Windows 10: Acabou-se a info de detalhe das actualizações

63 Comentários

Microsoft só disponibilizará detalhes de “Actualizações Significativas”.

Há cerca de uma semana a Microsoft lançou a terceira “grande” actualização para o Windows 10. Segundo as poucas informações existentes, essa actualização apenas melhorava funcionalidades no Windows 10. Alguns utilizadores quiseram saber mais pormenores sobre que tipo de actualizações seriam, mas a Microsoft nunca disponibilizou tal detalhe.

Recentemente a Microsoft explicou o motivo.

win10


A Microsoft sempre detalhou as actualizações para os seus sistemas. No entanto, com a chegada do Windows 10, parece que tal processo irá sofrer alterações e, a partir de agora, a empresa de Redmond apenas disponibilizará detalhes sobre as actualizações mais significativas.

SecureWin

A confirmação foi dada site The Register, através de um responsável da própria Microsoft:

As we have done in the past, we post KB articles relevant to most updates which we’ll deliver with Windows as a service. Depending on the significance of the update and if it is bringing new functionality to Windows customers, we may choose to do additional promotion of new features as we deploy them

O Windows 10 é o sistema operativo do momento tendo em conta o ritmo a que são feitas as  instalações. Com mais de 53 milhões de instalações, o que corresponde a 5% da quota de sistema Windows, esta nova versão do Windows tem vindo a ser explorada ao nível da privacidade e, quem sabe, se esta não é a razão para detalhar todas as actualizações.

Via The Register | Neowin

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    era bom se fosse como o kernel.org quando lançassem uma versão poderia ver-se os detalhes, ou então como acontece na pagina opensuse tumbleweed que está constantemente atualizar isos do opensuse e verificar as modificações das versões.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Nesse caso, todo o desenvolvimento é público.

      O Windows é fechado, há falhas de segurança que não interessa nada que sejam tornadas públicas pelas atualizações de segurança. O que interessa é estarem resolvidas.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Segurança por obscuridade, é só casos de sucesso… /sarcasm

  2. Avatar de Redin
    Redin

    O segredo estava nos detalhes…

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Não, o adágio é “o diabo está nos detalhes”. E não tenhas dúvidas que está mesmo!

  3. Avatar de Carlos Rodrigues
    Carlos Rodrigues

    Olá pessoal
    No meu PC a atualização resulta na seguinte mensagem: “Atualização Cumulativa para Windows 10 para Sistemas baseados em x64 (KB3081444) – Erro 0x80073712”.
    Alguém tem uma dica sobre como resolver o problema? As que se encontram nas pesquisas não funcionaram.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Carlos Rodrigues, deu-me o mesmo problema antes de actualizar para a build 10525. A Resolução para o problema que me resultou, foi parar o serviço do windows update, ir há pasta “C:\Windows\SoftwareDistribution” apagar todo o conteúdo (iniciar o serviço novamente) reiniciar o windows e fazer novamente o windows update. (esta foi a minha solução para o problema.)

      1. Avatar de Carlos Rodrigues
        Carlos Rodrigues

        Obrigado pela dica mas essa já eu experimentei e muito mais e … nada.
        Apenas limpa o registo das atualizações. Num primeiro momento diz que está tudo atualizado pois o registo está limpo, mas quando tenta atualizar novamente lá está o erro.
        Vou ter mesmo de reinstalar toda a tralha.

  4. Avatar de Jorge Gabriel
    Jorge Gabriel

    Isto é só para o 10 ou para os anteriores tbm?

    1. Avatar de RuiOGrande
      RuiOGrande

      Para todos, a partir do windows 3.1

  5. Avatar de alforreca
    alforreca

    …portanto, quando alguma coisa falhar depois de um update, vai ser ainda mais difícil chegar à raíz do problema. muito bem microsoft, mais um tiro no pé

  6. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Esse Windows 10… Vou te contar, viu…

  7. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    fui só eu que não vi o porquê?

    1. Avatar de Jorge Gabriel
      Jorge Gabriel

      obvio. porem ainda mais keyloggers no windows!!

