudioottaviani

        acabou ja porque eu nao sei obrigado

    3. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Não, não, Apple não é como esses…

      1. Avatar de Antonio Costa
        Antonio Costa

        É pior ainda xD

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Já sabia disso, por isso aqui tudo bloqueado no hosts do windows

    1. Avatar de sniperpt
      sniperpt

      Parece-me que nem assim te safas, achas que eles não preveriam isso?

      O site arstechnica revela ainda que algum do tráfego é quase “impenetrável”, pois mesmo configurando um proxy HTTPS para filtrar o tráfego das comunicações, o Windows 10 parece fazer pedidos a uma rede de distribuição de conteúdo que ignora tal proxy.

      Da leitura que faço, eles arranjaram forma de contornar as formas de bloqueo.

      1. Avatar de sniperpt
        sniperpt

        While the inital reflex may be to block all of the above servers via HOSTS, it turns out this won’t work: Microsoft has taken the care to hardcode certain IPs, meaning that there is no DNS lookup and no HOSTS consultation. However, if the above servers are blocked via HOSTS, Windows will pretend to be crippled by continuously throwing errors, while still maintaining data collection in the background. Other than an increase in errors, HOSTS blocking did not affect the volume, frequency, or rate of data being transmitted.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Obviamente que só isso não chega…telemetry etc etc
        http://forums.mydigitallife.info/forums/54-Windows-10

  3. Avatar de Fox
    Fox

    Foi por isso que eles disponibilizaram o update gratuito a todos os utilizadores , desde o Windows 7…

    Quantos mais utilizadores aderirem ao winows 10 maior é a fonte de recolha de dados… finos 🙂

    1. Avatar de Monteiro
      Monteiro

      Ora aí está!

  4. Avatar de Jonas Savimbi
    Jonas Savimbi

    E quantas dessas têm sistemas operativos para PCs?

  5. Avatar de sniperpt
    sniperpt

    Volto a dizer não há almoços grátis.

    M$ de bonzinho não tem nada, sempre viu o $, infelizmente nada mudou, apesar de tentar passar essa imagem.

    Então a M$ tanto apregoava a privacidade dos utilizadores, pelos vistos faz o mesmo ou ainda pior. Pelo a google é claro quando diz o que usa os nossos dados.

    Desativar tal opções e tais serviços acabam assim por dar uma falsa ideia que estamos realmente no reino privado, mentira. Para mim essa parte é a mais grave.

    “Os primeiros 35 MB de dados produzidos pela nossa Webcam quando ligada são enviados de imediato.” 35MB é muita informação…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Pode não haver almoços de borla, mas este é capaz de vir a sair caro à MS, pelo menos na Europa. Tanto quanto sei já existem casos de queixa às autoridades competentes (protecção de dados, etc), não tarda deve de aparecer notícia de “correcção” via windows update e/ou início de investigação à MS.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    isto sim é preocupante, mesmo desligando ele continua a enviar.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Sim… a ser verdade que ao desligar ele continua a enviar dados, é mau.
      Mas, a Microsoft ainda não disse nada sobre o tema, o que normalmente costuma ser rápidos a responder a este tipo de assuntos.
      Por isso, ou isto trata-se de algum bug (enviar dados, depois de serem desligadas essas opções) ou então existe aqui alguma coisa mal contada nesta historia.
      É que isto a comprovar-se a Microsoft fica com o tribunal Europeu a perna…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        E pelos vistos existem dll que passam por cima do ficheiro hosts, o que ainda é mais preocupante….

        1. Avatar de Johnny
          Johnny

          Não eras tu que dizia “Não tenho nada a esconder”? eu sempre defendi e sempre avisei a mesmo que desactivem a Microsoft vai continuar a espiar, e vocês sempre a dar, isso é mentira.. isso é mito.. isso ou isto ou aquilo é mentira

          Esta ai a prova! A Microsoft espia, mesmo desactivando as opções e bloqueando, eles não são parvos e já disse a vossa informação é valiosa para eles, porquê? porque as vendem! por €€ sim.. e vão dizer isso é ilegal.. do ponto de vista ético é.. e provas? e quem os processa? e quem os mete em processos? Ninguem!

          Agora vejam bem as prints e digam que é mentira, tal como isto o cortana é a mesma coisa, envia a vossa voz e guarda nos servidores da Microsoft, boa! Assim podem ver a tua voz para anuncios publicitários! Olha que bom..

