TOP 5 alternativas ao popular Skype

36 Comentários

O Skype já não é o que era! Com a última versão, os utilizadores queixaram-se do design da app e também da qualidade da mesma que dizem vir a piorar.

Mas quais as alternativas que existem no mercado? Hoje damos a conhecer 5 das melhores.



1 – Talky

O Talky é uma plataforma online que permite criar salas de chat em poucos segundos e que usa como tecnologias principais o SimpleWebRTC e Stanza.io. Com o Talky pode juntar até 15 participantes, sendo assim um bom serviço para reunir virtualmente a família, os amigos, os amigos do running, os colegas de trabalho, etc.

2 – FaceTime

O Facetime é provavelmente das melhoras plataformas para videoconferência. A qualidade das comunicações, a simplicidade e a pouca largura de banda necessária são trunfos desta plataforma. No entanto, o Facetime só está disponível para utilizadores com equipamentos Apple.

Veja aqui alternativas para Android.

3 – Google Hangouts

O Google Hangouts é sem dúvida uma alternativa out-of-the-box ao Skype. Esta excelente aplicação da gigante Google, permite-lhe conversar através de mensagens escritas, mensagens de vídeo ou mesmo realizar chamadas VoIP.

Além destas funcionalidades o Google Hangouts permite-lhe ainda fazer chamadas de vídeo em grupo com os seus amigos, família ou até colegas de trabalho. Todas estas funcionalidades são completamente gratuitas. Apesar da evolução, este serviço precisa que garantir uma melhor qualidade e fiabilidade nas chamadas de vídeo.

Além do Google Hangouts espreitem também a app Google DUO.

4 – Viber

Este serviço foi desenhado inicialmente como aplicação móvel disponível para todas as plataformas, permitindo comunicar através de mensagens de texto e chamadas de voz.

Com esta aplicação poderá fazer chamadas de voz e chamadas de vídeo para todo o mundo gratuitamente. Apesar de não ser tão popular que o Skype, o Viber tem cerca de 800 milhões de utilizadores em todo o mundo.

5 – ooVoo

O ooVoo é uma ferramenta muito simples de utilizar e está disponível para realizar chamadas de vídeo em HD, videoconferências, com o máximo de 12 membros, e até mesmo mensagens de texto.

Uma das melhores características desta ferramenta é que os seus amigos não precisam de ter a aplicação instalada para atender as suas chamadas, uma vez que estas podem ser atendidas via Facebook.

Atualmente pode também usar o Facebook Messenger como substituto de muitas funcionalidades do Skype assim como o WhatsApp.

Estas são as nossas sugestões para hoje. Se tiverem outras deixem nos comentários.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Laxnuf
    Laxnuf

    Duo é muito estável. Minha preferida para videochama

    1. Avatar de Pedro Pinto

      SIm, também adoro. E é mesmo muito simples de usar.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        É… só faltam, mesmo, são as personalizações que a versão anterior possibilitava. De facto, estéticamente está mais bonito, mas, funcionalmente está pior; faltam opções de personalização! Bom artigo, pois, alternativas procuram-se…

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          … seja como for a app tem de ter cliente nativo para Linux, caso contrário, “adios”!

    2. Avatar de eachtime
      eachtime

      Só tenho pena que só funcione no telemovel

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Discord não está na lista? Vão ter para breve video chamadas e chamadas de grupo, sem dúvida uma boa opção, e muito honestamente não é só para gamers…

    1. Avatar de Popopo
      Popopo

      Tu já explicaste porque não consta da lista. ”Vão ter para breve”, ainda não tem

    1. Avatar de rdsu
      rdsu

      Excelente, e com qualidade de som incomparável…

  3. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Uma alternativa a todos os outros: Skype! O melhor de todos!