    2. Avatar de José
      José

      Actualizas o Windows mas não sabes o que estás a meter no PC. Pode ser “qualquer coisa” que ninguém sabe o que é.
      Dá-nos liberdade para pensarmos o que quisermos.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Estás preocupado? Não uses…

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Claro porque as actualizações das apps do teu telemóvel têm todos os detalhes publicados.

  8. Avatar de censo
    censo

    Quantos utilizadores liam os detalhes das actualizações?

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      o problema não é esse, apesar de pouca gente ler, pelo menos havia alguém informado, assim é completamente às escuras…

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Pelos vistos DEMASIADOS, caso contrário a Microsoft não tinha medo de escrever uma a duas linhas a dizer o que o update faz…

  9. Avatar de Thiago Holmes
    Thiago Holmes

    Enquanto todos ficam maravilhados com a “bondade” da Microsoft em oferecer atualização gratuita para seu novo sistema, a mesma aproveita-se da “inocência” destes leigos usuários para invadir descaradamente a privacidade do usuário e impedir que ele tenha controle sobre sua máquina, seus dados, seu dia a dia. Coleta de dados que não pode ser realmente desligada, atualizações que não podem ser ignoradas e por fim a audácia de não informar o que as atualizações que estão sendo postas em sua máquina, farão com a mesma.

    Quem acha que uma empresa tem o direito de decidir tudo para você, sem nem ao menos lhe dar satisfações ou direito de escolha. deve estar demasiado alienado.

    1. Avatar de Sherlock Holmes
      Sherlock Holmes

      És um génio!!!

      1. Avatar de Thiago Holmes
        Thiago Holmes

        Não é necessário tanto, apenas ter um pouquinho de capacidade intelectual para notar que estou tendo meus direitos atropelados, até mesmo uma criança poderia notar tal detalhe sem necessidade de ser um gênio, aos demais podemos apenas os classificar de alienados, para não enfatizarmos coisas piores.

    2. Avatar de RuiOGrande
      RuiOGrande

      foda-se, és todo bom. Só por causa desse comentário casava já contigo.

      1. Avatar de Waffen SS
        Waffen SS

        Lol, és mesmo cromo!
        😀

      2. Avatar de Thiago Holmes
        Thiago Holmes

        Ao invés disso seria mais útil que utilizasse sua energia para raciocinar e compreenderes que não é de cair o dedo aqueles que mantém a transparência de suas ações, para quem prefere viver no escuro deve ser este uma opção e não uma determinação 😉

    3. Avatar de Jorge Gabriel
      Jorge Gabriel

      Sherlock Holmes e RuiOGrande a verdade é uma
      Ele tem razão!

      1. Avatar de Waffen SS
        Waffen SS

        Yap! Concordo contigo! É verdade. Mas prontos…como se costuma dizer ” é o que há.” Quem quer fica, quem não quer que vá para a concorrência!
        😉

        1. Avatar de Thiago Holmes
          Thiago Holmes

          Apesar disso ser evidente, não muda o fato da mediocridade da empresa ao agir da forma a qual está agindo, se temos pessoas dispostas a aceitarem serem tratadas como lixo, sem terem consciência que são clientes e deveriam ser respeitados, já é outro assunto e como dito anteriormente, estão claramente alienadas.

          1. Avatar de Waffen SS
            Waffen SS

            Repara que a grande parte das empresas só querem é lucros, estão-se a borrifar para os clientes, sempre foi assim, e infelizmente parece que irá continuar. No entanto o que comentaste é daquelas verdades que toda a gente sabe, mas ninguém quer saber, nem faz nada para mudar. Nem sempre se consegue mudar mentalidades!

    4. Avatar de João Pedro
      João Pedro

      Thiago, comentário brilhante. Por favor ignora os patetas que te responderam com sarcasmo.

      1. Avatar de Waffen SS
        Waffen SS

        Porque não? Bem bom!

    5. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Oh não! Agora a Microsoft vai descobrir onde vejo a pornografia. (btw, é no tumblr)

      1. Avatar de Thiago Holmes
        Thiago Holmes

        Se sua vida é vazia o suficiente para essa ser sua preocupação, ainda assim é um direito seu escolher o que a empresa tem ou não o permissão para ver, capturar e modificar. Estando você ou não preparado intelectualmente para tal entendimento, empresa que respeita o cliente, mantém a transparência de suas ações e não as omite e obriga.