          Agora digam “Não tenho nada a esconder” who cares, não precisas de ter, eles querem é a tua informação e tão se a marimbar se escondes algo ou não vão te espiar na mesma! queiras ou não lol.

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Se isto for verdade, a UE vai cair em cima da Microsoft. Se ja o fez e por algo muito menor, quanto mais isto.

            Agora, cheira-me que esta historia esta mal contada, ate porque o Win10 esteve em testes durante 1 ano e nenhum Insider deu conta disto? Estranho…

          2. Avatar de Marco
            Marco

            Não disse que não tinha nada a esconder, o que eu disse e deves estar a referir à opção de monitorizar as crianças, foi que os pais deveriam ter a liberdade de poder escolher se queriam ou não monitorizar o que as crianças fazem, monitorizar não é espiar como muitos dizem. Mas tb digo que tu enquanto adulto e conscienciente dos perigos que corres qd te ligas em rede deves ter a opção de desligar estas coisas, até pq se procurares bem sempre que se fala nisto por aqui eu sou aquele que diz: “Os regimes mudam mas o teu histórico permance.”, ou seja, agora não estás a fazer nada de mal, mas se isto mudar de regime já podes estar a infrigir alguma lei.

            Estou bem consciente que andamos todos a ser monitorizados enquanto sociedade, hoteis que tem de enviar a lista dos hospedes, transações bancárias acima de x euros ou vindas de certos paises, isps que tem de guardar logs durante 1 ano, operadoras igualmente.

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            JJ, tanto se deu conta disso que ainda o W10 não tinha saído e já havia how -to’s e afins para desabilitar a maioria deles. Não esquecer, foi durante a fase de Insider que se descobriu o keylogger.
            O que não se havia dado conta é que mesmo forçando os hosts continuava a enviar tráfego… vamos a ver se confirma.

          4. Avatar de JJ
            JJ

            Daniel, então se já se sabia, porque da polémica só agora? Uma 15 dias depois de ser lançado e a ter bons indicativos de crescimento?

            Não digo que isto não seja verdade, não ponho as mãos no fogo por ninguém… agora parece-me que esta historia esta um pouco mal contada…

          5. Avatar de Daniel
            Daniel

            Lá porque se sabia não torna a situação menos grave…

            E ter bons indicativos de crescimento após 15 dias não quer dizer absolutamente nada quando a maior parte das pessoas são ignorantes para a situação, exemplo disso mesmo são os problemas históricos da MS com o pessoal que não percebe nada de computadores para além de ir ver o email e ver umas páginas na web e que devido a isso (e pelos utilizadores não terem os sistemas a serem actualizados) já teve a própria MS de se envolver em desmantelar um botnet e agora a questão das actualizações automáticas serem obrigatórias na versão Home (pudera, não foram 15 dias assim, foram anos e anos).

          6. Avatar de JJ
            JJ

            Daniel, agora tocas num ponto chave…

            Visto que milhares de utilizadores, “borrifam-se” para a segurança dos seus computadores trazendo má fama para a Microsoft, a Microsoft tem de tomar medidas de segurança pelas pessoas.

            Ao fim de 20 anos, em vez das pessoas melhorarem a sua utilização de computadores, parece que actualmente as pessoas sabem mexer menos num PC do que a uns anos atrás.

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Ai linux, tão fiel que és … enfim…. havia alguma razão obvia para a M$ quase forçar tudo quanto é utilizadores windows para o 10..

  8. Avatar de irlm
    irlm

    Desligando através do GPEDIT.MSC e a consola TaskSchedule. isto em versões Pro e Enterprise.

  9. Avatar de NaCasaDesteSenhor
    NaCasaDesteSenhor

    Pelo que li, a fonte pode ser duvidosa, aguardemos confirmação.
    Houve um tipo que depois de ler a noticia, testou usar o Win10 durante uma durante uma horita com tudo disable e não apanhou nenhuma conecção à microsoft nesse tempo.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Pois… Eu tambem acho estranho esta historia.

  10. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    O Windows 10 é a versão mais botnet criada até hoje pela MS. lol

  11. Avatar de LG
    LG

    E desativar o envio de dados a *.telemetry.microsoft.com no router? escapa ao PC mas não escapa ao router…?

