Questão: Já atualizou o seu PC para o novo Windows 11?

35 Comentários

A Microsoft lançou o seu novo sistema operativo há pouco mais de um ano, no início de outubro de 2021. O Windows 11 chegou para dar uma renovação não só ao funcionamento das máquinas, mas também para alterar significativamente o aspeto e design do sistema. No entanto, ainda há muitos utilizadores que não se deixaram convencer pela novidade e, portanto, não atualizaram ainda os seus equipamentos.

Assim, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se já atualizou o seu PC para o novo sistema operativo Windows 11. Participe!



Já atualizou o seu PC para o Windows 11?

O Windows 11 chegou e, com ele, trouxe muitas novidades interessantes. Para além disso, praticamente todos os dias saem notícias sobre este novo sistema operativo da Microsoft, como forma de alinhar e limar algumas lacunas ainda existentes, bem como capacitar este recente SO para melhor servir os utilizadores.

Mas o Windows 11 ainda não convenceu muitas pessoas, sendo que ainda há um número significativo de utilizadores que optam por manter o sistema mais antigo, sobretudo o Windows 10.

Assim, em dezembro de 2021, lançámos esta mesma questão para saber em que ponto estava a instalação do Windows 11. E, nessa altura, apenas 24% responderam que já tinham instalado o Windows 11 nas suas máquinas. Dos que responderam negativamente, 40% disse que o seu PC não tinha os requisitos mínimos; 20% aguardava melhorias; 7% disse gostar mais do sistema que tem; 5% não teve tempo e 4% referiu não gostar do Windows 11.

Desta forma, e passado praticamente 1 ano, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se já atualizou o seu computador para o novo sistema operativo da Microsoft, o Windows 11. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Já atualizou o seu PC para o Windows 11?

  • Não. (60%)
  • Sim. (40%)

Total Votos: 2.227

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de secalharya
    secalharya

    Não.

    Ainda têm muita aresta por limar.

    Se calhar em 2025 faço atualização.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Vejo diariamente muitos comentários como esse.
      Quando alguém diz “Ainda têm muita aresta por limar.” a que se referem especificamente? é porque ouviram os outros dizer isso ou porque efetivamente tiveram problemas?

      Pergunto isto porque eu uso o win11 desde o inicio (assim como as versões do windows do passado) e trabalho na área da programação e considero power user do sistema windows e até aos dias de hoje nunca tive problemas com windows (sem ser com o vista, mas devia-se ao hardware da altura)..

      Portanto se possível alguém pode dar uma resposta com inicio, meio e fim e explicar que raio de problemas falam ou que arestas precisam de ser limadas

      1. Avatar de Setnom
        Setnom

        Eu posso dar a minha resposta. Eu por enquanto prefiro o 10 ao 11 porque:
        – deixa-me ter uma taskbar pequena, com rótulos;
        – posso colocá-la em qualquer lado do ecrã;
        – o menu iniciar do 10 tem mais funcionalidades do que o do 11 e é bem mais customizável;
        – não gosto do menu contextual reduzido, nem a nova fonte, maior, que partes do OS usa;
        – o File Explorer é mais lento do que o do 10;
        – não sei porquê, o modo multi-monitor estraga-me a disposição das janelas quando ligo e desligo um (não acontece com o 10);
        – O novo task manager da versão 22H2 é bem mais lento que a versão anterior;

        Por isso para mim as arestas para limar são:
        – recolocar as funcionalidades que a taskbar tinha;
        – menu iniciar mais customizável;
        – responsividade do File Explorer;
        – corrigir os defeitos do modo multi-monitor, quando se desliga e volta a ligar um monitor;
        – optimizar a performance do novo task manager.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Mais um. Sem dúvida. O menu iniciar do 10, além de poder organizar melhor (gosto das “live tiles”) por temas e pastas, possibilita-me assim ter um ambiente de trabalho limpo. Os menus de contexto por sua cez são mais lógicos. Tenho ambos sistemas no meu pc de trabalho, mas acabo apenas por usar o 10. A minga esposa só tem o 11 e por vezes fica aborrecida devido aos menus de contexto. Porquê ter um desdobramento se é no segundo que estão as opções mais utilizadas?

      2. Avatar de Rui Moritz
        Rui Moritz

        Desde que saiu a beta, num velho i5 de 3ª geração (incompatível), sem qualquer problema!
        Agora num i5 de 12ª (Insider 25217.1010) e, os ‘tais’ problemas continuam a não querer nada comigo.
        Por isso, continuem no XP ou esperem pelo 13.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Continuo no 10, por enquanto que estou bem acompanhado. O 11 está à espera. Veremos se os seguintes serão uma real evolução e não uma espécie de cópia mal amanhada de outro S.O..

      3. Avatar de secalharya
        secalharya

        És um caro especial.

        Tenho contacto com pelo menos 7 PCs com W11 todos os dias.
        A lista de problemas é extensa nem me vou dar ao trabalho de escrever.

        Se ainda não viste nenhum defeito então deves ser um programador 5*…

    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Amigo, problemas todos os sistemas tem, então no inicio mais, claro que há hardware que dá mais raia que outros.