    6. Avatar de Woot!
      Woot!

      Até porque não és espiado no smartphone. A privacidade é coisa do passado. Esquece isso.

      1. Avatar de Thiago Holmes
        Thiago Holmes

        Não estamos falando de ser ou não espiado, de termos ou não a coleta de dados, estou falando de transparência criatura. Qual a dificuldade de entender que uma empresa não tem o direito de fazer o que bem entender e você deve calar-se. Devo lembrar que você paga o sistema, as aplicações, a máquina, que você é o cliente? Não estou dizendo que não pode existir a coleta de informações para melhoria de serviços e aprendizado do sistema, estou dizendo que isso deve ser transparente, deve existir a opção de escolher o que deve ser compartilhado, deve-se informar o que cada atualização esta fazendo em sua máquina.

        Se você concorda que qualquer um meta a mão nas suas coisas sem lhe dar qualquer satisfação, façamos o seguinte, me passe o número de sua conta corrente e senhas de seu cartão de crédito, prometo que vou gerenciar sua conta, mas não me pergunte para onde irá o seu dinheiro, afinal você gosta de ter tudo as cegas…

        1. Avatar de Thiago Holmes
          Thiago Holmes

          E não irei mais responder aos trolls ou aqueles que aceitam de joelhos essas atuais decisões da Microsoft, meu primeiro comentário já deu uma resposta a todos que dizem amém para tais atitudes, são alienados. Contra alienados não dá para discutir, conversar, dialogar, apenas ter dó…

          1. Avatar de Waffen SS
            Waffen SS

            Deixa lá isso!

    7. Avatar de Joao Miguel
      Joao Miguel

      Verdade

  10. Avatar de David Silva
    David Silva

    Desisto. Vou começar a pensar numa solução de sistema operativo fiável. Não, não inclui Windows anteriores. Sim, estou a falar de Linux ou até mesmo OS X. Não, não vou desistir nem retornar para o Windows uma vez feita a mudança.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Houve aqui um artigo sobre a distro zorin os, e parecido com o windows, em termos de aspeto
      Começo a achar que vou deixar de usar windows num futuro proximo

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Estavas mortinho por dizer isso.

  11. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Concordo plenamente..!!!! Afinal esta oferta cheira mesmo a esturro..!!! 😉

  12. Avatar de Abel Jose Fontes
    Abel Jose Fontes

    Não consigo fazer a 3% atualizaçáo do windows 10. Chega aos 55% e pára.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Por isso cada vez mais gosto do Windows 7….ainda assim removi no 7 estes updates que estão relacionados com o telemetry.
    wusa /uninstall /kb:3068708 /norestart
    wusa /uninstall /kb:3044374 /norestart
    wusa /uninstall /kb:3035583 /norestart
    wusa /uninstall /kb:3022345 /norestart
    wusa /uninstall /kb:3021917 /norestart
    wusa /uninstall /kb:2990214 /norestart
    wusa /uninstall /kb:2952664 /norestart
    wusa /uninstall /kb:3080149 /norestart
    wusa /uninstall /kb:3075249 /norestart

  14. Avatar de Joana
    Joana

    Ainda não li tudo em concreto, mas a Microsoft vai levar uma multa muito grande se fizer isto em território Europeu, visto que não pode ocultar informação dos utilizadores.
    Sim não estou a falar sem saber, apenas vim levantar o véu.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não penses nisso,com dois milhões de refugiados a caminho a Europa vai ter mais com que se preocupar.

  15. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Antes de mais, concordo totalmente com o Thiago Holmes!

    Sou utilizador Windows.
    Estava a pensar em actualizar do Windows 8.1 para o Windows 10. Mas o facto de Windows 10 invadir descaradamente a privacidade, mais o não se poder escolher quais actualizações se quer instalar, fez-me querer distância do Windows 10.
    Não irei cair na asneira de actualizar para o Windows 10, pelo menos enquanto estas questões não forem modificadas.
    Vou-me manter no Windows 8.1.