  12. Avatar de Croky
    Croky

    Chamem-me o que quiserem mas sendo isto verdade, não vou actualizar para o windows 10. Quer dizer, esta mistura de keylogger com spy cam, se for da microsoft, já não é um problema ? Mas estamos aonde ? Na Coreia do Norte ?

    Que o governo americano é paranóico com a segurança nacional – e certamente usa backdoors autorizadas pela google ou microsoft para espiar emails de “supostos” terroristas – já todos o sabemos e vivemos com isso pois estamos abaixo do radar. Agora keyloggers e spy cams ? MALWARE !!!!! JFK !!!!

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    A vossa perseguição é algo de incrivel… mas só a “algumas” marcas.

  14. Avatar de Fox
    Fox

    A situação da câmara é bastante preocupante… “Os primeiros 35 MB de dados produzidos pela nossa Webcam quando ligada são enviados de imediato.”

    O que me diz que realmente “só” está a enviar os primeiros 35MB? Daqui a nada está a gravar continuamente o que se passa sem nós termos conhecimento.

    1. Avatar de Monteiro
      Monteiro

      A questão é? Porque é que tem de enviar? Eles não têm nada a ver com o que nós fazemos!

  15. Avatar de filipe araujo
    filipe araujo

    e se eu bloquear o telemetry na firewall do eset- Não funciona?

    1. Avatar de alex
      alex

      …mesmo que funcione, depois não deve funcionar o Windows Update!!

  16. Avatar de Valter
    Valter

    Google, Facebook e tantas outras empresas colhem dados que nós fornecemos muitas vezes sem saber e ninguém parece se importar, mas quando é a Microsoft tem que crucificar, se fosse a Apple seria “mágico”, haha.

    1. Avatar de qai7
      qai7

      Essa lengalenga já chateia. Seja que empresa for.

      Uma coisa é recolher dados com a nossa permissão ou aceitação da “EULA”, outra é fazê-lo sem o nosso consentimento (neste caso até é pior, porque mesmo desligando as opções de privacidade a informação é enviada).

    2. Avatar de Marco
      Marco

      se fosse Apple era igual, deixa de ser anti.

  17. Avatar de rui
    rui

    Depois de ver os comentários chego a uma conclusão: há pessoas que devem mesmo ter MUITO para esconder. Quem não deve não teme. Sempre enviou mesmo noutras versões. E sabe-se disso. Só agora com o 10 é que há stress? Francamente… E não vale a pena virem falar em sistema da Apple ou em linux porque fazem o mesmo. Há quem ganhe com informações dadas por quem usa. O linux é free mas também tem algo a dar a quem ganhe por isso. Lembrem-se que ninguém dá nada a ninguém. Mas retomando o assunto de esconder coisas: têm medo que apanhem o vosso histórico em sites menos próprios? Haha. Eles não querem saber disso para nada. Eu não estou minimamente preocupado com isto.

    1. Avatar de rui
      rui

      Já agora, um último ponto que faltou no meu comentário: querem um sistema perfeito mas não querem mandar dados para ajudar a melhorar (falando apenas da parte da telemetria e não do resto). Há pessoas mesmo ridículas com mentes pequeninas.

      1. Avatar de lol
        lol

        manda ai as tuas nudes, oh Sr. Quem não deve não teme
        manda ai as fotos dos teus filhos, etc etc lol

        nunca confiei na tecnologia, nem nunca vou confiar. O que não impede de as usar, muitas coisas não gosto das permissoes como apps da play store, nao instalo. mas sei que eles têm acesso na mesma à porcaria que quiserem.

        Agora não venham com o moralismo do “Quem não deve não teme” que faz parecer que é muito normal ao ponto que isto chegou.
        -.-

        1. Avatar de Johnny
          Johnny

          O Rui é especial, não têm portas em casa, as cortinas e as janelas foram retiradas, as vidraças foram retiradas também, ele não usa telhado, usa vidro para que possamos subir para cima da casa dele, e ver a novela.. diria no minimo fantastico! Quando posso ir ver a sua novela!? afinal de contas quem não deve não teme! Vamos Rui.. com convição! Quem não deve, teme! Ups.. enganei-me não teme!

    2. Avatar de Johnny
      Johnny

      Tens portas em casa para quê mesmo?

    3. Avatar de irlm
      irlm

      Conhece Crash Report no Ubuntu e Fedora? envio relatórios de falhas nos sistemas.