    1. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      Concordo. Melhorou imenso nos últimos anos e nada se compara. Uso também Viber para falar com alguns familiares e amigos que insistem em oferecer resistência ao Skype. Um castigo para falar com alguém, lag enorme em maior parte do tempo de chamada, a comunicação não e feita em duplex, o que piora imenso a qualidade de comunicação. O Facetime ate se safa mais ou menos para o uso caseiro, assim como o hanghouts. Para trabalho nem ha discussão possível, o Skype não tem concorrência sequer a morder-lhe os calcanhares. Numa empresa onde trabalhei anteriormente, quiseram mudar para um sistema mais completo e confiável, então gastaram uma pipa de massa a tentar duas soluções de comunicações dedicadas a video-conferencia com servidores dedicados, com equipamento próprio, das duas, uma era uma confusão para dar inicio a comunicação, tínhamos de ligar com a central ao sistema de activacao de videochamada, depois mais umas cenas para acabar de configurar, alguém que se quisesse juntar remotamente tinha também uma dor de cabeca em mãos, perdíamos cerca de 30 minutos a 1 hora a preparar tudo, porque pelo meio ainda havia falhas de comunicação. Foi quando se decidiu enveredar por outra solução, igualmente poco fiável, som cheio de ecos, ruidos digitais, video parado com imensa frequência, chamadas perdidas a meio, etc.
      Entretanto deixei a empresa, mas gostava de saber se voltaram para o Skype ou se continuaram a ser burros.
      Nesta empresa onde agora trabalho, a chamada leva alguns segundos a ser feita, tal como uma chamada convencional, chegamos a estar a discutir assuntos durantes horas sem uma única quebra ou freeze, e nunca somos menos de 10 intervenientes, que por vezes acabamos por falar todos ao mesmo tempo.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Appear.in, definitivamente.

  4. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Esqueceram-se do https://tox.chat (que tem vários clientes para várias plataformas).

  5. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Que lista horrivel.
    Requesitos do pessoal skype: partilha de ecrã, multiplas pessoas e multi plataforma.

    Da lista que deram: quais suportam Linux? Quais garantem segurança (end to end encryption)? e quais permitem video conf/partilha de ecrã?

    Uma tabela era bom

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Concordo! O Skype tem vindo a perter muita qualidade em Linux desde o lançamento da última versão…

  6. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    (((((( VOLTA MESSENGER, VOLTA LOGO MSN ))))))

    Buguei?

  7. Avatar de Kekes
    Kekes

    Depois tento fazer uma chamada em 3G/4G, e a única que aguenta com qualidade durante mais de 10 segundos é o Skype. Por isso é que ainda se usa o Skype.

  8. Avatar de skypas
    skypas

    Continuo a usar o Skype como sempre usei. Chat e video conferência e até chamadas telefónicas para fora. Não sei que raio é que as pessoas fazem com ele para não gostarem. Devo ser o único não ter problemas…

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Somos pelo menos dois…e todos aqueles que não têm “raivinha de dentes” acerca dos produtos da Microsoft!!

  9. Avatar de AlCiD
    AlCiD

    TELEGRAM
    – com APP nativa para todas as plataformas principais (Win, Linux, Mac, iOS,Android)
    – e adicionalmente serviço WEB no browser

  10. Avatar de Allez
    Allez

    Ring, apoiado pela FSF.

  11. Avatar de Allez
    Allez

    Ring, licença GNU GPL, apoiado pela FSF.

  12. Avatar de Powerverde
    Powerverde

    Eu ainda uso o Telnet e os talkers para me comunicar. Será que estou desactualizado?

    1. Avatar de AA
      AA

      Muito… Agora já há o IRC. 😉

  13. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Falam aqui de muita coisa, mas uma applicação ainda não falaram: whatsapp

  14. Avatar de maxim
    maxim

    Mas qual é o problema do Skype, alguém pode explicar-me?

    1. Avatar de Vítor M.

      Nenhum, mas há quem possa querer algo diferente. Deve ser por isso que há.

  15. Avatar de Renato
    Renato

    Para quem se importa com a privacidade:
    Wire – https://wire.com
    OS: Android, iOS, macOS, Windows, Linux, Web

  16. Avatar de abiper
    abiper

    O Skype funciona em qualquer equipamento sem instalação através do browser. web.skype.com
    Sou utilizador do Skype muito antes de ser comprado pela MS, reconheço desde que foi comprado pela MS tem tido alguns pontos negativos quando seria de esperar o contrário, ou talvez não.

    1. Avatar de rdsu
      rdsu

      Este Skype já não tem nada a ver com o antigo Skype.

      Tanto a forma de ligação entre os users, como a encriptação dos dados, etc…

      Está muito pior…