  16. Avatar de Luís
    Luís

    Começo a pensar que qualquer sistema operativo que se tenha vai invadir a nossa privacidade. Todos nós usamos android e nem por isso as pessoas se queixam que ele invade a privacidade. Quando instalamos aplicações ele pergunta se queremos que tenha acesso à nossa lista de contatos, identidade e sabe-se lá a que mais tem ele acesso. Porém dou razão a um professor meu que dizia que a produtividade é melhor em sistemas Windows e OSX ao invés do Linux. Mas repito que qualquer sistema pode ter o mesmo risco de privacidade, vai tudo do utilizador, se não querem a vossa vida exposta não tenham facebook

  17. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Luís, não deixas de ter razão.
    No entanto, no Android, temos sempre a opção de associar uma conta de mail, ou não, ou associar uma conta de mail, sem contactos. E mais agora, depois da Google ter desassociado os seus serviçõs. Por ex; agora quando se cria uma conta no Gmail, não está automática associada ao G+.
    Depois, no Android, ninguém é obrigado a instalar aplicações.
    Já no Windows, e muito mais no Windows 10, não é assim.
    Há muita informação sobre a invasão clara e declarada à privacidade que a Microsoft faz no Windows 10, na Net. E a informação que há, é muito reveladora do quanto o Windows 10 quer controlar o que os utilizadores fazem no Windows, por exemplo o que os programas que os utilizadores instalam no Windows, se são originais, ou não. E quando se tratarem de programas que necessitem de uma chave, se as chaves não forem originais, o Windows simplesmente não deixa instalar. Mas há outras coisas. Há outras invasões à privacidade dos seus utilizadores, no Windows 10. Esta que falei é apenas uma delas!
    Por tanto; no meu caso, quero distância de um sistema operativo que quer controlar o que faço ou não no Windows. Quero distância do Windows 10. A não ser que a Microsoft reformule estas questões, não agindo desta maneira.
    Quando ao Facebook, não tenho facebook. E passo muito bem sem ele!

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      “E quando se tratarem de programas que necessitem de uma chave, se as chaves não forem originais, o Windows simplesmente não deixa instalar”

      que exagero…

  18. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Corrigindo: E a informação que há, é muito reveladora do quanto o Windows 10 quer controlar o que os utilizadores fazem no Windows, por exemplo; que programas que os utilizadores instalam no Windows, se são originais, ou não.

    A Microsoft no Windows 10, quer controlar o que fazemos ou deixamos de fazer nele.
    E enquanto isso não for mudado, quero distância dele!

  19. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Depois, não permitir que os utilizadores, escolham que actualizações querem instalar. Não permitir que os utilizadores desinstalem e ignorem as actualizações que não interessam, no Windows 10. Isto é a continuação do abuso, para com os utilizadores, por parte da Microsoft!

  20. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Se uma pessoa comprar um telemóvel Android e resolver depois instalar aplicações. Aí, lá vem a questão de ver os contactos. Mas só instala aplicações se quiser.
    Agora, no Windows 10, a invasão da privacidade é muito grande, e bem mais vasta do que no Android.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      não que android tens mas eu controlo “tudo” o que cada aplicação faz, e de forma nativa. O próprio SO dá-te essa possibilidade.
      Eu tenho uma Resurrection Remix LP v5.5.4 (android 5.1.1)

  21. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Correcção: a microsoft bloqueia software e hardware não original. No fundo, vai dar ao mesmo no que disse anteriormente!
    https://www.unocero.com/2015/08/16/windows-10-puede-bloquear-software-y-hardware-pirata/

  22. Avatar de FRS
    FRS

    Sempre que abro o windows 10 aparece a info. (a biblioteca não foi istalada corretamente) como resolvo o problema ?

  23. Avatar de João
    João

    Hora de mudar para Linux. Menos problemas mais divertido e infinitamente bem mais seguro que o Windows ou devo dizer melhor…. RUINDOWS…

    1. Avatar de J
      J

      Sem jogos, mas mais divertido?

      1. Avatar de N. Carvalho
        N. Carvalho

        podes ter o Windows em dual boot e utiliza-lo só para jogar um ou outro joguito…

  24. Avatar de Joao Miguel
    Joao Miguel

    Kubuntu 14.04 LTS, depois de personalizado (visual e aplicações), é excelente alternativa.