      1. Avatar de Labras
        Labras

        O windows tem o event logger que faz exactamente o mesmo: regista erros de aplicações. Outra coisa é enviar informação de tudo o que fazes. E direitos sobre propriedade intelectual?

    4. Avatar de VC
      VC

      Tens uma palavra escrita no ecrã, tens um botão que tem escrito “Apagar”, clicas, ele guarda a palavra e depois faz ela desaparecer do ecrã, para dar informação “Apagado” em vez de “Guardado!”

      Isto é programação, isto são linhas de códigos que estão por trás do botão “Apagar”. Isto são linhas de códigos (instruções) que tu não vês. Isto são linhas de código que te monitoriza no silêncio…

      Para além disso, isto mostra que existe um “esquema” montado, ou botnet, como lhe queiras chamar…

      Para terminar, como já existe no “silêncio” um caminho criado no sistema, pode estar sujeito a ter interceptado e usado por terceiros, que não aqueles que o criaram…

      É a diferença de usar um Sistema Operativo de código aberto e fechado, por isso comparares Linux a Windows é só… uma brincadeira, acredito.

    5. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      Vamos por um exemplo para perceberes o problema do “não tenho nada a esconder”:

      No tempo de Hitler era legal matar os judeus em câmaras de gás. Era errado, mas legal. Os bem feitores seriam portanto ilegais (quem salvasse os judeus, ou se opusesse ao regime). Os bem feitores teriam TUDO a esconder.

      (Segundo li, e parece que é verdade por outras fontes) Na Espanha é ilegal ter painéis solares para auto consumo. No entanto é ridículo alguém achar que pode proibir os outros de utilizar o sol. Mais uma vez lá por ser ilegal não quer dizer que é moralmente correcto. SER SUSTENTÁVEL É ILEGAL (maiúsculas só para destacar a mensagem).

      A cannabis tem várias variantes, e pode ser utilizada com sucesso para fins medicinais, e conforme a variedade da planta, pode servir até para fazer papel ou estruturas. Alguém decidiu que uma planta ( xD ) é ilegal. Não sei como não prenderam deus mas pronto xD. Se utilizares esta planta para te curares porque é a tua única esperança (procura cannabis e cancro) tens TUDO a esconder.

      A lista continua. Temos tudo a esconder se formos guerreiros da integridade. Quem não tem nada a esconder, é quem colabora com o mundo corrupto que temos.

  18. Avatar de censo
    censo

    Tanta teoria da conspiração…mas afinal qual é o vosso problema? …imaginem vocês que vivem num setimo andar, e tem as vossas janelas abertas e um individuo qualquer está cá em baixo na rua a olhar para a vossa janela…estao a ser espiados certo? …mas que informação leva esse individuo?… Reflitam sobre isto. E deixem-se de tretas. Se não querem que se espie…desliguem-se…ou melhor …fechem as janelas.

    1. Avatar de rui
      rui

      Ora aí está. Quem não deve não teme. E não me canso de o dizer.

      1. Avatar de qai7
        qai7

        O tanas. Há limites para tudo, inclusive de monitorização.

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eu não devo logo não temo. O sentimento que tenho neste momento não é de temer é de estar fulo. É uma questão de princípio, e é a empresa ser desonesta, fraudulenta e agir em má fé.

        Vira lá o bico a essa.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Ate a data isso não esta provado.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Não, está bem provado que mesmo desligando serviços ele continua a enviar (isso não é provado por algum num blog ou artigo, é comprovado por mim), tendo de forçar nos hosts para bloquear. O que não está provado é que mesmo fazendo isso que continua a enviar na mesma, mas isso também se confirma facilmente quando chegar a casa e me ponha a sniffar a minha rede a ver o que o pc com W10 faz.

    2. Avatar de qai7
      qai7

      É mais teres uma vivenda com um indivíduo dentro do teu terreno a olhar directamente para a tua janela. E se a fechares ele arranja outra forma de te observar.
      Se achas que isso não é um problema…

    3. Avatar de Croky
      Croky

      Meu caro, sendo mais realista na analogia, é como se o indivíduo estivesse dentro de casa, a ver e a ouvir tudo e, ao mesmo tempo, é invisível. Ou isso ou então não percebeste bem a implicação disto tudo …

      Não é que entre em paranóia total mas também não vou fazer de conta que não se passa nada. Isso sim, seria ridículo e de uma mente pequenina …

    4. Avatar de moob
      moob

      Certo tens persianas em casa e cortinas nas janelas, tira tudo, quando telefonares mete em alta-voz afinal quem não deve não teme.