      Eu uso Windows 11 desde o inicio, o maior problema que encontrava era no menu de contexto moderno do windows 11 que fazia reiniciar o explorer…..mas como prefiro o menu de contexto do win 10 modei o menu…..

  2. Avatar de bozo
    bozo

    Já atualizou o seu PC para o Windows 11 nao ainda estou no XP

    1. Avatar de Zigui
      Zigui

      Optimo para ti. Se estas bem, deixa-te estar.

  3. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Penso que, tal como na vossa votação de 2021, deveriam introduzir as opções de votação que agora faltam. Sim ou Não é muito pouco (nada) elucidativo da realidade.

  4. Avatar de Godlike
    Godlike

    Sim e estou arrependido.
    Bugs básicos e falta de funcionalidades básicas.

  5. Avatar de Fusion
    Fusion

    Uso desde as primeiras versões beta e nada apontar até hoje 😉

    1. Avatar de J Martins
      J Martins

      IDem. Só não gosto do menu iniciar mas acho que é mais memória muscular do que outra coisa..

  6. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    Eu já atualizei todos os meus PCs compativeis, só tenho 2 incompatíveis

  7. Avatar de Jonesy
    Jonesy

    Hardware não suporta, e não vou atualizar hardware só porque sim, o PC é “velho”, mas para ver umas páginas web funciona e jogar os meus jogos “clássicos” funciona às mil maravilhas.

  8. Avatar de Danny
    Danny

    Menu, opções confusas/ou maior dificuldade para a aceder, problemas com alguns programas, venha o 12 que o normal é só na versão seguinte.

  9. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Uso desde o inicio, tive algumas chatices no inicio, mas tudo ok agora……

  10. Avatar de ToyotaC
    ToyotaC

    Sim e está espetacular. (agora ainda estou a espera do novo tab explorer de ficheiros do windows e do wsa)

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    Comprei um novo laptop em fevereiro, já com win 11. Além das diferenças estéticas (que minimizei pelas personalizações possíveis) e de manuseamento, tive dois problemas: tinha de ativar o ctfmon cada vez que o reiniciava (já resolvido depois de umas pesquisas e de perceber como fazer), e o programa de gestão de e-mail a mostrar caracteres malucos (ainda sem solução).
    Tirando isso, tudo funciona muito bem.

  12. Avatar de Camsarria
    Camsarria

    Não uso Windows

  13. Avatar de owrk
    owrk

    Uso o Windows 11 desde o 1º dia em que foi lançado, nem um problema a apontar até hoje…

  14. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Já e arrependo me bastante, algo que antigamente era simples está cada vez mais complicado de lá chegar.
    Por exemplo, Não dá pra arrastar um ficheiro para cima de um ícone de uma app de modo a que possa importar esse ficheiro directamente!!!! Tem de ser obrigatoriamente pra dentro da janela

  15. Avatar de leoni
    leoni

    sério, a cada nova versão a MS torna as atualizações do Windows chatas. Ainda bem que estou no mundo MacOS agora. Na espera do Ventura.

    1. Avatar de Js
      Js

      Ele hoje não vem

  16. Avatar de PTO
    PTO

    Sim, já, e continua tudo a funcionar normalmente, sem espinhas.

  17. Avatar de eachtime
    eachtime

    Eu bem gostava mas a MS no deixa

  18. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Bem, no desktop e no portatil de casa tenho o W11 a bombar. No PC da oficina Linux Mint Cinnamon 20.3… 😀

  19. Avatar de sandrosfc
    sandrosfc

    pro meu uso está funcionando 100%, 22h2

  20. Avatar de Luis Garcia
    Luis Garcia

    1º problema-Não deixa criar uma nova barra de ferramentas
    2º problema-Quando se quer selecionar tudo o CRTL+T não funciona. Tem de ser à mão ou com o rato.
    3º problema-O menu do Explorador de Ficheiros é uma treta. Devia ser mais como no Windows 10.
    E vamos lá ver se não há mais problemas e bugs em que o Windows 11 é prolifero.

    1. Avatar de J Martins
      J Martins

      2 – seleccionar tudo comigo sempre foi Ctrl + A ^^

  21. Avatar de RM
    RM

    Bem pelo que li aqui, o win 11 não tem problemas é tudo uma questão de gosto e à uns que não se habituam nem conseguem acompanhar a evolução natural das coisas. Eu tenho win 11 desde a 1ª semana 0 problemas. Se havia coisa no 10 que gostava mais? Sim, mas já me adaptei..

  22. Avatar de manuel pereira
    manuel pereira

    bem eu é como lhes digo assim que o win 11 saiu não fiz atualização do win 10 para o 11 comprei discos novos e instalei tanto no portatil como no desktop e até ver não tenho tido problemas o único que se notou foi aquele que atrapalhava as instalações das impressoras … quer dizer se fosse uma online tudo bem mas como já resolveram .. tudo normal … para quem usa para trabalho é tope

  23. Avatar de Rui
    Rui

    Em casa não posso atualizar por causa do processador. No empresa, apesar do portátil ser inferior (e lento), é recente e por isso atualizei. Faz imensa falta o drag and drop entre aplicações. Todas as soluções alternativas são muito inferiores. Prefiro o windows 10 em casa. Salto sempre a bordo nas novidades mas neste caso não tenho pressa nenhuma.