    5. Avatar de Johnny
      Johnny

      censo, e se o individuo subir até ao 7 andar e ir ao seu computador, instalar um backdoor.. não esta a espiada, esta só a observar correto? Então permite que lhe façam isso correto? Mande os seus codigos bancarios não tem nada a esconder entendo, é sempre bom saber quanto recebe, o que compra e o que não gosta! O que me diz? uma proposta bem jeitosa aproveite!

    6. Avatar de Labras
      Labras

      Propriedade intrlectual. Tudo o que escreves, produzes, programas deixa de ser só teu e não existe legislação que te proteja contra isso.

  19. Avatar de Croky
    Croky

    Há pessoas que não entendem que privacidade é isso mesmo: ninguém pode ser objecto de ingerências arbitrárias na sua vida privada, domicílio, correspondência, etc. Leiam o artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não tem nada a ver com esconder ilegalidades, se bem que existem coisas que se querem esconder e não são ilegais.

    Por outro lado, se não se importarem, estejam à vontade. Gritem aos 7 ventos que querem ser objecto de apreciação, entrem no Big Brother, dêem as vossas passwords a toda a gente e, já agora, tirem as calças e as cuecas também. Afinal, não têm nada que esconder.

    1. Avatar de Anticorporativista
      Anticorporativista

      x2

  20. Avatar de Limpinho Limpinho
    Limpinho Limpinho

    Para manter o sistema menos exposto:

    Guia para identificar e modificar todos os mecanismos de tracking no Win10: https://fix10.isleaked.com/

    Software para desativar sistemas de tracking: https://github.com/10se1ucgo/DisableWinTracking

    Editar o ficheiro HOSTS (com permissões de administrador) em C:\Windows\System32\Drivers\ETC e acrescentar no fim do ficheiro a linhas que podem consultar em http://pastebin.com/5a114cZA

  21. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Ninguém gosta de ser espiado, isso é certo, mas vamos lá por pontos
    1º Se estas empresas não recolhessem dados nossos não teríamos as funcionalidades que temos hoje nem estaríamos no Windows 10. Isto aplica-se a todas as empresas.
    2º Estamos a ser vigiados (espiados) em tudo quanto é canto, há camaras de vigilância por todo o lado, ditas camaras de segurança. (que de segurança não tem nada)
    3º Quando se fala ao telemóvel ninguém se preocupa com a privacidade pois são os aparelhos mais espiados.
    4º Havia mais para escrever mas fico por aqui.
    Agora pensem mas não muito se não chegam há conclusão que nem em casa estão livres se ser espiados!!!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Lógica da batata… Já ouviste falar no termo “má fé”? E lá porque a nossa privacidade é invadida constantemente como dizes, legitima outros a invadi-la também?!

      Bem, quanto ao primeiro argumento, muitos grupos diziam o mesmo, sem os meios usados não atingiriam os fins, o que esses grupos todos têm em comum é que foram todos julgados culpados… há limites ao que é aceitável em nome de um objectivo (neste caso produto). Os fins NÃO justificam os meios.

    2. Avatar de nope
      nope

      “1º Se estas empresas não recolhessem dados nossos não teríamos as funcionalidades que temos hoje nem estaríamos no Windows 10. Isto aplica-se a todas as empresas.”

      Recolhem esses dados em vários casos. No entanto, e legalmente, só se concordares e consentires em cada um dos casos.

      “2º Estamos a ser vigiados (espiados) em tudo quanto é canto, há camaras de vigilância por todo o lado, ditas camaras de segurança. (que de segurança não tem nada)”

      Podem ser usadas em locais públicos sem consentimento, por razões de segurança e/ou controlo, ou em locais privados mas com conhecimento/consentimento. Sendo o uso de um computador pessoal próprio, algo do foro privado – e como nas câmaras – parece-me razoável também dar primeiro consentimento.

      3º Quando se fala ao telemóvel ninguém se preocupa com a privacidade pois são os aparelhos mais espiados.

      Eu preocupo-me e não tem nada a ver com qualquer ilegalidade : posso querer guardar segredo a nível comercial dos meus concorrentes ou segredo sobre o dinheiro que tenho na minha conta bancária (por muito pouco que seja lol). De qualquer forma, só legalmente, e com mandato judicial, se pode “escutar” alguém legalmente. Ilegalmente já basta o que a microsoft com o windows 10 está supostamente a fazer.

      Também havia mais para escrever … e claro que sei que não estou livre de ser espiado. No entanto, voluntariamente não quero nem o desejo.

      1. Avatar de irlm
        irlm

        As operadoras de comunicações…

  22. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Não acho preocupante… É como comprar uma casa nova e depois descobrir que quem a vendeu anda por lá a tirar-nos fotos para colocar na porta do café, juntamente com um texto com tudo o que falámos em casa… Não percebo qual é o stress… 😉

    Se o governo português quisesse expiar todos os utilizadores que compraram computadores nas novas oportunidades, também ninguém ia preso! 🙂

    Ah… E falei como comprar… Porque sim… O Windows 10 pode ser comprado! O sistema não nos é fornecido como um serviço, nem existiam quaisquer alusões no EULA ao envio de dados no caso de nos opormos!

  23. Avatar de Amon
    Amon

    Atualmente uso o sistema psra jogos, mas estava a começa-lo a usar para a empresa. Nao mais.
    Deixarei windows 7 em dual boot para os jogos, e qualquer coisa importante a usar usarei o linux, e meu querido manjaro!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Uma boa ideia, essa Microsoft quer sugar tudo que as pessoas fazem. E foda, mais já era de se esperar porque o Windows 10 É grátis HHAHA

  24. Avatar de Sargas
    Sargas

    Não está correcto. Os utilizadores não têm conhecimento desta prática, como também não estão a ser claros, nem transparentes a transmitir estes dados.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      não tem conhecimento? se lessem o contrato que aceitaram antes de instalar se calhar até tinham conhecimento, não leram mas disseram que concordavam.

      1. Avatar de Labras
        Labras

        Os Eula são ridiculamente complexos, extensos e vagos. Ninguém os lê, ou seja, são ineficazes tendo em vista o própósio para o qual foram criados. Já deveriam ter sido substituidos.

  25. Avatar de Marco
    Marco

    Pergunta: Já leram a EULA do windows 10? e mesmo assim instalaram o windows 10? aceitaram o contrato não aceitaram de que se queixam?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Sabes que a EULA não é lei nem sequer está acima desta, não sabes? Então não preciso de dizer mais nada…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        sim sei que não está acima da lei, mas EULA é um contrato legal que tu aceitas antes de instalares o windows ou qualquer outro produto, se tem erros legais força vai para tribunal contra a MS ainda ganharias uns euros valentes. Mas e onde está a tua ética, sabes que para usares um produto tens de permitir que certos dados sejam enviados para o fabricante do produto, aceitas esse mesmo contrato (que deverias ter lido) e agora vens “ai e tal a lei e mais não sei o quê”. é pá só estas a usar pq queres, alguém te obrigou a instalar?

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          Um contrato legal e vinculativo em Portugal tem de ser assinado pelas partes. E não pode conter condições que sejam ilegais à luz da lei portuguesa. Ora, eu não assinei nada. E se esta notícia for real, a Microsoft está a violar dúzias de leis de protecção de dados de Portugal, bem como outras tantas directivas europeias.
          Esperemos que a Microsoft ainda seja uma empresa respeitadora das leis, e não uma associação criminosa. Mas isto é preocupante.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Olha que a aceitação de contrato não é assim tão linear, existe jurisprudência para contratos orais, e não só.

            O que é preocupante é tu desligares que não queres recolha de dados eles serem feitos na mesma. Há quebra de confiança, e há aquilo que alguém la em cima disse “má fé”.

  26. Avatar de JJ
    JJ

    O que acho curioso é se uma empresa como a Microsoft/Apple/Google, diz que irá fazer algo menos comum, ninguém acredita, empresas essas que tem muito a perder.
    Mas depois, aparece um indevido com uns printscreens e toda a gente acredita.

    Quem é que me garante que ele tinha realmente desactivado todas as opções?
    O pplware poderia fazer um teste, para verificar se isto é mesmo verdade. É que a maioria das informações que se encontram sobre este tema, é praticamente o replicar da informação desse indevido, nada mais.

  27. Avatar de sakura
    sakura

    o w10 vai sempre enviar os dados pq?
    se usar a cortana no wp e passar para o pc, os datos estam lá é uma funcionalidade do windows. ler “politica de privacidade da MS .”
    Tudo o que esta em c:\ …..roaming e password s são enviados para a MS.
    “”OS functions are almost dependent on remote (Microsoft’s) servers.””
    TODAS as apps enviam dados para a cloud.
    ficheiros /roaming. onde esta a configuração da app.

    de todas as formas semper se pode criar uma conta LOCAL.
    “iniciar sessão com conta local em altrenativa”

    http://blogs.msdn.com/b/windowsappdev/archive/2012/07/17/roaming-your-app-data.aspx

  28. Avatar de Captain Obvious
    Captain Obvious

    Acham que a Microsoft ia dar algo de graça? Mal sube que a atualização ia ser grátis e Windows não genuínos (Piratas) conseguiam a obter também ( conheço casos) veio-me logo cheiro a rato morto! estou a reconsiderando deixar o Windows de vez.

  29. Avatar de Sapito
    Sapito

    Criançada, metam as seguintes frases na cabeça pois não sou vosso pai nem vos digo que relação tenho com a Microsoft e o mundo da informática:

    A Microsoft vai continuar a recolher o que quiser. Desliguem as opções, instalem programas, scripts, bloqueiem no rooter, façam o que vos apetecer. Não vai existir alternativa a não ser desligar a internet do dito PC.

    Se acham que têm alguma coisa a esconder, é problema vosso. Pensem primeiro como vão reagir as empresas de advogados, psicólogos, médicos, etc. Estes sim têm algo útil a preservar, o utilizador comum é desinteressante e serve apenas para controlo, estatísticas, denúncias e monopólio.

    Aos que acham que isto tudo se deve apenas ao Windows 10, aguardem por novidades nos SO`s anteriores. O Office será mais uma ponte e o SR1 só vai trazer mais ilusões de confiança.

    Na internet, facebook, google,etc, cada um é quem é ou se faz passar por quem quer. É aí que mentimo, segredamos, partilhamos e desvendamos. São plataformas que não vos entram no PC para enviar os vossos ficheiros, muitas vezes ligados a contas bancárias, clientes,etc. Apenas o Windows o está a fazer.

    Conclusão: se passam a vida a ser outra pessoa na internet, vão ter que o ser também no vosso próprio PC. Usem um PC para internet e para todo o tipo de assuntos, um PC sem conexão à internet. Só instala o W10 quem quer, só permite que a M$ faça isto quem quer e só faz o upgrade quem realmente quer.

  30. Avatar de Labras
    Labras

    Mas não se sabia já que isto poderia acontecer? Nenhum software está livre de “bugs” 😉

    Não vejo que seja um problema ter um backup dos nossos dados e propriedade intelectual, seja ela de documentos, musica, código fonte de software, nos servidores da microsoft. Se for algo patenteável ou secreto, ainda melhor. Temos a garantia que está seguramente armazenado e podemos solicitar uma cópia em caso de perda do original.

    E não nos temos de preocupar com direitos de autor, estamos em segurança e é muito fácil provar em tribubal que o documento, código fonte de software, etc. é vosso, e não fruto de recolha do keylogger instalado no vosso computador.

    1. Avatar de sapito
      sapito

      Não vou dizer mais do que o que publiquei acima, mas vou só dar mais uma dica:

      Usa o Windows 10. Usa-o normalmente e quando instalares jogos e programas pirateados, vem aqui a esta página partilhar connosco a “mais-valia” que é usar o W10 🙂

      1. Avatar de Labras
        Labras

        Não percebi. Porque instalaria jogos e programas pirateados? Tendo o cartão de crédito associado à minha conta, compro e instalo todo o software que necessito com muita facilidade. Aliás, até deixo a cortana fazer isso por mim.
        Melhor do que isto não há 😉

  31. Avatar de knight
    knight

    Boa noite a todos, obrigado ao dono do site por poder escrever neste espaço sem ter que usar a porcaria do facelixo.

    O que sei é que o consumo aumentou.

    Desde o xp faço isso, coloco a senha e espero 10m e 30seg

    No w7 ficava em 810MB com 38 processos.

    W10 1,10GB com mais de 50 processos. ( terei que aprender logo mais como parar uns processos, tem uns que mesmo parando a coisa volta)

    Queria aprender por cor nas janelas pois esta tudo branco,eka.

    W update não gosto dele no automático, porem coloquei para me avisar quando devo reiniciar o pc.

    Reparei aqui que la no gerenciador de tarefas a contagem de tempo ao reinicializar não zera, o tempo de atividade.

    No iniciar ainda não consegui colocar o que uso mais ,optei por por os tais azulejos.

    Por enquanto é só isso pois estou fazendo as mesmas coisas que fazia no w7 para de certa forma aprender com o w10 e ver como ele funciona, logo mais entro nele com faka e coragem.

    Vou acompanhar essa discussão que esta boa, já meti no favorito do fire fox 40.

    Obrigado a todos..

    Eu sou knight, virtual, um abraço a todos.

    1. Avatar de knight
      knight

      Bom dia a todos.

      Não trago boas novas sobre como por cor nas janelas.

      Mais de 20 passos para mudar a cor das janelas, total absurdo, nem no xp era tão complicado. Alias não era mesmo.

      Os tutoriais que encontrei na net me deixou pasmo e com raiva.

      Como pode um S.O. novo em folha ser muito, mas muito complicado para mudar uma cor. No windows 7 nem chegava a 4 passos nem no xp era assim, que absurdo.

      Vou colocar 2 links que encontrei.

      http://www.todoespacoonline.com/w/2015/07/topo-de-janelas-coloridas-no-windows-10/

      Esse link mostra como fazer em 8 passos, mas aqui entre nós ridículo isso.

      http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/07/como-habilitar-barras-de-titulo-coloridas-em-janelas-no-windows-10.html

      Nossa que ódio isso , mas beleza, quem sabe laaa no futuro eles arrumem isso, putz, ódio.

    2. Avatar de knight
      knight

      Boa noite a todos,

      Alguém sabe onde é que esta o histórico de atualização no w10?

      1. Avatar de knight
        knight

        Cores nas janelas:

        Windows 10 ganha sua primeira versão de testes:

        – a build 10525 do sistema operacional está com uma nova opção de cor-padrão para as janelas, algo desenvolvido a partir de pedidos e críticas dos consumidores.

  32. Avatar de Jose Moreira
    Jose Moreira

    Antes de mais, obrigado pelo trabalho em conseguir verificar o que o w10 está a fazer. Eu instalei num vaio, no início era rápido na internet, agora “parece” que está a funcionar por “baixo” do que estou a fazer. Desativei o envio de informações para a M€, mas pelo que percebi não está a resultar. Eles querem mandar no mundo, não mandam. Ainda bem que o meu vaio ainda vem com o Windows 7. Vou coloca-lo ainda hoje, não pretendo ficar com a net lenta, por causa da estética. Vou desativar logo as atualizações automáticas no W7.

    Obrigado pelo vosso trabalho!

    🙂

    1. Avatar de VC
      VC

      E linux não? 🙂

  33. Avatar de Joao Miguel
    Joao Miguel

    Existe uma (grande) diferença entre a recolha de informação e tracking através de um browser e navegação na web (Google, Facebook, etc) ou através de um SO.
    Todos somos monitorizados, mas ainda podemos fazer escolhas que o minimizem, ou o façam apenas dentro de certos parâmetros.

    https://www.reddit.com/r/Windows10/comments/3gm1e3/what_windows_10_is_actually_monitoring_regardless/

    Cumps

  34. Avatar de Ruben
    Ruben

    Há rumores de que até mesmo sem internet, ele envia os dados para a microsoft. Incrivel…

    1. Avatar de VC
      VC

      Caso não saibas, é possivel retirar informação de um pc e nem precisa estar ligado a uma rede/internet 😉

  35. Avatar de VC
    VC

    E novidades? Faz mais do que isso lol só ainda se descobriu metade 😉

  36. Avatar de VC
    VC

    Acedam à conta do banco com o win10 lol

  37. Avatar de Razer
    Razer

    Essas empresas estão ensinando e propondo a todos a jogar a Ética, a moral e a confiança no espaço.
    Novas leis do futuro, espionar é permitido, vender espionagem é lucratividade, compartilhar informações com o governo é a LEI.

  38. Avatar de claudioottaviani
    claudioottaviani

    vai desativar pra mim o windos 10 me ajuda

  39. Avatar de Roggia
    Roggia

    Entenderia totalmente a coleta de dados caso o sistema fosse totalmente gratuito, mas no caso de quem paga a licença mesmo que seja atrelada ao hardware, torna a prática abusiva.